Mitos e verdades
-
1 kg de apl e 1kg de hx40 rs….
bem pessoal estou falando pq estou aqui com um jg de pistao e biela do audi turbo, to afim de montar um motor pra teste mesmo... kitzinho apl525 com 1,4 kg injetadinho e 30 cv de nitro com 9:1 de taxa. sei se apenas turbo ele suporta tranquilo, mas com nitro :s
-
isso, tenho a 77, é plugnplay em tudo… próxima meta seriam pistão melhores ...
[snapback]621890[/snapback]
75 fravio
-
como eu disse, é dificil de acreditar.
mas da mesma forma que eu vejo algumas coisas funcionarem, coisas essas que alguns não acreditam e com raz?o, eu entendo o lado de quem fala que aguenta.
[snapback]621896[/snapback]
pode acreditar
o funari já montou + de 50 a3/golf assim.
andei em 2 q fiquei apaixonado.
-
os pistões até são de confian?a como os mahle hipereut?ticos. ja as bielas, nem de gra?a.
[snapback]621850[/snapback]
em engenharia mecânica / dos materiais, tamanho nem sempre é tudo. varia muito com a liga, processo de fabricação da peça, geometria, etc…
as bielas de 1.8t são até mais leves que as de ap, mas nem por isso são mais frag?is.
existem n tipos de liga para as mais diversas aplicações, não adianta generalizar : só pq a biela tem um furo pra lubrificação (e eu concordo que ela pode ser mais fr?gil que uma biela idêntica sem o furo), não quer dizer que ela é mais fr?gil que outra de mesma dimensão… são muitas variavṍis.
em tempo, dávido muito que a fábrica faria um motor com componentes internos mais fracos. talvez as bielas com numeração alta de ap possam até ser mais resistentes do que as de vag 1.8 turbo, mas entre trocar uma biela dimensionada p/ 180cv com 20 e tantos kgmf de torque desde 1750 rpm até 5000 e poucos, por outra feita pra 115cv e 17kgmf, fico com a primeira opção. ao menos que alguem me mostre que, num ensaio destrutivo, a biela de audi aguenta menos.
minha opinião é essa, e espero que a mesma seja questionada com argumentos sustent?veis.
-
em engenharia mecânica / dos materiais, tamanho nem sempre é tudo. varia muito com a liga, processo de fabricação da peça, geometria, etc…
as bielas de 1.8t são até mais leves que as de ap, mas nem por isso são mais frag?is.
existem n tipos de liga para as mais diversas aplicações, não adianta generalizar : só pq a biela tem um furo pra lubrificação (e eu concordo que ela pode ser mais fr?gil que uma biela idêntica sem o furo), não quer dizer que ela é mais fr?gil que outra de mesma dimensão… são muitas variavṍis.
em tempo, dávido muito que a fábrica faria um motor com componentes internos mais fracos. talvez as bielas com numeração alta de ap possam até ser mais resistentes do que as de vag 1.8 turbo, mas entre trocar uma biela dimensionada p/ 180cv com 20 e tantos kgmf de torque desde 1750 rpm até 5000 e poucos, por outra feita pra 115cv e 17kgmf, fico com a primeira opção. ao menos que alguem me mostre que, num ensaio destrutivo, a biela de audi aguenta menos.
minha opinião é essa, e espero que a mesma seja questionada com argumentos sustent?veis.
[snapback]621952[/snapback]
rlx, vc tem sua opnião, e eu tenho a minha
-
aproveitando o assunto.
esses pistão de audi dá certinho no ap 1.8? vou forjar o meu e to com medo dos iapel bater e o ks atrasar o ponto.
alguem ai usa iapel com ie original e teve problema com isso?
esses pistão ai junto com umas scat forjda aguentaria uns 350 a 400cvó??
[snapback]621828[/snapback]
iapel não bate nada, fica igual original é de longe a melhor opção
-
se bem montado, bate praticamente nada.. mande a retífica abrir cada cilindro com seu pistão deixando 6 de folga.. e se vc usar tudo std, aí mede direitinho que eu acho que a iapel continua dando a folga nos próprios pistões
quando andava com os maff que canecavam bastante, eu colocava uma borracha no ks
[snapback]621878[/snapback]
isso, iapel não precisa abrir folga no bloco, a folga já vem no pistão
? só montar e não bate nada nada, o motor fica calado igual original, mesmo quando esta frio.
-
para finalizar, não entendo ate agora pq ainda ficam discutindo sobre essas gambiarras pq diabos não montar o negocio direito? gastem 300 reias a mais e comprem um jogo de bielas forjadas ai não tem mais essa de sera q vai aguentar? . depois no futudo se sentir vontade de socar mais pressão, o motor já ta 100% pronto
carol, essa de que vc não entende para que forjar o motor para rodar com 350 cavalos… isso eu q não entendo me da um ap de 350 cavalos com miolo original que eu arranco as bielas perna de frango pelo bloco no primeiro td q rolar... e pode ser numero 50, 60, 76, oq for... depois posto as fotos aqui no pp para vc ver.
passat de marcas do ingo, andava com bielas 76 e 276 cavalos, e era 1.6, q tem r/l fantastica certa vez tentaram 300 cavalos e as bielas sairam para tomar ar fresco ainda no dinamometro
-
iapel bate quando frio.
quem acelera com carro frio?
