Dúvida sobre turbina e pop-off
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eu nao acredito nisso
a turbina so vai girar se vc pisar
e a mesma coisa do pessoal que usa booster pra andar na rua, pra que???????????
duvido que alguem fique de pe cravado o tempo todo…
na minha antiga brasilia quase nao usava pressao pra andar normal na rua, so quando ia fazer gra?a ou numa subida, mas mesmo assim eram por alguns segundos...
abracos
wagner luis
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concordo isso quando vc ta pressurizando o maximo que pode, dependendo da regulagem feita.
a wastegate tb fica fechada ate vc atingir a pressao que foi regulada.
por isso eu digo que pra uso na rua nao vejo praque tanto medo.
nao to dizendo que nao reduza a vida util da turba, mas nao deve ser assim tao drastica essa reducao…
a nao ser que vc use uma turba limao .33 num motorzao 2.0 16v, ai ate com wg ela abre o bico....
em mecanica tudo depende.... depende de como se utiliza o equipamento, como esta o equipamento, etc, etc...
comprei meu kit usado, turbina tinha folga no eixo, e mesmo assim demorou 1 ano pra babar oleo na parte fria, na quente nao vazava, mas na fria ja tava babando oleo, muita gente me dizia que nao ia durar tres meses...
abracos
wagner luis
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amigo meu tava usando uma apl .63 num marea 2.0 turbinado e essa turbina desintegrou com 2 dias de uso… ele jura de po junto q isso soh aconteceu pq usa pop-off
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fala pra ele mudar de mecânico… nunca q isso foi causado pela pop-off...
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penso q a turbina só vai trabalhar de maneira diferente com a pop em relação a wast gate a partir do momento que a pressão maxima regulada é atinginda… ainda assim ninguem me convence q com 1 kg na admissão tenha pressão suficiente no escape pra tirar ela de giro...
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vc usa ne carol na loira???
abracos
wagner luis
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sim, uma pop-off grande da spa e com um pequeno trabalhamento interno.
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diminui nada….ja to rodando com a minha a anos,
ela soh vai girar dmais se vc usar um turbinho , por exemplo uma apl 42/48 num 2.0.....ai ela vai sempre girar um pouco mais q a pressao estabelecida
sempre usei pop off, mas hj penso q usar uma wg boa, tipo akelas da ancona eh muuuuito melhor q uma pop off ou mesmo blow off de alivio, pois acho q quando alivia na pressurizacao, perde um pouco de velocidade na admissao...mas neh...apenas acho
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eu usei pop-off um tempão também…
temos que entender o seguinte, a turbina vai encher no máximo quando estiver recebendo x vazão de gases, ou seja, em determinada rotação do motor. porém, encher a turbina é proporcional é carga que está na parte fria, quando a pop-off abre, parte desta carga é aliviada e a turbina passa a operar em outro ponto, basta localizar no mapa da turbina, é muito parecido com uma bomba de água...
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bem… tem trocentos posts sobre isso no pp..
mas aqui vai ao menos o que eu jah disse:
a turbina gira com os gases do motor… entao quando voce dah carga no acelerador, sai mais gaz e ela gira mais... a wastegate impede que muito gas gire a turbina demais.... manda os gases pra fora... soh que ela soh faz isso quando tem gas demais... quando nao tem, ela nao faz nada....
jah a pop off manda o excesso de pressuriza?ao embora... tudo bem.. voce vai me dizer que isso força a turbina.. mas isso eh soh quando os gases do escape tao fazendo a turbina girar freneticamente.... e isso soh acontece quando o carro tah torando mta pressao no motor....
ai eu lhe pergunto: seu carro vive com o ponteiro da pressao do turbo no limite que voce estabeleceu? provavelmente nao....
eh tudo uma questao de controlar... se voce tem uma turbina bem dimensionada e nao dah cacete no carro o tempo todo ele vai ir bem...
