Projeto gol 1.000 turbo
-
acho que pode ajudar:
um amigo meu turbinou o carro dele faz a pouco tempo (uns 2 meses +/-)
gol giii 1.0 8v
garrett t2
1 bico auxiliar
e o meg pra controlar
0.7 bar
o carro ficou bem gostoso, lisinho e bem espertinho (claro, na medida do possível pra um 1.0 8v com 0.7 bar)
eu fui com ele medir o tempo com o g-tech, uma semana depois que ele pegou o carro:
0-60 mph : 9.59 s
1/4 mile : 17.67s @ 83.6 mph
ele nunca teve carro turbo e ainda tá aprendendo a sair com o carro sem fritar
achei bem razoável o tempo, acredito que esteja +/- próximo com o que vc ta querendo, ainda mais que o seu é 16v e vai render mais.
-
acho que não existe gol g4 1.0 16v, só 8v mesmo vou tentar ajudar…
1?) os bicos originais, sendo retrabalhados, conseguem suprir a necessidade de combustável para essa potência? se não, quais vocês recomendam?
r: pra facilitar, acho que o ideal seria um bico mono como auxiliar, controlado por um gerenciador, que de preferência, controle ponto. como o carro é flex, ele já roda no alcool perfeitamente, então o bico extra seria só pra quando a turbina começar a soprar…
2?) a bomba de combustável tem de ser a 018 (do gol gti), ou uma mais fraquinha já da conta do recado?
r: como a pressão será de apenas 0.7kg, creio que a original de conta do recado mesmo.
3?) uma turbina master power 802225 (gt22), com dimensões .48x.47 com rotor de 38,8 mm e eixo de 46 mm, é muito grande para o mil? por que estive olhando a t2, e achei muito min?scula até para um 1.0 mas lembrando que preciso do rendimento em baixas rotações, não importando muito se vai estrangular acima dos 4000/4500 rpm.
r: acho que a gt22 no carro em questão só vai começar a mostrar a cara lá pelas 3500/4000rpm. a t2 no meu gol ficava legal nos 3000rpm.
no seu caso, q não vai passar das 4000rpm +-, acho que você já podia pensar na gt12, original do gol turbo….
4?) quais par?metros de ignição vocês recomendam (ponto inicial e final)?
esta eu deixo pros mais entendidos….
o seu maior problema será o acelerador eletrúnico...
o coletor de admissão do gol rsh tem uma valvula que alivia a pressão no coletor, snme não passa nem dos 0.5kg, mas é só trocar o coletor por um do gol at 1.0 8v... pra pressão que vc vai rodar ele vai aguentar tranquilo, até um pouco mais...
o que vc deve ficar atento mesmo é quanto ao acelerador eletrúnico, não gostei do uso de clamper para tentar minimizar o atraso que ele proporciona não.... mas acho que por ai deve ter soluções para este probleminha...
-
pra min gol g4 = acabamento lixo.
-
mas de boa moleque se ele naum quer problemas pega um 1.0 turbo orignal neh.
ou vai ter que ser igual a doblo da master power uqe nois demos role la em porto alegre 0.5 que naum sente absolutamente nada parecia original nhe.
mas e for para turbar assim anda de 2.0 e ja era
[snapback]552536[/snapback]
a mano, é que ele quer um carro zero, e também pra achar um 1.0t do jeito que eu quero, em bom estado e por um preão interessante é meio dificil. eu queria mesmo é um 1.6 (no minimo), mas o consumo ia pesar, ai meu tia vai chiar.
gol g4 1.0 16vó nem sabia que isso existia….
[snapback]552540[/snapback]
realmente não existe
acelerador eletronico, coletor de plastico…. esses 1.0 16v aspros modernos são chatos de turbinar hein...
até dá... mas vai dar trabalho...
alias, pelo que eu sei são poucas oficinas que já remapeam o chip desde 1.0 flex...
[snapback]552553[/snapback]
maldita eletrúnica, que na maioria das vezes não está a favor de nés que queremos andar sovi?ticamente.
