Opini
-
50 em 50 rpm s ?? dávido muito … seriam 130 pontos de rpm, e, caso fossem 15 de pressão seriam quase 2 mil pontos
eu acredito que existam vêrias tabelas respons?veis pelo gerenciamento, mas da? pra dizer que ela tem uma resolução de 50 em 50 rpms ...
[snapback]602883[/snapback]
isso é balela, fazendo uma conta basica, vc ve que numa estilingada de 1000 a 8 mil rpm c/ o carro parado (o que se da em coisa de 1,2~1,5 segundo num aspro legal), ja excede a capacidade do processador da ecu original. excedendo a capacidade de processamento, a ecu fica atrasada em relação ao que ja ta acontecendo no motor, resultado, falhas. e dependendo do tipo de gerenciamento de erro, a falha nao se corrige sozinho, o que faria necessário desligar e ligar novamente pra voltar a funcionar.
se bobiar, nem as bosch e marelli top de linha da audi, bmw e mercedes tem resolução tao acurada.
e sobre esquentar/torrar central
acontece, sim. algumas trilhas do circuito integrado da central funcionam com pico de 25~30 ampor. se cagar em cima do xip , pode ter ctz que a central frita.
sobre mistura pobre… até onde vai meu conhecimento (e nao vai nem um poco longe ), mistura pobre + po em baixo tem efeito fusivel : quebra o elo fraco das peças envolvidas. ou seja, se for junta de amianto, quiema. se for de aío, a junta guenta o tranco, ai acaba derrendo pistão, que é o proximo item. alias, não é nem um pouco dificil derreter um pistao forjado por falta de acerto.
abraço,
martin
-
fora isso, é unanimidade aqui no pp e por ai afora que ap turbo forte mesmo + ineção mi não fica bom nem fodendo.
ademais, a ie original de um carro que vira 6500 rpm e que agora ta indo até 9~10 mil, mto provavelmente nao tem capacidade de pulsar bico nessa rpm. ai vc só consegue fazer funcionar se descincronizar os pulsos ou manter o bico totalmente aberto, o que da uma perda considerável em eficiencia… e é isso que o hauck diz que ta querendo evitar. tbm sou chato pra cacete nesse ponto
abraço,
martin
-
50 em 50 rpm s ?? dávido muito … seriam 130 pontos de rpm, e, caso fossem 15 de pressão seriam quase 2 mil pontos
a injeção original do polio não tem mapa de pressão…...............
o software usado é o original
não é esse q 99% dos xipadores brasileiros usam q é vendido/distribuido pelo prado de cascavel pr (allientech)
-
-
fora isso, é unanimidade aqui no pp e por ai afora que ap turbo forte mesmo + ineção mi não fica bom nem fodendo.
[snapback]602893[/snapback]
fica bom sim….conheão vêrios....tem 1 gti 16v aqui c .50 e 350cvs de rua e perfeito..............o problema q a injeção original não tem regulagem p pressão
mas tem maneira de driblar isso.
-
nao sei se é especula?ao ou nao, mas sempre ouvi dizer que a equipe fiat trapaceava.. se é verdade ou nao, eu nao sei.
a injecao alimenta sim 9000rpm, pois eu ja vi… o lance é que com bicos muito pequenos, necessitaria de um tempo de injecao maior que a janela de abertura do comando... e nao emulsiona... por isso, bicos maiores e baixar o tempo de inje?ao. a marelli iaw 1ab.80 e 1abg.81 so otimas pra se remapear... com um emulador entao... o chipeiro faz a festa....
nao acredito em queima de central por excesso de ponto / rota?ao / mistura, pois em nenhum momento vc estara sobrecarregando nenhum componente... talvez a bobina... mas vc nem tem como aumentar o dwell dela.... apenas o motor que estara com o esforão extra...
o esquema é ir pra um dinamometro de rolo, levar um bom scanner, tipo o napro e emular o chip... de preferencia com uma sonda wide e em um dinamometro com freio pra poder segurar o carro com carga enquanto remapeia... como um unichip da vida....
nao sei qual processador essa central usa, mas menos de 5mhz com certeza nao deve ser.... o que sao 5 milhoes de operacoes por segundo...
