Dúvida com his aspirado
-
nessa bancada, uso 4 bicos multi…
tem lenta sim.... tranquilo demais...
lost... esse módulo é só p/ carro de pista.... e tem muitaaaa gente q usa. geralmente os turbo a usam na primeira bancada. pode pesquisar...
[snapback]572224[/snapback]
kra, bicos multi perderm 2ms soh pra abrir…
legal que usam... mas aparentemente, ta tudo errado kra... vc pode acreditar em mim, ou nao.
ja parou pra pensar que com 4 cilindros, pulsando tudo junto vc tem 1/4 de tempo de injecao do que ta sendo mostrado naquela tabela? vc acredita nisso ou acha que o que ta la ta certo? usando bicos multi, 13 ohms, de 4,8ms uteis ja usando apenas 80% do d.c., vc ainda perde 2ms que é o tempo que o bico leva pra abrir... sobram 2.8 ms de tempo de injecao...
como eu queria poder botar um modulo meu num carro de pista soh pra ver a diferenca de se fazer algo sabendo o que ta fazendo.
infelizmente, o motor nao é nada exigente com relacao a alimentacao. por isso vc tem tantos modulos ao meu ver por enquanto porcarias e safados , que conseguem fazer o motor funcionar. mas com certeza, tem diferença pra um negocio decente.
ja ponto nao permite erro ou desvios... por isso vc ve tao poucos modulos que controlam ponto... mesmo que seja apenas atrasar, que eh muito mais facil do que controlar totalmente.
bom, voltando ao asunto, sugiro vc rever todo o seu setup, pq esses calculos estao errados, entao toda a tabela ta errada. use essa formula pra calcular o d.c. em determinada rotacao
60.000/rpm*0.8
e lembre-se que bico multi leve 2ms pra abrir e mono 3ohms leva 0.7ms. esse tempo eh perdido, nao eh injetado combustivel.
-
já vi 41x36 e pra mim esse é o limite.
a sede ja praticamente não existe assim.
[snapback]572248[/snapback]
bom… realmente a sede fica no limite. quanto aos 41x37, foi tudo conferido direitinho.
se não me engano, o gol da t.anhanguera correu na light do paulista esse ano com esse setup... acho q até saiu na ap o setup desse motor. só nao tenho certeza...
-
bom, voltando ao asunto, sugiro vc rever todo o seu setup, pq esses calculos estao errados, entao toda a tabela ta errada. use essa formula pra calcular o d.c. em determinada rotacao
60.000/rpm*0.8
[snapback]572252[/snapback]
lost… valeu pela ajuda... vou pensar aqui no q vamos fazer.
depois te digo como ficou essa novela
-
firmeza, boa sorte ae…
seria bom alguem comentar sobre esses tempos de d.c. em determinadas rotacoes ai que eu falei... confirmar o que ta na planilha, como o modulo trabalha e como o kra que projetou raciocina com relacao ao d.c. (que nao tem mais de 1 maneira correta de se calcular mas tudo bem)
digo pra alguem mais comentar pra nao ficar soh a minha opiniao. mas pra conferir essas coisas, eh soh pegar uma calculadora, nao eh complicado nao...
eu jamais montaria 4 bicos pulsando ao mesmo tempo... no minimo de par em par... ainda mais multi, que eh super lento...
seu carro eh pra competicao kra?
-
lost,
o his pulsa 1 vez a cada ciclo. então, a 5000rpm ele tem 24ms sim, e não os 6ms que vc falou. portanto, a tabela do excell está correta
a megasquirt trabalha com quantidade de combustivel requerida, e a partir dessa quantidade você preenche tabela de efici?ncia volum?trica. se eu fui burro de colocar mais tempo de injeção do que o tempo útil de injeção, a culpa não é da injeção. os par?metros tão lá, basta saber usar. analisando o datalogging que fui perceber isso.
tem uma medida de dutycicle lá, eu que esqueci de olhar quando tava acertando. no caso, era para eu ter orientado o marcelo (turbomao) para me avisar quando isso passasse de 80% ou 90%, sei lá. mas esqueci. ainda bem que ele avisou quando a sonda começou a cair e num quebrei nada.
