Futura injecao eletronica
-
a longo prazo, sim… por isso to me concentrando em estruturar a plataforma... o modulo principal e a sua saida de comunicacao com mais modulos. assim posso desenvolver os outros modulos depois... a tendencia eh que sempre tenha algo novo que possa ser agregado ou substituido no sistema, sem necessidade de substituir tudo...
[snapback]656332[/snapback]
rapaz, to usando esses botoes nesse modulo pra uso nautico, pq sao bons pra caramba. tem vedacao e tudo mais, estao a 1 ano la no barco e estao perfeitos (chaves, interruptores, reles, botoes e etc nao duram nada em barco, come tudo)
em termos de qualidade e durabilidade, esses botoes sao otimos (e caros tb, mas tudo bem), mas realmente nao sao muito bonitos…
pra carro, se eu encontrar algo mais bonito, vou colocar com certeza... calma que ainda chego la... quando encontrar algum botao que eu ache que cumpre o papel, eu tiro foto e boto ae pra vc ver blz?
valeu ae kra
[snapback]656333[/snapback]
boa, foram apenas sugestáes que me surgiram na hora…ehehehe
mas bola pra frente, que muita gente ta no aguardo do resultado final..
-
achei chique (no bom sentido), como sendo algo com acabamento refinado. isso passa uma maior credibilidade qto ao produto.
-
sim sim…essa parte eu tinha entendido...
e como eu disse...não deixaria de comprar por causa da apar?ncia....como o aparelho tá funcionando bem, eu compraria de qqer jeito
[snapback]656342[/snapback]
que bom que o funcionamento importa mais que o visual… hehehe.. mas tb nao eh por isso que precisa ser mal feito e feio né?
o que exatamente vc nao gostou? por ser de inox, se fosse preto melhoraria? por ser quadrado? o tamanho dos botoesó tudo? hehehehe
o lance é que vai ser de metal, com escrito em baixo relevo, bem feito... nada de caixa de plastico com pintura silk por cima que se raspar sai com a unha...
nao vai ser exatamente isso que ta na foto, isso eh soh uma amostra que agora eu tenho um fornecedor pra fazer acabamento tendeu?
diz ai o que vc nao gostou, como gostaria que fosse
abraco
-
boa, foram apenas sugestáes que me surgiram na hora…ehehehe
mas bola pra frente, que muita gente ta no aguardo do resultado final..
[snapback]656350[/snapback]
opa, pode deixar… se tudo der certo, domingo vai ter testes praticos no spazio do renato ricardo...
inclusive, comenta alguma coisa rr seu tanga... ja montou o coletor do palio no spazio? demorou hein hhehehehe
-
achei chique (no bom sentido), como sendo algo com acabamento refinado. isso passa uma maior credibilidade qto ao produto.
[snapback]656356[/snapback]
opa ?, esse vai ser o padrao do acabamento, mesmo que nao seja exatamente assim…
e quanto ao nome? alguem tem alguma consideracao? nao vai com a cara, acha muito parecido com fueltech (apesar de eu ter criado o meu nome, nao digo antes da fueltech, mas eu pelo menos nao conhecia a fueltech)
outro dia ouvi isso po, fuelbox, fueltech, parece copia, muda esse nome mas po, eu criei esse nome... e realmente, a maioria das coisas que mexe com isso eh fuel alguma coisa... hehehehe
alguem acha que eu deveria estudar outro nome?
-
então
vo corre pra parafusa tudo no lugar né fiote
eu queria mesmo era por a roda fonica mas posicionar e fixar o sensor vai dar uma cansera heim…...
-
já registrou fuelbox num ??
isso impede que vc use outro nome como modelo do produto?
tipo
intel - marca
intel / core duo - modelo
celeron - modelo
centrino - modelo….etc....
-
\o
vamo por ela no premio}}
bobina dupla e tals… vai ser facil de instalar}}
[snapback]657876[/snapback]
opa, deixa só eu definir a montagem da ecu… a interface(tela) ja ta mais evoluida, mas a ecu ainda nao tem caixa...
seu premio ta com a roda fonica ja?
abraco
-
pessoal, o desenvolvimento nao ta parado nao. é que to trabalhando na comunicacao entre modulos e melhorando a comunicacao com o pc, entao nao tem nada novo pra comentar…
a comunicacao entre varios modulos ainda nao ta pronta. eu fiz apenas o modulo principal e o modulo de bicos, e desenvolvi uma comunicacao basica entre os 2. agora, pra anexar o modulo de ignicao, precisei desenvolver mais a comunicacao. como a ideia é depois desenvolver mais modulos, como sonda wide, pirometro, ks, borboleta eletrica, vtec, ou qqr coisa se seja interessante, decidi me concentrar na comunicacao, que eh a base do sistema. sem ela, nada será possivel. pretendo já desenvolver a um ponto que atenda toda a ideia do projeto, pra nao correr o risco de mais pra frente, encontrar algum problema nessa base, que inviabilize o resto. os maiores detalhes do desenvolvimento atual sao: evoluir o protocolo pra bi-direcional, onde a cpu possa enviar e resquisitar dados aos modulos, suportar endere?amento e detecção a quente (com o sistema em funcionamento) dos modulos conectados.
o protocolo atual faz a comunicacao apenas em 1 sentido, da cpu para o modulo de combustivel. nao suportando um segundo modulo, e nao suportando que a cpu solicite informacao dos modulos.
bom, essa parte ta indo bem, acho que ta em 80%. depois vou fazer um bom teste de estabilidade, pra dai continuar a desenvolver o modulo de ignicao, que ja gera faisca e altera o angulo de disparo do sinal pra pulsacao dos injetores, altera o angulo dwell baseado em tempo(consegue manter por exemplo 3ms de inducao independente da rotacao) mas ainda nao altera o angulo da ignicao. pra entao conecta-lo a cpu e fazer as alteracoes no programa da cpu pra que calcule os angulos de ignicao, disparo dos injetores e tempo de inducao, pra entao se comunicar com o modulo de ignicao passando os parametros pra que ele funcione.
em paralelo to atras da parte fisica. caixa, placa, montagem...
bom, eh isso ae. um abraão e obrigado pelo apoio.
