Admirável nelson
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admirável nelson
roberto brand?o
18/01/2007 - 23:24
desde que comecei a escrever no ?retrovisor?, venho ensaiando esta coluna. por vêrios motivos, dentre os quais, ficar em paz comigo por injusti?as que cometi no passado, homenagear o último dos rom?nticos e refrescar a curta memória brasileira.
em defer?ncia ao personagem, um amante de boas piadas, o tátulo da coluna faz um pequeno trocadilho com o famoso almirante nelson, comandante da poderosa esquadra inglesa (e não aquele do seriado viagem ao fundo do mar ), com o aportuguesamento da palavra admiral (almirante, em ingl?s), mostrando minha admiração a um dos maiores pilotos de f?rmula 1 em todos os tempos: nelson piquet souto maior.
começa a se destacar na f?rmula super-vó, como um piloto veloz é o candango voador é e vence sua primeira corrida em 1974. esta era a época em que ele dirigia uma kombi, rebocando seu carro de competição. muitas vezes dormia nas casas de mecânicos, oficinas, quando conseguia um abrigo. outras, dormia em sua kombi-oficina. essas dificuldades todas serviram para aprimorar seu conhecimento e técnica em mecânica, muito úteis em sua vitoriosa carreira.
na equipe gledson-amador, chegou a despertar minha ira: ganhava tudo, fazia poles, voltas mais rápidas, sobressaindo contra os ?dolos paulistanos da época - alfredo guaran? menezes, josó pedro chateaubriand, marcos troncon e tantos outros.
foi para a europa, correr o campeonato de f-3, no peito e na ra?a, com dinheiro contado. o carro não podia bater ou quebrar. ao mesmo tempo, m?rio patti jr, vai correr o campeonato ingl?s de f-3 com assessoria de imprensa, patroc?nio e um esquema melhor estruturado. ambos vão colhendo resultados, mas só as corridas e os resultados do keko recebem destaque. nem quando vencia, piquet conseguia mais do que poucas linhas. por compet?ncia, é chamado a disputar o ingl?s de f-3, exatamente quando o dinheiro havia acabado, após uma batida com keko, na preliminar da f-1, em m?naco, onde vinha se apresentando bem.
chega é f-3 inglesa, juntamente com chico serra, este com um esquema ainda mais sofisticado do que o de patti jr. começa a obter ?timos resultados e vit?rias, mas o notici?rio brasileiro insiste em destacar serra, mesmo durante a incrável série de vit?rias seguidas de piquet. procura os jornalistas e recebe sempre a mesma resposta: para ser destaque, tinha de pagar, a tátulo de assessoria de imprensa.
por seus próprios méritos, sem apoio e com dificuldades, chega, finalmente, é f-1, onde se torna um tricampeão mundial e um dos pilotos mais completos de toda a história.
foi um dos poucos a vencer campeonatos com mais de um carro, na verdade tr?s, pois os dois brabham com os quais venceu eram carros totalmente diferentes: um carro-asa com motor cosworth e um turbo bmw.
foi um dos pilotos que enfrentou a maior sequência de mudanças de regulamentos e alterações nos projetos dos carros: carros-asa, minissaia, turbo com reabastecimento, turbo sem reabastecimento, motor 3,5 litros aspirado, etc, etc. foi campeão com pneus diferentes. contribuiu para as estratégias de corrida, inventando o pré-aquecimento de pneus, que alonso agora aperfei?oou, foi o primeiro piloto a fazer o pit stop, de forma a carregar menos peso no carro, durante a era turbo.
e teve sua vingan?a: campeão mundial, cada vez que um jornalista brasileiro, principalmente aqueles a quem havia pedido ajuda anteriormente lhe requisitavam uma entrevista exclusiva, ou aos novatos que pouco conheciam do ramo, ele logo respondia com a pergunta: ?quanto você me paga??. essa atitude despertou a ira dos reporteres brasileiros, que o achavam intratével.