-
acho que pode ajudar:
um amigo meu turbinou o carro dele faz a pouco tempo (uns 2 meses +/-)
gol giii 1.0 8v
garrett t2
1 bico auxiliar
e o meg pra controlar
0.7 bar
o carro ficou bem gostoso, lisinho e bem espertinho (claro, na medida do possível pra um 1.0 8v com 0.7 bar)
eu fui com ele medir o tempo com o g-tech, uma semana depois que ele pegou o carro:
0-60 mph : 9.59 s
1/4 mile : 17.67s @ 83.6 mph
ele nunca teve carro turbo e ainda tá aprendendo a sair com o carro sem fritar
achei bem razoável o tempo, acredito que esteja +/- próximo com o que vc ta querendo, ainda mais que o seu é 16v e vai render mais.
[snapback]552559[/snapback]
valeu pelas infos cara. esse modelo que ele possiu tem acelerador eletrúnico?será que você pode me arrumar algum contato com esse seu amigo (e-mail, msn)?
acho que não existe gol g4 1.0 16v, só 8v mesmo vou tentar ajudar…
1?) os bicos originais, sendo retrabalhados, conseguem suprir a necessidade de combustável para essa potência? se não, quais vocês recomendam?
r: pra facilitar, acho que o ideal seria um bico mono como auxiliar, controlado por um gerenciador, que de preferência, controle ponto. como o carro é flex, ele já roda no alcool perfeitamente, então o bico extra seria só pra quando a turbina começar a soprar…
2?) a bomba de combustável tem de ser a 018 (do gol gti), ou uma mais fraquinha já da conta do recado?
r: como a pressão será de apenas 0.7kg, creio que a original de conta do recado mesmo.
3?) uma turbina master power 802225 (gt22), com dimensões .48x.47 com rotor de 38,8 mm e eixo de 46 mm, é muito grande para o mil? por que estive olhando a t2, e achei muito min?scula até para um 1.0 mas lembrando que preciso do rendimento em baixas rotações, não importando muito se vai estrangular acima dos 4000/4500 rpm.
r: acho que a gt22 no carro em questão só vai começar a mostrar a cara lá pelas 3500/4000rpm. a t2 no meu gol ficava legal nos 3000rpm.
no seu caso, q não vai passar das 4000rpm +-, acho que você já podia pensar na gt12, original do gol turbo….
4?) quais par?metros de ignição vocês recomendam (ponto inicial e final)?
esta eu deixo pros mais entendidos….
o seu maior problema será o acelerador eletrúnico...
o coletor de admissão do gol rsh tem uma valvula que alivia a pressão no coletor, snme não passa nem dos 0.5kg, mas é só trocar o coletor por um do gol at 1.0 8v... pra pressão que vc vai rodar ele vai aguentar tranquilo, até um pouco mais...
o que vc deve ficar atento mesmo é quanto ao acelerador eletrúnico, não gostei do uso de clamper para tentar minimizar o atraso que ele proporciona não.... mas acho que por ai deve ter soluções para este probleminha...
[snapback]552561[/snapback]
então, quanto a turbina, eu tava pensando em colocar uma grandinha pra que ela não pressurizasse mesmo ( ), para o consumo de combustivel diminuir quando meu tio estivesse tocando, e pra quando eu fosse dirigir, ai sim, entrando a uns 300/3500rpm, tava bom.
não sabia dessa parada de atraso quando se utiliza clamper. tomara que alguém conhe?a uma solução para isso.
valeu perla ajuda cara.
-
pra min gol g4 = acabamento lixo.
[snapback]552567[/snapback]
assina onde??
o saudade do acabamento luxo dos vw… que isso.. aonde estamos...
[snapback]552575[/snapback]
a não acho tão ruim/feio assim não.
talvez pra nao passar dos 4000 fosse legal a gt12 do gt original com 0,8kg pelo menos…. ela pega em 2200, é mt boa pra encher rapido mas estrangula bonito em alta...
[snapback]552580[/snapback]
então, quanto a turbina, eu tava pensando em colocar uma grandinha pra que ela não pressurizasse mesmo ( ), para o consumo de combustivel diminuir quando meu tio estivesse tocando, e pra quando eu fosse dirigir, ai sim, entrando a uns 300/3500rpm, tava bom.
valeu.
