Qual unidade de medida de compressao em pistao ?
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como medem essa compressão?
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eu tbm tinha essa curiosidade, mas é muito facil….
tira-se a vela do pistao desejado e rosqueia um bico (como se fosse uma vela) no lugar, esse bico tem uma mangueira e a um manometro......dai vc da partida no carro (claro que nao vai pegar) mas no giro do vira comprime o ar no manometro...
entendeu ????
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perfeitamente vlw pela explicação le?o… vou procurar uma oficina que tenha esse eskema ai... gostei..
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achei que fosse dificil de achar, mas agora tenho certeza que em qualquer retifica (nao oficina) que vc for, vai ter o medidor…..atenção aos paramentros do inicio do tópico, porque nem sempre os caras sabem
flw
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valeu pela tabela tim, mas me fala uma coisa…...eh muita diferença dos 1.8 gasolina até 98 e de 99 em diante.....o que mudou ?...vc sabe ????
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honestamente eu nao sei cara
eu acho que mudaram um pouco os pistoes.
cabeçote acho que é identico. ap com junta de aão só saiu em 1999 snme tbm.
uma vez fui procurar pistões pro xr3 (ap 2.0 do gol gti caixote, injeção lejet).
descobri que aqueles pistões nao existem mais, se precisar trocar, tem que usar os do motor mais novo, com injeção mi. são ligeiramente diferentes, os do ap com lejet dao um pouco mais de taxa (10,8:1)
abraço.
martin
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vale lembrar que tem que desligar a ignição do carro pra ele não pegar… a medida é feita só com a força do proprio motor de arranque... arriscado estourar um manometro desses se o carro pegar e acelerar...
existem varios artificios pra descobrir problemas... como jogar um pouco de oleo dentro do cilindro e comparar com a compressao medida sem o óleo... se der muito diferente, é anel gasto por exemplo... dentre outros macetes que eu nao sei...
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vale lembrar que tem que desligar a ignição do carro pra ele não pegar… a medida é feita só com a força do proprio motor de arranque... arriscado estourar um manometro desses se o carro pegar e acelerar...
existem varios artificios pra descobrir problemas... como jogar um pouco de oleo dentro do cilindro e comparar com a compressao medida sem o óleo... se der muito diferente, é anel gasto por exemplo... dentre outros macetes que eu nao sei...
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pra descobrir problema em cabeçote e adjacencias (autador de lenta, entrada falsa de ar), vc poe um vacuometro na admissão, depois da borboleta.
pela oscilação dele, vc consegue descobrir e diferenciar (ou pelo menos estimar com bom grau de certeza) cerca de 8 problemas diferentes.
por exemplo, se oscila entre a a b, é valvula nao vedando.
se oscila de c a d, é tuxo que nao esta carregando ou comando nao levantando adequadamente as valvulas.
abr?ao;
martin
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pra descobrir problema em cabeçote e adjacencias (autador de lenta, entrada falsa de ar), vc poe um vacuometro na admissão, depois da borboleta.
pela oscilação dele, vc consegue descobrir e diferenciar (ou pelo menos estimar com bom grau de certeza) cerca de 8 problemas diferentes.
por exemplo, se oscila entre a a b, é valvula nao vedando.
se oscila de c a d, é tuxo que nao esta carregando ou comando nao levantando adequadamente as valvulas.
abr?ao;
martin
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vleu pela dica martin
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vale lembrar que tem que desligar a ignição do carro pra ele não pegar… a medida é feita só com a força do proprio motor de arranque... arriscado estourar um manometro desses se o carro pegar e acelerar...
existem varios artificios pra descobrir problemas... como jogar um pouco de oleo dentro do cilindro e comparar com a compressao medida sem o óleo... se der muito diferente, é anel gasto por exemplo... dentre outros macetes que eu nao sei...
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estourar o manometro?? mas não tem nem vela na camara medida??
só uma coisa, q ja vi errarem: tem q deixar a borboleta totalmente aberta p se medir a compressao. senao vai dar pouca mesmo, ne? vc lembrou de segurar aberta a borboleta??
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no caso estourar manometro se o carro continuar com as outras velas no lugar e a ignição ligada…
digo isso pq já vê man? fazendo assim... tira uma vela, taca o manometro e dá-lhe na chave... claro que o carro vai pegar e mesmo em 3 cil, vai pra marcha lenta... e tome porrada no manometro...
e não precisa abrir a borboleta já que na partida o atuador abre o necessario... não sei como é nos carburados...
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no caso estourar manometro se o carro continuar com as outras velas no lugar e a ignição ligada…
digo isso pq já vê man? fazendo assim... tira uma vela, taca o manometro e dá-lhe na chave... claro que o carro vai pegar e mesmo em 3 cil, vai pra marcha lenta... e tome porrada no manometro...
e não precisa abrir a borboleta já que na partida o atuador abre o necessario... não sei como é nos carburados...
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bom. a porrada será a mesma, já que estes manometros marcam a pressão de pico. então a pressão será uma só, não importando a rotação que ele esteja.
qto é borboleta, se ela nao estiver aberta vai dar restrição. nos manuais de manutenção sempre tem marcacao para nao esquecer de abrir a borboleta (mer pergunto para o caso de borboleta eletronica).
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presa… já medi com a borboleta toda aberta e tb só na chave mesmo... não vê diferenças na medida...
o manometro pulsa diferente, mas o valor max é o mesmo... pelo menos no meu carro que foi onde já medi varias vezes e de jeitos diferentes...
já li essa recomendação tb, tem uma certa lágica, mas duvido que a borboleta vede completamente e tb virando o motor lento usando o motor de arranque somente, duvido que tenha velocidade suficiente pra fazer qualquer restrição influenciar na medida da compressão...
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ela nunca fecha totalmente… sempre tem um caminho alternativo pro ar... seja um atuador de ml, um duto sei la...
e girando o motor lentamente como com um motor de arranque somente, tem tempo demais pro ar encher o cilindro... mesmo com a restrição da borboleta...
não acredite em mim... faça o seu proximo teste sem abrir a borboleta... compare na mesma hora no mesmo cilindro, abrindo a mesma...