Help vectrão ta na oficina
-
? o sensor …
se tiver um a mão, tenta passar o scanner na inje?ao. vai apontar falha no sensor de rota?ao, ou pelo menos vai aparecer um sinal irregular.
se nao tiver jeito , testa com o multimetro..
a chance de ser o chicote é muuuuuittoooo baixa.
abraço,
martin
-
dei um procurada na net e achei esse site http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.phpodica=83&lm=&cd=2
nesse site tinha esse teste para ser feito se clicar no link tem um desenho vou executalo amanhã acho que faz sentido neh um teste simples ja que na oficina naum tem scaner.
dica 46: sistema motronic m 1.5.2 05/2003
na edição anterior abordamos o sistema de injeção eletrúnica bosch motronic m 1.5.1. nessa edição falaremos do sistema bosch motronic m 1.5.2
o sistema de injeção eletrúnica bosch motronic m 1.5.2 possui estratégias e características muito semelhantes ?s do sistema m1.5.1, que apresentamos na edição passada.
a diferença mais relevante está no principal par?metro utilizado para o calculo da massa do ar admitido pelo motor. no motronic m 1.5.1 é utilizado o medidor de fluxo de ar vaf.
no motronic m 1.5.2 é utilizado o sensor de massa de ar maf.
dica 1 : como simular o sinal do sensor de rotação
-
?s vezes, surge aquela dúvida sobre o estado de funcionamento do sensor de rotação. o motor não pega ou pega mas morre após alguns instantes;
-
para saber se é o sensor de rotação a causa do defeito, basta simular o seu sinal;
-
se durante a simulação do sinal do sensor , for observado o acionamento das válvulas injetoras e da bomba elétrica de combustável e com o sensor instalado não for observado o acionamento desses componentes (durante a partida); concluiremos que o defeito está no sensor de rotação.
como simular o sinal
-
desconectar o conector eletrico do sensor de rotação;
-
conectar o polo negativo de uma pilha de 1,5 volts (com um fio condutor) ao terminal 1 do conector eletrico (lado do chicote) do sensor (figura 1);
-
ligar a ignição sem dar partida;
-
dar pequenos toques com o positivo da pilha é massa do veículo;
-
a cada toque deve-se observar o acionamento (liga e desliga) das válvulas injetoras, bomba elétrica de combustável e atuador de marcha lenta.
dica 2 - tabela de valores operacionais - motronic m 1.5.2
rotação de marcha-lenta 850 a 950 rpm (com motor aquecido)
pressão da linha de combustável de 2,5 a 3,2 bar
tempo de injeção
(marcha-lenta e motor aquecido) -omega 2.0 a álcool - de 2,0 a 3,3 ms
-omega/vectra (com transm. mecânica) - de 2,0 a 2,8 ms
-omega/vectra (com transm. autom?tica) - de 2,0 a 3,0 ms
- astra 2.0 mpfi até 99 - de 3,0 a 4,0 ms
sinal do sensor de temperatura
da água - cts de 1,20 a 0,70 volts vdc (com o motor aquecido em temperatura operacional entre 80 e 100?c)
sinal do sensor de posição da borboleta - tps
-borboleta fechada - de 0,40 a 0,60 volts vdc
-borboleta totalmente aberta - de 4,20 a 4,70 volts vdc
sinal da sonda lambda - hego (marcha-lenta e motor aquecido) oscilando rapidamente entre 0,10 volts vdc (mistura pobre) e 0,90 volts vdc (mistura rica)
sinal do sensor de velocidade do veículo - vss (somente
omega/suprema 3.0) pulsos que variam proporcionalmente com a velocidade do veículo
sinal do medidor de massa de ar - maf (somente astra até 99) entre 0,70 e 1,30 volts vdc
(em marcha-lenta e com motor aquecido)
sinal do sensor de temperatura do ar - act entre 4,00 e 2,00 volts vdc
(em marcha-lenta com motor aquecido)
sensor de rotação e ponto
morto superior resist?ncia elétrica entre 0,48 e 0,68 kohms
sinal maior que 1,00 volts vac (durante a partida)
resist?ncia elétrica das
vólvulas injetoras -omega/vectra/astra a gasolina de 14 a 18 ohms
-omega 2.0 a álcool de 2 a 3 ohms
resist?ncia elétrica do atuador da marcha-lenta
entre 6 e 14 ohms
conector de octanagem (vide item localização de componentes) serve para adequar as curvas de avanço é octanagem do combustável. deve ficar na
posição 95 octanas. conector de octanas preto
-
na posição 95 octanas - resist?ncia elétrica 220 ohms
-
na posição 91 octanas - resist?ncia elétrica 0 ohms
conector de octanas amarelo
-
na posição 95 octanas - resist?ncia elétrica 2,2 k ohms
-
na posição 91 octanas - resist?ncia elétrica infinita (circuito aberto)
medidor de fluxo de ar-vaf
(omega/suprema/vectra 2.0 e 3.0) entre 0,50 e 1,50 volts vdc (em marcha- lenta com o motor aquecido)
resist?ncia elétrica dos pré- resistores (somente omega/ suprema 2.0 a álcool) entre 4,00 e 8,00 ohms
resist?ncia elétrica da eletro- válvula do canister (somente veículos a gasolina) entre 25 e 40 ohms
sinal do sensor de detonação - ks (somente omega/suprema 2.0 a álcool) menor que 0,100 volt vac
(em marcha-lenta com o motor aquecido).
-
-
? problema crúnico de vectra, é o chicote
mexe no chicote e o motor funciona.
-
tem q ver uma coisa, esse sensor é fresco, tem a distancia certa, e qq sujeira interfere nele…..
-
quanto vc pagou?
[snapback]593891[/snapback]
faz coisa de 1 ano +-, se não me falha a memória paguei r$ 80,00.
os sintomas que o meu carro apresentavam eram os mesmos do seu, o carro não queria pegar, ia lá dava umas chacoalhadas, mexidas no chicote, da? pegava, depois não pegava mais.
abraços.