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Tentando melhorar tração para pista

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  • R Offline
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    Rodrigomopar
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    #108

    rodrigo, como seria o esquema da suspenção para numa arrancada/aceleração forte, um carro tração dianteira abaixar a frente??

    [snapback]627341[/snapback]

    xev, pra fazer um geometria anti-efeito , tu teria que refazer todos os pontos de ancoragem da tua suspensão no chassis pra que projeções dos bra?os de controle da suspensão se interceptem em algum ponto do espaço quando o carro está em vista lateral, esse ponto é chamado de instant center (ic).

    basicamente assim:

    as projeções que tem na foto seriam retas que passam pelos pontos de fixação dos bra?os no caso da suspensão duplo-a. já quando se fala de suspensão mcpherson, seria a reta formada pelos pontos do braão inferior e por um reta perpendicular ao eixo da coluna mcpherson, essa reta estaria localizada no ponto de fixação do amortecedor no chassis.

    pra fazer um negócio no gabarito tu teria que ter a posição do centro de gravidade do carro como informação principal, todo ajuste gira em torno do cg. sem ter essa informação, ou tu vai ter um carro bem meia boca ou tu vai levar um tempo enorme e muito $$ pra conseguir ter um bom set-up.

    esse tipo de geometria de aumento de tração tende a ser parasita, rouba torque pelo diferencial, uma suspensão independente existe uma perda de torque menor que uma suspensão de eixo rígido mas ainda existe uma certa perda.

    não conheão muito bem os regulamentos das categoria tração dianteira, mas creio que isso só seja possível de se fazer na fl, se for possível, e na estruturada.

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    • F Offline
      F Offline
      Flavio Cruz
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      #109

      caraiu… viajei...

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      • M Offline
        M Offline
        milTT
        escreveu em última edição por
        #110

        rodrigo, e na prática? o que dá p fazer num tração dianteira, fora tacar chumbo? o que vc acha de amarrar a frente (ali no pora-choque msm) no agregado com uns cabo-de-a?o? aí a frente não levantaria tanto..

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
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          Rodrigomopar
          escreveu em última edição por
          #111

          rodrigo, e na prática? o que dá p fazer num tração dianteira, fora tacar chumbo? o que vc acha de amarrar a frente (ali no pora-choque msm) no agregado com uns cabo-de-a?o? aí a frente não levantaria tanto..

          [snapback]628062[/snapback]

          isso seria visando arrancada, rua ou um mist?o?

          o mais importante pra mim, é tu fazer todo o possível pra geometria das rodas dianteiras se manter igual. um sub-frame feito de parachoque a parachoque pra reforçar o monobloco seria indispensável, não adianta tu cuida só nas rodas se o chassis torce.

          na arrancada não tem como fugir do chumbo, o regulamento é travado demais, potência se pode ter horrores e tração nada.

          1 Resposta Última resposta
          • X Offline
            X Offline
            Xev
            escreveu em última edição por
            #112

            caramba, li e to relendo, muita info, hehe.

            vlw pela explicação rodrigo.

            no q pude entender, só seria aplicavel numa projeto novo (gaiola , por ex.), pq é um tanto quanto complexo, fora, q mao de obra qualificada pra isso…

            ou pra algum doido, bem doido, hehe.

            tens noticia de algum carro q tenha sido modificado com o proposito da geometria anti-efeito .

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              Rodrigomopar
              escreveu em última edição por
              #113

              caramba, li e to relendo, muita info, hehe.

              vlw pela explicação rodrigo.

              no q pude entender, só seria aplicavel numa projeto novo (gaiola , por ex.), pq é um tanto quanto complexo, fora, q mao de obra qualificada pra isso…

              ou pra algum doido, bem doido, hehe.

              tens noticia de algum carro q tenha sido modificado com o proposito da geometria anti-efeito .

              [snapback]628368[/snapback]

              não te preocupa, tem muito mais mesmo :sppt:

              pra um carro que usa monobloco sozinho acho melhor partir pro tubular. carro com chassis mesmo como um chevelle seria melhor e mais fácil fazer um todo novo. carro que usa monobloco e sub-frame como um dodge dae tu poderia adaptar (pendurar mesmo pq eu acho tosco) ou recortar o sub-frame e fazer um novo q fica ouro puro dae.

              categorias sstt e pra cima se usa bastante nos four-link e ladder bar mas carro td não tenho not?cia no br.

              em circuito é muito usado, em f?runs gringos, o pessoal que faz chassis diz que faz uma diferença bem sensável nos tds em sa?da de curva.

              mas lembra que existe esse tipo de geometria pra forças laterais tb, não só pra anda em linha reta mas pra fazer curva tb.

