Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Automobilismo
  4. Admirável nelson

Admirável nelson

Agendado Fixado Trancado Movido Automobilismo
13 Posts 10 Posters 1.5k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • S Offline
    S Offline
    Steve McQueen
    escreveu em última edição por
    #1

    admirável nelson

    roberto brand?o

    18/01/2007 - 23:24

    desde que comecei a escrever no ?retrovisor?, venho ensaiando esta coluna. por vêrios motivos, dentre os quais, ficar em paz comigo por injusti?as que cometi no passado, homenagear o último dos rom?nticos e refrescar a curta memória brasileira.

    em defer?ncia ao personagem, um amante de boas piadas, o tátulo da coluna faz um pequeno trocadilho com o famoso almirante nelson, comandante da poderosa esquadra inglesa (e não aquele do seriado viagem ao fundo do mar ), com o aportuguesamento da palavra admiral (almirante, em ingl?s), mostrando minha admiração a um dos maiores pilotos de f?rmula 1 em todos os tempos: nelson piquet souto maior.

    começa a se destacar na f?rmula super-vó, como um piloto veloz é o candango voador é e vence sua primeira corrida em 1974. esta era a época em que ele dirigia uma kombi, rebocando seu carro de competição. muitas vezes dormia nas casas de mecânicos, oficinas, quando conseguia um abrigo. outras, dormia em sua kombi-oficina. essas dificuldades todas serviram para aprimorar seu conhecimento e técnica em mecânica, muito úteis em sua vitoriosa carreira.

    na equipe gledson-amador, chegou a despertar minha ira: ganhava tudo, fazia poles, voltas mais rápidas, sobressaindo contra os ?dolos paulistanos da época - alfredo guaran? menezes, josó pedro chateaubriand, marcos troncon e tantos outros.

    foi para a europa, correr o campeonato de f-3, no peito e na ra?a, com dinheiro contado. o carro não podia bater ou quebrar. ao mesmo tempo, m?rio patti jr, vai correr o campeonato ingl?s de f-3 com assessoria de imprensa, patroc?nio e um esquema melhor estruturado. ambos vão colhendo resultados, mas só as corridas e os resultados do keko recebem destaque. nem quando vencia, piquet conseguia mais do que poucas linhas. por compet?ncia, é chamado a disputar o ingl?s de f-3, exatamente quando o dinheiro havia acabado, após uma batida com keko, na preliminar da f-1, em m?naco, onde vinha se apresentando bem.

    chega é f-3 inglesa, juntamente com chico serra, este com um esquema ainda mais sofisticado do que o de patti jr. começa a obter ?timos resultados e vit?rias, mas o notici?rio brasileiro insiste em destacar serra, mesmo durante a incrável série de vit?rias seguidas de piquet. procura os jornalistas e recebe sempre a mesma resposta: para ser destaque, tinha de pagar, a tátulo de assessoria de imprensa.

    por seus próprios méritos, sem apoio e com dificuldades, chega, finalmente, é f-1, onde se torna um tricampeão mundial e um dos pilotos mais completos de toda a história.

    foi um dos poucos a vencer campeonatos com mais de um carro, na verdade tr?s, pois os dois brabham com os quais venceu eram carros totalmente diferentes: um carro-asa com motor cosworth e um turbo bmw.

    foi um dos pilotos que enfrentou a maior sequência de mudanças de regulamentos e alterações nos projetos dos carros: carros-asa, minissaia, turbo com reabastecimento, turbo sem reabastecimento, motor 3,5 litros aspirado, etc, etc. foi campeão com pneus diferentes. contribuiu para as estratégias de corrida, inventando o pré-aquecimento de pneus, que alonso agora aperfei?oou, foi o primeiro piloto a fazer o pit stop, de forma a carregar menos peso no carro, durante a era turbo.

    e teve sua vingan?a: campeão mundial, cada vez que um jornalista brasileiro, principalmente aqueles a quem havia pedido ajuda anteriormente lhe requisitavam uma entrevista exclusiva, ou aos novatos que pouco conheciam do ramo, ele logo respondia com a pergunta: ?quanto você me paga??. essa atitude despertou a ira dos reporteres brasileiros, que o achavam intratével.

    pior, para o seu pesadelo, surge ayrton senna, com esquemas de assessoria de imprensa poucas vezes vistos por aqui. nelson piquet era bicampeão mundial, sempre um dos favoritos ao tátulo, porém a média dava maior atenção ao novato senna, que lhe roubava a cena (sem trocadilhos) e conquistava mais patroc?nios.

    em 1987, conquista um dos tátulos mais difáceis da história da f-1. lutou contra seu companheiro de equipe, contra o campeão prost e sua mclaren e, principalmente, contra sua equipe, que, a todo custo, queria que o ingl?s nigel mansell vencesse por uma equipe inglesa, com carro e patroc?nios ingleses. sem falar na imprensa britúnica, que não o deixava em paz. e, por aqui, falava-se mais de senna…

    minha admiração por ele só fazia crescer. e, para completar suas qualidades, o seu jeito rebelde, politicamente incorreto e suas brincadeiras me conquistaram definitivamente. o último bon vivant, o último brincalh?o, que aprontava com seus colegas, mecânicos e com os amigos jornalistas (poucos) e uma pessoa generosa, um lado pouco conhecido seu.

    nelson piquet souto maior foi um piloto admirável. foi o último piloto que sabia preparar e cozinhar uma ultrapassagem, que voltamos a assistir na última corrida de schumacher, no brasil. sinto sua falta neste mundo atual da f-1. ele era divertido, também.

    sobre a parte que eu negritei, interessante isso, explica muita coisa, não acham?

