Ap 1.8t…....
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sacou onde quero chegar? não é diminuir o carro de ninguém, nem condenar certas práticas. só fico meio de cabelo em po qdo vejo gente dizendo que o motor guenta 300 na boa qdo eu sei que mal guenta 200 se peidando todo.
uma coisa é um motor que vc quebra qdo quiser, outra é um motor que se vc não tirar de giro com redução de marcha fora de rpm, vc não quebra nem querendo
power on demand é uma coisa, confiabilidade original, é outra bem diferente
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vou meter o bedelho ok?
tomando sua definição acima de confiabilidade (que é a mesma minha), gostaria que alguém pudesse tirar minhas dúvidas com relação a esse tópico.
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seria possível em um 1.8mi, com 0,8bar alcançar algo em torno de 200 cv com uma turbina .50 .58 bipulsativa e ter com isso confiabilidade com miolo original?
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um booster pra 1.2bar pra usar de vez em nunca mudaria alguma coisa nessa confiabilidade ?
ps: sei que existem mais vari?veis ok? mas como nunca tive turbo queria ter uma idéia disso aí. obrigado.
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- seria possível em um 1.8mi, com 0,8bar alcançar algo em torno de 200 cv com uma turbina .50 .58 bipulsativa e ter com isso confiabilidade com miolo original?
com um comando 027 e intercooler é capaz de chegar sim.
acredito que não vê descer canaleta usando ponto adequado e se não der falta não deve quebrar. mas carro turbo é adaptação, então pode quebrar sim.
- um booster pra 1.2bar pra usar de vez em nunca mudaria alguma coisa nessa confiabilidade ?
com atraso de ponto adequado e não lenhar de final, vai tranquilo…
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exatamente…. hoje em dia esse povo mais novo banaliza demais a potência.
montei a saveiro inteiro forjada, com intercooler e tudo mais e quando falo que é um motor para dia a dia inteiro forjado com seus 280cv de potência tem gente que acha pouco.
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algum de vc?s leu a matéria luz verde que eu escrevei pra fullpower a uns 2 anos atrás ?… saiu na revista que tem um 206 verde e preto na capa...
fala justamente sobre isso....
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seria possível em um 1.8mi, com 0,8bar alcançar algo em torno de 200 cv com uma turbina .50 .58 bipulsativa e ter com isso confiabilidade com miolo original?
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um booster pra 1.2bar pra usar de vez em nunca mudaria alguma coisa nessa confiabilidade ?
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1)pra andar com essa pressao eu andaria de apl 525, pq a pressao adequada, q traria o melhor rendimento dessa turbina (.50) seria 1.5bar
- 1.2bar eh uma boa pressao, se bem acertado nao eh pra quebrar nao
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algum de vc?s leu a matéria luz verde que eu escrevei pra fullpower a uns 2 anos atrás ?… saiu na revista que tem um 206 verde e preto na capa...
fala justamente sobre isso....
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eu li… vc ainda falo, lembro direitinho hehehe
a maioria dos clientes num tem noção do que são 350cv, nessa entrevista q eu vi q vc era uma pessoa diferenciada da maioria dos mexanicos ai....
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vou meter o bedelho ok?
tomando sua definição acima de confiabilidade (que é a mesma minha), gostaria que alguém pudesse tirar minhas dúvidas com relação a esse tópico.
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seria possível em um 1.8mi, com 0,8bar alcançar algo em torno de 200 cv com uma turbina .50 .58 bipulsativa e ter com isso confiabilidade com miolo original?
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um booster pra 1.2bar pra usar de vez em nunca mudaria alguma coisa nessa confiabilidade ?
ps: sei que existem mais vari?veis ok? mas como nunca tive turbo queria ter uma idéia disso aí. obrigado.
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? possível, mas não me parece ser a receita mais racional.
para obter essa potência, com essa pressão, eu te sugeriria o seguinte:
um turbo um pouco menor, poderia até ser mesmo uma 525, mas eu usaria um turbo de tempra, com upgrade de carca?a quente, eixo e rotor. um coletor tubular bem feito, em inox parede fina ou aão com parede grossa (nesse caso com coating, pra não soltar carepa no rotor quente), intercooler e um trabalho de cabeçote simples, apenas os ?ngulos.
detalhe, destaxaria o motor pra cerca de 8,8:1 ou 9:1.
o truque na manga seria trabalhar o squish, pra não perder torque com essa queda de taxa.
para atingir os 200 com baixa pressão vc precisa ter um escape bem feito, o que não significa que tenha que custar uma banana. apenas tem de ser montado com boas curvas, abafadores livres e 2,5. um downpipe de qualidade tb, que tb não é mist?rio e a pressurização deve ser feita nos mesmos moldes, usando a racionalidade. o intercooler tb deve ser bem pensado: uma colm?ia boa e as caixas bem feitas. um toque na borboleta tb…
ponto mais alto em baixa e atrasador ou chip em alta.
um carro assim anda bem no motor e inclusive faz um barulho bem bonito
o custo não é barato, mas um motor feito assim, com peças novas e bem montado, não quebra. principalmente se usar bielas boas. não recomendo para um caso assim bielas de kombi.
não quebra mesmo, dá pra confiar. e fica bem razoável de andar, bem legal. até econômico fica.
abraço
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o custo não é barato, mas um motor feito assim, com peças novas e bem montado, não quebra. principalmente se usar bielas boas. não recomendo para um caso assim bielas de kombi.
