Futura injecao eletronica
-
os caras complicando o negocio, tava indo tao bem entendendo tudo q acontecia
[snapback]550279[/snapback]
era exatamente isso q eu ia dizer
-
lost,
o gerenciador de suplementar (mgbt) tá pronto e sendo vendido a alguns anos (2 pra ser exato)… não faão propaganda dele porque é mais caro que um his e tinha alguns problemas de compatibilidade que acabaram sendo resolvidos no desenvolvimento do mgbc, minha meta é lançar o produto em escala comercial apenas quando a familia completa de soluções estiver pronta com os 3 produtos iniciais (suplementar, data logger e injeção full)
volto a afirmar a regra é de tri?ngulo não vou ficar explicando porque é apenas uma questão de trigonometria simples..se vc desenhar o quadril?tero obtido e tra?ar horizontais e verticais em todas as arestas vai perceber onde são os tri?ngulo que fiz a proporção
agora aonde que vc leu que injeções originais tem resolução de 1mbar é o sensor pode até ter...mas a tabela onde ele pega os dados naum
tem injeção que tem apenas 8 pontos de mapeamento por pressão no coletor não vai mudar muito ler 1mbar de diferença se o mapeamento é feito digamos de 200 pra 400mbar... só o erro da interpolação mata qualquer expectativa de acerto com precisão.
a escala ser livre é legal de um lado e ruim de outro ... dá liberdade, mas liberdade sem se saber o que fazer com ela é uma forma de prisão (não lembro o autor heheeh) se o cara sabe o que fazer com isso é bom, se num souber (90% num sabe sem mexer bastante nisso) acaba sendo um problema a mais pra resolver... nés ainda estamos brincando com isso no mbgc...atualmente a escala é fixa, mas e que escala colocar é hhehehe é dificil... eu tenho acesso aos programas originais e até sei a escala de pressão de algumas familias de centrais pra saber como a fabrica fez... mas e quem num conhece (e que vai comprar a injeção ?)
por isso os sistemas his e fueltech são simplistas e funcionam de verdade... tem coisas que vc melhora o funcionamento deixando mais liso, etc... tem coisas que podem ser deixadas mais grosseiras porque o sistema (inclusive os que vc e eu projetamos) não tem pretensão de ser vendido a vw, fiat, etc certo ?
qto aos testes, sim o sistema até usa rel?s (não posso dar muito detalhamento disso), mas nem é essa a questáo...a questão é testar as alterações ao longo do ano em software e algumas em hardware que acabam sendo necessárias, vc calcula alguma coisa, mas esquece de algum fator secund?rio qualquer que acaba dando uma diferença ou mudança no comportamento...por exemplo resistores, se aquecem qto varia sua resist?ncia, etc)
não coloco muita informação sobre o projeto porque houve um bom investimento meu e dos meus 2 sócios ... mas ajudo aonde posso, infelizmente algumas soluções só funcionaram bem no oscilosc?pio dentro do laboratério e precisamos desenvolver algumas soluções e que certamente não devem servir ao seu projeto.
em todo caso to aí se precisar de alguma sugestão (nem falo dica) e esperando aquele nosso negócio (num pensa que esqueci hein hehehe)
-
opa, olhei agora…tem uma formula errada (inverti a refer?ncia ) corrigindo a segunda:
ii) (6-5)/(1.500-1000) = ( 6 - ts) / (1.500 - rpm)
i) (2-1) / (1.500 - 1000) = (2- ti) / (1.500 - rpm)
iii) (500 - 300)/ (500 - map) = ( ts - ti)/(ts - t)
pra 1.150rpm e 350mbar o tempo seria realmente 2,3ms
pra 1.000 rpm e 400mbar o tempo seria de 3ms
os calculos bateram agora
-
lost,
o gerenciador de suplementar (mgbt) tá pronto e sendo vendido a alguns anos (2 pra ser exato)… não faão propaganda dele porque é mais caro que um his e tinha alguns problemas de compatibilidade que acabaram sendo resolvidos no desenvolvimento do mgbc, minha meta é lançar o produto em escala comercial apenas quando a familia completa de soluções estiver pronta com os 3 produtos iniciais (suplementar, data logger e injeção full)
legal, eu tb to esperando terminar o atraso de ponto pelo menos pra produzir e por a venda. nao quero lancar apenas pulsador de bicos pq isso ja tem de monte.
