Duvida na linha de combustivel
-
pessoal …
eu estou ajudando um amigo meu a montar um kit padarianuma parati 88 1.6 a alcool
o carro vai rodar com o motor original .. uns 0.6-0.8 de pressao numa 2e 22-26 com uma aplzinha 42/48
como teria q fazer uma linha nova de combustivel agente tava pensando em fazer uma coisa q nao sei se da certo .... o que agente queria era colocar um catch tank (eu fa?o... eh facil pra mim ) e uma bomba de gti tirando dele e alimentando o carburador ...
a minha duvida eh .. se eu colocar o catch la na frente no cofre... sera q a bomba mecanica original da conta de manter o catch cheio??? seria um catch de uns 5 litros ....
sera q posso vir a ter algum problema???
eh isso ai ... abraços vlw
-
acredito que sim, essas bombas mecanicas não conseguemn elevar a pressao, mas tám uma vazão similar a de uma bomba dessas simples eletricas, pequenas…
sem falar que 5 litros é um cache bom... pra esvaziar 5 litros por causa da bomba nao conseguir dar vencimento ao consumo só se fizer um endurance num oval de po dentro...
coloca o retorno dentro do catch... numa posicao que não faça bolhas...
-
lembrando que a bomba mecânica brosol dos aps carburados fornece cerca de 350 gramas de pressão. ja a vazão não acredito que chegue aos pos de uma simples bomba de monza em sua pressão normal de trabalho.
vc vai ter uma bomba que tem alta vazão de saida (de gti) e essa vazão vai ter q vir de algum lugar pra poder existir: de um catch, que no seu caso seria alimentado por uma bomba super simples…
cuidado, seria bom fzr testes antes.
-
lembrando que a bomba mecânica brosol dos aps carburados fornece cerca de 350 gramas de pressão. ja a vazão não acredito que chegue aos pos de uma simples bomba de monza em sua pressão normal de trabalho.
vc vai ter uma bomba que tem alta vazão de saida (de gti) e essa vazão vai ter q vir de algum lugar pra poder existir: de um catch, que no seu caso seria alimentado por uma bomba super simples…
cuidado, seria bom fzr testes antes.
[snapback]603225[/snapback]
mais carol, pro motor beber todo o combustivel que a bomba de gti vai mandar, teria q ser no minimo uma weber, ou un 3e de pista né?
ele vai pressurizar com a de gti mais o q o motor não beber vai voltar pro catch voltando a enche o mesmo. pode até ir baixando devagar o nivel, mais até chegar ao ponto de faltar combustivel ele ja deu final de giro en quinta marcha.
mais logico q teria q ser testado. montar, dar uma puxada forte e parar, e ir ver o nivel de combustivel no catch, si tiver no nivel é sinal q ta mantendo, si tiver abaixo é pro que não tá, ai é só trocar a bomba mecanica por uma de monza ou similar pra encher o catch.
-
mais carol, pro motor beber todo o combustivel que a bomba de gti vai mandar, teria q ser no minimo uma weber, ou un 3e de pista né?
ele vai pressurizar com a de gti mais o q o motor não beber vai voltar pro catch voltando a enche o mesmo. pode até ir baixando devagar o nivel, mais até chegar ao ponto de faltar combustivel ele ja deu final de giro en quinta marcha.
mais logico q teria q ser testado. montar, dar uma puxada forte e parar, e ir ver o nivel de combustivel no catch, si tiver no nivel é sinal q ta mantendo, si tiver abaixo é pro que não tá, ai é só trocar a bomba mecanica por uma de monza ou similar pra encher o catch.
[snapback]603249[/snapback]
pois é, por isso q citei para fzr varios testes antes. inclusive pra ver se a bomba de gti não vai fzr o catch ficar cheio demais por causa do retorno indo pra dentro dele enquanto o motor está consumindo pouco combustivel.
-
pois é, por isso q citei para fzr varios testes antes. inclusive pra ver se a bomba de gti não vai fzr o catch ficar cheio demais por causa do retorno indo pra dentro dele enquanto o motor está consumindo pouco combustivel.
[snapback]603298[/snapback]
senão vão ter 2 retornos rs
o que sobra pro catch e o que dá excesso no catch pro tanque
-
sim, carol, pensei nisso, e faria justamente o que o exmael falou, o retorno do dosador da bomba de gti vai no catch, e un retorno na parte mais alta do catch volta pro tanque.
só acho meio perigoso un reservatorio de combustivel ali no cofre. si chega a pegar fogo ou algo assim, fica feio o negocio.
eu colocaria no porta malas, ou embaixo do vehiculo, e no caso de não poder en nenhum destes dois lugar, na caixa de roda, na frente da roda dianteira, sei lá, qualquer lugar longe do cofre, até por que al? é quente e vai esquentar o combustivel.
-
a bomba que enche o catch (ou como os gringos gostam de chamar nesses casos do catch separado do tanque: surge tank… afe...) vai estar trabalhando livre, zero pressao... nesse caso a vazao eh a maior possivel... mesmo uma bombinha mecanica dessas tem vazao equivalente a uma bombinha pequena eletrica trabalhando pressurizada... claro que uma eletrica trabalhando livre, tb tem sua vazao aumentada... quanto maior a pressao, menor a vazao possivel... e como o catch vai estar sempre cheio, tem sobra suficiente pra ir usando o comb. dele... ate secar tem que ter uns bons km de pe dentro direto... claro que prum 4c razoavel... prum monstro de 1000 cv nao sei quantos bicos, claro que uma bombica dessas nao da pra nada...
o correto eh ter o retorno direto pro catch e um ladrao em cima do catch retornando tb pro tanque principal... aih nao tem problema de encher demais... e se tiver, nao considero problema... alguns surge tank inclusive trabalham pressurizados levemente... uma bomba jogando pra ele e uma igual sugando... em alguns momentos em que a bomba da ponta esteja sendo forcada, a de tras acaba pressurizando um tiquinho suprindo o que a da ponta nao conseguir eventualmente... como uma ligacao de bombas em serie tipo a que eu uso.. com o surge servindo como um cache , como um capacitor de liquido heheheheheh