-
de onde vc é e o carro vai andar onde?
[snapback]572407[/snapback]
estou morando em manaus… aqui não existe um calend?rio fixo e não h? tanto profissionalismo como aí pro sul. mesmo assim, h? muito tempo estou comprando as peças... e agora estou montando o carro com tudo do bom e do melhor (tirando a injeção...rs...).
-
lost,
o his pulsa 1 vez a cada ciclo. então, a 5000rpm ele tem 24ms sim, e não os 6ms que vc falou. portanto, a tabela do excell está correta
a megasquirt trabalha com quantidade de combustivel requerida, e a partir dessa quantidade você preenche tabela de efici?ncia volum?trica. se eu fui burro de colocar mais tempo de injeção do que o tempo útil de injeção, a culpa não é da injeção. os par?metros tão lá, basta saber usar. analisando o datalogging que fui perceber isso.
tem uma medida de dutycicle lá, eu que esqueci de olhar quando tava acertando. no caso, era para eu ter orientado o marcelo (turbomao) para me avisar quando isso passasse de 80% ou 90%, sei lá. mas esqueci. ainda bem que ele avisou quando a sonda começou a cair e num quebrei nada.
[snapback]572411[/snapback]
tem certeza? ja usou uma calculadora e conferiu isso?
o texto vai ser longo, mas quem realmente quiser ter raciocinio proprio e ter mais certeza na hora dos acertos, leia tudo e raciocine junto. se tivesse tudo certinho nesse modulo que todo mundo usa e é otimo , o amigo ai nao taria com problema.
5000 rpm, significa 5 mil voltas do motor, em 1 minuto certo?
num motor quatro tempos, quatro cilindros, se tem 1 ciclo do motor a cada 2 voltas do virabrequim. entao, como sao 4 cilindros, vc tem as 4 admissoes em 2 voltas. entao vc tem 2 admissoes em 1 volta, ou 1 admissao a cada 1/2 volta. até aqui estao de acordo ou nao?
sendo assim, com 1 bico, ou 4 bicos fazendo a funcao de um bico maior, se tem 2 pulsos por volta.
2 pulsos por volta a 5000 rpm (valor de exemplo apenas), se tem 10 mil pulsos por segundo. concordam?
1 minuto tem 60 segundos, entao se vc tem 10 mil pulsos em 60 segundos, é só dividir 10 mil por 60, pra saber quantos pulsos vc tem por segundo. 10 mil/60 = 166,6 pulsos por segundo, que pode-se dizer em hertz. entao pra 5 mil rpm, em um motor 4 tempos, 4 cilindros, sistema monopnoto (apesar de ter 4 bicos, trabalha como um sistema monoponto) se tem 166,6 hertz, até aqui concordam?
1 minuto tem 1000 milisegundos, certo? entao vc tem 166,6 pulsos num periodo de 1000 milisegundos certo? entao vc tem 1000/166,6. pra se ter 166,6 pulsos no intervalo de 1 segundo (1000 milisegundos) vc tem que dar um pulso a cada 6 milisegundos (pra tirar a prova real, é só multiplicar 6ms x 166,6 = 1000)
entao o intervalo real entre cada novo pulso dos bicos em um motor 4 cilindros 4 tempos, com 1 pulso por ciclo de admissao, todos os bicos pulsando junto, é de 6ms, e nao 24 ms. 24ms é o tempo que leva 2 voltas do virabrequim, ou 1 volta do comando de valvulas/distribuidor. soh que nessa 1 volta do distribuidor/2voltas do virabrequim, acontecem 4 explosoes e logico, 4 admissoes.