volto a afirmar a regra é de tri?ngulo não vou ficar explicando porque é apenas uma questão de trigonometria simples..se vc desenhar o quadril?tero obtido e tra?ar horizontais e verticais em todas as arestas vai perceber onde são os tri?ngulo que fiz a proporção
discordo. seria triangulo se vc usasse os 3 eixos pra localizar uma posicao. no caso, vc usa 2 eixos e o terceiro é um valor retornado. entao trabalho com quadrado em que a profundidade é o valor de retorno e nao valor pra localizacao. normal, cada um com sua tecnica.
agora aonde que vc leu que injeções originais tem resolução de 1mbar ? o sensor pode até ter…mas a tabela onde ele pega os dados naum
basta ligar um raster e ver que ele mostra 330mbar em marcha lenta por exemplo.
tem injeção que tem apenas 8 pontos de mapeamento por pressão no coletor não vai mudar muito ler 1mbar de diferença se o mapeamento é feito digamos de 200 pra 400mbar… só o erro da interpolação mata qualquer expectativa de acerto com precisão.
o que muda em ler de 1 em 1 mbar é que vc terá uma variacao mais gradual entre os 2 pontos, com menos saltos. denovo legal que usamos tecnicas e raciocinios diferentes.
a escala ser livre é legal de um lado e ruim de outro … dá liberdade, mas liberdade sem se saber o que fazer com ela é uma forma de prisão (não lembro o autor heheeh) se o cara sabe o que fazer com isso é bom, se num souber (90% num sabe sem mexer bastante nisso) acaba sendo um problema a mais pra resolver... nés ainda estamos brincando com isso no mbgc...atualmente a escala é fixa, mas e que escala colocar é hhehehe é dificil... eu tenho acesso aos programas originais e até sei a escala de pressão de algumas familias de centrais pra saber como a fabrica fez... mas e quem num conhece (e que vai comprar a injeção ?)
até pode ser, mas é facil… se vc nao usa turbo, deixe 2 pontos proximo a area de marcha lenta, e divida o resto de 1000 ao maximo que vc usa, e monte a escala linear. nao complica muito nao, com um bom manual, da pra resolver e deixa o sistema mais flexivel.
por isso os sistemas his e fueltech são simplistas e funcionam de verdade… tem coisas que vc melhora o funcionamento deixando mais liso, etc... tem coisas que podem ser deixadas mais grosseiras porque o sistema (inclusive os que vc e eu projetamos) não tem pretensão de ser vendido a vw, fiat, etc certo ?
nao, mas se da pra fazer, porque nao fazer se nao vai ser dificil?
qto aos testes, sim o sistema até usa rel?s (não posso dar muito detalhamento disso), mas nem é essa a questáo…a questão é testar as alterações ao longo do ano em software e algumas em hardware que acabam sendo necessárias, vc calcula alguma coisa, mas esquece de algum fator secund?rio qualquer que acaba dando uma diferença ou mudança no comportamento...por exemplo resistores, se aquecem qto varia sua resist?ncia, etc)
nao tem que dar detalhes nao. nao to pedindo isso. tava só discutindo sobre os calculos. a questao dos resistores é o contrario. eles variam a resistencia quando aquecidos e isso insere erro. mas a variacao é descrita no componente e pode ser levada em consideracao quando projetado. por exemplo, resistores de filme de carbono tem variacao de 5%.
não coloco muita informação sobre o projeto porque houve um bom investimento meu e dos meus 2 sócios … mas ajudo aonde posso, infelizmente algumas soluções só funcionaram bem no oscilosc?pio dentro do laboratério e precisamos desenvolver algumas soluções e que certamente não devem servir ao seu projeto.