-
lost,
sobre o descritivo não pude ajudar, mas quanto a protocolo de comunicação posso te dar uma força, pois isso já é minha praia.
a comunicação é rs-232? você já tem idéia de quantos dispositivos serão conectadosó quantos bytes no mínimo terão as mensagens?
[ ]?s
evandro
-
lost,
sobre o descritivo não pude ajudar, mas quanto a protocolo de comunicação posso te dar uma força, pois isso já é minha praia.
a comunicação é rs-232? você já tem idéia de quantos dispositivos serão conectadosó quantos bytes no mínimo terão as mensagens?
[ ]?s
evandro
[snapback]659339[/snapback]
por enquanto vai ser rs232 sim, mas to fazendo testes com i2c @ 1mbit mas pra ajudar, tem um bug ao usar o i2c com o compilador ccs entao to tendo que criar minha propria biblioteca utilizando o hardware diretamente. o protocolo via i2c ou rs232 sera o mesmo, no i2c só removo o primeiro e ultimo bytes do quadro (primeiro eh o inicio do quadro/tamanho do quadro, e ultimo eh o byte de sincronizacao ou fim de quadro) pois no i2c a transmissao é sincrona com start() stop(), entao nao precisa desses controles. mas os dados sao os mesmos entao a troca é tranquila, seria uma troca de camada fisica (tipo trocando token-ring por ethernet)
sobre o protocolo propriamente, ele ja esta criado e estruturado. o problema é como encaixar a comunicacao no codigo utilizando rs232, de maneira que tenha baixa prioridade pra nao interferir na precisao do controle dos bicos, bobinas e etc, mas tambem de maneira que a comunicacao funcione bem, sem perda de dados.
outro problema é que a cpu principal só tem uma porta rs232 de hardware, e utilizei ela na comunicacao com o pc. entao to tendo trabalho pra encaixar a comunicacao em 2 vias no codigo, utilizando porta de sw… mas nada d+, ta tudo sobre controle, meu forte é a programação, só que tudo leva tempo e precisa de dedicacao, e como consigo dedicar apenas poucas horas por dia num horario que to cansado e querendo mais é dormir, acaba demorando mesmo...
mas normal, tudo sobre controle...
kra, uma coisa que me ajudaria muito, seria uma maneira de fazer placas de prototipo facil e rapidamente... vc pode ajudar nisso? assim daria pra trabalhar com protitipos melhores... ja tentei fazer de todo jeito, e nao presta... quase vai, mas nao vai... hehehe
valeu kra
-
lost,
tem um ci da maxim (max3100) que é uma serial por hardware com comunicação spi com o processador. já usei em um rastreador (as 2 seriais do pic estavam no modem e no gps) e ficou bacana. se o pic não tiver spi por hardware, é fácil de fazer, bem mais fácil do que a 232.
quanto aos protótipos, já fiz com caneta, com ferro de passar e com mesa de luz usando placa pré-sensibilizada. o último método é o melhor mas dá mais trabalho e se você usar aquecedor (de aquêrio, baratinho) no percloreto o resultado é bem melhor.
aqui no trampo, temos uma fresa que é show de bola, só fica ruim quando tem muitas vias pois os furos não são metalizados.
a outra opção é a micropress, mas da? haja grana.
tem muito protótipo pra fazer? vou ver se dá pra fresar alguma coisa aqui pra você, mas não prometo nada.
[ ]?s
evandro
-
po kra, é que spi nao atende o meu projeto por precisar de uma via dedicada por processador. a ideia eh cascatear os modulos, entao nao pode depender de 1 fio por modulo senao fica complicado… se fosse tudo na mesma placa, o spi seria a melhor opcao, pois é mais rapido que o i2c... mas a ideia é que os modulos sejam externos...
sobre os prototipos, com caneta nao rola pq o circuito eh meio complexo... com ferro nunca tentei... com placa, ja fiz eu mesmo fazendo o sensibilizante, ou comprando placa que ja vem com sensibilizante...
nao sei se eu tive pressa ou o que... mas nao ficou bom nao... tem algum toque ai me dar?
kra, nao sao muitos prototipos, o lance seria ter como fazer, pra se precisar manja, nao ser um negocio tao dificil...
se puder ver ai se da pra fazer na fresa, quanto a furos metalizados nao tem problema, eu tento fazer o circuito em 1 face apenas...
ve ae se nao rola de eu pagar o tempo da fresa, se nao cobrarem nenhum absurdo, seria bom d+
-
desculpa kra, interpretei errado… vc quis dizer spi entre a cpu principal e o ci, e serial entre os modulos...
entendi o contrario, pois o processador que uso nos modulos nao tem spi,
sendo assim, resolveria o problema, mas manteria o rs232... é uma boa opcao sim mas o melhor dos mundos seria o i2c, por ser mais rapido e sincrono... mas ta valendo... esse ci é encontrado facilmente, digo na santa efigenia? pq usar coisas que nao se acha facilmente complica tudo...
valeu o toque kra se o i2c me encher o saco, vai no serial mesmo... ai uso esse recurso rpa adicionar mais uma porta na cpu pra comunicacao entre modulos