? facil pensar ah, legal, o lost ta desenvolvendo o negocio dele e ta querendo falar mal de um que ja ta no mercado e bla bla bla . mas pensem que se eu tiver certo, eu podia era nao falar nada, nao tentar ajudar nem nada.
alguem mais pra ajudar a reforcar a minha opiniao, ou a da planilha e modulo em questao?
mas tem que usar uma calculadora, e nao ficar imaginando de cabeca como seria.
-
estou morando em manaus… aqui não existe um calend?rio fixo e não h? tanto profissionalismo como aí pro sul. mesmo assim, h? muito tempo estou comprando as peças... e agora estou montando o carro com tudo do bom e do melhor (tirando a injeção...rs...).
[snapback]572441[/snapback]
pena ser tao longe. tenho vontade de ajudar mais quando vejo o pessoal apanhando com esse tipo de erro, onde uma calculadora resolveria totalmente o problema.
qual sua opiniao sobre o que eu tenho comentado? afinal vc eh o mais interessado em afinar o carro
-
? facil pensar ah, legal, o lost ta desenvolvendo o negocio dele e ta querendo falar mal de um que ja ta no mercado e bla bla bla .
[snapback]572468[/snapback]
-
[snapback]572472[/snapback]
pq, nao acha isso facil nao? sempre tenho medo de pensarem assim.
bom carol, se sua opiniao eh que isso que eu disse nao tem nada a ver, melhor. mas comenta alguma coisa sobre o calculo que eles usaram pra d.c., pq isso nao tem 2 maneiras de fazer certo, é 1 só se 1 ta certa a outra ta errada
de sua opiniao ae poxa
-
pq, nao acha isso facil nao? sempre tenho medo de pensarem assim.
bom carol, se sua opiniao eh que isso que eu disse nao tem nada a ver, melhor. mas comenta alguma coisa sobre o calculo que eles usaram pra d.c., pq isso nao tem 2 maneiras de fazer certo, é 1 só se 1 ta certa a outra ta errada
de sua opiniao ae poxa
[snapback]572486[/snapback]
infelizmente é muito mais facil criticarem, do que melhorarem, trazerem novas e melhores soluções praquilo q fazemos na vida. entendo esse seu medo, mas vamos pensar positivamente.
eu opinar aqui? fico só lendo e tentando entender
esse negócio de contas…monte de números...isso não é pra mim não
-
infelizmente é muito mais facil criticarem, do que melhorarem, trazerem novas e melhores soluções praquilo q fazemos na vida. entendo esse seu medo, mas vamos pensar positivamente.
eu opinar aqui? fico só lendo e tentando entender
esse negócio de contas…monte de números...isso não é pra mim não
[snapback]572493[/snapback]
ah, q isso vai…
? só raciocinar po... vc concorda pelo menos na parte do motor, que se tem 4 admissoes em 2 voltas, entao se tem 1 admissaso a cada meia volta do virabrequim, entao vc tem 1 faisca a cada meia volta, e que se o modulo pulsa sincronizado com a faisca, a frequencia de pulsacao é de 2x o rpm, pq sao 2 pulsos por volta... nao tem nada de absurdo nisso, eh soh ter um minimo de nocao de como funciona um motor. e vc tem muita nocao.
agora tente ler e raciocinar junto tudo que eu escrevi...
-
lost,
desculpa, acho que eu não fui claro. esses cálculos que vc fez estão certos sim. mas, algumas injeções funcionam de maneira diferente. o seu cálculo é para as injeções que injetam 4 vezes por ciclo, ou seja, a cada 2 voltas do motor injeta 4 vezes. porém, o his não funciona assim, ele injeta 1 vez a cada ciclo, 1 vez a cada 2 voltas do motor. ou seja, ele tem 24ms em 5000rpm entre um pulso e outro.
na ms isso pode ser configurado. para motores 4 cilindros, temos a opção de injetar 1, 2 ou 4 vezes por ciclo. por exemplo, no meu caso que uso 2 injeções por ciclo, tenho 12ms em 5000rpm. sacou?
