Dúvida com his aspirado
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fala galera… alguém por aqui usa o his aspirado????
tá com uma dúvida na calibragem...
pegando a tabela de calibração do efic aspirado, vê que facilmente o percentual de utilização do bico ultrapassa os 100%.
minha dúvida ?: após 100% h? algum ganho? ou após isso tanto faz 100% 200% ou 300%? até qual valor útil pode-se chegar o duty cicle?
estou com o carro ainda parado… só regulamos lenta p/ poder verificar se tudo está normal.
só estamos com essa dúvida p/ regular a primeira bancada de bicos. se alguém tiver alguma tabela p/ servir de base, já ajudaria tb (trata-se de um ap 2.03 com 4 bicos de 65ml na primeira bancada, cabeçote feito 41x37, molas duplas, comando 284? / 11mm, parte de baixo toda forjada com al?vio e balanceamento de vira e volante... setup p/ virar 8000rpm fácil)
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marcelo,
? o que explicaram abaixo. num eh bom passar dos 80%. 90% no máximo.
ontem quando testamos meu carro, a megasquirt acusou 116%, lembra? e tava certo mesmo. eu uso 2 injeções por ciclo, então tenho 10ms a 6000rpm. meu tempo de injeção passou dos 11ms. o bico tava era aberto. por isso que aquela hora que segurei final de 5a, a sonda começou a cair.
no his é tentativa e erro mesmo. nele tem uma escala de leds que avisa a porcentagem do tempo de injeção que está usando. esquece um pouco a tabela do excell e testa na prática. qq coisa, tamo aqui, é só ligar que vamos l
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legal ver que meu sistema é mais inteligente inclusive que a megasquirt ele faz todos esses calculos pra vc, baseado na rotacao maxima que vc define, e libera de 0 a 255 pra vc ajustar de tempo de injecao, ja descontanto dempo de abertura e os 80% de d.c. na rotacao maxima. onde 0 eh 0% e 255 é 100%, assim vc ajusta na pratica de 0.4 em 0.4%(100%/255)
no modulo do meu carro eh de 1 em 1%. na injecao preferi fazer 0 a 255 pra ter um ajuste mais fino. nao importa a rotacao maxima, ele recalcula tudo pra manter a precisao de 255 pontos de regulagem, usando precisao interna de até 1 milionesimo de segundo (1ms/1000), garantindo um ajuste fino e gradual mesmo se vc girar 1000rpm com 1 bico apenas, tendo tempo de injecao util de apenas 1,7ms. ele divide os 1.7ms em 255 partes, entao cada 1 na regulagem vai significar 0,006ms
eu ainda vou arrumar alguem afim de investir dinheiro nesse projeto… vendo os que existem por ai, eh facil justificar porque vale a pena
bom, voltando da viagem na maionese ao assunto do topico, lembrem-se de reparar na rotacao maxima, tirar 20% d.c. pra dai regular o modulo se ele permitir regulagem em ms apenas ja enxergando apenas os 80% pra garantir o descanso de 20%
esse modulo permite regular o tempo de abertura separado?
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fala lost…. p/ vc ter uma idéia de como é feito o acerto, ta? a tabela:
http://www.dragsterbrasil.com/his/manuais/tabelacalc2004.xls
bem b?sico
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pulsa todos de uma vez… só h? uma sa?da do módulo p/ ser ligado aos injetores.
manual:
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aff maria… entao quem calculou essa tabela nao tem a menor noção de injecao eletronica. desculpe a sinceridade.
o d.c. total a 5000 rpm com injecao monoponto é 6ms e nao 24. mas vc deve usar apenas 80% disso, que seria 4,8ms.
se vc tiver 2 bicos pulsados alternadamente como eh na injecao que eu fiz pro barco, o d.c. total seria 12ms a 5000 rpm, isso se for num motor 4 cilindros 4 tempos. se for v8 como eh no barco, cai pra 6ms. se vc botar 1 bico soh, seria 3ms...
se ele realmente aciona o bico com 24ms quando ta escrito 24 ali, o bico ta travado aberto ha muito tempo ja... na verdade vc ta com 400 % de injecao e como ja comentaram, isso nao existe. nao existe 101%...
entendeu?
passar esse modulo num osciloscopio deve ser a coisa mais feia de se ver...
kra, me diga uma coisa, o motor funciona com esse modulo? chega a ligar? tem marcha lenta?