-
nao consigo entender o pq de pressurizar x aumento de consumo de comb.
vai pressurizar, blz, mas se vc não descer a bota não vai entrar mais ar no motor, consequentemente a injeção perfeita ( como pregam por ai ) não vai mandar mais combustivel.
qdo fui pra praia, andei 40% do camninho com a turba pressurizando pois estava com bastante peso no carro, aquela epoca media pressão de mufla e era só pegar um morro q já vinha 0,5… 0,6 de pressao. mas eu tava de po leve e assim mesmo o consumo medio foi se nao me engano 8km/l.
qto ao acabamento, a luz de cortesia interna de fusca e um carro com 30.000 km q já deu problema em bomba de combustivel, já quebrou a fechadura da tampa traseira, já quebrou coifa do cambio e o ar sempre cheirando mal acho consideravel sim. a revisão dos 20.000 km ( que nao fizemos por considerar um roubo ) sairia por r$560,00
-
o consumo só aumenta pra valer qdo vc pisa forte, como o f?bio disse…
e outra, gol 1.6 bebe muito pouco e eu acho mais agradável de guiar na cidade, já q ele tem boa força até 3500 rpm, q é o q pega mesmo andando na cidade....o 1.0 16v turbo antes da turbina encher será um 1.0 16v, e vai exigir q vc pise pra valer ao sair de um retorno, por exemplo....da? a turbina enche, o carro anda e o consumo aumenta...
-
esse lance de consumo, é muito relativo.
meu carro é 1.8 mi com câmbio pv (curto pra kct), e esse fim de semana fui pra são paulo no salão do automóvel, e fazer escape de 3 ( )…
o carro carregado, bem pesado.
consumo: 10,5 km/l no álcool a 120 km/h na média
eu acho mais interessante bico auxiliar, do que aumentar os bicos pra suprir a turbina, pois com auxiliar pra fazer isso, eu sei que fica economico pq eu tenho no meu carro, só bebe mais qdo precisa.
não sei como fica o consumo de um carro com bicos muito maiores pra suprir tudo
qto ao msn do meu amigo do gol 1.0: [email protected]
-
nao consigo entender o pq de pressurizar x aumento de consumo de comb.
vai pressurizar, blz, mas se vc não descer a bota não vai entrar mais ar no motor, consequentemente a injeção perfeita ( como pregam por ai ) não vai mandar mais combustivel.
qdo fui pra praia, andei 40% do camninho com a turba pressurizando pois estava com bastante peso no carro, aquela epoca media pressão de mufla e era só pegar um morro q já vinha 0,5… 0,6 de pressao. mas eu tava de po leve e assim mesmo o consumo medio foi se nao me engano 8km/l.
qto ao acabamento, a luz de cortesia interna de fusca e um carro com 30.000 km q já deu problema em bomba de combustivel, já quebrou a fechadura da tampa traseira, já quebrou coifa do cambio e o ar sempre cheirando mal acho consideravel sim. a revisão dos 20.000 km ( que nao fizemos por considerar um roubo ) sairia por r$560,00
[snapback]552609[/snapback]
o consumo só aumenta pra valer qdo vc pisa forte, como o f?bio disse…
e outra, gol 1.6 bebe muito pouco e eu acho mais agradável de guiar na cidade, já q ele tem boa força até 3500 rpm, q é o q pega mesmo andando na cidade....o 1.0 16v turbo antes da turbina encher será um 1.0 16v, e vai exigir q vc pise pra valer ao sair de um retorno, por exemplo....da? a turbina enche, o carro anda e o consumo aumenta...
[snapback]552612[/snapback]
essa era justamente a minha dúvida. eu estava pensando em colocar uma turbina maior pra que não pressurizasse e não aumentasse o consumo, mas agora entendi que a relação não é bem essa.
valeu.
-
então o 1.6 seria interesssante também? utilizando um suplementar e 0,5 bar de pressão, com uma tocada manca (chegando a no máximo 3500 rpm na cidade sem muito transito), pode-se chegar a 8 km/l?
[snapback]552620[/snapback]
a? sim eu boto f? kit mortadela mesmo, apl 240 ou até a 525 no 1.6 vai bem q só….vem forte em 3000 rpm mais ou menos e empurra q é uma beleza até o final, pra essa pressão q vc quer...
-
o fusca quanto o tiozinho da master power falou que fazia a doblo 1.8 turbo uns 12 neh.
mas tb pe de mo?a tinha manovacuometro neh e nos sempre viamos o reloginho abaixo de 0 ou seja sem a turbina pressurizar .
acho que andamo uns 200km so passava do 0 nas subidas e olhe lah.
ela era 1.8 turbo e com 1 suplementar 12 km por litro nas estrada ta bom neh
-
caracas … desculpe a demora
então airpower ... eu comprei é 7 meses atrás um gol 1.0 16v 00/00 com turbo adaptado. o que ele oferece?