-
lost,
desculpa, acho que eu não fui claro. esses cálculos que vc fez estão certos sim. mas, algumas injeções funcionam de maneira diferente. o seu cálculo é para as injeções que injetam 4 vezes por ciclo, ou seja, a cada 2 voltas do motor injeta 4 vezes. porém, o his não funciona assim, ele injeta 1 vez a cada ciclo, 1 vez a cada 2 voltas do motor. ou seja, ele tem 24ms em 5000rpm entre um pulso e outro.
na ms isso pode ser configurado. para motores 4 cilindros, temos a opção de injetar 1, 2 ou 4 vezes por ciclo. por exemplo, no meu caso que uso 2 injeções por ciclo, tenho 12ms em 5000rpm. sacou?
[snapback]572522[/snapback]
saquei sim mas assim vc alimenta mais os cilindros que tem ciclo proximo ao ciclo que foi injetado o combustivel, e vai chegar muito menos, ou nenhum combustivel, no cilindro mais distante do pulso…
kra, se o modulo vai ligado no negativo da bobina, com certeza ele pulsa pra cada faisca, exatamente como eu falei. pra ser assim, 1 pulso pra cada 2 voltas, soh se fosse enrolado um fiosinho no cabo da vela do primeiro cilindro pra captar o ciclo do motor, e nao ligado no negativo da bobina. a nao ser que internamente o modulo de 1 pulso e salte 3...
vc tem absoluta certeza que da 1 pulso nos 4 bicos juntos pra cada 2 voltas do motor??? se for assim, seria pessimo, e nenhum motor duraria grande coisa sendo exigido. acho que vc ta enganado nisso ai viu kra... acho mais facil quem calculou os tais 24ms pra 5 mil rpm nao saber o que ta fazendo e a coisa ter virado uma zona total.
se fosse pra fazer assim, eu usaria 4 bicos de baixa vazao, de 3 ohms e pulsaria 1x pra cada cilindro, pra alimentar os 4 por igual.
puts, preciso entrar nisso de cabeca logo. pq pelo que vejo, o mercado tem muito espaco
-
eu ja vi a muito tempo atrás um cara dizendo que o modulo his tinha um grave erro no seus mapas.
-
saquei sim mas assim vc alimenta mais os cilindros que tem ciclo proximo ao ciclo que foi injetado o combustivel, e vai chegar muito menos, ou nenhum combustivel, no cilindro mais distante do pulso…
kra, se o modulo vai ligado no negativo da bobina, com certeza ele pulsa pra cada faisca, exatamente como eu falei. pra ser assim, 1 pulso pra cada 2 voltas, soh se fosse enrolado um fiosinho no cabo da vela do primeiro cilindro pra captar o ciclo do motor, e nao ligado no negativo da bobina. a nao ser que internamente o modulo de 1 pulso e salte 3...
vc tem absoluta certeza que da 1 pulso nos 4 bicos juntos pra cada 2 voltas do motor??? se for assim, seria pessimo, e nenhum motor duraria grande coisa sendo exigido. acho que vc ta enganado nisso ai viu kra... acho mais facil quem calculou os tais 24ms pra 5 mil rpm nao saber o que ta fazendo e a coisa ter virado uma zona total.
se fosse pra fazer assim, eu usaria 4 bicos de baixa vazao, de 3 ohms e pulsaria 1x pra cada cilindro, pra alimentar os 4 por igual.
puts, preciso entrar nisso de cabeca logo. pq pelo que vejo, o mercado tem muito espaco
[snapback]572530[/snapback]
hunrum o his funciona assim. pelo menos os antigos. esse novo eu não sei dizer.
usei por um bom tempo o his aspro e num tive problemas de duração com o motor. na ms também não uso 4 por ciclo, uso 2, pra ficar num meio termo. não uso 4 porque perco uns ms a mais com abertura e fechamento de bicos. acho que é por isso que a his prefere usar 1 por ciclo.
já reparou que o pessoal que usa fueltech reclama de precisar de muitos bicosó é que ela injeta 4 por ciclo, ai perde tempo com a abertura e fechamento dos bicos.
ou seja, a cada duas voltas, a 6000rpm, supondo que demore 1ms para abrir e fechar os bicos:
1x a cada duas voltas: 20ms - 1ms = 19ms.