pior, para o seu pesadelo, surge ayrton senna, com esquemas de assessoria de imprensa poucas vezes vistos por aqui. nelson piquet era bicampeão mundial, sempre um dos favoritos ao tátulo, porém a média dava maior atenção ao novato senna, que lhe roubava a cena (sem trocadilhos) e conquistava mais patroc?nios.
em 1987, conquista um dos tátulos mais difáceis da história da f-1. lutou contra seu companheiro de equipe, contra o campeão prost e sua mclaren e, principalmente, contra sua equipe, que, a todo custo, queria que o ingl?s nigel mansell vencesse por uma equipe inglesa, com carro e patroc?nios ingleses. sem falar na imprensa britúnica, que não o deixava em paz. e, por aqui, falava-se mais de senna…
minha admiração por ele só fazia crescer. e, para completar suas qualidades, o seu jeito rebelde, politicamente incorreto e suas brincadeiras me conquistaram definitivamente. o último bon vivant, o último brincalh?o, que aprontava com seus colegas, mecânicos e com os amigos jornalistas (poucos) e uma pessoa generosa, um lado pouco conhecido seu.
nelson piquet souto maior foi um piloto admirável. foi o último piloto que sabia preparar e cozinhar uma ultrapassagem, que voltamos a assistir na última corrida de schumacher, no brasil. sinto sua falta neste mundo atual da f-1. ele era divertido, também.
sobre a parte que eu negritei, interessante isso, explica muita coisa, não acham?
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e ainda me questionam pq eu sou fã do cara…
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? teteto, o autódromo de bsb tá tão ruim assim? o piquet relaxou na administração?
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? teteto, o autódromo de bsb tá tão ruim assim? o piquet relaxou na administração?
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basicamente ele arrendou o autódromo pro nelsinho treinar…qdo ele andava de f3 todo dia era dia de treino...
ele aumentou pra caraio as taxas, cobrando diária q nego cobra em interlagos pra treinar (só q interlagos tem boa estrutura, né) e fazendo mais festas, raves e micaretas no autódromo do que corridas
os banheiros das arquibancadas precisam de reformas, os guard-rails, a pista só não tem buraco pq o asfalto colocado na inauguração e nunca reformado é muito bom, mas tem pontos com falhas já, a estrutura de boxes está horrível (grades dos boxes fudidas, escadas para subir pro paddock que podem provocar acidentes, etc.)
? foda cara....ele prometeu arrumar o autódromo e não fez absolutamente nada...pelo menos a f-truck vem correr aqui e ainda dá ima ajeitada nessas coisas...
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dah desanimo ver a situa?ao do autodromo aki… e pensar que nos temos um tra?ado excelente... ate um semi oval...
as arquibancadas realmente dao vergonha... ano retrazado tinha um buraco nos boxes que a stock tapou com uma chapa de metal e entulho por baixo...
boxes pekenos... nao suportam uma competi?ao de nivel internacional...
falta de suporte do governo... e por ai vai... o piquet acabou com o automobilismo por aki...
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estão reclamando da administração do autodromo de bsb???
conhecem cesar maia? lembram dos gps de f1 realizados no rio de janeiro, onde piquet já vendeu e tudo???
eh… já era
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basicamente ele arrendou o autódromo pro nelsinho treinar…qdo ele andava de f3 todo dia era dia de treino...
ele aumentou pra caraio as taxas, cobrando diária q nego cobra em interlagos pra treinar (só q interlagos tem boa estrutura, né) e fazendo mais festas, raves e micaretas no autódromo do que corridas
os banheiros das arquibancadas precisam de reformas, os guard-rails, a pista só não tem buraco pq o asfalto colocado na inauguração e nunca reformado é muito bom, mas tem pontos com falhas já, a estrutura de boxes está horrível (grades dos boxes fudidas, escadas para subir pro paddock que podem provocar acidentes, etc.)
? foda cara....ele prometeu arrumar o autódromo e não fez absolutamente nada...pelo menos a f-truck vem correr aqui e ainda dá ima ajeitada nessas coisas...
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**isso pq ele ficou 10 anos como dono do autódromo…. 10 anos é tempo demais pra não se fazer nada....
ah, nem os impostos pro governo ele pagou....
abraços**