-
consumo de 7~8 km/l na cidade andando de boa
-
consumo de 10km/l na estrada com média de 100km/h
-
durabilidade (o carro já esta rodando com o turbo a + de 35.000 km)
-
desempenho divertido. não é nenhum 2.0 turbo com 2kg no po mas chega a 180km/h beeeem rapidinho
tudo isso que eu falei ai acima, foi rodando com 4 bicos originais abertos + hpi, coletor de pl?stico e pressão máxima de 0,8kg
hoje, eu alterei algumas coisas como:
-
4 bicos bosch de vectra 2.0/omega cd 3.0 principais
-
1 bico extra mono verde (gol 1.8)
-
controlador his
-
coletor de adm de gol 1.0 turbo original de aluminio.
-
pressão de turbo na casa de 1kg e ainda vou subir para 1,3kg
o carro esta mais economico (ainda nao tirei média mas ja notei a economia qdo se roda com ele de boa) e mais forte devido é mistura mais refinada.
dica: não utilize 1 bico mono como extra. o combust. fornecido por ele é excessivo para este motor. uma simples modificação no his, já gera grandes mudanças no comportamento. caso vc parta para esta solução, pense em utilizar mais 1 bico bosch e nao um mono.
problemas:
quando eu peguei o carro, estava com problemas de óleo contaminado devido aos bicos super arromabdos e falta de acerto. assim sendo, o motor foi aberto para uma revisão geral, trocamos todos os anéis e bronzinas, todas as peças internas foram lavadas, foi colocado oleo do bom e do melhor.
após isso, com muita calma, consegui um acerto onde não se contaminava mais o óleo e o carro girava mais liso, com os mesmo 4 bicos abertos.
a única pane que me deixou na rua, foi a queima da bomba de combust. ela sofria muito no acerto anterior, pois a pressão final de combust. estava na casa dos 5,5kg e rodando com 0,8kg de turbo. isso foi um belo de um acerto porco, que um cara que faz preparamento , aqui da cidade fez.
hoje a bomba roda com 2kg de pressão inicial e 3,8kg de pressão final. no melhor acerto feito com os 4 bicos arrombados, a pressão final tinha ficado na casa dos 4,5kg.
a bomba utilizada hoje em dia é a do gol 1.0 flex que funciona com 4kg.
turbina:
não utilize esta turbina que vc quer ... a não ser que vc queira que venha pressão lá para os 5.000 rpm e olhe lá quer algo que fique com o controle no po? vê de t2 mesmo.
se vc quer algo manso para o seu tio e que não passar? de 0,8kg mesmo. pense tb na gt12. vc acha ela facilmente por ai, propiciar? uma boa pegada, logo uma boa dirigibilidade. agora se vc pensa em algo mais sovi?tico para a frente, vê de t2 mesmo. se quiser apelar ainda mais no futuro, pense nas k-14, ihi ou soluções hibridas
coletor de pl?stico:
bom ... como eu te falei, com baixa pressão ele roda tranquilamente vêrios e vêrios km.
agora se vc quer rodar com mais pressão que isso, pode pensar em comprar um coletor de aluminio do gol turbo original. isso implica em:
-
fazer 6 buchas para a fixação dos parafusos do coletor
-
fazer 2 buchas para a fixação da flauta
-
aumentar a rosca dos 4 parafusos da tbi
-
fazer uma adaptação para o suporte do cabo de acelerador.
ignição:
no meu carro esta original. uma coisa que se deve manter sempre em dia, são os cabos de vela que gostam de criar zinabre. outra coisa, caso um dia vc queira utilizar velas mais frias, vc terá que gastar um pouco mais devido é rosca das velas deste motor serem diferentes. se eu me lembro bem, essa rosca é de 16mm.
gol g4:
este carro possui algumas vantagens, desvantagens e semelhan?as com relação ao meu motor 00/00.
vantagem:
possui cabeçote roletado e acionamento de valvulas mais moderno (abre mais as valvulas) e com isso, gera mais torque e potencia
desvantagem:
possui o acelerador eletronico. essa é uma bela pedra no sapato mas até ai, já existem empresas que eliminam este problema de reação da tbi, ao toque no acelerador.
semelhan?a:
a taxa fica na casa dos 10,8:1. relativamente alta para rodar com turbo mas não é nada impeditivo.
caso vc queira algo mais animado futuramente, pense nos pistões do gol turbo original que ir? fazer a taxa cair para 8,5:1
o coletor de plastico é igual.
