Motor a diesel mais potente do mundo
-
eu sei que as fotos já foram postadas mas nunca tinha lido maiores detalhes sobre esse pequenino motor
-
imagina o escapamento disso.
imagina o consumo.
já tinha visto mais mesmo assim é de deixar de queixo caido.
o motor diesel mais potente do mundo
o motor turbodiesel dois-tempos wartsila-sulzer rta96-c é atualmente o mais potente e eficiente propulsor prim?rio do mundo. constru?do pela aioi works, da diesel united, ltd, do japoo, está disponível em versões de 6 a 14 cilindros, todos em linha. eles foram projetados para aplicação em grandes navios para transporte de cont?ineres. os armadores apreciam configurações monomotor e mono?lice e a nova geração de navios maiores para esta finalidade precisavam de um motor maior para impulsion?-los.
o di?metro dos cilindros é pouco menor que 38 pol (96,5 cm) e o curso dos pistões ligeiramente maior que 98 pol (2,489 m). cada cilindro desloca 111.143 pol? (1.820 litros) e produz 7.780 hp (7.787 cv). a cilindrada total é de 1.556.002 pol? (25.480 litros) na versão de 14 cilindros.
alguns dados da versão de 14 cilindros:
-
peso total do motor: 2.300 toneladas (só o virabrequim pesa 300 toneladas)
-
comprimento: 27,1 metros
-
altura: 13,4 metros
-
potência máxima: 108.920 hp (110.430 cv) a 102 rpm
-
torque máximo: 776.073 m.kgf (7.613.283 nm) a 102 rpm
o consumo de combustável em potência máxima é de 126 gramas por hp por hora (consumo específico de combustável ao freio). em regime de máxima economia é de 118 g/hp/h. nessa condição, a efici?ncia térmica do motor supera 50%. ou seja, mais da metade da energia do combustável é convertida em movimento.
para comparação, a maioria dos motores de autom?veis e de aeronaves pequenas apresentam consumo específico na faixa de 180 a 270 g/hp/h e efici?ncia térmica na faixa 25%-30%
mesmo no ajuste de potência mais eficiente, o grande motor de 14 cilindros consome 6.280 litros de óleo combustável pesado por hora.
internamente, é um pouco diferente da maioria dos motores de autom?veis. a parte superior da biela não é ligada diretamente ao pistão, mas a uma cruzeta que se desloca em canais-guia. uma longa haste de pistão liga este é cruzeta. isso provavelmente é feito para que as forças laterais produzidas pela biela sejam absorvidas pela cruzeta e não pelo pistão. essas forças laterais são as que fazem os cilindros dos motores de autom?veis ficarem com formato ovalado com o tempo.
-
-
já postado..
-
vo coloca um desses no meu gol, e vo chama um bugatti veiron (acho q eh assim q escreve…) na seta... ahahahaha
-
loko eh ver os cara usando um guindaste pra colocar as bronzinas… ahahaha
-
legal o pessoal da montagem colocando as bronzinas…
agora a biela tem um formato bem diferente de cilindro... sera que teria aplica?oes mortais ?
[snapback]574017[/snapback]
provavelmente nao, a biela é articulada na ponta que vai no pino do pistao, de forma a nao provocar esforão lateral que ovaliza o bloco/camisa.
isso nao deve ser possivel em motores de alta rota?ao, quebra.
vi esse motor e lembre daquela coloca?ao fatos sobre ap turbo :
um veyron tem 1000 cavalos. um ap turbo tem 1000 veyrons.
-
imagina para ligar ele pela primeira vez
nao tenho a menor ideia de como eh a confusao para se ligar um motor de navio gigante pela primeira vez. ja ouvi falar que apos ligado, jamais se desligara(exceto por quebras…), mas como sera gira uma bagaca dessas pela primeira vez?
-
imagina para ligar ele pela primeira vez
nao tenho a menor ideia de como eh a confusao para se ligar um motor de navio gigante pela primeira vez. ja ouvi falar que apos ligado, jamais se desligara(exceto por quebras…), mas como sera gira uma bagaca dessas pela primeira vez?
[snapback]574282[/snapback]
boa pergunta…
um motor de arranque pra isso dae seria, numericamente rid?culo...
precisaria de uma itaipo pra gerar energia suficiente pra girar um dánamo que ganhasse da inercia do motor... hehehe
imagino que seja por hidr?ulica... como o óleo que eles usam tem o funcionamento parecido com o diesel, basta um tranco no motor pra coisa toda funcionar...
mas eu ainda queria ver os bicos injetores e as valvulas hehehehe
-
pra ligar eh so coloca o navio na descida e dar um tranco
-
http://www.wartsila.com/,en,productsservic…bf36f,,8000.htm
tb quero saber sobre a turbina.
no pdf tem uma outras fotos bem legais.
-
pra ligar eh so coloca o navio na descida e dar um tranco
[snapback]574322[/snapback]
sei la, ja pensou se colocam algum tipo de explosivo temporizado dentro das c?maras só pra dar o embalo na hora de ligar o motor?
-
imagina o navio no meio de passeio, e o motor apaga… sera q o capitão fica bravo??? ahahahah
-
http://en.wikipedia.org/wiki/w%c3%a4rtsil%…-sulzer_rta96-c
as mesmas infos..
http://en.wikipedia.org/wiki/emma_m%c3%a6rsk
o navio que leva um desses motorzinhos…