o legal, é que vc tem socios. eu to sozinho nessa. mas nao to pedindo ajuda nao, tudo o que comentei ja esta feito. só queria saber se realmente vcs trabalhavam com tabela. legal que trabalham, apesar de ser diferente, mas isso é bom tb, abre mais espaço.
em todo caso to aí se precisar de alguma sugestão (nem falo dica) e esperando aquele nosso negócio (num pensa que esqueci hein hehehe)
[snapback]550363[/snapback]
imagine. cada caso é um caso diferente. cada um na sua. cada um com suas ideias. cada produto diferente do outro, sem copias nem de filosofia. divergencias de opiniao sao normais. vc ta ligado o que acontece se uma pessoa ficar indo em 2 mecanicos neh? cada um pensa dum jeito, e vira uma zona da porra. entao nesse negocio eh o mesmo, eu tenho as minhas ideias e o meu jeito de trabalhar. outra pessoa tem as dela. isso garante que se tenha esquemas diferentes. um pode dar certo e outro nao, ou até, os 2 podem dar certo ou os 2 errado tudo eh possivel. fico feliz de certo modo em ter conceitos diferentes, e tambem de ter outros conceitos iguais
aquele lance vamo fazer sim, deixa soh eu terminar essa primeira fase do projeto.
abraão e relaxa, nao tem mesmo que dar muita informacao. eu dou pq nao to nem ai, se alguem quiser tentar fazer igual, que tente e boa sorte, ja to acostumado com nego ao invez de se juntar e agregar, pensar em fazer sozinho o que eu falei de fazer junto
-
ae lost relaxa…logo mais em breve hehehehe akele controlador pra mim, ja vai ver os frutos das pesquisas retornando $ e ai vc pode investir no projeto novo
-
falando de reles e outras coisas mais, vcs me fizeram lembrar de um preparador aqui de limeira, o carro dele tava dando falta e ele pra tentar solucionar estava instalando uns bicos extras, sabe como?? fazendo a ligação com reles nos bicos e pressostato no acionamento rsrsrs
bom, tanto o over como lost estão de parabéns, o importante é o motor rodar redondo no final
eu tb pretendo desenvolver minha propria injeção, mas como hobby apenas, já tentei fazer alguma coisa simples sem sucesso (acreditem, eu tentei usar um 555 pra fazer uma injeção…rsrsrs), mas estou vendo que vou ter que partir para os microcontroladores, que são um misterio pra mim no momento...
falando logicas de funcionamento, como é a de uma motec ou halltech ?
ps: não parem com o topico
abra?
-
ei semcontrole, repara no relato do hot_62 sobre o 555…
kra, parta pra processadores e nao microcontroladores.... microcontrolador é muito limitado. tem poucas interrupcoes, poucos timers, pouca eeprom e por ai vai... ja que é pra comecar, comece ja com processador, é melhor pra vc nao perder tempo 2x... assim que for possivel, vou passar a trabalhar com freescale. por enquanto nao da pq precisa principalmente de gravador e nao tenho dindin pra comprar...
sobre os detalhes que eu e o over tavamos discutindo, o engracado é que o resultado é o mesmo, mas eu faão o calculo de uma maneira totalmente diferente.... o legal eh isso, cada um com sua filosofia e experiencia, assim se tem produtos diferentes. um serve melhor pra alguns, e outro pra outros né? só pra resaltar o lance de ser triangulo ou quadrado, esse mapa 3d que a gente fala em injecao, possui 2 eixos de pesquisa apenas, o terceiro eixo é o valor localizado cruzando os outros 2 eixos. 3d de computacao grafica possui 3 eixos mesmo, entao vc cruza os 3, x,y e z e localiza um ponto no espaço 3d. na injecao eh diferente. vc cruza x e y e localiza z que eh o valor, por isso nao pode ser triangulo. o triangulo em 3d é pra se definir um plano no espaco. com 3 pontos em valores x,y,x vc define um triangulo. ah, nada a ver com o topico mas tudo bem...
voltando ao topico, ontem testei o corpo de injecao, e o leque do bico bate nas paredes exatamente na altura da borda das borboletas acho que ta perfeito nao? assim bate ali, e eh bem ali que passa ar na marcha lenta, entao acho que vai carburar direitinho e nao vai empo?ar nada... tomara...
