Fittipaldi diz que gostaria de montar nova equipe
-
bicampeão da f?rmula 1, campeão da champa car e duas vezes vencedor das 500 milhas de indianopolis, emerson fittipaldi, aos 61 anos, está contando os dias para o nascimento de seu sexto filho, que também vai se chamar emerson.
leia mais not?cias do jornal o dia
enquanto acompanha a construção da sua casa em um condom?nio ecol?gico em porto seguro, o ex-piloto falou com exclusividade ao dia online sobre seus planos e sobre a próxima temporada de f?rmula 1 e respondeu com a mesma categoria que mostrava nas pistas quando questionado sobre dois dos maiores ?dolos brasileiros da categoria.
qual o seu próximo projeto?
emerson fittipaldi é o meu filho que deve nascer logo. é um menino e vai se chamar emerson, em homenagem a minha m?e, que morreu h? poucos meses.
como você acha que será a próxima temporada da f?rmula 1? a categoria vai ser interessante sem o schumacher?
emerson fittipaldi - vai ser uma boa temporada. o kimi (raikkonen) é um piloto muito rápido e vai estar em uma equipe que quer voltar a vencer. temos o alonso, que é sempre um candidato ao tátulo. acredito que teremos uma temporada bem equilibrada e com muita emoção.
e os brasileiros?
emerson fittipaldi - o felipe (massa) vai ter um ano de definição. ele conhece bem a ferrari, já foi piloto de testes da escuderia e provou que sabe suportar a pressão. ele venceu no brasil e vencer no brasil é sempre algo muito difácil. o rubinho depende do carro. ele é muito rápido, mas vai depender da competitividade do time. já o nelsinho (piquet), eu acredito que será titular da renault antes da metade da temporada. o fisichella não é rápido suficiente para competir com ele.
h? a impressão de que na época na qual você corria os pilotos eram mais amigos e tinham um nível melhor. hoje, fala-se muito que o carro é mais determinante que o piloto. você concorda?
emerson fittipaldi - eu sempre digo que os cinco melhores pilotos do mundo hoje seriam os cinco melhores em qualquer época. claro que a eletrúnica ajuda muito hoje, principalmente na hora de acertar o carro, mas quem ainda faz ganhar um grande prémio ou perder um grande prémio é o piloto. na hora da luz verde, o cara do cockpit é quem passa a comandar tudo.
? mais fácil dirigir um f-1 hoje do que na sua época?
emerson fittipaldi - em 2003 andei na ferrari do schumacher. é uma maravilha, muito fácil de guiar, principalmente com pista molhada. imagino o que poderia fazer com um carro daqueles.
quais os pilotos da sua época com os quais você ainda mantém contato? emerson fittipaldi - muitos. em junho encontrei com vêrios em uma festa. estavam lá o jackie stewart, jack brabham, jody scheckter, keke rosberg e vêrios outros amigos. foi ?timo revó-los.
e hoje, quem são os melhores pilotos?
emerson fittipaldi - o mais rápido do mundo hoje é o kimi. em uma volta ele é mais rápido que o schumacher. não sei se ele é constante o suficiente para manter o ritmo durante toda uma corrida. tem o alonso, que é ?timo, muito rápido, e um outro pelotão onde estão o massa e vêrios outros pilotos que ainda tám muito para mostrar.
você já teve uma equipe de formula 1 e hoje é um dos respons?veis pela equipe brasileira da a1 grand prix. apesar dos custos para montar uma equipe de f1, você gostaria de comandar uma equipe novamente?
emerson fittipaldi - isso é algo que sempre passa pela minha cabeça. na próxima temporada será possível comprar um chassi usado de alguma equipe, o que vai fazer com que os custos baixem muito. eu adoro a f-1 e não consigo ficar longe. montar uma nova equipe é algo que gostaria muito de fazer e que não é impossível.
o que você mais gostou de ter conquistado na f-1?
emerson fittipaldi - as amizades. o esporte me permitiu fazer muitos amigos, de vêrias áreas. um dos melhores amigos que fiz, por exemplo, foi o (ex-beatle) george harrison, que era um apaixonado por corridas e uma pessoa excepcional.
para terminar, uma pergunta hipot?tica: caso fosse dono de uma equipe e só pudesse ter um piloto, quem escolheria: piquet ou senna?
emerson fittipaldi - é muito difácil responder. mas, se o carro estivesse bem acertado, escolheria o ayrton, caso precisasse de ajustes, com certeza o nelson.
fonte: http://esportes.terra.com.br/interna/0,,oi…-ei4677,00.html
-
para terminar, uma pergunta hipot?tica: caso fosse dono de uma equipe e só pudesse ter um piloto, quem escolheria: piquet ou senna?
emerson fittipaldi - é muito difácil responder. mas, se o carro estivesse bem acertado, escolheria o ayrton, caso precisasse de ajustes, com certeza o nelson.
fonte: http://esportes.terra.com.br/interna/0,,oi…-ei4677,00.html
[snapback]591500[/snapback]
excelente resposta…. sou muito fã do senna, mas admiro muito o piquet.
-
boas perguntas… conheci o emerson numa gravação do programa do já soares, o cara é gente fina.
obs.: não sabia que a dona juze havia falecido...
_(25/10/06) - morre dona juze, m?e de emerson fittipaldi
juze fittipaldi, m?e do bicampeão da f?rmula-1 emerson fittipaldi, morreu hoje, ?s 10h15min, no hospital barra dáor, onde estava internada havia 41 dias. ela teve problemas card?acos e teve implantado um marcapasso. a assessoria do hospital informou que a causa da morte foi insufici?ncia renal aguda.
dona juze, como era carinhosamente chamada por todos, não foi uma m?e de piloto comum. apesar de sofrer muito com a profissão dos filhos wilson jr. e emerson, ela mesma foi um exemplo para eles, pois foi piloto de corrida na dácada de 1950, uma excentricidade para a época.
?ela e meu pai (o ?bar?o? wilson fittipaldi, locutor de corridas na r?dio panamericana e na tv record e criador das mil milhas brasileiras) sempre nos inspiraram, o amor pelas corridas de carro lá em casa é uma coisa de pai e m?e. em 1953 minha m?e pilotou uma mercedes-benz diesel nas 24 horas de interlagos e chegou em sótimo lugar entre mais de trinta competidores. o amor pelos carros a acompanhou durante toda a vida. h? tr?s anos, já com 82, ela fez uma viagem com meu pai de miami e nova york, ida e volta, dirigindo. e nem por ter esse lado aventureiro deixava de ter o lado de m?e, preocupada e protetora. ela sempre sofreu muito com as nossas corridas, minhas e do wilsinho, principalmente quando fomos para a europa. a f?rmula-1 naquela época era muit?ssimo menos segura que hoje?, disse emerson. ?ela era uma guerreira, essa é a imagem que fica para mim, de uma mulher de fibra?, completou.
wilson fittipaldi, 86 anos, conheceu juze aos 18, no instituto de ci?ncias e letras de são paulo, onde os dois estudavam. foram casados por 63 anos. filha de poloneses, juze fittipaldi nasceu na ucr?nia em 24 de outubro de 1921 e chegou ao brasil com 8 anos de idade. ela estaria completando 85 anos hoje. o corpo de juze fittipaldi será velado a partir das 10 horas e enterrado ?s 16 horas de amanhã, (quarta-feira, dia 25) no cemit?rio da paz, no morumbi, são paulo. emerson fittipaldi e seu pai já se encontram na capital paulista._
(box news)