Tentando melhorar tração para pista
-
pneu de rua diga-se de passagem 4 pneus de medida diferente porque o carro ainda está em fase de acerto e foi oque melhor pode-se colocar na hora.
eu comparo sim carro com 20mil de investimento contra carro de 80 ou mais como é o do caca tem mais que comparar…
e outra primeira prova do eclipse e ja viro quase na casa dos 10s nao viro isso porque na puxada que vinha embalado errou a colocação da quarta e passo apenas a 203, em uma outra puxada que errou a terceira passo mais rápido ainda, passou a 211.
espera no festival ele com 4 pneu import pra drag racing, quando sair o estagio de nitro de 150cv e entrar o de 250cv, vai ter 4x4 dos hermano se apavorando com o japoneis
e não e pra criar intriga apenas pra mostrar como um projeto paralelo pode conseguir resultado igual ou melhor com muita grana a menos investida
abraço
[snapback]623467[/snapback]
para
nos usa oc caras viram 8 alto de eclipse sem nitro …. então seu amigo vai ter que investir mais 60 ou algo a mais para virar 9 ....
e outra, aquele astra dele, sem aliviar peso , com pneus slick , já entra nos 10 sussegado e se bobear faz 10 baixos ainda ...
to sonhando com o fluff no final do ano de slick com o carro montado virando 10 , só para nés termos certeza do nosso pensamento ....
-
não é que aqui o povo é estressado
mais com uma comparação dessa é impossível ficar quieto
categorias diferentes né mano
pra um tração dianteira o carro do cac? é um dos top
pra um tração integral o eclipse é o que?
-
não é que aqui o povo é estressado
mais com uma comparação dessa é impossível ficar quieto
categorias diferentes né mano
pra um tração dianteira o carro do cac? é um dos top
pra um tração integral o eclipse é o que?
[snapback]623578[/snapback]
se está virando o mesmo tempo (ou menos) dos tração dianteira, é juvenil.
-
sim, mas parem pra pensar um carro com 20 mil de investimento que vira 11duro nos 402 metros,? algo que eu respeito e respeito muito
primeira prova do caca ele viro 11 duros?
primeira prova do golf velopark ele viro 10,7?
primeira prova do scort ele viro 7s???
todos os carros possuem evolução e com o eclipse nao será diferente, foi um carro idealizado pra quebrar alguns conceitos, enquanto muitas pessoas gastão 50 mil e montando um tração dianteira pra virar 11,5 o eclipse gasto 20mil em média e vira os mesmo 11 e se gastar os 50 vira 9 duro.
mas também isso nao serve de base de comparação entre os carros apenas para reflexão dos pilotos sobre os regulamentos estápidos que foram criados pela força livre.
quem poder da uma acessada e analisa ae as idéias que eu to falando, assim poderam entender meu ponto de vista.em momento algum causar desmerecimento ao caca ou fazer grande comparação entre os carros….
relaxem por favor.
e não quero e nao tenho como objetivo criar intrigas apenas somar conhecimentos, em outras palavras aprender com vcs que possuem bem mais tempo no mundo da preparação que eu...
em breve eu atualizarei os fatos, fotos, e tempos do eclipse se o dono do carro me atualizarei, irei conversar com o gringuinho e quem sabe faão um tópico explicando o porque da montagem do eclipse
abraão e sem stress pessoal
-
sim, mas parem pra pensar um carro com 20 mil de investimento que vira 11duro nos 402 metros,? algo que eu respeito e respeito muito
primeira prova do caca ele viro 11 duros?
primeira prova do golf velopark ele viro 10,7?
primeira prova do scort ele viro 7s???
todos os carros possuem evolução e com o eclipse nao será diferente, foi um carro idealizado pra quebrar alguns conceitos, enquanto muitas pessoas gastão 50 mil e montando um tração dianteira pra virar 11,5 o eclipse gasto 20mil em média e vira os mesmo 11 e se gastar os 50 vira 9 duro.
mas também isso nao serve de base de comparação entre os carros apenas para reflexão dos pilotos sobre os regulamentos estápidos que foram criados pela força livre.
quem poder da uma acessada e analisa ae as idéias que eu to falando, assim poderam entender meu ponto de vista.em momento algum causar desmerecimento ao caca ou fazer grande comparação entre os carros….
relaxem por favor.
e não quero e nao tenho como objetivo criar intrigas apenas somar conhecimentos, em outras palavras aprender com vcs que possuem bem mais tempo no mundo da preparação que eu...
em breve eu atualizarei os fatos, fotos, e tempos do eclipse se o dono do carro me atualizarei, irei conversar com o gringuinho e quem sabe faão um tópico explicando o porque da montagem do eclipse
abraão e sem stress pessoal
[snapback]623583[/snapback]
stress não tem, mas confusão…
eu não entedi voce no comeão puxando uma p/ lado do caca daud e depois comparando o carro dele com um eclipse 4x4, dizendo que por menos se faz mais.
-
sim, cara.
eu te entendi.
voce quis comparar os custos dos projetos e os beneficios. o problema é que voce foi infeliz ao comparar o desempenho dos dois carros na pista. são categorias e configurações totalmente diferentes.
[snapback]623648[/snapback]
me sinto mais aliviado agora
pelo menos causei piti em alguns usuários afinal de contas isso aqui nesse fórum é legal
![:hauhau:](http://www.preparados.com.br/public/style_emoticons/default/muito puto.gif)
-
me desculpe, mais acho que o for?m pode ser mais útil sem essa ?deia de querer causar piti.
um abraço.