-
-
? lost, quem sabe esse 555 rende alguma coisa, heheh vou querer o suplementar controlado pelo seu hardware
-
bom, com o 555 vc pode fazer um turbo timer pra desligar o seu carro….rsrsrsrs
partir pra processador? cara, vc não sabe, mas eu já pensei em fazer uma injeção atravez da porta paralela de um computador qualquer, um 486 talvez... para um motor de bancada didatico....
pra usar num carro fica complicado, já pensou na hora da arrancada vc ter que dar um control+alt+del ???? rsrsrsrs
eu sei que os processadores que vc falou são outros...
-
general protection fault ou em outros termos, tela azul ehheheheheheheh
vai dizer que vc nunca viu uma tela azul?
em portugues, é chamado de estouro de pilha ehehehehauuhahuauahuahu
ja pensou po, meu carro parou, deu estouro de pilha no modulo porra, modulo a pilha? huahuuahuuahahuahu
-
e no caso do 318, ou do gm4.1? vc rodaria num barco, que trabalha como um caminhao subindo a serra, por até horas com 750mvó eu nao faria isso nao… mesmo sendo motores robustos... ja uns 900 acho que da pra arriscar... que acha?
[snapback]550151[/snapback]
lembre-se que lambda = 1 temos v=450mv aprox.
acima disto gera um pouco mais de potencia, pois temos não apenas forma?ao de co2 mas tb co e com isto ganha-se um pouco de potencia….
mistura rica só serve p esfriar a c?mara e consequentemente gerar menos potencia.
qto a pergunta:
no gm dependendo do comando e miolo sim (se forem conservadores)
no 318 com certeza é um motor extremamente robusto se mantido características originais (sem comandos bravos, cabecotes especiais, etc).
e qto aos cálculos:
se vc tiver muito, mas muito bom senso faça uma interpolação linear entre os pontos (regra de tr?s) e seja feliz se vc colocou resolução suficiente, o erro vai ser pequeno. acho besteira gastar tempo tentando descobrir como cada uma das curvas funciona para desenvolver uma metodologia de aproximação especial para cada curva de forma a minimizar os erros, se vc terá erros muito mais significativos em outras partes, como nos componentes eletrúnicos conforme a temperatura.
o exemplo clássico é o aluno de 1o ano de engenharia que usa 8 casas decimais para os cálculos, mas usa g=10m/s^2 rsrsrs
novamente muito sucesso lost, e para você tb over.
-
ah kra… tenho medo de botar pra trabalhar abaixo de 800mv... ja pensou quebra o bagulho? hahahahaha
a questao do calculo nao tem muito o que discutir. tenho 4 pontos, e um fator de posicao dos 2 eixos. com base nessa posicao e os 4 pontos calculo o valor dentro dos 4 pontos...
-
legal, o 555 vai virar turbo timer apenas, mas vai ter um 555 em tudo isso…..
tantas duvidas q surgem
tem q manter a mistura rica pra resfriar, mas no turbo nao se tem mais rotacoes q o permitido, esta dentro da faixa q o motor foi projetado, pq de gerar tanto mais calor a ponto de necessitar de lavar as camaras com combustivel?
-
legal, o 555 vai virar turbo timer apenas, mas vai ter um 555 em tudo isso…..
tantas duvidas q surgem
tem q manter a mistura rica pra resfriar, mas no turbo nao se tem mais rotacoes q o permitido, esta dentro da faixa q o motor foi projetado, pq de gerar tanto mais calor a ponto de necessitar de lavar as camaras com combustivel?