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o funcionamento da popoff em simples
ela soh faz a turbina trabalhar em rota?ao mais alta em situa?oes aonde ela esta aberta (aonde se ela nao existisse a pressao de turbina seria maior do que a regulada)
vou dar um exemplo:
em uma turbina x num motor x existe (em uma condi?ao x de carga de acelerador + rpm) um fluxo de x litros de ar por segundo, o que faz a turbina girar x rpm/s e manda 1 bar de pressao (sem popoff instalada, sem wastegate, sem nada..)
ai voce acha que eh mta pressao.. que soh quer rodar com 0.8 bar
voce instala uma wastegate pra jogar fora parte dos x litros de ar por segundo do escape pra fazer a turbina girar menos e mandar menos bar de pressao.. ai voce consegue 0.8bar
ok
agora tente responder a minha pergunta:
a wastegate trabalha quando? apartir de que momento?
a wastegate soh abre quando chega um momento aonde existe um fluxo maior de gas de escape (o que giraria mais a turbina gerando mais pressao) do que o desejado. ai ela abre e joga esse excesso embora antes de passar pela turbina.
isso soh acontece apartir de uma rota?ao x e uma carga de acelerador x
antes disso, nao acontece nada a wastegate tah lah soh esperando, esperando.. nao tah fazendo nada
(se voce tirar a parte que conecta a wastegate ao escape vai poder observar exatamente o momento em que ela começa a funcionar, assim como voce jah observou o momento em que a popoff começa a funcionar)
entao.. nesse momento aonde a wastegate esta aberta mandando excesso de gas de escape embora pra turbina girar soh os x rpm desejados, ela esta poupando a turbina.. mas soh nessas ocasioes
no resto do tempo, nao esta nao
eu uso popoff mais por uma questao de comodidade.
nao sou um defensor fanatico mas tambem nao aceito que sejam feitas falsas acusa?oes.
voce me perguntou se eu jah ouvi o barulho da popoff abrindo.
eu lhe respondi que ja, sempre que acelero meu carro ateh o necessario pra ela abrir.. e lhe digo: isso nao acontece o tempo todo nao.. minha turbina nao eh um limaozinho frenetico que tora pressao indiscriminadamente a 2000 rpm
acho, numa boa, que falta pra voce apenas tentar entender o que estou querendo dizer..
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um… a valvula que deixa passar o excesso de gases eh a wastegate sim
dois... a valvula que deixa passar o excesso de pressao se chama pop-off e realmente faz barulho quando solta o excesso de ar pressurizado.
tres... pop-off nao faz a turbina ficar em overspeed direto... pela ultima vez.... nao faz
o que faz turbina ficar em overspeed eh o incorreto dimensionamento junto com a pop-off..
vejamos porque:
o principio de funcionamento da turbina eh: os gases de escape saem com velocidade e ao passar pela parte quente movimentam o rotor. se o carro conta com uma valvula wastegate voce regula para quando atingir uma passagem x de gas (que voce sabe que vai lhe render y de pressao de turbina) a wastegate começar a deixar passar o excesso de gas embora (para aquele caninho que junta com o escape... por isso a wastegate nao faz barulho... o barulho vai pro escape)... com isso voce evita que a turbina gire em excesso, esquentando.... desgastando.... ok.... e verdade.... mas eh preciso atentar para o fato de que, a menos que voce seja um insano que soh anda de peh em baixo o tempo todo (carga do acelerador + giro) e que voce use uma turbina inadequada para o seu motor (sem querer entrar no merito de turbina grande x turbina pequena .... digo que eh adequada ao meu ver) ela dificilmente vai girar rapido o tempo todo entao.... nao tem problema usar pop-off
se voce ainda estah em duvida, vamos comparar com o funcionamento da pop-off....
se o seu carro tem uma valvula pop-off (como eh o meu caso) a turbina gira o mesmo que se tivesse waste-gate (bem... um pouco mais.. um pouco mais mesmo.... o que em parte lhe garante a pegada melhor) em todas as citua?oes exceto naquele momento aonde voce tah de peh embaixo com giro, aonde a sua turbina tah mandando mais pressao do que voce quer..... e ai a pop-off joga fora o resto...
bem... no meu caso, e acredito que no caso de todos voces... isso nao acontece sempre, neh?
por isso digo e repito: o lance eh usar uma turbina adequada para o que voce quer (pressao e comportamento de entrada trocando em miudos).. pop-off nao eh a vil? da estoria
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soh tenho uma coisa a dizer:
se a wg for ruim ela ainda vaza um pouco…
mesmo qndo nao devia abrir...