Fazer ranhuras em camara de combustao ?
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sempre li e ouvi que os dutos internos do motor devem ser o mais polido e liso possivel (todos os dutos de lubrificacao e resfriamento).
hoje vendo o programa american hot rod, vi um preparador de motor v8 dizer que tudo na parte interna do motor tem que ser arranhado (inclusive mostrou ele fazendo as ranhuras dentro das camaras com um torno) para que a superficie tenha atrito com o oleo, e consequentemente melhor lubrificacao
pergunta: isso nao vai na contra-mao do que geralmente dizemos ???
obs. posso eu nao ter intendido
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todos o cilindro tem que ter essas ranhuras que vc diz,que na verdade se chama brunimento do cilindro,tem que te pois se ele for todos espelhado ou liso como vc me diz não reteria o oleo para uma perfeita lubrificação e também teria problemas com a compressão dos mesmo.
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brunimento e para termos um filme de oleo mais consistente, mas principalmente para o melhor casamento entre possiveis imperfeicoes entre pistoes/aneis e cilindro.
mas estas ranhunhas/brunimento e na camisa/cilindro e nao na camara.
e na parte de lubrificacao e resfriamento temos rugosidade p aumentar a area, a turbulencia e consequentemente a troca termica.
logo o conceito de qto mais liso melhor nao e correto
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na camisa do cilindro tem de haver as ranhuras, ?bvio. é um processo chamado brunimento, sempre aplicado após a retífica do cilindro.
como o pessoal já disse, serve para ajudar a reter o óleo e impedir de torrar os anéis de vedação.
quanto a esse tipo de coisa nos dutos de admissão, é mais coisa de motor antigo. havia o carburador longe dos cilindros, e uma parede rugosa ajudava a criar turbulencia no escoamento e homogeinizar melhor a mistura.
hoje com ie, os bicos ficam logo acima da válvula de admissão, assim essa rugosidade não é mais necessária nos dutos, aumentando a efici?ncia volum?trica também.
importante salientar que na c?mara de combustão esse procedimento é totalmente contra indicado. quanto mais lisa e sem rebarbas melhor. essas pequenas sali?ncias acabam se tornando pontos quentes e causando pré-ignição.
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li em algum forum, nao lembro se foi aqui, que um user relatou que o preparador fazia ranhuras em volta dos pistoes com o torno, para que acumulasse oleo la….
segundo ele o motor rodou o campeonato inteiro de turismo sem precisar brunir os cilindros...
alguem ve algum beneficio nisso?
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li em algum forum, nao lembro se foi aqui, que um user relatou que o preparador fazia ranhuras em volta dos pistoes com o torno, para que acumulasse oleo la….
segundo ele o motor rodou o campeonato inteiro de turismo sem precisar brunir os cilindros...
alguem ve algum beneficio nisso?
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nenhum.
primeiro que vai criar pontos de concentração de tensão nos pistões (que sofrem mais porrada que o cilindro). além do pistão ser em alumínio, ou seja, vc vai perder as ranhuras muito mais rapidamente.
sem fala que ir? piorar também a distribuição do óleo ao redor do pistão.
sinceramente não consigo ver vantagens nesse processo.
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tudo ja foi falado, só deixo um alertinha aqui: muito cuidado com as traduções/dublagens nesses programas. falam (nas dublagens/legendas) muitas coisas erradas neles, mas muitas meeeeeesmo.
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li em algum forum, nao lembro se foi aqui, que um user relatou que o preparador fazia ranhuras em volta dos pistoes com o torno, para que acumulasse oleo la….
segundo ele o motor rodou o campeonato inteiro de turismo sem precisar brunir os cilindros...
alguem ve algum beneficio nisso?
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eu não vejo muito sentido em fazer ranhuras no pistão, já que quem está em contato constante com a camisa é o anel.
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eu não vejo muito sentido em fazer ranhuras no pistão, já que quem está em contato constante com a camisa é o anel.
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os pistoes originais eles tem umas ranhunhas na saia. entendo mais como um auxilio p o amaciamento das partes que uma tentativa de reter oleo, apesar de tb auxuliar. (falo dos pistoes std mahle, q eu entendo um pouco)
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os cilindros do meu carro não usam o brunimento normal , nao sei qual a pedra q se usa pra brunir normalmente, o meu foi brunido com pedra 400, especial pra turbo, mais fina as ranhuras q a pedra q se usa num motor original
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num aumenta a área, mas a superf?cie de contato sim. quanto mais rugoso, mais superf?cie de contato.
[]s
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mas área não é igual a superf?cie ?? ? ? ?
como vc aumenta uma superficie, sem aumentar área???
são sinonimos
ue? esta errado?? pq? como?
(estes smiles sao otimos )
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na verdade o objetivo de criar a rugosidade não é de aumentar a área pra gerar turbulencia… eh a propria rugosidade q te da a turbulencia, pelo proprio desenho dela...
claro uma superficie rugosa tem mais area em contato q uma superficie lisa... mas não é necessariamente esse aumento de area q gera a turbulencia, e sim o proprio desenho....
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li em algum forum, nao lembro se foi aqui, que um user relatou que o preparador fazia ranhuras em volta dos pistoes com o torno, para que acumulasse oleo la….
segundo ele o motor rodou o campeonato inteiro de turismo sem precisar brunir os cilindros...
alguem ve algum beneficio nisso?
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naum sei se entendi oq disse.. mas se sim.. eu jah vi fazerem isso tanto em motor 4t.. como tb em moto 2t.. soh q no caso do motor 2t vi o cara fazendo pequenos buracos regularmente espa?ados.. a parencia e o toque ficou como de uma bola de golf…
para ilustrar...
http://www.golfysalud.com/admin/verfoto.ph…a_web.jpg&r=100
jah em ap.. vi fazerem como se fossem faixas… cintos.. em volta do pistao...
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isso de fzr ranhunhas (pequenas canaletas) nas saias dos pistões eu tb vi e foi aqui no pp, snme o anderson q mostrou.