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…41x37...
eita…cabe isso?
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o d.c. total a 5000 rpm com injecao monoponto é 6ms e nao 24.
nessa bancada, uso 4 bicos multi…
o motor funciona com esse modulo? chega a ligar? tem marcha lenta?
tem lenta sim…. tranquilo demais...
lost... esse módulo é só p/ carro de pista.... e tem muitaaaa gente q usa. geralmente os turbo a usam na primeira bancada. pode pesquisar...
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41x35 blza…mas 37 nunca tinha visto...
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pois é…41x35 já fica bem encostadinho...
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tb nunca vi 41x37 41x35 fica bem perto mesmo… o meu eh 40x35 e fica pouco espaço de distancia...
lost ja vi mt nego usando esse modulo ai... pra rua eh uma merda, mas em pista vira legal heim... so q eh aquela coisa, mudou o clima tem q recalibrar etc etc etc...
até hoje os caras q eu vi regulando his faziam uma tabela so pra inicio, e colocava na rua pra acertar...
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nessa bancada, uso 4 bicos multi…
tem lenta sim.... tranquilo demais...
lost... esse módulo é só p/ carro de pista.... e tem muitaaaa gente q usa. geralmente os turbo a usam na primeira bancada. pode pesquisar...
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kra, bicos multi perderm 2ms soh pra abrir…
legal que usam... mas aparentemente, ta tudo errado kra... vc pode acreditar em mim, ou nao.
ja parou pra pensar que com 4 cilindros, pulsando tudo junto vc tem 1/4 de tempo de injecao do que ta sendo mostrado naquela tabela? vc acredita nisso ou acha que o que ta la ta certo? usando bicos multi, 13 ohms, de 4,8ms uteis ja usando apenas 80% do d.c., vc ainda perde 2ms que é o tempo que o bico leva pra abrir... sobram 2.8 ms de tempo de injecao...
como eu queria poder botar um modulo meu num carro de pista soh pra ver a diferenca de se fazer algo sabendo o que ta fazendo.
infelizmente, o motor nao é nada exigente com relacao a alimentacao. por isso vc tem tantos modulos ao meu ver por enquanto porcarias e safados , que conseguem fazer o motor funcionar. mas com certeza, tem diferença pra um negocio decente.
ja ponto nao permite erro ou desvios... por isso vc ve tao poucos modulos que controlam ponto... mesmo que seja apenas atrasar, que eh muito mais facil do que controlar totalmente.
bom, voltando ao asunto, sugiro vc rever todo o seu setup, pq esses calculos estao errados, entao toda a tabela ta errada. use essa formula pra calcular o d.c. em determinada rotacao
60.000/rpm*0.8
e lembre-se que bico multi leve 2ms pra abrir e mono 3ohms leva 0.7ms. esse tempo eh perdido, nao eh injetado combustivel.
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já vi 41x36 e pra mim esse é o limite.
a sede ja praticamente não existe assim.
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bom… realmente a sede fica no limite. quanto aos 41x37, foi tudo conferido direitinho.
se não me engano, o gol da t.anhanguera correu na light do paulista esse ano com esse setup... acho q até saiu na ap o setup desse motor. só nao tenho certeza...
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bom, voltando ao asunto, sugiro vc rever todo o seu setup, pq esses calculos estao errados, entao toda a tabela ta errada. use essa formula pra calcular o d.c. em determinada rotacao
60.000/rpm*0.8
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lost… valeu pela ajuda... vou pensar aqui no q vamos fazer.
depois te digo como ficou essa novela
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firmeza, boa sorte ae…
seria bom alguem comentar sobre esses tempos de d.c. em determinadas rotacoes ai que eu falei... confirmar o que ta na planilha, como o modulo trabalha e como o kra que projetou raciocina com relacao ao d.c. (que nao tem mais de 1 maneira correta de se calcular mas tudo bem)
digo pra alguem mais comentar pra nao ficar soh a minha opiniao. mas pra conferir essas coisas, eh soh pegar uma calculadora, nao eh complicado nao...
eu jamais montaria 4 bicos pulsando ao mesmo tempo... no minimo de par em par... ainda mais multi, que eh super lento...
seu carro eh pra competicao kra?