Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Automobilismo
  4. Vótimas do próprio veneno

Vótimas do próprio veneno

Agendado Fixado Trancado Movido Automobilismo
18 Posts 8 Posters 1.9k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • G Offline
    G Offline
    Garcia
    escreveu em última edição por
    #1

    esses dias atrás, estava indo falar com o lula (:todoido:) e peguei uma 4 patas 2002, e, por coincid?ncia, achei esta reportagem, que ao meu ver é muito bacana, apesar de eu achar o autor um tanto quanto fresco para automobilismo…

    os caros do grupo b foram banidos do mundial de rali em 1986: eram furiosos demais.

    os anos de 1981 e 1982 foram os únicos em que os brasileiros puderam ver de perto as feras e, principalmente, as m?quinas que disputavam o mundial de rali. em 1981, o piloto finland?s ari vatanen e o navegador britúnico david richards (o mesmo que é atualmente o diretor geral da equipe de rali da subaru e da bar na f-1) deixaram os adversérios comendo poeira a bordo do escort rs 2000. no ano seguinte, foi a vez de a maior piloto de rali da história, a francesa michele mouton, e sua navegadora italiana fabrizia pons não deixarem espaço para ninguém com seu audi quattro. bons tempos, aqueles.

    o rali percorria um trecho da serra da mantiqueira, passando pela cidade paulista de campos do jord?o. lá, centenas de espectadores esperavam ansiosos a passagem dos ponteiros. o barulho era infernal. de longe dava para ouvir o carro chegando. não sei o que gritava mais alto: o ronco do escapamento ou a válvula de al?vio da turbina. estou falando dos carros do grupo b, os mais fortes autom?veis de rali que já existiram. além dos escort e audi, juntavam-se a eles os peugeot 205, renault 5, matra, metro, austin-rover e lancia stratus. mas o show durou pouco.

    por causa da grande potência, que em alguns carros chegava ao estratosf?rico patamar de 750 cavalos, os modelos do grupo b foram banidos do campeonato em 1986. mas tornaram-se eternos para os amantes do esporte. nada acelerava tanto quanto eles. não existiam regras: o motor podia ser central (o que aumentava a estabilidade e é proibido atualmente) e as equipes oficiais não descansavam no desenvolvimento de turbinas e escapamentos para aumentar a potência. o problema é que o c?u era o limite para a velocidade e ara a segurança também. os acidentes começaram a ocorrer, vêrios deles fatais. com o excesso de potência, os pilotos não tinham total controle sobre o carro. vez ou outra sa?am da estrada e atropelavam as pessoas que se aglomeravam ao lado das trilhas. outras vezes, batiam tão forte que não havia chance de socorro.

    preocupada com o risco das provas, a federação internacional de automobilismo (fia) acabou com a brincadeira e baniu do campeonato os carros do grupo b. a reação foi dividida, pois muitos queriam colocar a adrenalina acima da segurança. o fato é que essa época de ouro será sempre lembrada como um período m?gico para o esporte e para seus destemidos pilotos.até hoje, livros e fitas de vêdeo que retrataram essa época são disputados pelos amantes de rali.

    ironicamente, os carros do campeonato atual, mesmo com seus motores aspirados e limitados a ?apenasó 350 cavalos (c? entre nés: na prática, desenvolvem bem mais que isso), estão mais velozes que os antigos do grupo b. a tecnologia de suspensão, motor e controle de tração faz dos atuas wrc (world rally championship) verdadeiras m?quinas de levantar poeira. ou seja, para quem assiste, o resultado é semelhante, só que, ao ouvir o rugido de um modelo do extinto grupo b, seus polos se arrepiam mais, bem mais, eu garanto. é disso que se trata.

    cac? clauset é colaborador de quatro rodas e piloto de competição

    [email protected]

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      SóGM
      escreveu em última edição por
      #2

      tenho essa

      1 Resposta Última resposta
      • Q Offline
        Q Offline
        quarteto
        escreveu em última edição por
        #3

        só faltou precisão no artigo, ou ele é tão desinformado assim ao ponto de não saber q os wrc são turbo e a potência é restrita a 350 cvó

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          Gaucho
          escreveu em última edição por
          #4

          não existe limitação de potência no wrc

          existe 1 restritor de fluxo de ar na boca da turbina

          snme é de 34mm.

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            Mega
            escreveu em última edição por
            #5

            ? uma pena, mas de certa forma eu tenho q concordar.

            os carros eram deveras ariscos e a chance de merda era mto grande…

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              Garcia
              escreveu em última edição por
              #6

              ah, lembrei de uma agora, relendo o texto…

              o ari vatanen, pra quem não sabe, é (ou foi) o piloto do 405 t16 que aparece naquele vêdeo do pikes peak, nomeado simplesmente de climb dance…

              vódeo muito tesão, por sinal...