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no caso dele, bielas originais aguentam, nem precisa de bielas de kombi e menos ainda de bielas forjadas. o lance é logo de cara, logo quando for abrir o motor para chegar o estado b?sico do miolo, ja se certificar ter bielas no mínimo né. 65. se for abaixo disso nem aconselho turbinar o motor.
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no caso dele, bielas originais aguentam, nem precisa de bielas de kombi e menos ainda de bielas forjadas. o lance é logo de cara, logo quando for abrir o motor para chegar o estado b?sico do miolo, ja se certificar ter bielas no mínimo né. 65. se for abaixo disso nem aconselho turbinar o motor.
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as bielas e as canaletas são o ponto fraco.
se fosse meu motor, montaria com bielas e vb de 1.8t, se eu conseguisse é custo bom.
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bom pessoal, sem querer criar atrito.
mas (sempre tem que ter o mas…), sei lá, gostaria de ver um pouco mais de honestidade, já que estamos entre amigos mesmo.
não que esteja chamando o pessoal de desonesto, não é isso. mas motor original não aguenta moeção com esses néveis de potência. eu nunca vi. e olha que já vi alguns...
essa semana ainda conversei com um cara (conhece, sabe o equipamento que tem, e é um canhão de verdade, com td forjado e etc.) que me foi extremamente honesto: meu carro tem potência qdo preciso, mas se eu moer de verdade, não tenho 5mkm de motor.
pq o pessoal tem a tend?ncia de exagerar? 300 cv em motor original?
poxa pessoal...
não que não tenha, mas isso é motor de vidro... é motor que tem de levar ...
eu acho que quem tem esse tipo de setup, merece mesmo dar pau em meio mundo, pq tem de ter coragem pra fazer isso. e quem tem, merece mesmo ganhar.
não é crime (contravenção, talvez )
mas da? é querer dizer que guenta o pau? q faz o que quiser com o motor?
não é exageiro não?
sem ressentimentos pessoal, mas aqui no pp é um dos poucos lugares onde vejo um pouco mais de sinceridade. não acho legal poluir isso com declarações q td mundo sabe que não é bem assim… quem não encheu o saco das declarações malucas de hp da full power, hot e afinsó é a mesma coisa...
enfim. um desabafo. não chamo ninguém de mentiroso e nem nada do g?nero. chega de confusão pra mim.
? só meu jeito de ver as coisas.
abraços
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concordo com o vicente *****
a parati andou meses com 1,5bar, e chegou a andar com 1,7bar no festival ano passado… na arrancada eu sa? mal de 2a e tive puxar uma 1a. fiz 3s nos 60 pos e modestos 15,2s nos 402m, mas passando a 169km/h. isso pesando 1000kg.
na epoca o motor tinha mais de 30000km de turbo, depois chegou a quase 40k... so que eu viajo mto, vou trabalhar, entao 95% do tempo eh andando de leve, 2000-3000rpm com pouca carga.
ja andei sem acerto, sem bico extra, com bicos pequenos (teste), e nunca quebrei... mas sempre com mto bom senso
eh preciso ter cuidado ao dizer que o motor aguenta , para deixar sempre claro quais sao as condicoes necessarias para que isso ocorra.
abraços
***** vai chover hj
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as bielas e as canaletas são o ponto fraco.
se fosse meu motor, montaria com bielas e vb de 1.8t, se eu conseguisse é custo bom.
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tenho quase certeza que o virabrequim dos vw 1.8t tem diferença no encaixe da polia dianteira em relação aos vw ap. vc tem algum ai na oficina pra me confirmar isso?
essas bielas dos 1.8t aguentam um pouco mais que as originais de serie dos ap, a mesma coisa que as né 76 dos ap, que eram usadas nos vw ap de competição da equipe oficial vw.
em alguns carros até 1998 ainda se encontra (com muita sorte) dessas bielas, geralmente nos motores 1.8 sem ser 1.8s. nos 2.0 da até medo de abrir pra ver. geralmente vem com 45 ou 55. chamamos aqui de fly rods hehehe
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o que seria squish ??
