Sonda
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galera, só a titulo de comparação, esse fim de semana voltei meu carro a alcool. a nivel de performance, percebi que ficou um pouco mais xoxo, visto que não mexi no ponto ( 17? ~ 40? ) mas notei claramente que a voltagem gerada pela sonda entre um combustivel e outro muda.
com gasolina raramente conseguia chegar a 910mv, soh em carga parcial, em wot o carro sempre entrava em misfire qdo chegava nisso. já a alcool, chega na boa em 950… 960 mv e nada de falhar, soh vai vindo rendimento. isso com 9,5 de taxa, bobina mi queimando e ignição hall.
podemos concluir entao q a faixa ideal pra gasolina, pra potencia não é acima de 900mv como é no alcool?
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não é uma regra…
não é raro eu colocar um chip de conversão pra alcool num carro a gasola e ele ir direitinho pro posto pra encher de alcool ainda usando 100% de gasolina... já se colocar 30% a mais de tempo de injeção num carro originalmente a alcool ele mau anda com meia carga...
além do mais como a gente sabe a sonda narrow (essa comum de 0~1v) só tem precisão pra fator lambda =1 que é ela marcando entre 150 e 750mv, qualquer valor fora disso não é garantido...
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entao over mas eu nao me refiro a usar gasolina ou alcool com o mesmo acerto no carro. nos dois casos foi tuchado mistura depois vinha baixando ate parar de falhar. e no alcool para mto antes. acho q o erro de leitura fora do fator lambda 1 deveria ser o mesmo nos dois combustiveis não, já q eh a mesma sonda?
no caso do carro a original alcool, vinha pensando nisso esses dias. misfire ocorre qdo as condições na camara ( mistura ou pressao ) dificultam o inicio da queima e a bobina nao consegue acender a mistura ok? mistura rica e taxa causam esse efeitos, só que nesse teste descartei a taxa pelo fato de tanto a taxa qto o ponto serem os mesmos em ambos casos.
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ops, postei muito rapido, nao completei o raciocinio… como nao da pra editar, aqui vai um floodzinho....
acho que o alcool deveria falhar mais facil, pois a mistura leva mais combustivel, o que deixa mais dificil a faisca acontecer... ou justamenta ai acontece o contrario, por levar mais combustivel na mistura, pode ser que facilite a faisca. mas sempre pensei o contrario. quanto mais denso, mais dificil a faisca acontecer. ou pode ser mais facil com o alcool pela temperatura menor na camara... sei la, alguma explicacao tem...
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o lance é que me preocupa a mistura baixa q fica na gasolina, e, apesar das velas me dizerem q esta rico elas me contam somente como vai a mistura na media e nao em cada giro. sinto q o motor esta rico pelo comportamento dele ai agora me boto alcool e consigo mto mais mistura sem pipocar. ate a bobina troquei, preocupado q nao queimava a mais de 910 mv e no alcool queimou a mais de 960.
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acho que a preocupacao deveria ser porque na gasolina, com sonda em 910, se tem menos refrigeracao que com alcool com a sonda nos mesmos 910, pq o alcool leva mais volume e alem disso ainda tem mais capacidade de baixar a temperatura.
pensa do que eu falei… talves isso prove que o maior volume de combustivel no caso do alcool, ainda assim permite a faisca acontecer. e a gasolina com muito menos volume, dificulta. lembrando que normalmente se tem ja 35 a 40% mais volume de combustivel quando se usa alcool, pra atingir os mesmos 910mv por exemplo em comparacao com a gasolina, ainda alem disso vc esta botando mais alcool pra atingir os 960mv.
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que tal pensar que:
se manteve a mesma taxa e ponto a temperatura da mistura tem boas chances de ter diminu?do (mudado que seja), como modificou a temperatura do escape modificou o valor que a sonda marca…
eu tinha uma curva tápica de sonda da bosch que dizia que o aumento de temperatura do escape fazia com que para o mesmo fator lambda o valor de tensão lido ?ra menor (justamente o que aconteceu), na região de lambda=1 a diferença ?ra desprezável, já acima dos 800mv ficava bem clara... vou ver se acho por aqui pra postar
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fabio, a tempos eu sei que a gasolina não permite o mesmo excesso que o alcool permite, tipo, no alcool, geralmete se anda bem gordo pra evitar quebras e baixar a temperatura da camera certo, na gasolina isso ja não rola tanto como no alcool.
só que pelo que sei, fator lambda, mesmo no alcool ou na gasolina é o mesmo, não importa o que ta sendo queimado, si queimou na relação correta é fator 1. ou seja, a tua sonda não sabe si é alcool ou gasolina que o motor ta queimando, ela só ta medindo a relação entre combustivel e ar que foi queimado e informando en voltagen.
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fabio, a tempos eu sei que a gasolina não permite o mesmo excesso que o alcool permite, tipo, no alcool, geralmete se anda bem gordo pra evitar quebras e baixar a temperatura da camera certo, na gasolina isso ja não rola tanto como no alcool.
só que pelo que sei, fator lambda, mesmo no alcool ou na gasolina é o mesmo, não importa o que ta sendo queimado, si queimou na relação correta é fator 1. ou seja, a tua sonda não sabe si é alcool ou gasolina que o motor ta queimando, ela só ta medindo a relação entre combustivel e ar que foi queimado e informando en voltagen.
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tenho a mesma opiniao. só tentei entra em detalhes do motivo do alcool aceitar mais excesso. pode ser a temp menor, ou simplesmente por ter mais combustivel na mistura.
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to vendo q tá mais facil eu desligar ela e acertar sentindo o carro depois ver as velas. as referencias do mesmo comportamento pro carro diferem 100mv de um combustivel pro outro. acertado na gasolina tenho entre 860 a 880 de sonda, foi o dia q baixei de 9,5 segundo o 0-100. e só nao sequei mais a mistura de medo de arrebentar pistao pq dava pra secar e vir mais rendimento, sentia o carro levemente gordo ainda. sexta vou secar e vamu ver q dah, com 15 de taxa nunca usei sonda pra acertar não vai ser 9,5 q vai me quebrar.
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geralmete se anda bem gordo pra evitar quebras e baixar a temperatura da camera certo, na gasolina isso ja não rola tanto como no alcool.
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r?la sim marcio
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bom… acho q me perdi um pouco qdo tentei mexer com gasolina.
agora meu carro está bem melhor do q antes e gastando bem menos e a mistura lá em 910. gasolina não dá sinal de mistura rica, nao entra em misfire facil, só percebi q estava rico qdo tirei as velas e a do 4? cilindro... preta. e o hall em 850.
ai baixei 30 pontos a giclagem... 10 no 1? estagio, 20 no segundo... blz o carro ta vindo melhor, gastando menos e as velas, caramelo clarinho.
comportamento da gasolina é bem diferente do alcool.