Turbina .50 pra motor 2.050 530 cv
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nao nao me esqueci, mas se vc pegar um mapa de turbina e olhar nao importa se o motor gira mais ou gira mesmo, pra cair dentro da faixa de eficiencia e limites dela o que importa eh pressaoxfluxo, usou motor de marea como exemplo pq o marcio duviou que meu carro deu 321 cv medidos no dinamometro alegando que uma .48 soh tem fluxo pra 200 ou 250 cv no maximo , assim meu carro teria 250 cv no maximo, mas nao vem ao caso.
quanto a turbina e escape ja selecionei, e chega de polemica, ja postei demais neesse topico, acredito que tudo que tenha pra acrescentar no projeto ja tenha sido postado.
[snapback]622544[/snapback]
cara … desculpa .. li o topico inteiro e noto q vc faz algumas confusoes mto grandes com as coisas ...
vc confunde algumas coisas ...
pra potencia eh obvio q o rpm do motor influencia ..e uma mesma turbina pode gerar 150 cvs em um motor e 500 em outro com a mesma pressao ..tudo vai depender da cilindrada dele .. do curso dele .. do rpm , do comando da taxa dinamica do enchimento volumetrico e de mais um kilo e meio de fatores ..
voce dizer q uma turbina .50/.48 vai entregar fluxo pra 530 cvs no seu motor porque no de nao sei quem entrega fluxo pra 530 nao quer dizer muita coisa...
quando voce colocar seus argumentos teoricos , nao esque?a q aqui no forum existem muitos engenheiros/estudantes de engenharia que sabem tb do que estao falando e lembram de fatores que voce esqueceu de considerar ...
em respeito ao assunto do topico .. acho q voce pode conseguir com uma turbina .50/.58 que seu carro fique um canhao com o acerto do cabeçote e tudo mais...
mas cara ... seja coerente e busque resultados andando com o carro .. pq conheão golzinho gti 16v de 500 cvs q perde nos 400m e em cirquito pra gol 1.9 com 300cvs ... seja por causa de curva de torque seja por falta de tra?ao e varias outras coisas .... nao se prenda a numeros
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minha opinião: independentemente de conseguir tirar a cavalaria desejada, 265cv/l para uso no dia-a-dia, principalmente na grande são paulo (congestionamentos, calor…) = inviável
me recordo de dois projetos amplamente discutidos aqui no pp (corsa do trojillo e celta do copyman), para resultados semelhantes ao que vc quer. as especificações pareciam bem mais generosas (pricipalmente no item turbinas ) do que as que estão sendo apresentadas nesse tópico. e acho que o uso era muito mais restrito também.
boa sorte no projeto.
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nao disse que minha .48 50 tem fluxo pra 500 cv cara por iso que to querendo outra turbina ,e sim que que tem fluxo pra 320, e perguntei a opinao do pesseal se a .58 .50 que falei daria fluxo pra 530 cv,pq ja uma pessoa me falou que da a, vamos esquecer do motor, to pertundando a turbina certo, pelo visto a grande maioria acredita que uma .58 nao de fluxo pra 500 cv entao to trocando a quente pra .70 pulstativa e mantendo a fria, o que falei eh que o limite de fluxo da turbina, nao depende da rpm que o motor , fluxo eh fluxo tem tantos cmf a tanto de pressao, se ultrapasar a turbina entra em overpeed, pois a rota?ao do eixo ultrapassao limite maximo e desgasta a turbina mais cedo, o jr citou marea com 0,9, meu carro deu a mesma pontecia com 1,3 kg logico, marea tem potencia de base maior, entao precisa de uma pressao menor pra atingir a mesma potencia de 320 cv
vou almo?ar falow abraços
cara … desculpa .. li o topico inteiro e noto q vc faz algumas confusoes mto grandes com as coisas ...
vc confunde algumas coisas ...
pra potencia eh obvio q o rpm do motor influencia ..e uma mesma turbina pode gerar 150 cvs em um motor e 500 em outro com a mesma pressao ..tudo vai depender da cilindrada dele .. do curso dele .. do rpm , do comando da taxa dinamica do enchimento volumetrico e de mais um kilo e meio de fatores ..
