Futura injecao eletronica
-
pugpreto, realmente ler todo o topico é complicado… sao acho que 2 anos de topico...
mas pode fazer qualquer que eu respondo, mesmo que seja algo que ja tenha sido explicado. se vc tiver paciencia de ir lendo, é legal pra ir vendo a evolucao.
quanto a sonda, meu sistema le tanto a narrow quanto a wide. em nenhum sistema, vc vai conseguir que ele simplesmente se regule sozinho. até dá pra dar uma base, mas como o motor é dinamico, e a leitura sempre é feita depois que a situacao ja aconteceu, o sistema nao pode trabalhar simplesmente no modo reativo. mas, se pode conciliar os 2, ter um mapa, e um ajuste fino em carater de correcao e nao de alteracao do mapa, em tempo real. esse é o closed loop.
meu sistema possui alvo por pressao, tanto usando sonda wide quanto narrow, o problema é que com a narrow, a leitura nao eh correta, logo vc nao vai conseguir um acerto realmente fino. mas com certeza o sistema nao vai permitir que a mistura fique pobre. ele faz isso ajustando um fator de correcao extra, que é aplicado sobre o tempo de injecao calculado pelo mapa de rpm x map, temp do ar, agua e etc, depois de tudo isso, é aplicada essa correcao pela sonda. o sistema trabalha buscando o valor determinado pra pressao a qual se encontra, assim, se a mitura tiver mais pobre que deveria, esse fator é incrementado, se a mistura tiver acima, esse fator é diminuido. isso tanto com a sonda wide quanto com a narrow, a diferenca é que com a wide, o sistema consegue ter precisao no que esta fazendo. desse jeito, se vc tiver vacilado em algum ponto do mapa, o sistema vai corrigir, mas claro que isso leva algum tempo pois é um trabalho de reacao, entao vc vai chegar a ver alguma oscilacao na mistura, mas pelo menos, na maior parte do tempo, ela estará no alvo.
nao sei porque os demais sistemas nacionais nao tem leitura de sonda, mas pra mim, o que importa é que o meu tem
a fuelbox tem controlador de sonda wide viu, nao precisa de nada de outro fabricante.
-
valeu cara, to lendo teu post, to na pg 7 ainda, mas já me respondeu outra duvida, já que o fator lambda é um resultado dos outros parametros, em resumo ele é o resultado final, passado, putz deu um nó aqui na cabeça: conciliar os dados do acontecido (lamda) com os que vao definir a injeçao (todos os outros dados), vou continuar lendo
-
essa tela será sim… mas terá tambem menor, 16x2 e maior com lcd grafico.
lembre-se que a tela é separada do modulo de injecao, entao existirao varias telas, notebook, palm e o que mais for interessante, pratico e que eu consiga fazer
como assim lost??? vc vai ter uma caixinha com este visor lcd de 2 linhas, para plugar no modulo e fazer os acertosó ai alem disso, também vai oferecer uma saída usb quem preferir usar o notebook ou palm? é isso?
-
como assim lost??? vc vai ter uma caixinha com este visor lcd de 2 linhas, para plugar no modulo e fazer os acertosó ai alem disso, também vai oferecer uma saída usb quem preferir usar o notebook ou palm? é isso?
sabe as i.e. originaisó elas nao tem tela alguma certo? elas possuem um conector pra diagnostico onde é plugado tanto o pc com o software das concessionarias, quanto os scanners de mao da vida certo?
a minha é do mesmo jeito. o modulo em si nao tem tela incorporada nele, pois é feito pra ficar no motor, ou embaixo do painel, igual a uma central original. ele possui uma saida pra comunicacao, que é serial e nao usb. entao, nessa saida, vc pode plugar o notebook, ou um palm ou o hardware proprio com tela lcd de 4 linhas x 20 colunas que postei ai em cima.
tanto no palm quanto no notebook, o software pra acesso da i.e. sao proprios, nao sao qualquer software de i.e. original nao.
na telinha de 4x20 vc podera alterar algumas coisas, mas ainda nao sei se poderá alterar os mapas de injecao, pois eles sao mutio grandes, diferentes das demais nacionais, e ficará muito dificil de ajustar ali na telinha. ja no palm e no notebook vc pode alterar e visualizar tudo. inclusive o software do palm armazenará o datalog tambem, o que limitará o tempo de gravacao a memoria disponivel no palm, onde 1h ocupa aprox 1mb.
tendeu?
pergunta mais ae…
abraço
-
apenas uma dica lost, se vc puder faz uma conexão via usb, porta serial ta muito dificil de encontrar nos notebooks mais novos e ainda tem o problema da serial ser mais lenta que a usb.
infelizmente nao posso. a usb tem maiores limitacoes quanto ao comprimento do cabo, e velocidade nesse caso nao é problema, visto que o sistema da prioridade em controlar o motor, e a comunicacao fica em segundo plano. a serial da conta com muita folga.
meu notebook nao possui porta serial, uso um adaptador usb -> serial.
um abraço
-
infelizmente nao posso. a usb tem maiores limitacoes quanto ao comprimento do cabo, e velocidade nesse caso nao é problema, visto que o sistema da prioridade em controlar o motor, e a comunicacao fica em segundo plano. a serial da conta com muita folga.
meu notebook nao possui porta serial, uso um adaptador usb -> serial.
um abraço
usando o adaptador é uma solução também, porém não menos chata hehehe.
que chato você não poder utilizar usb.
