Multi velas ???
-
mas nesse caso aeromotivo, se usa 2 por medida de seguranca e nao por eficacia
-
no fotolog do chico biela tinha um eskema que ele fez pra ter duas velas por cilindro…
agora não me perguntem o enderenão que eu não lembro..
a carol ou o fiasa devem lembrar o endere?o...
-
no fotolog do chico biela tinha um eskema que ele fez pra ter duas velas por cilindro…
[snapback]601419[/snapback]
nao lembro desse esquema la nao
abracos
wagner luis
-
abracos
wagner luis
[snapback]601425[/snapback]
vou achar a foto e posto aki…
-
2 velas por cilindro servem pra ajudar a queimar todo o comb em uma camara que é muito grande, pistao muito largo….
[snapback]601167[/snapback]
até onde eu sei, o twinspark queima alternado, uma vela por vez e uma bobina responsável por cada 4 velas…
pelo que me consta seria pra dar tempo a bobina carregar e sair melhor faisca.
-
[snapback]601419[/snapback]
abracos
wagner luis
[snapback]601425[/snapback]
prof? chico mandou uma dessas fotos pra mim por email
-
só pra ajudar um pouco
no fit, o carro não tem um excelente ganho de potência, o que vem é o excelente ganho de torque em baixa rotação, vc se sente num carro 1.8, mas qdo chama no fundo ele vem bem só até uns 4,5 mil rpm, depois disso é amarrado… dizem q é assim tb por causa do acelerador eletronico
ou seja, fit se torna economico pq tem acelerador eletronico e excelente torque pra um carro 1.4
[]s
-
no twin spark são 4 bobinas, e destas 4 bobinas saem 2 pulsos, ou seja pulsa a vela principal e a secund?ria de outro cilindro g?meo (1/4 e 2/3).
o principal é queimar melhor os gases de escape, assim emite menos e pode usar mais taxa, mistura mais rica, etc… é um meio indireto de se ganhar potência.
dragster são outros 500, o torão é feito pra fazer a frente de chama avan?ar no meio daquele turbilhão que entra de mistura sob pressão.
avião são outros 500 tbm... é pra ter confiabilidade como disseram mais pra cima.
-
-
-
os motores de avião mais antigos usavam 2 velas por cilindro, 2 platinados e etc… vc até podia desligar um dos platinados, e a perda de potência era bem sensável.
sei la .. eu uma vez vi a montagem de um vw a ar aeronautizado .. e tinha 2 velas por cilindro com 2 bobinas e 2 distribuidores .. se voce desligava um dos sistemas a perda de potencia era enormemente sensivel .. e o motor era um
em aviao usasse tudo dobrado , dois magnetos, duas velas etc… por segurança. no checklist ante de se levantar um dos itens é chegar os dois magnetos, e a rota?ao deve ser a mesma, tanto com um como o outro funcionando, senao tao com ponto diferente...
sou piloto desportivo, e o que sei desse assunto em aviação:
-
sim, motores a pistão aeron?uticos realmente usam 2 sistemas de ignição completos e independentes, ambos por magneto. no checklit para a decolagem, deve-se testar os dois sistemas individualmente, e normalmente a diferença máxima de rpm aceitável é de 25 a 30 rpm entre cada um dos dois sistemas individualmente, e 50 a 100 rpm de queda entre os 2 sistemas funcionando, e apenas um deles. mas o avião ainda voa normalmente com apenas um sistema ligado. só se um deles já estiver com problemas no solo, você não decola.
-
meu pai tem um ultraveve, que usa motor vw aeronautizado. entre as alterações, está o uso de 8 velas. o esquema é ligeiramente diferente desse mostrado na foto do chico biela. foi tampado o furo original, e reabertos dois novos furos naquele mesmo lugar, com as velas lado a lado. no distribuidor, a parte de cima dele foi capada (não passa mais fa?sca por ele). no lugar do rotor, foi colocado um martelete de aío, e quatro sensores de indução na mesa do distribuidor, que continua se movendo conforme o avanço centrifugo. o martelete aciona 2 desses sensores de cada vez (a cada 90 graus de rotação dele), e cada um desses sensores está ligado a um pequeno módulo de ignicao, e sua respectiva bobina com duas sa?das (wasted spark), sendo que uma faisca vai para o cilindro certo, e a outra para o cilindro oposto (igual nos vw flex, por exemplo). e como no mesmo instante h? dois módulos/bobinas de ignição acionadas, a outra fa?sca vêm deste outro sistema. assim caso uma bobina, módulo, vela, etc, queime, o motor continuar? a funcionar…
-