              1 Resposta Última resposta
              • I Offline
                I Offline
                Inssurection
                escreveu em última edição por
                #114

                olha vim morar no japao faz 4 meses, e dobro akeles caninhus de injecao de motor a diesel todo santo dia 11 horas ao dia, agora imagina vc ficar 11 horas por dia com a cabeca sem pensar…...

                tudo que jah foi falado aki me passou pela cabeca, ideias, pensamentos de oq fazer para melhorar a tracao de um carro tracao dianteira no meu caso um novo g4 pra categoria std ( jah q vo deixar o passat apenas para passeios a fim de nao detonar com a heranca do meu avo neh )

                como alguns jah citaram o grande problema eh o regulamento super travado, e as pistas na maioria das vezes n ter condicoes apropriadas para a arrancada.

                aqui a gente consegue achar amortecedores de tudo quanto eh marca com regulagem de pressao interna, porem ateh agora n achei nenhum que de para adaptar legal em um vw. oque falta eh alguma empresa brasileira conseguir fazer um amortecedor bom e duravel com regulagem interna, isso na verdade eh questao de tempo neh, e no momento vamos apenas aguardando.

                enquanto isso vamos como fazendo como o fluff e todos q andam na arrancada hj fazem....vamos improvisando....

                abracao para todos

                ps: desculpe a falta de acentos mais eh q meu teclado eh japoneis e n tem acentos kikikiki

                vlwww

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                • A Offline
                  A Offline
                  Adriano Sushi
                  escreveu em última edição por
                  #115

                  cara so te fala uma coisa gambate :ohoh:

                  tenho saudade do japoo…

                  ahn eh fiz as bandejas com rolamentos... assim q passar as fotos pro comp, posto um mão na graxa.

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    Rodrigomopar
                    escreveu em última edição por
                    #116

                    aqui a gente consegue achar amortecedores de tudo quanto eh marca com regulagem de pressao interna, porem ateh agora n achei nenhum que de para adaptar legal em um vw. oque falta eh alguma empresa brasileira conseguir fazer um amortecedor bom e duravel com regulagem interna, isso na verdade eh questao de tempo neh, e no momento vamos apenas aguardando.

                    [snapback]633670[/snapback]

                    amortecedores são o c?rebro da suspensão, pena que são tão desmerecidos por aqui…

                    o amortecedor poderoso mesmo não é nem o com regulagem interna mas o com regulagem externa, ainda mais os monotube, tipo os penske ( :ohoh: sonho de consumo)

                    sobre não achar amortecedor, isso pode ser contornado, manda um e-1/2 pra um fabricante com as especificações do amortecedor que tu quer pra ver se ele tem um que encaixa nas tuas necessidades. provavelmente eles vão te ajudar.

                    1 Resposta Última resposta
                    • I Offline
                      I Offline
                      Inssurection
                      escreveu em última edição por
                      #117

                      rodrigo qual seria o amortecedor com regulagem externa? pq os q eu conheco sao soh aqueles em q tem uma regulagem na parte superior dele aonde prende na carrogeria, ai ali regula a pressao interna do amortecedor.

                      a sua ideia de mandar um email pro fabricante eh boa sim, basta saber japones neh kakaka e eu n sei nada

                      soh algumas poucas palavras.

                      vlw

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        Rodrigomopar
                        escreveu em última edição por
                        #118

                        rodrigo qual seria o amortecedor com regulagem externa? pq os q eu conheco sao soh aqueles em q tem uma regulagem na parte superior dele aonde prende na carrogeria, ai ali regula a pressao interna do amortecedor.

                        a sua ideia de mandar um email pro fabricante eh boa sim, basta saber japones neh kakaka e eu n sei nada

                        soh algumas poucas palavras.

                        vlw

                        [snapback]633800[/snapback]

                        esses que tu tá falando, então, são os com regulagem externa, que os ajustes são feitos por um chave ou trimpot, os com regulagem interna são os que tem não um meio externo de ajuste. a competition enginnering tem um amortecedor de regulagem interna, tu tem que comprimi todo o amortecedor e gira o eixo pra fazer os ajustes.