-
me sinto mais aliviado agora
pelo menos causei piti em alguns usuários afinal de contas isso aqui nesse fórum é legal
![:hauhau:](http://www.preparados.com.br/public/style_emoticons/default/muito puto.gif)
[snapback]623729[/snapback]
não confunda a parte técnica com temas diversos e brincadeira entre amigos.
[] s
-
? comparar vaca com abacaxi…
-
se o objetivo eh nao levantar .. barra nao vai resolver mesmo ..
squat eh este levante que sofre a frente do carro quando se arranca ou acelera bruscamente ..
logo, anti-squat sao sistemas dinamicos que diminuem (tem como zerar, mas nao eh interessante) este levante ..
falo em sistemas dinamicos porque nao se trata apenas de suspensao .. tem influencia da distribuicao do peso, estrutura, centro de gravidade e todas esses detalhes engenheiristicos ..
nao tenho imagem, e acho que expliquei muito porcamente .. mas, se interessar, posso traduzir uma parte de um livro (muito bom) que fala sobre comportamento dinamico nos carros ..
[snapback]600937[/snapback]
concordo contigo sobre a barra, na minha concepção o nome tá errado, deveria ser algo como barra de alinhamento já que barra de tração tem que passar torque pro chassis, ex.: barras caltrack e lakewood, se aproveitam do torque do diferencial pra aumentar a tração.
squat não é o levante da dianteira, é o agachamento da traseira já que squat em ingl?s é agachar, abaixar, o termo correto é lift quando se fala do levante da dianteira.
se tu conseguisse usar anti-squat num carro tração dianteira ele poderia levantar ainda mais a frente. já vi esse sistema num carro estilo pro-fwd nos eua que o cara usou suspensão ladder-bar e um ford 9 no carro.
os anti-efeitos , eu chamo assim por não conhecer termo melhor, longitudinais ficam assim:
1)aceleração
-
anti-squat pra veículo tração traseira;
-
anti-lift pra veículo tração dianteirra;
2)frenagem
-
anti-dive pro eixo dianteiro;
-
squat/anti-lift pro eixo traseiro;
as geometrias anti-efeitos não só diminuem ou zerar a tend?ncia do movimento natural do carro mas tem tb a capacidade de inverter essa tend?ncia fazendo com que um carro tração traseira possa levantar a traseira e um tração dianteira baixa a frente, por exemplo.
lembrando que esses anti-efeitos existem não só quando atuam forças longitudinais ao carro mas tb quanto atuam forças transversais ao carro.
pra um carro all-out arrancada pode ser interessante acabar com esse movimento, assim como pode ser interessante inverter o movimento.
carro tração traseira usando caixa autom?tica geralmente se dá muito bem usando mais de 100% de anti-squat, que faz com que a traseira levante e usando o ic antes do cg, que tb faz com que a traseira tenda a levantar. não é regra, cada carro tem um que melhor se ajusta a ele.
agora, quando se trata de um carro de rua ou de circuito eu concordo inteiramente contigo, geometrias anti-efeito podem ser inconstantes algumas vezes e devem ser usadas com muito cuidado. por exemplo, um carro de circuito andando com um bom tanto de anti-dive pode ser bem instável numa entrada de curva que tu ainda tá freiando.
sobre as figuras, talvez eu posso te ajudar, tenho alguns livros em pdf e posso colocar aqui. tá falando de qual livro, do gillespie? do miliken?
-
-
rodrigo, como seria o esquema da suspenção para numa arrancada/aceleração forte, um carro tração dianteira abaixar a frente??
[snapback]627341[/snapback]
xev, pra fazer um geometria anti-efeito , tu teria que refazer todos os pontos de ancoragem da tua suspensão no chassis pra que projeções dos bra?os de controle da suspensão se interceptem em algum ponto do espaço quando o carro está em vista lateral, esse ponto é chamado de instant center (ic).
basicamente assim:
as projeções que tem na foto seriam retas que passam pelos pontos de fixação dos bra?os no caso da suspensão duplo-a. já quando se fala de suspensão mcpherson, seria a reta formada pelos pontos do braão inferior e por um reta perpendicular ao eixo da coluna mcpherson, essa reta estaria localizada no ponto de fixação do amortecedor no chassis.
pra fazer um negócio no gabarito tu teria que ter a posição do centro de gravidade do carro como informação principal, todo ajuste gira em torno do cg. sem ter essa informação, ou tu vai ter um carro bem meia boca ou tu vai levar um tempo enorme e muito $$ pra conseguir ter um bom set-up.
esse tipo de geometria de aumento de tração tende a ser parasita, rouba torque pelo diferencial, uma suspensão independente existe uma perda de torque menor que uma suspensão de eixo rígido mas ainda existe uma certa perda.
não conheão muito bem os regulamentos das categoria tração dianteira, mas creio que isso só seja possível de se fazer na fl, se for possível, e na estruturada.
-
caraiu… viajei...
-
rodrigo, e na prática? o que dá p fazer num tração dianteira, fora tacar chumbo? o que vc acha de amarrar a frente (ali no pora-choque msm) no agregado com uns cabo-de-a?o? aí a frente não levantaria tanto..
[snapback]628062[/snapback]
isso seria visando arrancada, rua ou um mist?o?
o mais importante pra mim, é tu fazer todo o possível pra geometria das rodas dianteiras se manter igual. um sub-frame feito de parachoque a parachoque pra reforçar o monobloco seria indispensável, não adianta tu cuida só nas rodas se o chassis torce.
na arrancada não tem como fugir do chumbo, o regulamento é travado demais, potência se pode ter horrores e tração nada.