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o ap é um motor com c?maras de combustão em cunha. isso privilegia o torque, em detrimento da alta velocidade de fluxo em altas rpm. c?maras em cunha possuem grande área de squish. squish é a área onde o cabeçote é chato e o pistão aperta a mistura em direção é parte aberta da cunha onde está a vela. qto mais apertado o squish, mais turbulenta a mistura e menos grila o motor.
por isso o degrau em certos pistões de ap. por isso o pistão do gm 2.0 8v tem a cava descentrada. o lado alto e o lado chato sempre ficam casando com a parte chata do cabeçote. nunca reparou?
motores aspirados de alto nível possuem o bloco um pouco rebaixado, para diminuir a dist?ncia ao máximo entre pistão e cabeçote, assim podendo usar mais taxa sem grilar
abraço
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tenho quase certeza que o virabrequim dos vw 1.8t tem diferença no encaixe da polia dianteira em relação aos vw ap. vc tem algum ai na oficina pra me confirmar isso?
essas bielas dos 1.8t aguentam um pouco mais que as originais de serie dos ap, a mesma coisa que as né 76 dos ap, que eram usadas nos vw ap de competição da equipe oficial vw.
em alguns carros até 1998 ainda se encontra (com muita sorte) dessas bielas, geralmente nos motores 1.8 sem ser 1.8s. nos 2.0 da até medo de abrir pra ver. geralmente vem com 45 ou 55. chamamos aqui de fly rods hehehe
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blz caio ?
o que vc tem a dizer das bielas do golf antigo 1.8? sao as que tenho na parati, mais fortes que as originais do 1.8mi ano 2001 segundo o preparador que montou o motor.
esqueci de falar q a minha taxa eh uns 9,5:1…
abra
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tenho quase certeza que o virabrequim dos vw 1.8t tem diferença no encaixe da polia dianteira em relação aos vw ap. vc tem algum ai na oficina pra me confirmar isso?
essas bielas dos 1.8t aguentam um pouco mais que as originais de serie dos ap, a mesma coisa que as né 76 dos ap, que eram usadas nos vw ap de competição da equipe oficial vw.
em alguns carros até 1998 ainda se encontra (com muita sorte) dessas bielas, geralmente nos motores 1.8 sem ser 1.8s. nos 2.0 da até medo de abrir pra ver. geralmente vem com 45 ou 55. chamamos aqui de fly rods hehehe
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não tenho… vou ver se decubro isso em breve.
ab?
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blz caio ?
o que vc tem a dizer das bielas do golf antigo 1.8? sao as que tenho na parati, mais fortes que as originais do 1.8mi ano 2001 segundo o preparador que montou o motor.
esqueci de falar q a minha taxa eh uns 9,5:1…
abraço
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rodrigo: ambas são da mesma linha e a numeração da capa da biela serve de refer?ncia pra vc fzr uma comparação direta.
se ambas tiverem o mesmo numero, ambas terão a mesma resist?ncia.
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tive um desses em mãos para comprar por um preão tentador, mas o próprio vendedor disse que tem essa diferença em uma das pontas.
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tem que ver o qto isso importa…
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tem que ver o qto isso importa…
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um dos encaixes daria problema.
se vc tiver absoluta certeza que os virabrequins desse 1.8t é realmente mais resistente (só vi até hj 2 ap com virabrequim quebrado: 1 foi de um gol da motorfort q usava 3 bar de pressão inicial, e o outro foi um 2.2 que quebrou 3 bielas) a ponto de valer o retrabalho no torno, blz.
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um dos encaixes daria problema.
se vc tiver absoluta certeza que os virabrequins desse 1.8t é realmente mais resistente (só vi até hj 2 ap com virabrequim quebrado: 1 foi de um gol da motorfort q usava 3 bar de pressão inicial, e o outro foi um 2.2 que quebrou 3 bielas) a ponto de valer o retrabalho no torno, blz.
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eu acho que esse vb é forjado. basta inspecionar para descobrir se é ou não.
se não for, aí mesmo que seja melhor, provavelmente não vale o investimento, que não é pouco.
como vc disse, e com raz?o, vb não ?coisa que quebre com facilidade.
ab?
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o ap é um motor com c?maras de combustão em cunha. isso privilegia o torque, em detrimento da alta velocidade de fluxo em altas rpm. c?maras em cunha possuem grande área de squish. squish é a área onde o cabeçote é chato e o pistão aperta a mistura em direção é parte aberta da cunha onde está a vela. qto mais apertado o squish, mais turbulenta a mistura e menos grila o motor.
por isso o degrau em certos pistões de ap. por isso o pistão do gm 2.0 8v tem a cava descentrada. o lado alto e o lado chato sempre ficam casando com a parte chata do cabeçote. nunca reparou?
motores aspirados de alto nível possuem o bloco um pouco rebaixado, para diminuir a dist?ncia ao máximo entre pistão e cabeçote, assim podendo usar mais taxa sem grilar
abraço
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deixa eu ver se entendá então, squish é a area (no pms) entre a cava do pistão e o cabeçote?
detalhe, destaxaria o motor pra cerca de 8,8:1 ou 9:1.
o truque na manga seria trabalhar o squish, pra não perder torque com essa queda de taxa.
no caso aumentando o squish (torneando a cava do pistão ou destaxando no cabeçote), eu estaria diminuindo a taxa, certo? mas não entendá o esquema de não perder torque em baixa trabalhando o squish…não cairia na mesma coisa de trocar os pistões por mais destaxados (e perdendo torque(desconsiderando ajuste de ponto))?