Como saber se os bicos estao pulsando ?
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ola amigos,
tenho um santana 93/93 gasolina/gnv, a injecao eletronica é uma bosch le-jetronic.
de uns tempos para ca o carro parou de funcionar na gasolina e so pega/funciona no gnv. (a bomba de gasolina esta ok, ja medi a pressao do combustivel na linha antes de entrar na flauta, cerca de 3 bar), o carro tem centelha (retirei os cabos de vela um de cada vez e fiquei vendo a centelha pular na vela).
antes de dar o problema na sua pior especie, o carro funcionava na gasolina se eu desligasse a tomada do medidor de fluxo de ar.
agora nem assim.
troquei os 4 bicos (comprei na crestana), e eles estão ok.
minha duvida é como saber se os bicos estão pulsando.
eu desliguei a tomada que pega no bico injetor e conectei no voltimetro.
enquanto o carro ta rodando no gnv, a medicao é constante em torno de 10 ~ 12v nas tomadas dos bicos injetores (leia-se, funcionando no gnv, e a voltagem nesse intervalo somente, sem zerar e subir ate os 12v).
porem quando coloquei o carro para funcionar na gasolina, pedi para meu pai ligar o carro, e enquanto ficava no nhem-nhem-nhem-nhem , a voltagem era zero nas 4 tomadas.
qdo o carro deu uma pegada na gasolina (apenas para morrer em seguida), acusou um pico de uns 10v (instantaneo).
alguem saberia me dizer se o metodo que utilizei para medir a pulsacao do bico é correta é (seria possivel ver no voltimetro a oscilacao de voltagem durante a pulsacao ???)
se existir algum outro metodo para esta medicao, agradeco.
ahhh, testei outra ecu de um gol gti (tb le-jetronic) no meu santana, e o problema é mesmo, entao descarto problema em ambas ecu.
agradeco a ajuda.
guilherme santos
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ola amigos,
tenho um santana 93/93 gasolina/gnv, a injecao eletronica é uma bosch le-jetronic.
de uns tempos para ca o carro parou de funcionar na gasolina e so pega/funciona no gnv. (a bomba de gasolina esta ok, ja medi a pressao do combustivel na linha antes de entrar na flauta, cerca de 3 bar), o carro tem centelha (retirei os cabos de vela um de cada vez e fiquei vendo a centelha pular na vela).
antes de dar o problema na sua pior especie, o carro funcionava na gasolina se eu desligasse a tomada do medidor de fluxo de ar.
agora nem assim.
troquei os 4 bicos (comprei na crestana), e eles estão ok.
minha duvida é como saber se os bicos estão pulsando.
eu desliguei a tomada que pega no bico injetor e conectei no voltimetro.
enquanto o carro ta rodando no gnv, a medicao é constante em torno de 10 ~ 12v nas tomadas dos bicos injetores (leia-se, funcionando no gnv, e a voltagem nesse intervalo somente, sem zerar e subir ate os 12v).
porem quando coloquei o carro para funcionar na gasolina, pedi para meu pai ligar o carro, e enquanto ficava no nhem-nhem-nhem-nhem , a voltagem era zero nas 4 tomadas.
qdo o carro deu uma pegada na gasolina (apenas para morrer em seguida), acusou um pico de uns 10v (instantaneo).
alguem saberia me dizer se o metodo que utilizei para medir a pulsacao do bico é correta é (seria possivel ver no voltimetro a oscilacao de voltagem durante a pulsacao ???)
se existir algum outro metodo para esta medicao, agradeco.
ahhh, testei outra ecu de um gol gti (tb le-jetronic) no meu santana, e o problema é mesmo, entao descarto problema em ambas ecu.
agradeco a ajuda.
guilherme santos
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se o carro funciona no gnv, descarta-se problema c/ distribuidor e/ou sistema de ignição. apenas confira pra ver se o modulo que avan?a ponto do gnv ta desligando qdo vc passa pra gasolina, se nao ta, pode ser q teja ai o problema.
essa ie é extremamente chata c/ entrada falsa de ar, confira com carinho se nao ta puxando ar depois do maf. se tiver, o problema é isso ai. uma dica boa pra isso, é cortar uns 70 cm de mangueira de jardim. uma ponta vc vai passando no coletor, borboleta, tubulação, juntas e todo caminho do ar, a otra ponta vc enfia na orelha. da pra ouvir claramente qq barulho de ar entrando.
se ta vindo corrente pros terminais nos bicos, é mto provavel q eles tejam pulsando… mas o meio de teste correto é no osciloscopio mesmo. testa eles fora do coletor, ve o que acontece. só cuidado pq vai vazar gasolina
o carro não funciona sem o maf (deb?metro) nem com macumba e reza brava. é desligar ele e o carro afoga e apaga na hora. faz o teste basico nele, ve se a portinhola nao ta enroscando e se o conector ta preso direito. pra testar c/ o multimetro tem que saber em quais terminais liga, e eu nao sei
se tiver amigo que tenha oficina, ve se descola o manual de manuten?ao desa ie... é uma mao na roda.