-
mistura pobre amarra o carro e no máximo derrete pistão.
achei q vc falava de profissionais
já perceb? q tá cheio de orelha futucando polio p aí
[snapback]602860[/snapback]
sem comentários. preste atenção noq eu disse anteriormente.
tambem não entendi essa do modulo esquentar, o exemplo do pentium tambem não fez o menor sentido.
veja, onde no mapa original vc tinha q injetar x combustivel para y rpm, com a nova config de motor vc só vai precisar mudar estes valores. não vai sobrecarregar a central original em nada, só vai re-programar para atender a nova demanda de potencia.
de quaquer maneira acho que com uma injeção / ignição re-programavel fica tudo muito mais simples.
[snapback]602874[/snapback]
bom, quem sou eu pra falar sobre isso, eu nunca vi alguem programando uma injeção. mas não é difácil deduzir, e diga-se: não tirei isso da minha cabeça.
que num carro desses, vc tem mapas muito mais detalhadops, muito mais complexos, que envolvem não só tanto de comb. em tantas rpm , ms envolve carga tambem. isso faz com que o programa tenha muito mais informação, e a central original simplesmente não consegue processar isto.
fora oq vc disse, é bem mais prático um modulo re-progrmavel, pela facilidade de correção e aprimoramento.
anderson.
nessa injeção original do polio 1.6 16v o ednilson faz tudo q qq injeção programóvel faz….e muito melhor...ela continua sequencial e corrige p sonda
inclusive ele consegue alterar de 50 em 50 rpms
tem muitas program?veis no mercado q alteram de 500 em 500 rpms....e funcionam bem....
hauack.
se eu tivesse 1 polio de corrida não levaria p qq orellha mexer
[snapback]602876[/snapback]
novamente achoq vc naum prestou atenção no que eu disse… eu não to falando de qualquer chipeiro . estou falando do cara que faz as centrais dos fiats originais e dos de competição da fiat.
isso é balela, fazendo uma conta basica, vc ve que numa estilingada de 1000 a 8 mil rpm c/ o carro parado (o que se da em coisa de 1,2~1,5 segundo num aspro legal), ja excede a capacidade do processador da ecu original. excedendo a capacidade de processamento, a ecu fica atrasada em relação ao que ja ta acontecendo no motor, resultado, falhas. e dependendo do tipo de gerenciamento de erro, a falha nao se corrige sozinho, o que faria necessário desligar e ligar novamente pra voltar a funcionar.
se bobiar, nem as bosch e marelli top de linha da audi, bmw e mercedes tem resolução tao acurada.
e sobre esquentar/torrar central
acontece, sim. algumas trilhas do circuito integrado da central funcionam com pico de 25~30 ampor. se cagar em cima do xip , pode ter ctz que a central frita.
sobre mistura pobre… até onde vai meu conhecimento (e nao vai nem um poco longe ), mistura pobre + po em baixo tem efeito fusivel : quebra o elo fraco das peças envolvidas. ou seja, se for junta de amianto, quiema. se for de aío, a junta guenta o tranco, ai acaba derrendo pistão, que é o proximo item. alias, não é nem um pouco dificil derreter um pistao forjado por falta de acerto.
abraço,
martin
[snapback]602892[/snapback]
em fim, alguem sensato. não é necessário ser grande entendedor para ver isso, é questão de lágica
-
fica bom sim….conheão vêrios....tem 1 gti 16v aqui c .50 e 350cvs de rua e perfeito..............o problema q a injeção original não tem regulagem p pressão
mas tem maneira de driblar isso.
[snapback]602902[/snapback]
carma ae ga?cho, a injeção usa par?metro de pressão absoluta no coletor (map) p/ efetuar os cálculos de combustável
pena que o edinilson valoriza demais o trabalho dele… hehe
agora qnto ao resto : sou obrigado a concordar c/ o ga?cho
e com 9000 rpm, pulsa sim os bicos, mas sem ser sequencial, no fim das contas não faz diferença (ou muito pouca, na parte de performance) injetar combustável por bancada ou sequencial...
só pode ser piada alguém dizer que um processadorzinho de 8mhz (são oito milhões de operações por segundo) não dá conta ... não existe nada de chaveamento mecânico num módulo, geralmente é tudo mosfet p/ a parte de bicos, o processador mandando o pulso, o chaveamento é praticamente instantaneo...
