Fiat linea
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a fiat chutou bundas… pqp. o carr oficou d+
muito mais pics aqui:
http://www.fiatpress.com.br/fiatpresssite/….aspx?codigo=35
ah se eu tivesse com grana…
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http://carros.uol.com.br/ultnot/2008/09/17/ult634u3193.jhtm
linea 1.9 16v flex - r$ 60.900
linea 1.9 16v flex dualogic - r$ 63.900
linea 1.9 16v flex absolute - r$ 68.640
linea t-jet 1.4 turbo a gasolina - r$ 78.900
nesse site acima tem muita informação e fotos…
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na boa, achei muito bonito e com essas versões (todas boas ao meu ver) é bem mais fácil de agradar cada tipo de cliente.
bem completo os carros e de motorização nem precisa comentar. esse motor 1.9 deve ser uma beleza. quantos ao preço e os concorrentes diretos: tá na mesma faixa de preço dos concorrentes como focus, vectra, civic, corolla, c4 pallas e sentra. de alguns até mais barato o que aumenta mais ainda a briga.
a briga vai ser boa no segmento. pior pra vw que tá cada vez mais perdendo terreno e vendo suas vendas se concentrarem somente no gol g4 e g5.
não acredito que o novo voyage vá brigar com o linea, não vai vir com motor bom nem com tantos iténs de série deste nível. o polo, juntando os dois modelos, está na 28ª colocação dos mais vendidos.
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r$60.900,00
achei muito caro por se tratar de um punto sedan.
pelo mesmo valor, vc pega carros de um segmento acima.
também achei muito caro pra ser um preço de entrada. o focus que é de categoria superior, tem motor mais potente e suspensão mais evoluida custa menos. mas parece que ficou um excelente carro.
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meus comentários:
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pra mim o único defeito foram os mostradores de fusca. só os do t-jet que eu gostei.
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o carro não é um punto sedan… ele entrou pra substituir o marea... coisa que acredito que irá fazer muito bem. ainda porque esse 1.9 aí promete
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tive oportunidade de ver o carro e os motores…
o carro em si é lindo, acabamento no nível do preço
o motor 1.9 é gigante e muito imponente...parece que vai aguentar bem má-criações o 1.4 parece um motor de brinquedo, não dá para acreditar quão pequeno ele é...assim como a turbina...sinceramente o motor passa uma idéia de fragilidade muito grande, mas vamos ver né...as vezes me engano...
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r$60.900,00
achei muito caro por se tratar de um punto sedan.
pelo mesmo valor, vc pega carros de um segmento acima.
seda pequeno com preco de medio.
mas bonitao e bons motores…
concordo com vcs…pra mim a versão mais básica viria custando de 50k a 55k
meus comentários:
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pra mim o único defeito foram os mostradores de fusca. só os do t-jet que eu gostei.
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o carro não é um punto sedan… ele entrou pra substituir o marea... coisa que acredito que irá fazer muito bem. ainda porque esse 1.9 aí promete
o linea é um punto sedã que veio pra substituir o marea
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deve ser do tamanho do logan, e ai?
o carro tem muitas qualidades, mas acho que a fiat ta posicionando ele alto demais.
cara, interprete melhor oq escrevi. eu apenas informei o outro colega que o comprimento do linea é maior que o new civic devido a afirmação que ele fez acima sobre sedãs médios.
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cara, interprete melhor oq escrevi. eu apenas informei o outro colega que o comprimento do linea é maior que o new civic devido a afirmação que ele fez acima sobre sedãs médios.
num projeto de carro um dos primeiros objetivos eh a distancia dos pedais para o banco traseiro.
pode conferir, deve ser menor que um civic.
um bom carro, mas nao deixa de ser um carro pequeno.