otro ponto importante: a luz da ie ta acendendo ?
faça o seguinte teste
ligue o carro. acelere e mantenha o giro entre 3 e 4 mil rpm por 10 segundos. se tiver algum erro ou algum sensor da ie mandando sinal duvidoso, a luz vai começar a piscar num padrão que indica 3 problemas: maf, temp. dagua ou knock sensor. faz esse teste, e posta ai o resultado... se tiver piscando a luz, eu procuro pra vc os codigos pra saber o q representa o que, ou ve no google que isso acha facinho.
abraço,
martin
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se o carro funciona no gnv, descarta-se problema c/ distribuidor e/ou sistema de ignição. apenas confira pra ver se o modulo que avan?a ponto do gnv ta desligando qdo vc passa pra gasolina, se nao ta, pode ser q teja ai o problema.
essa ie é extremamente chata c/ entrada falsa de ar, confira com carinho se nao ta puxando ar depois do maf. se tiver, o problema é isso ai. uma dica boa pra isso, é cortar uns 70 cm de mangueira de jardim. uma ponta vc vai passando no coletor, borboleta, tubulação, juntas e todo caminho do ar, a otra ponta vc enfia na orelha. da pra ouvir claramente qq barulho de ar entrando.
se ta vindo corrente pros terminais nos bicos, é mto provavel q eles tejam pulsando… mas o meio de teste correto é no osciloscopio mesmo. testa eles fora do coletor, ve o que acontece. só cuidado pq vai vazar gasolina
o carro não funciona sem o maf (deb?metro) nem com macumba e reza brava. é desligar ele e o carro afoga e apaga na hora. faz o teste basico nele, ve se a portinhola nao ta enroscando e se o conector ta preso direito. pra testar c/ o multimetro tem que saber em quais terminais liga, e eu nao sei
se tiver amigo que tenha oficina, ve se descola o manual de manuten?ao desa ie... é uma mao na roda.
otro ponto importante: a luz da ie ta acendendo ?
faça o seguinte teste
ligue o carro. acelere e mantenha o giro entre 3 e 4 mil rpm por 10 segundos. se tiver algum erro ou algum sensor da ie mandando sinal duvidoso, a luz vai começar a piscar num padrão que indica 3 problemas: maf, temp. dagua ou knock sensor. faz esse teste, e posta ai o resultado... se tiver piscando a luz, eu procuro pra vc os codigos pra saber o q representa o que, ou ve no google que isso acha facinho.
abraço,
martin
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oi tim,
boa noite e obrigado pela ajuda.
mas, vamos la.
eu esqueci de mencionar que acabei de fazer a retifica total do motor aqui no rj.
o carro qdo voltou da retifica a luz da injecao tava piscando que nem doida (não tinha nenhum codigo especifico da le-jetronic).
comecei a analisar os chicotes que ficam dentro do cofre do motor e reparei diversos fios com as capas plasticas quebradas (são apenas 14 anos recebendo calor dentro do cofre), e com as partes metalicas expostas.
aproveitei e isolei todos os fios, e fiz uma capa para os chicotes com fita isolante, dando duas voltas em tudo.
desta forma a luz da injecao diminuiu muito de piscar, agora pisca uma vez ou outra, sem maiores apurrinhacoes. (antes parecia um festival psicodelico de tanto piscar).
amanha dia 10/04/07 vou levar o carro para fazer a revisão da retifica.
vou informar ao responsavel que a junta do coletor de admissao, esta cuspida no 3 cilindro.
como vc disse que entrada falsa de ar é um dos causadores do problema, acredito entao que talvez possa resolver desta forma.
aproveitei e agora a noite, desci com um ferro de solda, e dei um pingo de solda nos fios do conector do medidor de fluxo de ar (pq os fios estavam expostos, pois a capinha plastica que cobria eles foi pro saco). dei os pingos de solda e criei uma nova capa com fita isolante (cara, minhas fiacoes quase todas dentro do carro estao com essa nova capa ).
quanto ao variador de avanco que vc comentou, eu nao uso ele no santana, o que eu faco é rodar com o distribuidor iniciando em é 13,5 graus (medidos com pistola).
mas, em relacao a voltagem no conector do bico injetor, eu desconectei ele de toda fiacao do gnv e inicialmente liguei da forma original nos bicos injetores e nao funcionou. medi a voltagem e deu os valores que eu ja havia relatado.
conectei eles novamente aos emuladores de bico do gnv e deu os mesmos valores.