[snapback]621965[/snapback]
os meus não batem absolutamente nada, nem quando frio.
já os meus powertech, me faziam pensar que o motor estava sempre quebrado
-
carol, essa de que vc não entende para que forjar o motor para rodar com 350 cavalos… isso eu q não entendo me da um ap de 350 cavalos com miolo original que eu arranco as bielas perna de frango pelo bloco no primeiro td q rolar... e pode ser numero 50, 60, 76, oq for... depois posto as fotos aqui no pp para vc ver.
u?, eu disse q bielas originais (dessas perna de frango furadas na haste) aguentam 350cvs pra rodar em circuito/pista? me mostra onde falei isso…e mesmo pra rua...melhor vc ler o tópico novamente.
ainda mais q sou contra essas bielinhas vazadas, e tb sei q as de ap com numeração alta tem seu limite. meu motor mesmo, rodei praticamente 1 ano com apenas 0,65 bar de pressão e não passava de 6200 rpm até trocar as bielas mesmo sem saber q eram pacatas né 55.
ja disse trocentas vzs e repito: falo aqui dentro de carro pra uso em rua/estrada.
pra mim, pista é lugar pra piloto e carro feito pra pista. fora isso é (como vc mesmo disse) tudo não passa de gambiarra .
e quanto a seu desafio , blz, me da um motor ap forjado de 350cvs e te devolvo ele aos peda?os.
vc tem seu método pra quebrar um ap original na pista, e eu tenho como quebrar um forjado na rua. te garanto q o meu desafio sai mais barato q o seu hehehehe
passat de marcas do ingo, andava com bielas 76 e 276 cavalos, e era 1.6, q tem r/l fantastica certa vez tentaram 300 cavalos e as bielas sairam para tomar ar fresco ainda no dinamometro
vc tava la e foi testemunha ocular do fato? se vc sabe tudo mesmo sobre esse motor, deve saber q ele girava nas alturas e mesmo com uma r/l bonita não existe m?gica…
deve saber tb q a certo ponto as bielas entram em resson?ncia e a resist?ncia mecânica delas vai la pra baixo.
-
? a realidade.
não aguentam 3 voltas de po colado.
[snapback]621972[/snapback]
a coisa por ai ta feia heim…
-
não sei se girava isso tudo não em… era comando zba
como quebrar um ap forjado de 350 cavalos na rua?
acho q só se fizer na maldade, reduzindo para quebrar.
o ap original com 350 cavalos eu quebro no autodromo utilizando da forma q uso o meu, sem nenhuma maldade.
quando falei em gambiarra , isso pra mim é usar bielas de audi, kombi, pistões de audi, ou mahle de alcool rebaixo, enfim, oq for...
antigamente isso era aceitavel, hoje já não faz mais sentido algum, um kit forjado para motor ap ta muito barato.
veja, não estou dizendo q todo mundo q vai turbinar tem q forjar, mas para os que querem potencia, o caminho certo é mesmo este.
-
a coisa por ai ta feia heim…
[snapback]621976[/snapback]
realmente não montei nenhum….....ali?s nunca montei motor de carro., já acompanhei a montagem de vêrios............até de dragster............ e sou muito observador
falo c base dos tds do rio
ap turbo é o q + tem...............mas na pista não vemos quase nenhum.........
os q tentaram quase todos quebraram.........ja vê alguns.
-
não sei se girava isso tudo não em… era comando zba
como quebrar um ap forjado de 350 cavalos na rua?
acho q só se fizer na maldade, reduzindo para quebrar.
o ap original com 350 cavalos eu quebro no autodromo utilizando da forma q uso o meu, sem nenhuma maldade.
quando falei em gambiarra , isso pra mim é usar bielas de audi, kombi, pistões de audi, ou mahle de alcool rebaixo, enfim, oq for...
antigamente isso era aceitavel, hoje já não faz mais sentido algum, um kit forjado para motor ap ta muito barato.
veja, não estou dizendo q todo mundo q vai turbinar tem q forjar, mas para os que querem potencia, o caminho certo é mesmo este.
[snapback]621977[/snapback]
ai q ta, comando zba nuuuuuuuuuuuuuunca q renderia potência máxima la nos 7000 rpm. e detalhe: o limite de giro utilizado era bem mais pra cima q isso…
ja comentei isso aqui no forum mesmo, q naquele mato tinha coelho e tds nés sabemos
vc chama de gambiarra o uso de recursos técnicos de conhecimento dos grandes preparadores do brasil.
ja eu, chamo de gastar dinheiro de bobeira isso de forjar motor sem real necessidade somente para proteger o trocador de peças qto a um possivel acerto mal feito e mal uso do motor pelo cliente que não sabe guiar um carro com motor preparado.
se vc acha barato um kit forjado, sorte a sua por ganhar muito bem e ter dinheiro sobrando.
qto a potência , eu chamo de potência (a nivel de forjar), coisa de 450cvs pra cima. mas 450cvs de verdade, e não 450cvs do mundo de bob - como tem muuuuuuuuuuito por todo canto hj em dia.
realmente não montei nenhum….....ali?s nunca montei motor de carro., já acompanhei a montagem de vêrios............até de dragster............ e sou muito observador
falo c base dos tds do rio
ap turbo é o q + tem...............mas na pista não vemos quase nenhum.........
os q tentaram quase todos quebraram.........ja vê alguns.
[snapback]621978[/snapback]
que pena, como sei que em preparação não existe falta de sorte , então lamento pela falta de compet?ncia de quem monta um motor que quebra em menos de 3 esticadinhas.