Futura injecao eletronica
-
boa, foram apenas sugestáes que me surgiram na hora…ehehehe
mas bola pra frente, que muita gente ta no aguardo do resultado final..
[snapback]656350[/snapback]
opa, pode deixar… se tudo der certo, domingo vai ter testes praticos no spazio do renato ricardo...
inclusive, comenta alguma coisa rr seu tanga... ja montou o coletor do palio no spazio? demorou hein hhehehehe
-
achei chique (no bom sentido), como sendo algo com acabamento refinado. isso passa uma maior credibilidade qto ao produto.
[snapback]656356[/snapback]
opa ?, esse vai ser o padrao do acabamento, mesmo que nao seja exatamente assim…
e quanto ao nome? alguem tem alguma consideracao? nao vai com a cara, acha muito parecido com fueltech (apesar de eu ter criado o meu nome, nao digo antes da fueltech, mas eu pelo menos nao conhecia a fueltech)
outro dia ouvi isso po, fuelbox, fueltech, parece copia, muda esse nome mas po, eu criei esse nome... e realmente, a maioria das coisas que mexe com isso eh fuel alguma coisa... hehehehe
alguem acha que eu deveria estudar outro nome?
-
então
vo corre pra parafusa tudo no lugar né fiote
eu queria mesmo era por a roda fonica mas posicionar e fixar o sensor vai dar uma cansera heim…...
-
já registrou fuelbox num ??
isso impede que vc use outro nome como modelo do produto?
tipo
intel - marca
intel / core duo - modelo
celeron - modelo
centrino - modelo….etc....
-
\o
vamo por ela no premio}}
bobina dupla e tals… vai ser facil de instalar}}
[snapback]657876[/snapback]
opa, deixa só eu definir a montagem da ecu… a interface(tela) ja ta mais evoluida, mas a ecu ainda nao tem caixa...
seu premio ta com a roda fonica ja?
abraco
-
pessoal, o desenvolvimento nao ta parado nao. é que to trabalhando na comunicacao entre modulos e melhorando a comunicacao com o pc, entao nao tem nada novo pra comentar…
a comunicacao entre varios modulos ainda nao ta pronta. eu fiz apenas o modulo principal e o modulo de bicos, e desenvolvi uma comunicacao basica entre os 2. agora, pra anexar o modulo de ignicao, precisei desenvolver mais a comunicacao. como a ideia é depois desenvolver mais modulos, como sonda wide, pirometro, ks, borboleta eletrica, vtec, ou qqr coisa se seja interessante, decidi me concentrar na comunicacao, que eh a base do sistema. sem ela, nada será possivel. pretendo já desenvolver a um ponto que atenda toda a ideia do projeto, pra nao correr o risco de mais pra frente, encontrar algum problema nessa base, que inviabilize o resto. os maiores detalhes do desenvolvimento atual sao: evoluir o protocolo pra bi-direcional, onde a cpu possa enviar e resquisitar dados aos modulos, suportar endere?amento e detecção a quente (com o sistema em funcionamento) dos modulos conectados.
o protocolo atual faz a comunicacao apenas em 1 sentido, da cpu para o modulo de combustivel. nao suportando um segundo modulo, e nao suportando que a cpu solicite informacao dos modulos.
bom, essa parte ta indo bem, acho que ta em 80%. depois vou fazer um bom teste de estabilidade, pra dai continuar a desenvolver o modulo de ignicao, que ja gera faisca e altera o angulo de disparo do sinal pra pulsacao dos injetores, altera o angulo dwell baseado em tempo(consegue manter por exemplo 3ms de inducao independente da rotacao) mas ainda nao altera o angulo da ignicao. pra entao conecta-lo a cpu e fazer as alteracoes no programa da cpu pra que calcule os angulos de ignicao, disparo dos injetores e tempo de inducao, pra entao se comunicar com o modulo de ignicao passando os parametros pra que ele funcione.
em paralelo to atras da parte fisica. caixa, placa, montagem...
bom, eh isso ae. um abraão e obrigado pelo apoio.
-
lost,
sobre o descritivo não pude ajudar, mas quanto a protocolo de comunicação posso te dar uma força, pois isso já é minha praia.
a comunicação é rs-232? você já tem idéia de quantos dispositivos serão conectadosó quantos bytes no mínimo terão as mensagens?
[ ]?s
evandro
-
lost,
sobre o descritivo não pude ajudar, mas quanto a protocolo de comunicação posso te dar uma força, pois isso já é minha praia.
a comunicação é rs-232? você já tem idéia de quantos dispositivos serão conectadosó quantos bytes no mínimo terão as mensagens?
[ ]?s
evandro
[snapback]659339[/snapback]
por enquanto vai ser rs232 sim, mas to fazendo testes com i2c @ 1mbit mas pra ajudar, tem um bug ao usar o i2c com o compilador ccs entao to tendo que criar minha propria biblioteca utilizando o hardware diretamente. o protocolo via i2c ou rs232 sera o mesmo, no i2c só removo o primeiro e ultimo bytes do quadro (primeiro eh o inicio do quadro/tamanho do quadro, e ultimo eh o byte de sincronizacao ou fim de quadro) pois no i2c a transmissao é sincrona com start() stop(), entao nao precisa desses controles. mas os dados sao os mesmos entao a troca é tranquila, seria uma troca de camada fisica (tipo trocando token-ring por ethernet)
sobre o protocolo propriamente, ele ja esta criado e estruturado. o problema é como encaixar a comunicacao no codigo utilizando rs232, de maneira que tenha baixa prioridade pra nao interferir na precisao do controle dos bicos, bobinas e etc, mas tambem de maneira que a comunicacao funcione bem, sem perda de dados.