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num projeto de carro um dos primeiros objetivos eh a distancia dos pedais para o banco traseiro.
pode conferir, deve ser menor que um civic.
um bom carro, mas nao deixa de ser um carro pequeno.
complementando nao consegui editar:
cara, interprete melhor oq escrevi. eu apenas informei o outro colega que o comprimento do linea é maior que o new civic devido a afirmação que ele fez acima sobre sedãs médios.
num projeto de carro um dos primeiros objetivos eh a distancia dos pedais para o banco traseiro.
pode conferir, deve ser menor que um civic.
um bom carro, mas nao deixa de ser um carro pequeno com porte pequeno de medio.
mas a questao eh que os carros estao crescendo.
hoje um corsa tem quase o tamanho de um astra.
a bmw teve de criar o serie 1 porque o serie 3 cresceu demais.
isso eh levado a serio pela imprensa e fabricas no mundo todo, menos no brasil.
no brasil so o bcws fala a respeito.
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é sempre bom ver uma nova linha de automoveis e motores chegando ao brasil.
mesmo se tratando de um punto sedan, a motorização é inédita.
achei a taxa de 9,4:1 um pouco alta pra turbo na gasola. não via dar pra brincar mto na pressão igual os 1.0t.
no mais, é um carro mto bonito e muito caro.
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**apresentação fiat linea jocky club
suspensão
o propósito do conjunto é permitir ao carro encarar qualquer tipo de terreno sem transmitir ao habitáculo as vibrações provenientes das irregularidades do piso ou as oscilações laterais e longitudinais. ou seja, rodar com conforto, mas mantendo sempre a aderência das rodas, a estabilidade e a dirigibilidade.
para tanto, a suspensão dianteira é independente, tipo macpherson, com braços inferiores em triângulo-retângulo. os braços oscilantes são feitos de chapa estampada, com esquema construtivo “butterfly” patenteado, o que resulta em uma notável redução de peso sem comprometer a resistência. os coxins de borracha especial têm volume maior, para absorver mais as asperezas e, assim, melhorar o conforto. a travessa da suspensão em alumínio possui alta rigidez estrutural. o montante é reforçado para garantir uma excelente dirigibilidade em curvas e um maior conforto acústico vibracional. e a barra estabilizadora tem bieleta para ancoragem dos amortecedores, assegurando maior estabilidade e mais rapidez de resposta dinâmica em curvas.
as molas são construidas com a técnica “side-load”, ajudando a neutralizar também as forças laterais. elas reduzem as forças tangenciais na haste do amortecedor e também os atritos internos. a conseqüência é uma absorção melhor das asperezas do terreno.
amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito completam o conjunto dianteiro. eles oferecem elevada rigidez lateral, favorecendo a dirigibilidade em curvas.
na traseira o fiat linea possui suspensão com rodas semi-independentes, interconectadas por uma ponte de torção. o conjunto garante rigidez e estabilidade com ótima dirigibilidade. a estrutura da ponte é composta por braços laterais estampados em dois semi-eixos soldados com um perfil lateral de torção transversal.
a disposição vertical dos amortecedores, com fixação à carroceria pelo lado interno do passa-roda (borda do pára-lama), permite um superior nível de filtragem das irregularidades do piso, privilegiando o conforto acústico do habitáculo.
freios
mais moderno disponível atualmente, o sistema antitravamento abs é de série em todas as versões. ele vem com ebd – distribuição eletrônica de frenagem, que automaticamente regula a quantidade de força distribuída a cada um dos freios de acordo com as condições de rodagem
o sistema de freios adotado no fiat linea é do tipo hidráulico servo-assistido. ele é composto por dois circuitos independentes em “x”: cada circuito age sobre uma roda dianteira e sobre sua diagonal traseira. sua construção garante frenagens estáveis sem desvios de trajetória mesmo que um dos circuitos sofra uma avaria.
valeu, 8-)**
todas as versões do sedan possuem discos de freios ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com pinças flutuantes. e servo-freio de 10 polegadas, com bomba de alumínio e curso alongado, garantindo boa reserva de curso no pedal mesmo se o sistema estiver muito aquecido devido ao uso intenso.