em rela?ao ao maf (debimetro), no meu caso, funcionava com ele desligado sim. era uma droga pq nao tinha marcha lenta, mas, funcionava. agora que nao funciona mesmo. (mas, pode ser a junta cuspida do coletor de admissao).
ahhhh, sim. quando tento ligar o carro na gasolina (com todos os problemas ja mencionados), o carro até pega depois de um tempo, e morre, mas, fica um cheiro enjoado na garagem (tipo de gasolina pela descarga), entao acredito que possa estar injetando gasolina mesmo.
bem, o texto deve estar um pouco confuso, mas, em linhas gerais é isso que ta acontecendo.
agradeco a tua ajuda, e qdo o carro voltar da revisao da retifica (com a junta do coletor devidamente no lugar), te dou uma resposta.
abracao e obrigado por tudo.
guilherme santos
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quem pulsa o bico é o negativo… com um multimetro é dificil acompanhar... mais facil com a lampada...
muita atencao com o sensor de temp de agua, pois se vc trocou e colocou o errado, pelomenos em uno turbo que usa a mesma injecao, ele injeta comb demais... de lavar tudo mesmo...
um sintoma muito parecido com o seu
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quem pulsa o bico é o negativo… com um multimetro é dificil acompanhar... mais facil com a lampada...
muita atencao com o sensor de temp de agua, pois se vc trocou e colocou o errado, pelomenos em uno turbo que usa a mesma injecao, ele injeta comb demais... de lavar tudo mesmo...
um sintoma muito parecido com o seu
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o sensor de temp. da agua que vc fala é o que mostra a marcacao no painel ???
se for, ainda é o mesmo sensor original.
tem que levar em conta que o carro funcionava ok até é 2006, de 2006 ate depois do carnaval so funcionava gasolina se desligasse o debimetro.
agora depois da retifica nao funfa de maneira nenhuma, mas, como falei com o tim, to com a junta da admissao cuspida, o que pode estar dando o problema.
em todo caso, te agradeco a ajuda.
abracao
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aos amigos,
hoje fui até a retifica para a revisão do motor, e o funcionario me informou que o motor nao esta com a junta da admissao cuspida, e disse que aquela junta tem um duto para passagem de agua, que nao é utilizada naquele coletor.
fiquei meio cabreiro, e gostaria da opiniao de voces.
fora isso, ontem dei uns pingos de solda nos fios da tomada do debimetro, e logo apos, fiz uma capinha de fita isolante (tai um novo nome pro meu carro…).
depois dessa solda e isolamento, a luz da injecao parou de piscar em definitivo. ja rodei uns 80kms de ontem a noite ate agora e nenhuma piscada. (ou ta bom ou queimou a luz de tanto piscar )
perguntinha tosca.
eu ainda nao retirei a flauta/bicos e tentei ligar o carro pra ver se vai injetar gasolina, conforme o tim sugeriu, mas, se por acaso a valvula reguladora de pressao que fica na flauta estiver com o diafragma ruim, qual seria o sintoma ?
agradeco a ajuda da turma.
guilherme santos
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o sintoma é falta de pressao de combustivel ou pressao oscilando ou mesmo fixa sem variação pelo vêcuo (se tiver tomada de vacuo no regulador)
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fahrell,
cara, perdoa a minha ignorancia, mas, eu to tentando resolver o assunto (la do 1 topico), e to atirando para todos os lados.
qdo eu medi a pressao de combustivel na linha, em marcha lenta tava quase dando 3bar.
mas, isso antes de entrar na flauta. nao medi apos a flauta.
e como o carro ta funcionando somente no gnv (leia-se ignicao e distribuicao estao ok), e trata-se de uma le-jetronic, e to tentando matar os problemas pra ver se alcanco alguma solucao.
com essas informacoes, e como o gnv nao ta oscilando nada, vou considerar que nao tenha entrada de ar falsa , senao o carro ia ficar trepidando e muito amarrado. (coisa que não esta).
eu troquei os bicos injetores, passando eles na maquina de limpeza, eles pulsam e injetam, logo presumo que estejam ok tb.
como o carro nao ta virando na gasolina, pensei que talvez os bicos nao estejam pulsando, ou que a valvula reguladora de pressao esteja com problemas.
alguma dica de como testar a valvula reguladora de pressao ?
abraco
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então…
pra testar o regulador, basta ver se não tem nenhum desses sintomas que citei no post anterior...
basta testar a pressao na flauta, pois depois do regulador a pressao é zero (ou proximo disso) é o retorno...
se ficar em torno de 3 bar, mesmo que a membrana esteja avariada e não esteja funcionando a tomada de vacuo (presumindo que a sua use isso) era pro carro pegar tranquilo, não por falta de combustivel...