4x a cada duas voltas: 20ms - 4ms = 16ms.
ai se perde 3ms.
não sei se é só impressão minha, mas já fiz vêrios testes com isso na megasquirt, e o funcionamento, consumo, facilidade para pegar, tudo fica melhor usando os 4x por ciclo, por isso eu uso 2x por ciclo, para ficar no meio termo.
bom, acho que desvirtuamos muito o tópico do marcelo hehehe
que vc queria saber mesmo marcelo?
-
eu ja vi a muito tempo atrás um cara dizendo que o modulo his tinha um grave erro no seus mapas.
[snapback]572546[/snapback]
jefferson,
se o erro for esse de injetar 1x por ciclo, não sei te afirmar que é um problema. acho que é apenas o modo que eles acharam que fica melhor. opção deles. o problema ai seria que em uns cilindros a mistura demora mais para chegar na camara, enquanto outros vai direto, mas a mistura ficar parada no coletor, os carburadores já ficavam a muito tempo hehehehe
só lembrando que no manual do his vem escrito bem grande.
uso exclusivo para competição
hehehe
-
hunrum o his funciona assim. pelo menos os antigos. esse novo eu não sei dizer.
usei por um bom tempo o his aspro e num tive problemas de duração com o motor. na ms também não uso 4 por ciclo, uso 2, pra ficar num meio termo. não uso 4 porque perco uns ms a mais com abertura e fechamento de bicos. acho que é por isso que a his prefere usar 1 por ciclo.
já reparou que o pessoal que usa fueltech reclama de precisar de muitos bicosó é que ela injeta 4 por ciclo, ai perde tempo com a abertura e fechamento dos bicos.
ou seja, a cada duas voltas, a 6000rpm, supondo que demore 1ms para abrir e fechar os bicos:
1x a cada duas voltas: 20ms - 1ms = 19ms.
4x a cada duas voltas: 20ms - 4ms = 16ms.
ai se perde 3ms.
não sei se é só impressão minha, mas já fiz vêrios testes com isso na megasquirt, e o funcionamento, consumo, facilidade para pegar, tudo fica melhor usando os 4x por ciclo, por isso eu uso 2x por ciclo, para ficar no meio termo.
bom, acho que desvirtuamos muito o tópico do marcelo hehehe
que vc queria saber mesmo marcelo?
[snapback]572551[/snapback]
perfeito, mesmo porque cada bico esta ali, no cabecote, entao o que ele injeta, fica ali ateh a valvula abrir. a unica diferenca eh que um cilindro vai abrir a valvula logo apos o combustivel ser injetado, outro depois, outro depois ateh que quando abrir o quarto, o combustivel vai estar ali por muito mais tempo parado que o primeiro. a diferenca na alimentacao entre um cilindro e outro seria soh por tempo de vaporizacao do combustivel no duto do cabecote. um vai pegar muito cedo e outro muito tarde…
e eu colocando no modulo ateh controle de angulo de acionamento dos bicos pra vc avancar o momento da injecao com relacao a abertura da valvula de admissao... acho que to preocupado d+ com detalhes...
com esse sistema de 1 pulso a cada 2 voltas, é obrigatorio montar como injecao multiponto, 4 bicos no coletor. se vc montar 1 bico no meio, ai sim da cagada total na alimentacao pq vai ter cilindro que nao vai receber praticamente nada de combustivel.
e o que vc acha de 2 canais, e pulsar 1-4, 2-3 juntosó (sistema semi-sequencial)
? assim que o meu modulo trabalha por enquanto. mas pretendo chegar no sequencial sem sensor de fase (sensor de fase por software) com ajuste do momento de acionamento dos bicos, pra pegar valvula aberta, ou valvula fechada ou valvula abrindo