1.4 16v turbo, ou t-jet, é o expoente de uma nova tendência européia: o “downsizing”, no qual motores mais compactos, com menor capacidade cúbica, atingem altos desempenhos – dignos de motores maiores – com mais economia de combustível. essa tendência é uma resposta às circunstâncias atuais em nível mundial, nas quais a redução nas emissões de poluentes e o baixo consumo de gasolina são fundamentais. e esse novo motor, que a partir de agora equipa o fiat linea, faz isso muito bem.
com potência de 152 cavalos e torque de 21,1 kgm em uma faixa de 2.250 a 4.500 rotações por minuto, leva o veículo a velocidade máxima de 203 km e acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. e faz isso com muita economia: 12,0 km com um litro de gasolina na cidade, e 16,0 km/l na estrada.
para termos uma idéia melhor de como o conceito de “downsizing” se traduz na prática, se compararmos o motor t-jet a concorrentes europeus aspirados, a gasolina, com cilindrada entre 1.600 e 2.000 cm³, as conclusões serão:
a potência do t-jet é equivalente ou superior.
seu torque é pelo menos 23% maior do que o dos 1.6 e 8% superior ao dos 2.0.
o torque do t-jet disponível em baixas rotações chega a ser 50% maior.
o consumo é menor, assim como as emissões de dióxido de carbono.
os grandes responsáveis são o turbocompressor especialmente desenvolvido para esse tipo de aplicação e um motor com baixos níveis de atrito – o que melhora sua eficiência – e que gasta pouco combustível quando não exigido.
evidentemente, o grande destaque é o turbocompressor ihi rfh3, com sobrealimentação de até 1 bar. suas principais características são:
carcaça feita de um novo material, o ferro fundido “ni-resist”. o alto teor de níquel na liga confere grande resistência ao componente
refrigeração a água
sistema otimizado de lubrificação do turbo
sistema de refrigeração de óleo incorporado (trocador de calor água/óleo)
baixa inércia para respostas rápidas
o turbo que equipa o fiat linea usa uma parte da energia dos gases da descarga para comprimir o ar aspirado pelo motor – o mesmo princípio de funcionamento de qualquer turbo. a energia cinética e térmica dos gases faz a turbina girar em velocidades muito altas, em torno de 200.000 rpm. o compressor recebe esta energia e a transmite para o ar aspirado em forma de velocidade, pressão e calor. o calor, prejudicial, é rejeitado em um intercooler e o ar, agora pressurizado e resfriado, entra no motor em grande quantidade. a potência do motor é proporcional à quantidade de ar que entra nele.
é claro que junto com este eficiente turbocompressor há um motor moderno: o fire dohc 1.4 16v com trem de válvulas mais leve e tuchos hidráulicos, um motor de baixo atrito, pouco ruído e que necessita de pouca manutenção.
o motor do t-jet apresenta diversos aspectos que o tornam extremamente eficiente, econômico, durável e confiável:
câmara de combustão compacta. com desenho tipo pentroof, garante combustão rápida e melhor rendimento.
junta do cabeçote metálica multicamadas. em vez de uma única camada, há várias que, em conjunto, trabalham para proporcionar uma vedação melhor, o que é muito importante em função das altas pressões de combustão.
válvulas de descarga feitas de nimonic e sede de válvulas antidesgaste. o nimonic é uma liga de níquel e cromo conhecida por sua resistência ao calor e à pressão, ideal para suportar as altas temperaturas geradas pelo turbo.
sub-bloco em alumínio com mancais integrados em ferro fundido. essa disposição assegura maior rigidez ao bloco do motor, reduzindo as vibrações.
virabrequim leve em aço, bielas de aço fraturadas, pistões leves e revestidos, pino flutuante e cargas de anéis otimizadas. tais aspectos construtivos proporcionam economia de combustível, níveis reduzidos de ruídos e vibrações e maior resistência para trabalhar com o turbocompressor.
sistema de refrigeração com circulação em “u” e maior vazão. o sistema de arrefecimento é otimizado para lidar com as altas temperaturas geradas pelo turbo.
coletor de descarga 4 – 2 – 1. essa configuração reduz o retorno de gases queimados à câmara de combustão, resultando em melhor rendimento.
volante do motor dupla massa. o volante na extremidade do virabrequim serve para equilibrar os pistões, ajudando a conservar energia e reduzindo as vibrações transmitidas ao câmbio.
cárter estrutural em alumínio. ele confere maior rigidez ao conjunto motopropulsor, diminuindo as vibrações.