pegando o exemplo de uma variação de 7000 rpm/s, e supondo que de ml até 8000 rpm existam 50 pontos a serem calculados, então a cada 20ms seria efetuado um novo cálculo p/ a curva de combustável... mas ahh, alguém vai me dizer q existem outros pontos a serem calculados, ok, vamos supor que além do combustável existam outros 400 a serem calculados nesses 20ms, então são 20 cálculos (400/20) a cada mili-segundo (0,001s ), o processador tem capacidade (supondo um de 8mhz) de realizar 8000 operações a cada 0,001s(8milhões x 0,001)... isso quer dizer que, cada equação dessa da? pode ter até 400 termos independentes cada uma que mesmo assim a injeção naum vai se perder... meu pitaco é esse aí ...
acho que o maior desafio no caso do hauck é calibrar uma injeção focada em emissões, consumo, etc. em algo voltado exclusivamente para performance. se for utilizar comando c/ muita duração pode ser que a injeção não tenha recurso p/ dar marcha-lenta (a depressão no coletor, ou vêcuo, como queiram) fica muito instável, e próxima da atmosf?rica se tiver muito cruzamento... da? existe a necessidade de calibração em função a posição da borboleta (alfa-n) e não mais em função da pressão lida pelo sensor map (speed-density). o melhor dos 2 mundos é fazer uma mistureba total, como na f-40, o par?metro de map entra acima de uma rpm x onde a pressão no coletor é mais estável e pode ser utilizada p/ o controle do motor...
bão, se eu tiver errado, por favor, alguém me corrija
[]s
-
carma ae ga?cho, a injeção usa par?metro de pressão absoluta no coletor (map) p/ efetuar os cálculos de combustável
pena que o edinilson valoriza demais o trabalho dele… hehe
de repente me expressei mal…..........a injeção original lá depressão e não pressão
em relação ao ednilson....vale cada centavo
nas injeções originais linha fiat (até o polio 1.6 16v) e linha vw (todos os mis) q ele trabalhou e ajudou a calibrar na marelli.
não existe no brasil ninguém melhor q ele.
ele regula 1 carro preparado q parece original de fábrica.............conheão ele + de 4 anos.......meu amigo pessoal..... me ensinou e ajudou muito.
já acompanhei + de 20 carros....eu dirigindo na anchieta e ele do lado c o lap top fazendo as regulagens.
já acompanhei o gol preto do massao bater 623 cvs no dinos race ....somente 4 bicos gigantes.
? fera
-
perceb?…............
[snapback]602933[/snapback]
amigão. seguinte, eu posso nunca ter visto, mas não tiro informação da minha cabeça, e tenho humildade pra dizer que nunca vi, não sou metido a entendido em coisas que tenho noção mas não domino, que pelo visto é teu caso.
entre confiar e acreditar em quem é profissional da marelli e em quem fez 90% dos carros de competição de sucesso da fiat nos ultimos 15 anos, me desculpa, ams vc não tem o mínimo de credibilidade comigo.
-
entre confiar e acreditar em quem é profissional da marelli e em quem fez 90% dos carros de competição de sucesso da fiat nos ultimos 15 anos, me desculpa, ams vc não tem o mínimo de credibilidade comigo.
[snapback]602953[/snapback]
o seu tópico é pedido de opinião
se vc conhece o profissional , não deveria pedir conselhos aqui.
seja feliz c seu carro….sou feliz c o meu
abraço.
-
o seu tópico é pedido de opinião
se vc conhece o profissional , não deveria pedir conselhos aqui.
seja feliz c seu carro….sou feliz c o meu
abraço.
[snapback]602955[/snapback]
eu peão opinião por aqui, pois considero a intelig?ncia e boa vontade de muita gente aqui, mas com certeza com nenhuma das 2 coisas se aplicam a você.. e gente ignorante assim, que alem de não aceitar opinião de outros, fala pelos cotovelos para diminuir as pessoas e se promover de algum modo, não me interessa opinião mesmo.
seja feliz, vai pela sombra.
