Onibus alcool com ciclo diesel?
-
alguém pode me explicar como internamente isso é possível?
? um motor a diesel usando alcool, pode isso?
not?cias - utilit?rios 24/05/07
?nibus scania roda com álcool em são paulo
um ?nibus scania a álcool estará rodando nos corredores da emtu/sp (empresa metropolitana de transportes urbanos de são paulo) em setembro próximo. isto porque a cidade de são paulo far? parte de uma ação global de divulgação da viabilidade do álcool como combustável alternativo para o transporte coletivo. trata-se do best (bioethanol for sustainable transport), iniciativa em transporte sustentável da prefeitura de estocolmo, na su?cia, que tem apoio da união europoia e prevó a utilização de carros e ?nibus movidos a álcool.
no brasil, o projeto será coordenado pelo cenbio (centro nacional de refer?ncia em biomassa), ?rgão ligado é usp (universidade de são paulo) e ao minist?rio da ci?ncia e tecnologia. outras nove cidades do mundo participam da ação global, que prevó colocar em operação 10 mil carros e 160 ?nibus movidos a álcool. entre elas, londres, na inglaterra; madri (espanha); munique (alemanha) e dublin (irlanda).
para receber o novo combustável, as principais características do motor do ?nibus são mantidas. como o ciclo diesel, por exemplo, reduzindo assim a quantidade de adaptações. como resultado da operação de ?nibus a álcool nos últimos quinze anos em estocolmo, refer?ncia mundial pelo uso de álcool em frotas de ?nibus urbanos, cerca de 140 mil toneladas de co2 (di?xido de carbono) deixaram de ser emitidas na atmosfera. para se ter uma idéia, a redução anual de emissão de co2 desses ?nibus equivale ao emitido por 5 mil carros de passeio.
texto retirado daqui.
-
-
pensando rapidamente aqui, a explicação mais plausável seria a utilização de dois injetores por cilindro… assim o sistema faria uma injeção piloto com diesel para iniciar a combustão e depois seria a vez do álcool ser injetado para continuar a queima.
[]s
-
seria muito bom só ver ?nibus scania rodando aqui
west, não seria o contrário? e mesmo assim, a taxa de compressão de um ?nibus desse é muita alta p/ rodar no álcool.
[snapback]612089[/snapback]
e mesmo assim, a taxa de compressão de um ?nibus desse é muita alta p/ rodar no álcool?
-
quanto é a taxa de compressão dos motores diesel?
a injeção direta muda a taxa?
[snapback]612093[/snapback]
eu acho q os diesel são todos injeção direta
dentre elas existe a mecânica e a moderna eletrúnica c central (ecu) e tudo
a taxa costuma ser de 16:1 a 22:1 dependendo do motor
-
sem esquecer que motores diesel nao tem velas…
só se tiver combustão por compressão usando alcool...
-
acho q escreveram merd@… como sempre os reporti não sabe direito sobre o q ta escrevendo e vai qq coisa...
mas c não for
-
sem esquecer que motores diesel nao tem velas…
só se tiver combustão por compressão usando alcool...
[snapback]612095[/snapback]
foi o que eu falei, primeiro faz-se uma pequena injeção com diesel para iniciar a queima e assim ter a energia necessária para iniciar a combustão do álcool a ser injetado posteriormente..
ou de repente o álcool já vem misturado ao ar, em uma relação mais pobre que a estequiom?trica.. e o papel da vela continuaria a ser feito por uma pequena injeção de diesel.
[]s
-
foi o que eu falei, primeiro faz-se uma pequena injeção com diesel para iniciar a queima e assim ter a energia necessária para iniciar a combustão do álcool a ser injetado posteriormente..
ou de repente o álcool já vem misturado ao ar, em uma relação mais pobre que a estequiom?trica.. e o papel da vela continuaria a ser feito por uma pequena injeção de diesel.
[]s
[snapback]612111[/snapback]
a delphi e a bosch jah fizeram duas ecus pra trabalhar com h?bridos diesel e gnv ..
acredito que essa, funcione da mesma maneira ..
quando tiver usando gnv (no caso, alcool) a central identifica a presença do outro combustável e determina a injeção de diesel pra servir de centelha na devida proporção
no caso do gnv, chega a trabalhar com até 95% de gnv na mistura, em baixas rotações .. sendo a única alteração (alem da ecu, claro) o sistema de partida.
-
a delphi e a bosch jah fizeram duas ecus pra trabalhar com h?bridos diesel e gnv ..
acredito que essa, funcione da mesma maneira ..
quando tiver usando gnv (no caso, alcool) a central identifica a presença do outro combustável e determina a injeção de diesel pra servir de centelha na devida proporção
no caso do gnv, chega a trabalhar com até 95% de gnv na mistura, em baixas rotações .. sendo a única alteração (alem da ecu, claro) o sistema de partida.
[snapback]612116[/snapback]
eu já ouvi falar desses sistemas diesel-gnv, mas em relação ao álcool são suposições minhas apenas… fica bem mais fácil fazer esse tipo de mistura com gnv, pois ele já é gasoso, o que o torna mais fácil de ser introduzido em grandes quantidades e conseguir melhor homogeneização...
-
se a reportagem não estiver errada, eu creio que funcione como o west disse…
agora, geralmente esses motores diesel possuem taxa de compressão muito alta e turbo, além dos pistões normalmente terem uma ponta , creio eu que pra funcionar como ponto quente e ajudar o in?cio da queima do diesel...como isso se manteria com o álcool?
-
vcs esquecem que o motor a alcool a taxa tambem e alta vai ver misturado com o diesel consiga acertar essa compressão.
[snapback]612198[/snapback]
tecla sap por favor…
-
[]s
[snapback]612111[/snapback]
injeção de alcool junto com o diesel = 25% de aumento de torque
conheco um cara que fez doutorado nisso. o alcool é injetado estilo injeção direta.
ele foi na vw, chevrolet, mas ninguem se interessou pelo projeto.