    1 Resposta Última resposta
    • T Offline
      T Offline
      TuningBrasil
      escreveu em última edição por
      #2

      e ainda me questionam pq eu sou fã do cara… :todoido:

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        Pix
        escreveu em última edição por
        #3

        esse sim chutava bundas, e ainda chuta.

        piquet :todoido:

        1 Resposta Última resposta
        • J Offline
          J Offline
          Joel_RS
          escreveu em última edição por
          #4

          sou fã dele, mais ainda depois que assisti a era dos campeões .

          1 Resposta Última resposta
          • Q Offline
            Q Offline
            quarteto
            escreveu em última edição por
            #5

            o piquet sempre foi um piloto fantástico…

            mas pelo q ele fez pelo autódromo de bsb, ele é um grandec?ssimo filho da puta

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              m4c4c0
              escreveu em última edição por
              #6

              a vantagem de piquet é que ele se dobrou menos ao sistema. e se divertiu mais. piloto por piloto, eu acho que senna foi melhor.

              1 Resposta Última resposta
              • E Offline
                E Offline
                el.rafar
                escreveu em última edição por
                #7

                **o piquet sempre foi um piloto fantástico…

                mas pelo q ele fez pelo autódromo de bsb, ele é um grandec?ssimo filho da puta** [snapback]582373[/snapback]

                ass: rafael oliveira ferreira

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  Steve McQueen
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  ? teteto, o autódromo de bsb tá tão ruim assim? o piquet relaxou na administração?

                  1 Resposta Última resposta
                  • Q Offline
                    Q Offline
                    quarteto
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    ? teteto, o autódromo de bsb tá tão ruim assim? o piquet relaxou na administração?

                    [snapback]582771[/snapback]

                    basicamente ele arrendou o autódromo pro nelsinho treinar…qdo ele andava de f3 todo dia era dia de treino...

                    ele aumentou pra caraio as taxas, cobrando diária q nego cobra em interlagos pra treinar (só q interlagos tem boa estrutura, né) e fazendo mais festas, raves e micaretas no autódromo do que corridas

                    os banheiros das arquibancadas precisam de reformas, os guard-rails, a pista só não tem buraco pq o asfalto colocado na inauguração e nunca reformado é muito bom, mas tem pontos com falhas já, a estrutura de boxes está horrível (grades dos boxes fudidas, escadas para subir pro paddock que podem provocar acidentes, etc.)

                    ? foda cara....ele prometeu arrumar o autódromo e não fez absolutamente nada...pelo menos a f-truck vem correr aqui e ainda dá ima ajeitada nessas coisas...

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Glauco
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      só vi o piquet correndo quando ele já estava no final da carreira, mas sou fã dele….

                      1 Resposta Última resposta
                      • E Offline
                        E Offline
                        el.rafar
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        dah desanimo ver a situa?ao do autodromo aki… e pensar que nos temos um tra?ado excelente... ate um semi oval...

                        as arquibancadas realmente dao vergonha... ano retrazado tinha um buraco nos boxes que a stock tapou com uma chapa de metal e entulho por baixo...

                        boxes pekenos... nao suportam uma competi?ao de nivel internacional...

                        falta de suporte do governo... e por ai vai... o piquet acabou com o automobilismo por aki...

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          Anderson Torres
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          estão reclamando da administração do autodromo de bsb???

                          conhecem cesar maia? lembram dos gps de f1 realizados no rio de janeiro, onde piquet já vendeu e tudo???

                          eh… já era

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            Shark
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            basicamente ele arrendou o autódromo pro nelsinho treinar…qdo ele andava de f3 todo dia era dia de treino...

                            ele aumentou pra caraio as taxas, cobrando diária q nego cobra em interlagos pra treinar (só q interlagos tem boa estrutura, né) e fazendo mais festas, raves e micaretas no autódromo do que corridas

                            os banheiros das arquibancadas precisam de reformas, os guard-rails, a pista só não tem buraco pq o asfalto colocado na inauguração e nunca reformado é muito bom, mas tem pontos com falhas já, a estrutura de boxes está horrível (grades dos boxes fudidas, escadas para subir pro paddock que podem provocar acidentes, etc.)

                            ? foda cara....ele prometeu arrumar o autódromo e não fez absolutamente nada...pelo menos a f-truck vem correr aqui e ainda dá ima ajeitada nessas coisas...

                            [snapback]582888[/snapback]

                            **isso pq ele ficou 10 anos como dono do autódromo…. 10 anos é tempo demais pra não se fazer nada....

                            ah, nem os impostos pro governo ele pagou....

                            abraços**

                            1 Resposta Última resposta

                            • Login

                            • Não tem uma conta? Cadastrar

                            • Primeiro post
                              Último post
                            0
                            • Recente
                            • Usuários