-
usando o adaptador é uma solução também, porém não menos chata hehehe.
que chato você não poder utilizar usb.
pois é… a essa altura, a ultima coisa que eu deveria mexer é nisso... a serial nao interfere em nada na qualidade do sistema, e permite um cabo maior, visto que a fuelbox pode ficar no motor.
pra ver que nao é um fator de depreciação, a megasquirt tb é serial.
-
pois é… a essa altura, a ultima coisa que eu deveria mexer é nisso... a serial nao interfere em nada na qualidade do sistema, e permite um cabo maior, visto que a fuelbox pode ficar no motor.
eu acho que questão é funcional…tem que fucnionar... se vc tem que comrpar um adptador para usar pc, acho que ninguém vai morrer por isso. o problema de cabo usb são dois: fracos pacas, um puxão e se foi, outro é distancia, nunca vi cabo com distancia boa...
-
minha dica não foi para depreciar o produto e sim para facilitar o manuseio
-
minha dica não foi para depreciar o produto e sim para facilitar o manuseio
sim, mas não é tão funcional assim…. eu acho que tem coisas mais importantes, como controle de borboleta, de tração, e outrs coisas boas que lost ainda tá desenvolvendo.. a idéia é valia na minha opinião, mas acho que ele deve estar dando prioridade para as cosias mais importantes.....
-
sabe as i.e. originaisó elas nao tem tela alguma certo? elas possuem um conector pra diagnostico onde é plugado tanto o pc com o software das concessionarias, quanto os scanners de mao da vida certo?
a minha é do mesmo jeito. o modulo em si nao tem tela incorporada nele, pois é feito pra ficar no motor, ou embaixo do painel, igual a uma central original. ele possui uma saida pra comunicacao, que é serial e nao usb. entao, nessa saida, vc pode plugar o notebook, ou um palm ou o hardware proprio com tela lcd de 4 linhas x 20 colunas que postei ai em cima.
tanto no palm quanto no notebook, o software pra acesso da i.e. sao proprios, nao sao qualquer software de i.e. original nao.
na telinha de 4x20 vc podera alterar algumas coisas, mas ainda nao sei se poderá alterar os mapas de injecao, pois eles sao mutio grandes, diferentes das demais nacionais, e ficará muito dificil de ajustar ali na telinha. ja no palm e no notebook vc pode alterar e visualizar tudo. inclusive o software do palm armazenará o datalog tambem, o que limitará o tempo de gravacao a memoria disponivel no palm, onde 1h ocupa aprox 1mb.
tendeu?
pergunta mais ae…
abraço
tendi
esse negocio de ser serial é que não to gostando. foi um inferno fazer o notebook lá da oficina enxergar o injeção mbe com o adaptador serial/usb. pq não faz de cara com saída usb? serial já ta mais velho que carburador. rsrs
-
tendi
esse negocio de ser serial é que não to gostando. foi um inferno fazer o notebook lá da oficina enxergar o injeção mbe com o adaptador serial/usb. pq não faz de cara com saída usb? serial já ta mais velho que carburador. rsrs
eu acho que inferno é as fluel tec que vende como água e não controla nem a porra da bomba de combusta, meuito qualquer tipo de sonda, e pior ainda qualquer sensor dfe lenta, e as outras a maioria é via serial também…... algumas motecs bem de 3 anos atrás usavam isso, será que é tão ruim assim??? o que importa é as funções que o carro precisa.... o resto tudo é superfulo... não digo que seria ruim, contudo acho desnecessário no momento, sendo que ele está desenvolvendo tudo que as demais iee num tem.... é uma injeção voltada para o carro e não para os que tem mania de tecnologia nova (sendo muitas pura perfumaria) no caso a saída usb não é necessária, pois não exige isso
-
tendi
pro que eu desenvolvi a fuelbox, serial é melhor. usarem em veiculos onde o display ficará muito longe da ecu (que prefiro que fique no motor pra encurtar o chicote).
lembrem-se que será utilizada em carros, barcos, avioes e etc
como eu ja disse, usb tem limitacao quanto ao tamanho do cabo. e os ganhos de velocidade nao sao necessarios, mesmo porque muitos equipamentos plugados na usb, na verdade estao trabalhando a 115200bps, que eh a velocidade a qual a fuelbox usa na porta serial.
quanto a problemas ao ligar no laptop, nao se preocupe, se vc adquirir uma fuelbox, ela vai funcionar perfeitamente com o adaptadorzinho de 20 reais de usb > serial, assim como eu mesmo uso.