                        provavelmente, só foi uma questão nomeação certa o que aconteceu.

                        esse é um com regulagem externa

                        bah tch?, se um suporte técnico não sabe ingl?s hoje em dia, suic?dio é um dever.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          milTT
                          escreveu em última edição por
                          #119

                          pessoal, aqlgu?m aqui conhece o trabalho do gringo de campinasó ele trabalhava na gass (ou na german.. não tenho certeza).. tá pensando em fazer as barras de tração do meu carro lá com ele

                          1 Resposta Última resposta
                          • I Offline
                            I Offline
                            Inssurection
                            escreveu em última edição por
                            #120

                            ah sim sim entendi, os q eu vi sao com regulagem ixterna sim.

                            agora sobre o suporte em ingles e bla bla bla, soh algumas grannnndes empresas tem

                            pra falar a verdade japones eh burro pra caraio, mais burro ao extremo, soh sabe fazer oq eh programado no rabinhu deles, se tiver q virar a eskina pronto, eh igual formiga n se acha nunca mais. kakak e se fosse propor suicidio por causa do ingles japao ia ficar desabitado haiuahuahiuahiuahiuahiauha

                            vlw

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              Adriano Sushi
                              escreveu em última edição por
                              #121

                              miltt vc ta falando do daniel da joalscap na saida pra mogi mirin?

                              c for esse gringo, ele manda bem sim. mas vai sem pressa pq la eh sempre lotado…

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                milTT
                                escreveu em última edição por
                                #122

                                eu acho que esse msm cara.. vou me informar e dps posto aqui

                                [] s

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
                                  P Offline
                                  PrEsA
                                  escreveu em última edição por
                                  #123

                                  pessoal, desculpe atravessar mas:

                                  não entendi o pq citar o anti-mergulho, se vc perderia tração da mesma forma em ambos os escoramentos???

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
                                    R Offline
                                    Rodrigomopar
                                    escreveu em última edição por
                                    #124

                                    o anti-dive foi citado só pra esclarecimentos e quanto tu faz uma geometria anti-efeito tu acaba ganhando nos 2 movimentos, de compressão e de distensão.

                                    mas não entendi a parte sobre perda de tração e quais escoramentos tu tá falando?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      G u s t a v o
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                                      #125

                                      sim, mas parem pra pensar um carro com 20 mil de investimento que vira 11duro nos 402 metros,? algo que eu respeito e respeito muito

                                      primeira prova do caca ele viro 11 duros?

                                      primeira prova do golf velopark ele viro 10,7?

                                      primeira prova do scort ele viro 7s???

                                      **cara, duvido que ele gastou 20 mil nesse 4 x 4. esse carro é forjado, coletor, turbinão, ft correto? é do gringo não ?? ele colocou 2s numa marea weekend de um amigo meu, mas pra 4 x 4 ele ainda tem muito pra evoluir.

                                      acredito que o vicente orige vê bater recorde esse ano ainda da turbo a**

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
                                        G Offline
                                        G u s t a v o
                                        escreveu em última edição por
                                        #126

                                        pessoal, aqlgu?m aqui conhece o trabalho do gringo de campinasó ele trabalhava na gass (ou na german.. não tenho certeza).. tá pensando em fazer as barras de tração do meu carro lá com ele

                                        [snapback]633843[/snapback]

                                        o gringo era da tag e é da gass atualmente.

                                        gass amortecedores

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • J Offline
                                          J Offline
                                          Jao
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                                          #127

                                          **cara, duvido que ele gastou 20 mil nesse 4 x 4. esse carro é forjado, coletor, turbinão, ft correto? é do gringo não ?? ele colocou 2s numa marea weekend de um amigo meu, mas pra 4 x 4 ele ainda tem muito pra evoluir.

                                          acredito que o vicente orige vê bater recorde esse ano ainda da turbo a**

                                          [snapback]636817[/snapback]

                                          no marea do teteus

                                          ele é aqui de porto e eu conheão o marea…

                                          hoje em dia o gringo talvez tenha passado dessa quantia, mas e algo que prefiro nao dar pitaco, mas o gasto dele foi bem menor comparando a um turbo a

                                          alias esperem o marea ir pra curitiba e virar 11,5 nos 402 ae a casa cai

                                          abraão :ninja:

                                          1 Resposta Última resposta

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