finalizando:
eu gostei bastante do resultado da preparação deste motor. ele reage bem ?s alterações, esta se mostrando bem robusto e com um consumo muito bom para um carro preparado.
esse lance de andar junto com carro 2.0 funcionava antes com setup antigo. agora eu garanto que anda mais que um carro 2.0 original sem margem de duvida.
o meu carro conta com o cambio do gol turbo original, onde a 4 e 5 marcha são bem mais longas que do cambio original. para vc ter uma ideia, girando 6750 rpm de quarta marcha, o velocimetro bate nos 180km/h (final da escala do velocimetro) e vc ainda tem a quinta marcha para acelerar
andar na estrada com ele é perfeito. a 100km/h ele tem uma retomada mais do que suficiente para uma ultrapassagem rapida. tudo isso de quinta marcha e apenas dando um leve apertão no acelerador.
bom ... estou é disposição para trocar idéias sobre este motor. o que eu souber, eu te falo, o que eu não souber, nés pesquisamos
abraço,
-
-
coletor de pl?stico:
bom … como eu te falei, com baixa pressão ele roda tranquilamente vêrios e vêrios km.
agora se vc quer rodar com mais pressão que isso, pode pensar em comprar um coletor de aluminio do gol turbo original. isso implica em:
-
fazer 6 buchas para a fixação dos parafusos do coletor
-
fazer 2 buchas para a fixação da flauta
-
aumentar a rosca dos 4 parafusos da tbi
-
fazer uma adaptação para o suporte do cabo de acelerador.
o meu carro conta com o cambio do gol turbo original, onde a 4 e 5 marcha são bem mais longas que do cambio original. para vc ter uma ideia, girando 6750 rpm de quarta marcha, o velocimetro bate nos 180km/h (final da escala do velocimetro) e vc ainda tem a quinta marcha para acelerar
[snapback]552708[/snapback]
fala fabio, blzinha? é possivel fazer a adaptação do coletor de aluminio do gol turbo no 1.0 8v, fazendo o que você indicou? não se esque?a que a vw não fabrica o g4 com motor 16v
vc sabe a relação de marcha desse cambio? qual diferencial vc esta usando?
abra?
-
-
olha cara … com relação ao coletor no 8v, eu nao sei te falar pois nunca vi um coletor de 8v na mão. nao existe nenhum coletor de aluminio nos 1.0 8v mais antigosó aqui em santos tinha um gol bola 1.0 8v que rodava com 1,8kg para mais de turbo.
a relação deste cambio eu ainda estou procurando. o diferencial é o bom e velho 4,71
eu nem atentei ao detalhe da volks nao fazer mais os 1.0 16v. essas infos que eu passei valem para os motores 1.0 16v acima de 2002.
-
pq o pessoal não faz o certo que é no final das contas o mais barato, fácil e seguro?
1 kit turbo com turbina t2; (tem na spa t2 com eixo menor ainda, mesmo preço)
2 gerenciador de ponto de ignição e bico extra; (ex techrace)
3 todo escapamento trabalhado para 2 polegadas;
com isso vc anda até com 0,5 na gasolina sem precisar trocar bomba nem nada, quer mais potência?
4 gerenciado flex manual de 0 até + 45%;
5 bomba de combustável para flex;
6 kit de partida a frio; (reservatério de gasolina)
pronto, com isso pode andar com 0,8 sem risco de quebras. nada de mexer nos bicos originais, dosador, bomba de 4 bar, etc, etc, etc…
se não existissem marcas como techrace, fueltech, motorspice, hardwarecar, etc, eu até poderia em optar por dosadores e gambiarras para controlar o ponto. digipulse e his não servem para um acerto perfeito, não controlam ponto. esse papo de que com acerto de mistura e baixa pressão ?pode deixar o ponto de ignição original? é papo de merxanico, vai quebrar como o meu, do meu amigo, do meu vizinho e do meu parente quebrou com 0,8, um com 2, outro do 6, outro com 12 meses, mas vai quebrar por causa do ponto = aquecimento.
tinha um colega com um uno 1.3 com 1,2 bar de pressão a mais de 2 anos, nunca quebrava, mas vou te falar, o cara não anda com o carro fica arrastando o carro, não seu se era medo de quebrar ou raspar, mas o fato é que ele é cagão, da um carro desses na minha mão que eu quero em 3 esticadas.