Artigo técnico: coletores de admissão harmúnicos
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poxa cara, excelente tópico
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engenharia pura…
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sei lá… a vida real é mais complicada pois vc tem q casar a abertura da válvula (q depende da rotação e do comando utilizado) com o lift do comando q ir? impor ou não restrição é onda e saber com q ponto da abertura vc maximiza a entrada de fluido.
sem contar q tem q saber a temperatura e pressão do fluido para cada condição de rotação, pois isto ir? influenciar a velocidade da onda (velocidade do som).
tentei calcular isto e não cheguei a lugar nenhum
um colega de uma montadora disse q o usual é mais parecido com tentativa e erros na industria.
mas na pistas eles tem uns segredos q alguem poderia descobrir....
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sei lá… a vida real é mais complicada pois vc tem q casar a abertura da válvula (q depende da rotação e do comando utilizado) com o lift do comando q ir? impor ou não restrição é onda e saber com q ponto da abertura vc maximiza a entrada de fluido.
sem contar q tem q saber a temperatura e pressão do fluido para cada condição de rotação, pois isto ir? influenciar a velocidade da onda (velocidade do som).
tentei calcular isto e não cheguei a lugar nenhum
um colega de uma montadora disse q o usual é mais parecido com tentativa e erros na industria.
mas na pistas eles tem uns segredos q alguem poderia descobrir....
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na pista é tentativa e erro tb…a diferença é que se o preparador tem mais experiencia em confeccionar coletores de admissão, ele sabe mais ou menos que caminho seguir...
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bom topico mesmo.
? exatamente compo no radiamadorismo, onde casa-se o tamanho dos elementos da antena com a frequencia,impedindo a presença das terr?veis ondas estacion?rias e ainda acerta-se a imped?ncia com a do cabo coaxial e até o comprimento deste. tudo por ci?ncia, nada é tentativa e erro.
na f?rmula 1, desde a dácada de 90 os coletores de admissão(cornetas) tem comprimento móvel conforme o rpm. hoje eles tem coisas ainda melhores para administrar isso.
nos carros de rua originais, uma breve visita aos vêdeos de fábrica mostra que por exemplo o gol gti 2.0 16v tem um ressonador interno no coletor de escape( in?cio da tubagem), trazendo um ganho de fluxo em toda a faixa de rotação original do motor. por isso mesmo, o original 4x2x1 com ressonador bate os 4x1 manufaturados para esse motor, quando naturalmente aspirado. o pessoal só escape ali altera do flexível para tr?s.
outro fato bem curioso, esse envolvendo admissão de motores , envolve a extinta f renault, cujos carros usavam o motor de 172 cv do clio 2.0 16v. com escape direto dimensionado,filtro de ar esportivo, avg?s, centralina retrabalhada para tudo isso, o motor rendia 183 hp a 6.600 rpm e para equalizar a potência de todos os carros ( sim, motores de linha tem potencias desiguais, para competir tem que equalizar) iam ser adotados restritores de 45 mm para menos entre o corpo de borboleta e o filtro de ar cúnico. assim feito, foi notado um aumento na potencia máxima com o restritor 45 mm. ( provavelmente casou velocifdade/fluxo melhor que abert?o).foi feito novo estudo e só haveria redução de potencia com adoção de 42 mm para baixo, portanto os restritores-equalizadores de potência ficaram entre 37.5 e 41.5 mm,mantendo a cavalaria máxima em 178 hp e a média /torque m?dio bem estabilizados para todos os carros, num trabalho muito bom ,de alto nível. portanto, muito cuidado no seu carrinho de rua sagrado, cada cavalinho a mais sofrido, antes de arrancar uma entrada de ar todinha e ir colocando um filtrão cúnico num cano.
tecnomax.
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esse lance de cornetas de comprimento móvel existe h? vêrias dácadas…não sei na f1 a qto tempo, mas nos carros aspirados de corridas de longa duração (aqueles tops que eram ponteiros em le mans), isso já existe a uns 20 anos pelo menos...
essa copa clio q vc falou é a que rola na europa, né? pq aqui no brasil eles usam motores 1.6 16v praticamente originais (pode mexer só em chip e mais umas coisinhas, mas cabeçote e taxa tem q ser originais)iginal)
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acertar o escape de um carro não é como r?dio amador, pois a velocidade de propagação da onda no radio amador é aprox a da luz, enquanto no motor ela varia conforme a temp do escape e pressão. então para marchas diferentes vc pode ter ressonancia a rotações diferentes. é bem mais complicado e dificil. não é só aplicar tr?s formulas de ondas para ter um bom coletor.
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esse lance de cornetas de comprimento móvel existe h? vêrias dácadas…não sei na f1 a qto tempo, mas nos carros aspirados de corridas de longa duração (aqueles tops que eram ponteiros em le mans), isso já existe a uns 20 anos pelo menos...
exato, na f1 acho que foi 1988 ou 89, na volta do aspirado no carro do mansell, praticamente 20 anos então.
essa copa clio q vc falou é a que rola na europa, né? pq aqui no brasil eles usam motores 1.6 16v praticamente originais (pode mexer só em chip e mais umas coisinhas, mas cabeçote e taxa tem q ser originais)iginal)
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nao nao, era a f- renault mesmo, categoria de monopostos que correu até 2006. de 2002 a 2006 no brasil e que na europa segue forte em vêrios pa?ses,como categoria monoposto. nos clio-brasil é como vc disse, um motor mexido levemente e muito semelhante ao 1.6 16v do carro de rua. o motor da formula renault era do clio 2.0 16v, que teve umas unidades importadas para o brasil. um foguetinho de 0 a 100 em 7 segundos, original. a categoria no brasil ainda tinha um pace car v6, motor aspirado entreeixos trazeiro, como no antigo renault 5 turbo, o v6 fechava o retão de jacarepagu? a 230/235 km/h, contra 215/220 dos monopoistos, na mesma fotoc?lula da zf, que estava medindo.
acertar o escape de um carro não é como r?dio amador, pois a velocidade de propagação da onda no radio amador é aprox a da luz, enquanto no motor ela varia conforme a temp do escape e pressão. então para marchas diferentes vc pode ter ressonancia a rotações diferentes. é bem mais complicado e dificil. não é só aplicar tr?s formulas de ondas para ter um bom coletor.
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sim, sim. no radioamador a gente também tem que regular o comprimento da antena de acordo com a bitola dos elementos ,da separação f?sica entre elementos quando mais de um é ativo, , ou mesmo o comprimento do coaxial, então tudo é matematicamente calculado e pode variar até 8 % da velocidade da luz.
no coletor é mais ou menos assim também, e veja vc que no brasil temos duas fábricas que conseguem fabricar boas antenas de radiamadores e uma delas é dos anos 60.
ali?s, o ressonador no coletor original do vw 2.0 16v ( veja numa revenda volks o raio x do mesmo como é legal) faz exatamente essa função de tornar ressonantes vêrias hipoteses,no radioamador tem isso também,uma caixinha m?gica chamada casadora de imped?ncias que entra em ação quando as vari?veis atingem os limites f?sicos das antenas.