percebam que estou fazendo o melhor possivel, se é serial, tem motivos pra isso. nao estou com pressa, trabaho nisso a muito tempo… podem confiar
-
acho que esqueci de comentar, mas semana passada peguei emprestada uma innovate, e comparei a leitura da sonda wide da fuelbox com a innovate. as 2 ao mesmo tempo. a sonda da fuelbox está localizada proxima ao motor, uns 50cm de distancia dele, e a sonda da innovate enviei pelo escapamento uns 30, 40 cm.
a leitura bateu perfeitamente.
desenvolvi o controlador seguindo todas as especificacoes da bosch, mas gosto sempre de conferir né? apesar de que ja tinha conferido a leitura da faixa estequiometroca em comparacao com a sonda narrow, e estava perfeito (quando a wide esta acima de 1, a narrow esta abaixo de 450mv, e quando a wide está abaixo de 1, a narrow está acima de 450mv. e com isso eu ja imaginava que o resto estaria correto.
-
na verdade estao trabalhando a 115200bps, que eh a velocidade a qual a fuelbox usa na porta serial.
tá mais que bom, aqui na empresa tenho que comunicar com clp a 9.6kbps, haja paciencia eu acredito que a perfumaria deve ser feita e planejada depois que o teu produto estiver funcional, eficiente e dando algum retorno financeiro, afinal tu não pode perder tempo ocupando tua cabeça com um assunto desses agora.
futuramente é claro que poderíamos ter 1001 tipos de melhorias que fizessem com que cada vez mais o proprietário do veículo se sinta no controle da situação, e fica aqui a sugestão para alguma solução anti furto, no melhor estilo brain storm por exemplo, um pen drive com os parâmetros salvos incluindo senha, onde ficasse impossível usar o carro sem essa peça.
abraços e nos mantenha informados.
-
tá mais que bom, aqui na empresa tenho que comunicar com clp a 9.6kbps, haja paciencia eu acredito que a perfumaria deve ser feita e planejada depois que o teu produto estiver funcional, eficiente e dando algum retorno financeiro, afinal tu não pode perder tempo ocupando tua cabeça com um assunto desses agora.
futuramente é claro que poderíamos ter 1001 tipos de melhorias que fizessem com que cada vez mais o proprietário do veículo se sinta no controle da situação, e fica aqui a sugestão para alguma solução anti furto, no melhor estilo brain storm por exemplo, um pen drive com os parâmetros salvos incluindo senha, onde ficasse impossível usar o carro sem essa peça.
abraços e nos mantenha informados.
kra, depende muito do que trafega pela conexao… o problema de modem, é que vc tem diversos protocolos encapsulados um dentro do outro, entao se tem um monte de bytes passando pela conexao, mas só uma pequeda parte é realmente dado bruto. o resto sao controle de varios protocolos
na fuelbox, a comunicacao é serial 100% pura, nao existem protocolos inferiores transportando os dados. o quadro de dados da fuelbox possui no maximo 32 bytes de dados + 2 bytes de controle e 1 de checksum. isso quer dizer que sao 35 bytes no maximo por pacote.
quando se está monitorando os dados de performance do carro, para cada requisicao feita pelo pc (4 bytes) a ecu responde um pacote de dados de performance de 25 bytes (22 de dados + 3 de controle) ou seja, se dependesse apenas da serial, essa comunicacao aconteceria em 2,013ms. mas a ecu responde quando pode, entao um delay de até 15ms pode ser adicionado. nesse intervalo, a serial simplesmente nao trabalha, nao trafega nada.
se a resposta fosse dada em 2,013ms, seria possivel solicitar quase 500x essa informacao a ecu. mas essa informacao é solicitada apenas 10x por segundo, ou seja, em intervalos de 100ms.
em 100ms, o tempo gasto com dados efetivamente é de 2,013ms, ou seja, 2% apenas.
logo, nao é nem de longe necessaria maior velocidade nesse caso, e como a serial permite cabos mais longos e mais tranquilos, eu optei pela serial.
agora falando em melhorias, hoje comecei a adicionar a interface, o mapa 2d pra auxiliar na edicao tanto dos mapas de injecao quanto de ponto.
é possivel escolher se voce quer enxergar a progressao de rpm de uma determinada situacao de carga (map) ou se quer enxergar a progressao de map de uma determinada rpm. seria como um corte transversal ou longitudinal do mapa 3d. no mapa 2d sao mostradas a progressao atual, a proxima e anterior.
progressao de map na posicao de 500 rpm (tambem sao mostradas as progressoes de map em 300 e 700 rpm, que sao as progressoes anterior e posterior a selecionada)
pra se ter uma ideia, selecionei os pontos equivalentes a linha em vermelho no mapa 2d, porem, no 3d
progressao de rpm na posicao de 200 de map (tambem sao mostradas as progressoes de rpm em 100 e 400 de map)
selecao da mesma informacao feita no mapa 3d
por favor perguntem se nao entenderam alguma coisa que eu explico ok?
valeu