-
carinhas, lá algumas coisas que realmente são besteiras…
nem vou citar todas, mas tem umas que doeram nos olhos:
1? - a resolução não é de 50 em 50... nem de 500 em 500, os intervalos variam com o set point, ela determina quais as rotações que as 16 (isso são 16 pontos de rpm nesta central) curvas representam... poderia hipot?ticamente ter de 1.100, 1.200, 2.000, 2.040, 5000
2? - que eu conheão são 3 curvas principais de combustável (e com certeza tem mais que eu não conheão a estratégia) e não apenas uma, em cada uma delas muda o set point, portanto a resolução fica bem fina, pois em cada curva cai numa representação diferente de rpm
cada uma delas cruza informações diferentes (tps, map, etc)
3? - 30 a num circuito impresso ?..cara... totalmente fora da realidade... são 4 bicos sequenciais, imped?ncia de 17ohms... portanto a corrente máxima seria 14,5v / 17 = 2,07a.
o circuito da bobina a mesma coisa, vai apenas o sinal de chaveamento. .. e eu afirmo que a ordem de grandeza é essa,,, vê lá uns 5a pra estrapolar uns 10a... bem longe dos 30a.
e não existe o que fazer de software que aumente esta corrente.
o máximo que pode ocorrer é que aumentando a rotação a frequência que os bicos pulsam é maior portanto a potência dissipada vai ser maior... mas digamos de 7.000 pra 9.000 rpm num aumenta nem 50% o que é bem aceito pela robustez do projeto
3? usar uma injeção aftermarket como uma motec traz 2 vantagens sobre uma original... a primeira é que é muito mais simples e facil de acertar pois seu foco é desempenho e não consumo, emissão e tambem (ou seja concilar as 2 principais com desempenho) desempenho ... não precisa de um monte de curvas de interpolação pra deixar o carro liso, qdo por exemplo qdo vc acelerar e vai da curva de ml pra de meia carga. a segunda é que elas são program?veis on line, a de fabrica precisa de uma estrutura pra poder mudar qualquer coisa (lap top, programa, conectores, gravador de eprom, emulador pra testar, etc) muita mais facil fazer alterações de teste on-line do que toda essa mudança.
no caso de um comando muito graduado, onde não existe muito vêcuo em marcha lenta realmente uma injeção original fica bem mais chata de acertar pois ela depende de vêcuo estável, mas não é impossível ainda mais pra quem tenha acesso ao programa original de fabrica onde todas as informações são bem conhecidas (diferente de mim que tenho que ficar tentando adivinhar como cada curva funciona porque uso o programa do prado entre outros).
4? já vê ap mi forte usando injeção original, só que ca?mos naquele conceito, esta injeção não foi projetada pra ser usada em carro turbo, aidna mais se vc não tem um map de 250 ou 350kpa (1,5 a 2,5bar de turbo) especifico pra ela (a gente adapta um bosch e tem que fazer na unha a nova escala de pressões). muito mais facil usar um suplementar... opa ca? em outra categoria.. entaum vamos pra uma aftermarket que seja feita só pra competição e turbo e permita usar apenas 4 bicos grandes.
-
unanimidade não ?… mesmo aqui, tem uns chatos que nem eu que discorda disso, acha apenas que não se adequa a todo tipo de projeto...
i.e. original e carro forte é possível sim... tem até uns por aí, mas sem alarde...
[snapback]602895[/snapback]
concordo com vc. tudo depende da competencia da pessoa que ta fazendo e como está gerenciando a fase pressurizado. ja que si não futucar en nada na original, ela fica perfeita, e logo que o turbo entra, o gerenciador atua. mais este não é o caso aki.
sobre esquentar a ie, pelo que sei conversando certa vez com o prado de cascavel, vc apenas vai modificar informações e não acresentar nada, vai mudar x por y e tal, sendo assim não vejo como sobrecarregar a central.
eu adecuaria a original as novas condições.
-
30 a num circuito impresso ?..cara… totalmente fora da realidade... são 4 bicos sequenciais, imped?ncia de 17ohms... portanto a corrente máxima seria 14,5v / 17 = 2a.
o circuito da bobina a mesma coisa, vai apenas o sinal de chaveamento. .. e eu afirmo que a ordem de grandeza é essa,,, vê lá uns 5a pra estrapolar uns 10a... bem longe dos 30a.
porcaria de calculadora fajuta uahuahua
onde que 14,5 / 17 dá 2a auhuhua...mas dá pra ter noção da ordem de grandeza facilmente né ?