Fazer ranhuras em camara de combustao ?
-
brunimento e para termos um filme de oleo mais consistente, mas principalmente para o melhor casamento entre possiveis imperfeicoes entre pistoes/aneis e cilindro.
mas estas ranhunhas/brunimento e na camisa/cilindro e nao na camara.
e na parte de lubrificacao e resfriamento temos rugosidade p aumentar a area, a turbulencia e consequentemente a troca termica.
logo o conceito de qto mais liso melhor nao e correto
-
na camisa do cilindro tem de haver as ranhuras, ?bvio. é um processo chamado brunimento, sempre aplicado após a retífica do cilindro.
como o pessoal já disse, serve para ajudar a reter o óleo e impedir de torrar os anéis de vedação.
quanto a esse tipo de coisa nos dutos de admissão, é mais coisa de motor antigo. havia o carburador longe dos cilindros, e uma parede rugosa ajudava a criar turbulencia no escoamento e homogeinizar melhor a mistura.
hoje com ie, os bicos ficam logo acima da válvula de admissão, assim essa rugosidade não é mais necessária nos dutos, aumentando a efici?ncia volum?trica também.
importante salientar que na c?mara de combustão esse procedimento é totalmente contra indicado. quanto mais lisa e sem rebarbas melhor. essas pequenas sali?ncias acabam se tornando pontos quentes e causando pré-ignição.
-
li em algum forum, nao lembro se foi aqui, que um user relatou que o preparador fazia ranhuras em volta dos pistoes com o torno, para que acumulasse oleo la….
segundo ele o motor rodou o campeonato inteiro de turismo sem precisar brunir os cilindros...
alguem ve algum beneficio nisso?
-
li em algum forum, nao lembro se foi aqui, que um user relatou que o preparador fazia ranhuras em volta dos pistoes com o torno, para que acumulasse oleo la….
segundo ele o motor rodou o campeonato inteiro de turismo sem precisar brunir os cilindros...
[snapback]555558[/snapback]
nenhum.
primeiro que vai criar pontos de concentração de tensão nos pistões (que sofrem mais porrada que o cilindro). além do pistão ser em alumínio, ou seja, vc vai perder as ranhuras muito mais rapidamente.
sem fala que ir? piorar também a distribuição do óleo ao redor do pistão.
sinceramente não consigo ver vantagens nesse processo.
-
tudo ja foi falado, só deixo um alertinha aqui: muito cuidado com as traduções/dublagens nesses programas. falam (nas dublagens/legendas) muitas coisas erradas neles, mas muitas meeeeeesmo.
-
eu não vejo muito sentido em fazer ranhuras no pistão, já que quem está em contato constante com a camisa é o anel.
-
eu não vejo muito sentido em fazer ranhuras no pistão, já que quem está em contato constante com a camisa é o anel.
[snapback]555914[/snapback]
os pistoes originais eles tem umas ranhunhas na saia. entendo mais como um auxilio p o amaciamento das partes que uma tentativa de reter oleo, apesar de tb auxuliar. (falo dos pistoes std mahle, q eu entendo um pouco)
-
os cilindros do meu carro não usam o brunimento normal , nao sei qual a pedra q se usa pra brunir normalmente, o meu foi brunido com pedra 400, especial pra turbo, mais fina as ranhuras q a pedra q se usa num motor original
-
num aumenta a área, mas a superf?cie de contato sim. quanto mais rugoso, mais superf?cie de contato.
[]s
[snapback]555292[/snapback]
mas área não é igual a superf?cie ?? ? ? ?
como vc aumenta uma superficie, sem aumentar área???
são sinonimos
ue? esta errado?? pq? como?
(estes smiles sao otimos )
[snapback]555977[/snapback]
na verdade o objetivo de criar a rugosidade não é de aumentar a área pra gerar turbulencia… eh a propria rugosidade q te da a turbulencia, pelo proprio desenho dela...
claro uma superficie rugosa tem mais area em contato q uma superficie lisa... mas não é necessariamente esse aumento de area q gera a turbulencia, e sim o proprio desenho....
-
naum sei se entendi oq disse.. mas se sim.. eu jah vi fazerem isso tanto em motor 4t.. como tb em moto 2t.. soh q no caso do motor 2t vi o cara fazendo pequenos buracos regularmente espa?ados.. a parencia e o toque ficou como de uma bola de golf…
para ilustrar...
http://www.golfysalud.com/admin/verfoto.ph…a_web.jpg&r=100
jah em ap.. vi fazerem como se fossem faixas… cintos.. em volta do pistao...
-
isso de fzr ranhunhas (pequenas canaletas) nas saias dos pistões eu tb vi e foi aqui no pp, snme o anderson q mostrou.
-
os cilindros do meu carro não usam o brunimento normal , nao sei qual a pedra q se usa pra brunir normalmente, o meu foi brunido com pedra 400, especial pra turbo, mais fina as ranhuras q a pedra q se usa num motor original
[snapback]556273[/snapback]
e ai ganha-se mais lubrificação???