outro problema é que a cpu principal só tem uma porta rs232 de hardware, e utilizei ela na comunicacao com o pc. entao to tendo trabalho pra encaixar a comunicacao em 2 vias no codigo, utilizando porta de sw… mas nada d+, ta tudo sobre controle, meu forte é a programação, só que tudo leva tempo e precisa de dedicacao, e como consigo dedicar apenas poucas horas por dia num horario que to cansado e querendo mais é dormir, acaba demorando mesmo...
mas normal, tudo sobre controle...
kra, uma coisa que me ajudaria muito, seria uma maneira de fazer placas de prototipo facil e rapidamente... vc pode ajudar nisso? assim daria pra trabalhar com protitipos melhores... ja tentei fazer de todo jeito, e nao presta... quase vai, mas nao vai... hehehe
valeu kra
-
lost,
tem um ci da maxim (max3100) que é uma serial por hardware com comunicação spi com o processador. já usei em um rastreador (as 2 seriais do pic estavam no modem e no gps) e ficou bacana. se o pic não tiver spi por hardware, é fácil de fazer, bem mais fácil do que a 232.
quanto aos protótipos, já fiz com caneta, com ferro de passar e com mesa de luz usando placa pré-sensibilizada. o último método é o melhor mas dá mais trabalho e se você usar aquecedor (de aquêrio, baratinho) no percloreto o resultado é bem melhor.
aqui no trampo, temos uma fresa que é show de bola, só fica ruim quando tem muitas vias pois os furos não são metalizados.
a outra opção é a micropress, mas da? haja grana.
tem muito protótipo pra fazer? vou ver se dá pra fresar alguma coisa aqui pra você, mas não prometo nada.
[ ]?s
evandro
-
po kra, é que spi nao atende o meu projeto por precisar de uma via dedicada por processador. a ideia eh cascatear os modulos, entao nao pode depender de 1 fio por modulo senao fica complicado… se fosse tudo na mesma placa, o spi seria a melhor opcao, pois é mais rapido que o i2c... mas a ideia é que os modulos sejam externos...
sobre os prototipos, com caneta nao rola pq o circuito eh meio complexo... com ferro nunca tentei... com placa, ja fiz eu mesmo fazendo o sensibilizante, ou comprando placa que ja vem com sensibilizante...
nao sei se eu tive pressa ou o que... mas nao ficou bom nao... tem algum toque ai me dar?
kra, nao sao muitos prototipos, o lance seria ter como fazer, pra se precisar manja, nao ser um negocio tao dificil...
se puder ver ai se da pra fazer na fresa, quanto a furos metalizados nao tem problema, eu tento fazer o circuito em 1 face apenas...
ve ae se nao rola de eu pagar o tempo da fresa, se nao cobrarem nenhum absurdo, seria bom d+
-
desculpa kra, interpretei errado… vc quis dizer spi entre a cpu principal e o ci, e serial entre os modulos...
entendi o contrario, pois o processador que uso nos modulos nao tem spi,
sendo assim, resolveria o problema, mas manteria o rs232... é uma boa opcao sim mas o melhor dos mundos seria o i2c, por ser mais rapido e sincrono... mas ta valendo... esse ci é encontrado facilmente, digo na santa efigenia? pq usar coisas que nao se acha facilmente complica tudo...
valeu o toque kra se o i2c me encher o saco, vai no serial mesmo... ai uso esse recurso rpa adicionar mais uma porta na cpu pra comunicacao entre modulos
-
oi desculpe pegar o bonde andando, mas ontem tenmtei ler todo tópico, e parei na pogina 15, é de mais… assim, gostaria de saber se sua injeção está pronta? quais o sensores que ela faz leituta, e se já está pronta para vanda? e se já tem map de ingnição?
-
z? é gente fina
conheão ele desde 2001 dos grupos e foruns de som automotivo
manja muito de eletronica
-
z?, pronta nao ta nao… ainda to trabalhando na base dela... algumas coisas ja funcionam, mas ainda tem muitas a fazer. quanto a base estiver legal e estavel, essas partes serao relativamente rapidas...
hoje ela faz leitura de map, sonda narrow, posicao do pedal do acelerador, temp de agua e temp de ar.
a ignicao esta acho que nuns 50%. ela le a roda fonica e gera a centelha no angulo que quiser. os controles internos estao prontos, mas a ignicao eh feira por um processador separado, ele precisa receber do processador principal constantemente qual o angulo em que deve disparar a faisca. o que ainda nao esta pronto é a parte do processador principal, que ainda nao envia o comando pra esse processador que efetivamente controla a faisca. mas isso ainda nao esta pronto porque estou trabalhando justamente na comunicacao. assim que a comunicacao estiver atendendo os requisitos pra suportar a ideia final que tenho, com todos os modulos aidicionais, vou voltar a trabalhar nessa parte do ponto, ai eh rapidinho e o ponto estara incorporado no sistema.
pro futuro, vai ler termopares, um ou varios, sonda wide uma ou varias, comandar borboleta eletrica, variador de avanco, etc etc etc.... o que ele nao fizer, se se fizer interessente, vai passar a fazer, dai a vantagem de ser modular. o que o modulo nao fizer hoje, daqui um tempo vai fazer. nao vai ser uma coisa amarrada e que nao evolui. por isso o conceito de modulos.
espero ter dado uma esclarecida da situacao do projeto, mas se puder, va lendo os posts pra sentir a evolucao do negocio
um abraão e obrigado pelo interesse