              :teteto: :hauhau: :hauhau:

              1 Resposta Última resposta
              • J Offline
                J Offline
                Joel_RS
                escreveu em última edição por
                #7

                prefiro o texto do bcws…

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  GusWRC
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  não existe limitação de potência no wrc

                  existe 1 restritor de fluxo de ar na boca da turbina

                  snme é de 34mm.

                  [snapback]619514[/snapback]

                  existe sim.

                  além do restritor de 34mm a potência é limitada em 300cv. por isso os carros tem torque pra subir em paredes.

                  mas o texto tá bem fora, os primeiros audi não eram grupo b, nem os escort.

                  grupo b era os audi mais novos, 205, stratus, e depois delta s4, rs200, mg metro, e acho q só.

                  1 Resposta Última resposta
                  • Q Offline
                    Q Offline
                    quarteto
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    renault r5 turbo, e lancia 037 montecarlo tb

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      GusWRC
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      renault r5 turbo, e lancia 037 montecarlo tb

                      [snapback]620388[/snapback]

                      isso, tinha esquecido deles na minha cabeça sempre vem só audi, 205 e delta s4 e as vezes o rs200 :teteto:

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        GusWRC
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        ah, lembrei de uma agora, relendo o texto…

                        o ari vatanen, pra quem não sabe, é (ou foi) o piloto do 405 t16 que aparece naquele vêdeo do pikes peak, nomeado simplesmente de climb dance…

                        vódeo muito tesão, por sinal...

                        :teteto: :hauhau: :hauhau:

                        [snapback]620009[/snapback]

                        e tb dakele do dear god :ppteam:

                        ouvi na argentina esse ano um buxixo muito forte sobre uma possível volta do grupo b tomara que seja verdade, veio de gente ligada a pilotos argentinos do mundial. :p

                        1 Resposta Última resposta
                        • Q Offline
                          Q Offline
                          quarteto
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          e tb dakele do dear god :hauhau:

                          ouvi na argentina esse ano um buxixo muito forte sobre uma possível volta do grupo b tomara que seja verdade, veio de gente ligada a pilotos argentinos do mundial.  :ppteam:

                          [snapback]620392[/snapback]

                          num opel manta, na ilha de man, onde mal cabe o carro dele, e com pista molhada ainda…

                          ali de 5a tava pra lá de 200 :hauhau:

                          aquele vêdeo foi a prova cabal q o ari vatanem, qdo morrer, não vai realmente morrer , e sim voltar pro planeta dele :teteto:

                          mib estaile

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            GusWRC
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            num opel manta, na ilha de man, onde mal cabe o carro dele, e com pista molhada ainda…

                            ali de 5a tava pra lá de 200 :hauhau:

                            aquele vêdeo foi a prova cabal q o ari vatanem, qdo morrer, não vai realmente morrer , e sim voltar pro planeta dele :teteto:

                            mib estaile

                            [snapback]620394[/snapback]

                            verdade :hauhau:

                            e qdo vc já tá de cara, achando q acabou o cambio, tem trecho q ele espeta uma 6a pqp :ppteam:

                            1 Resposta Última resposta
                            • E Offline
                              E Offline
                              el.rafar
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              e tb dakele do dear god :teteto:

                              ouvi na argentina esse ano um buxixo muito forte sobre uma possível volta do grupo b tomara que seja verdade, veio de gente ligada a pilotos argentinos do mundial.? :hauhau:

                              [snapback]620392[/snapback]

                              seria o nascimento de dragsters que fazem curvas como nenhum outro carro?

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                GusWRC
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                seria o nascimento de dragsters que fazem curvas como nenhum outro carro?

                                [snapback]620398[/snapback]

                                sim, e pilotados por extraterrestres de 6 bra?os e 4 pernas :teteto:

                                1 Resposta Última resposta
                                • E Offline
                                  E Offline
                                  el.rafar
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  sim, e pilotados por extraterrestres de 6 bra?os e 4 pernas   :o_o:

                                  [snapback]620405[/snapback]

                                  vai faltar piloto pra segurar tanto carro…

                                  sera que o bastiao la segura um monstro desse?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • J Offline
                                    J Offline
                                    Joel_RS
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    vai faltar piloto pra segurar tanto carro…

                                    sera que o bastiao la segura um monstro desse?

                                    [snapback]620413[/snapback]

                                    deve segurar. se o grupo b voltar mesmo saberemos se ele é realmente um alen. :o_o:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
                                      G Offline
                                      Garcia
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      pois é, eu ouvi um papo tb do grupo b voltar a ativa… só que, pelo que entendi, a potência seria bem menor do que era a 20 e poucos anos atrás...

                                      :)

                                      e que os pilotos são aliens, não se discute... :o_o:

                                      1 Resposta Última resposta

                                      • Login

                                      • Não tem uma conta? Cadastrar

                                      • Primeiro post
                                        Último post
                                      0
                                      • Recente
                                      • Usuários