[snapback]550480[/snapback]
muito mais mistura entrando => muito mais mistura queimando => muito mais calor liberado
simples…
fora o ar quente que entra se o carro não tem intercooler, que colabora ainda mais com isso...
em carro aspro normalmente a c?mara não aquece tanto quanto a de um turbo, mesmo o motor girando muito mais...ele admite mais mistura q o original, mas muito menos q um motor com turbo...
e pra mim mais rotações que o permitido é vc girar 8000 rpm usando um comando e cabeçote que a potência máxima venha a 5500 rpm e o ponto ideal de troca seja em menos de 6300 rpm...
ou agora tem lei proibindo os motores de passar de determinada rpm? era só o que faltava pro detran arrecadar mais dinheiro....
-
ei semcontrole, repara no relato do hot_62 sobre o 555…
kra, parta pra processadores e nao microcontroladores.... microcontrolador é muito limitado. tem poucas interrupcoes, poucos timers, pouca eeprom e por ai vai... ja que é pra comecar, comece ja com processador, é melhor pra vc nao perder tempo 2x... assim que for possivel, vou passar a trabalhar com freescale. por enquanto nao da pq precisa principalmente de gravador e nao tenho dindin pra comprar...
sobre os detalhes que eu e o over tavamos discutindo, o engracado é que o resultado é o mesmo, mas eu faão o calculo de uma maneira totalmente diferente.... o legal eh isso, cada um com sua filosofia e experiencia, assim se tem produtos diferentes. um serve melhor pra alguns, e outro pra outros né? só pra resaltar o lance de ser triangulo ou quadrado, esse mapa 3d que a gente fala em injecao, possui 2 eixos de pesquisa apenas, o terceiro eixo é o valor localizado cruzando os outros 2 eixos. 3d de computacao grafica possui 3 eixos mesmo, entao vc cruza os 3, x,y e z e localiza um ponto no espaço 3d. na injecao eh diferente. vc cruza x e y e localiza z que eh o valor, por isso nao pode ser triangulo. o triangulo em 3d é pra se definir um plano no espaco. com 3 pontos em valores x,y,x vc define um triangulo. ah, nada a ver com o topico mas tudo bem...
voltando ao topico, ontem testei o corpo de injecao, e o leque do bico bate nas paredes exatamente na altura da borda das borboletas acho que ta perfeito nao? assim bate ali, e eh bem ali que passa ar na marcha lenta, entao acho que vai carburar direitinho e nao vai empo?ar nada... tomara...
[snapback]550399[/snapback]
lost,
não conheão os controladores da freescale direito, mas tem uns arm7 da philips (lpc21xx) que são programados pela serial, sem gravador (in circuit progamming). esses caras são 32 bits, muito rápidos para os cálculos de interpolação que vc precisa e também eles podem gravar a propia flash rodando o programa (in application programming), assim dá pra ter mais espaço pras tabelas. olha o data-sheet em : http://www.nxp.com/pip/lpc2132fbd64.html. os 2132 custam 20 reais na farnell.
quase todas as familias de controladores tem algum modelo com isso.
em tempo, a diferença entre processador e controlador é que o processador não tem perif?ricos no chip (timer, a/d, e2prom, serial, spi, i2c, ram, flash, etc), coisa que alguns controladores teem de sobra.
quanto aos testes, na olimpus a gente faz alarmes e módulos pra after-market e montadoras (alarme original das l200 e pajero feitos no brasil) e rel?s (pisca, buzina, limpador de para-brisa, overspeed, far?is, etc) para montadoras no brasil e exportação. vêrios não usam rel? e sim mosfets, mas todos tem que passar por testes de 200 mil ou um milhão de ciclos em vêrios néveis de carga. tem que tem proteção contra curto, load-dump (experimenta desligar a bateria do carro com o motor girando, a tensão dá um pico de quase 70 volts). as especificações das montadoras são documentos extensos com muitas exig?ncias para aprovação dos módulos.
vou tentar participar mais desse assunto, e te passar tudo o que for possível para colaborar com seu projeto.
sds,
evandro
-
opa, contribuicoes…..
pra variar ja fiquei perdido bem antes desse ponto, mas vamos acompanhando de perto