módulo integrado de recirculação de blow-by, controle de pressão interna do motor e separação do óleo líquido do blow-by. tal construção consome menos óleo e aumenta a confiabilidade, pois o controle da pressão interna contribui para a eliminação de vazamentos de óleo.
suporte baricêntrico do motor. este tipo de suporte transmite menos trepidações.
catalisador otimizado tipo “close-coupled”. ele contribui para as baixas emissões e o alto rendimento.
motores
dois novos motores fazem sua estréia na gama da fiat automóveis com o fiat linea. um, o 1.9 16v flex, foi criado pelo centro de engenharia da fpt powertrain technologies do brasil, em betim, mg, e é fabricado na unidade da empresa em córdoba, argentina; e o outro, o 1.4 16v turbo, é importado da itália.
o 1.9 16v flex reúne o que há de mais atual em tecnologia de motores, resultando em um motor de última geração com melhor desempenho, maior economia de combustível e menor emissão de poluentes. ele é o motor de maior capacidade cúbica da fpt produzido na américa latina, e foi desenvolvido a partir do zero para equipar o novo modelo da fiat, empregando as mais modernas tecnologias de simulação virtual disponíveis no mundo. esse trabalho consumiu 350 mil horas de projeto, mais de cem protótipos e mais de 1, 6 milhão de quilômetros rodados.
o resultado é um motor que produz potência de 130 cv e torque de 18,1 kgm a 4.500 rpm rodando somente com gasolina e potência de 132 cv e torque de 18,6 kgm a 4.500 rpm rodando unicamente com álcool.
uma das grandes inovações deste motor é o sistema de partida a frio, patenteado pela fpt. ele possui um injetor dedicado (além dos que alimentam cada um dos quatro cilindros) que se localiza no coletor de admissão. com um pequeno tanque próprio de gasolina, o sistema é muito mais preciso, pois injeta a quantidade correta de combustível somente quando necessário, com melhor pulverização, resultando em melhor dirigibilidade a frio, com partidas mais eficientes e funcionamento mais suave e regular, e reduzindo emissão de poluentes.
entre as novidades construtivas do motor 1.9 16v flex estão:
bloco do motor. desenvolvido especialmente para este motor, traz novo desenho externo e nova interface com o cabeçote. também são específicos para ele o sistema de lubrificação com jet-cooling (injetores borrifam óleo nos pistões para resfriá-los), o novo sistema de blow-by (que elimina a pressão causada pela vaporização do óleo durante o funcionamento do motor, como um respiro), a nova camisa d’água e os tampões do bloco feitos de aço inox.
pistões mahle ecoform. têm design diferenciado para maximizar a resistência estrutural e minimizar o peso e o atrito. eles possuem saias assimétricas, melhorando seu apoio onde é preciso e reduzindo o atrito onde o contato não é necessário. menor atrito significa funcionamento mais eficiente.
bielas. fabricadas em um novo material, mais resistente.
bronzinas. redesenhadas, possuem maior resistência e durabilidade.
coletor de aspiração. com corpo em alumínio fundido, o dimensionamento de seus condutos, dos eixos de distribuição e do coletor de escapamento – foi otimizado, garantindo 94% de torque máximo a 2.500 rpm.
acelerador eletrônico: o sistema drive-by-wire acoplado ao coletor proporciona melhor dirigibilidade e menor consumo.
coletor de descarga tubular. com novo desenho, inclusive um catalisador com grande seção transversal, tem fluidodinâmica otimizada para a performance. ele assegura menor perda de carga nos condutos, rápido aquecimento do catalisador, menor restrição à passagem dos gases na cerâmica do catalisador e menor perda de carga na saída do catalisador.
juntas de vedação. feitas de viton®, um fluoroelastômero reconhecido por sua grande resistência ao calor e aos efeitos de produtos químicos e combustíveis, garantem maior confiabilidade.
essa nova construção representa grande solidez e durabilidade, e também desempenho com economia. o novo motor 1.9 16v faz com que o fiat linea atinja a velocidade máxima de 186 km/h (gasolina) e 188 km/h (álcool). na cidade, ele roda 11,5 km com um litro de gasolina e 8,1 km com um litro de álcool; na estrada, faz 15,3 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (álcool).
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