Vótimas do próprio veneno
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esses dias atrás, estava indo falar com o lula () e peguei uma 4 patas 2002, e, por coincid?ncia, achei esta reportagem, que ao meu ver é muito bacana, apesar de eu achar o autor um tanto quanto fresco para automobilismo…
os caros do grupo b foram banidos do mundial de rali em 1986: eram furiosos demais.
os anos de 1981 e 1982 foram os únicos em que os brasileiros puderam ver de perto as feras e, principalmente, as m?quinas que disputavam o mundial de rali. em 1981, o piloto finland?s ari vatanen e o navegador britúnico david richards (o mesmo que é atualmente o diretor geral da equipe de rali da subaru e da bar na f-1) deixaram os adversérios comendo poeira a bordo do escort rs 2000. no ano seguinte, foi a vez de a maior piloto de rali da história, a francesa michele mouton, e sua navegadora italiana fabrizia pons não deixarem espaço para ninguém com seu audi quattro. bons tempos, aqueles.
o rali percorria um trecho da serra da mantiqueira, passando pela cidade paulista de campos do jord?o. lá, centenas de espectadores esperavam ansiosos a passagem dos ponteiros. o barulho era infernal. de longe dava para ouvir o carro chegando. não sei o que gritava mais alto: o ronco do escapamento ou a válvula de al?vio da turbina. estou falando dos carros do grupo b, os mais fortes autom?veis de rali que já existiram. além dos escort e audi, juntavam-se a eles os peugeot 205, renault 5, matra, metro, austin-rover e lancia stratus. mas o show durou pouco.
por causa da grande potência, que em alguns carros chegava ao estratosf?rico patamar de 750 cavalos, os modelos do grupo b foram banidos do campeonato em 1986. mas tornaram-se eternos para os amantes do esporte. nada acelerava tanto quanto eles. não existiam regras: o motor podia ser central (o que aumentava a estabilidade e é proibido atualmente) e as equipes oficiais não descansavam no desenvolvimento de turbinas e escapamentos para aumentar a potência. o problema é que o c?u era o limite para a velocidade e ara a segurança também. os acidentes começaram a ocorrer, vêrios deles fatais. com o excesso de potência, os pilotos não tinham total controle sobre o carro. vez ou outra sa?am da estrada e atropelavam as pessoas que se aglomeravam ao lado das trilhas. outras vezes, batiam tão forte que não havia chance de socorro.
preocupada com o risco das provas, a federação internacional de automobilismo (fia) acabou com a brincadeira e baniu do campeonato os carros do grupo b. a reação foi dividida, pois muitos queriam colocar a adrenalina acima da segurança. o fato é que essa época de ouro será sempre lembrada como um período m?gico para o esporte e para seus destemidos pilotos.até hoje, livros e fitas de vêdeo que retrataram essa época são disputados pelos amantes de rali.
ironicamente, os carros do campeonato atual, mesmo com seus motores aspirados e limitados a ?apenasó 350 cavalos (c? entre nés: na prática, desenvolvem bem mais que isso), estão mais velozes que os antigos do grupo b. a tecnologia de suspensão, motor e controle de tração faz dos atuas wrc (world rally championship) verdadeiras m?quinas de levantar poeira. ou seja, para quem assiste, o resultado é semelhante, só que, ao ouvir o rugido de um modelo do extinto grupo b, seus polos se arrepiam mais, bem mais, eu garanto. é disso que se trata.
cac? clauset é colaborador de quatro rodas e piloto de competição
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não existe limitação de potência no wrc
existe 1 restritor de fluxo de ar na boca da turbina
snme é de 34mm.
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existe sim.
além do restritor de 34mm a potência é limitada em 300cv. por isso os carros tem torque pra subir em paredes.
mas o texto tá bem fora, os primeiros audi não eram grupo b, nem os escort.
grupo b era os audi mais novos, 205, stratus, e depois delta s4, rs200, mg metro, e acho q só.
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ah, lembrei de uma agora, relendo o texto…
o ari vatanen, pra quem não sabe, é (ou foi) o piloto do 405 t16 que aparece naquele vêdeo do pikes peak, nomeado simplesmente de climb dance…
vódeo muito tesão, por sinal...
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e tb dakele do dear god
ouvi na argentina esse ano um buxixo muito forte sobre uma possível volta do grupo b tomara que seja verdade, veio de gente ligada a pilotos argentinos do mundial.
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e tb dakele do dear god
ouvi na argentina esse ano um buxixo muito forte sobre uma possível volta do grupo b tomara que seja verdade, veio de gente ligada a pilotos argentinos do mundial.
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num opel manta, na ilha de man, onde mal cabe o carro dele, e com pista molhada ainda…
ali de 5a tava pra lá de 200
aquele vêdeo foi a prova cabal q o ari vatanem, qdo morrer, não vai realmente morrer , e sim voltar pro planeta dele
mib estaile
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num opel manta, na ilha de man, onde mal cabe o carro dele, e com pista molhada ainda…
ali de 5a tava pra lá de 200
aquele vêdeo foi a prova cabal q o ari vatanem, qdo morrer, não vai realmente morrer , e sim voltar pro planeta dele
mib estaile
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verdade
e qdo vc já tá de cara, achando q acabou o cambio, tem trecho q ele espeta uma 6a pqp
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e tb dakele do dear god
ouvi na argentina esse ano um buxixo muito forte sobre uma possível volta do grupo b tomara que seja verdade, veio de gente ligada a pilotos argentinos do mundial.?
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seria o nascimento de dragsters que fazem curvas como nenhum outro carro?