voce dizer q uma turbina .50/.48 vai entregar fluxo pra 530 cvs no seu motor porque no de nao sei quem entrega fluxo pra 530 nao quer dizer muita coisa...
quando voce colocar seus argumentos teoricos , nao esque?a q aqui no forum existem muitos engenheiros/estudantes de engenharia que sabem tb do que estao falando e lembram de fatores que voce esqueceu de considerar ...
em respeito ao assunto do topico .. acho q voce pode conseguir com uma turbina .50/.58 que seu carro fique um canhao com o acerto do cabeçote e tudo mais...
mas cara ... seja coerente e busque resultados andando com o carro .. pq conheão golzinho gti 16v de 500 cvs q perde nos 400m e em cirquito pra gol 1.9 com 300cvs ... seja por causa de curva de torque seja por falta de tra?ao e varias outras coisas .... nao se prenda a numeros
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minha opinião: independentemente de conseguir tirar a cavalaria desejada, 265cv/l para uso no dia-a-dia, principalmente na grande são paulo (congestionamentos, calor…) = inviável
me recordo de dois projetos amplamente discutidos aqui no pp (corsa do trojillo e celta do copyman), para resultados semelhantes ao que vc quer. as especificações pareciam bem mais generosas (pricipalmente no item turbinas ) do que as que estão sendo apresentadas nesse tópico. e acho que o uso era muito mais restrito também.
boa sorte no projeto.
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com cabeçote 16v
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se o motor já é todo forjado, com turbina grande, ft boa alimentação por parte de bicos e bombas, não vejo motivos para ele não tirar os 500 cavalos do corsa e pq não daria para usar o carro na rua??? se montar com turbina grande ai é que da mesmo, o motor vai ficar super agudo, só vai vir potencia lá em cima, oq ate facilita o uso do carro no dia dia. não para acelerar na rua, é para usar na rua
sei q 500 cavalos é coisa pra caramba, mas hoje em dia já existem meios para isso, ele já tem um motor 2 litros forjado, acho q faltaria uma fueltech com 8 bicos, mais bombas de combustivel e uma turbina monstro. por no chão é outro problema…
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anderson…o q tá em negrito é justamente o que ele não quer, por isso a pol?mica
nao nao me esqueci, mas se vc pegar um mapa de turbina e olhar nao importa se o motor gira mais ou gira mesmo, pra cair dentro da faixa de eficiencia e limites dela o que importa eh pressaoxfluxo, usou motor de marea como exemplo pq o marcio duviou que meu carro deu 321 cv medidos no dinamometro alegando que uma .48 soh tem fluxo pra 200 ou 250 cv no maximo , assim meu carro teria 250 cv no maximo, mas nao vem ao caso.
quanto a turbina e escape ja selecionei, e chega de polemica, ja postei demais neesse topico, acredito que tudo que tenha pra acrescentar no projeto ja tenha sido postado.
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então quer dizer que pra mais ou menos potência não importa que o motor gire mais ou menos apenas o mapa da turbina …
e outra coisa, se vc quer olhar potência, olhe o mapa do compressor, não da turbina...mas não se esque?a de ter todos os dados necessários para escolher o compressor correto (inclusive aqueles que demandam testes estáticos e din?micos do motor em laboratério e que ninguém tem), pq fora isso, vc vai apenas chutar, e vai ser uma bicuda das boas, pq vc vai ter q chutar alguns valores pra chegar no ideal...
pelo q eu vi vc tá misturando um monte de coisa aí e tá é meio perdido do q fazer...vc quer conciliar potência que só se atinge com turbo grande e girando alto, com pegada de turbina min?scula, alta potência com pouco giro e tá achando q seu cabeçote + coletor tem fluxo de 16v, qdo na verdade não chega nem perto...
ninguém aqui tá duvidando que atinja os 500 cv...o que ninguém cr? é que consiga com os pré-requisitos que você impos, pela experiencia que o pessoal aqui tem com motor realmente forte...
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o que eu nao entendi ainda eh pra que carro com 550cvs pra rua com pegada em baixa (o que eh impossivel num 4cil mono-turbo)…
no mais, o carro é um 2.0 (torke suficiente pra cidade) e turbo o que vc regularia por exemplo 1bar no po e 2 no botão (pra ser usado em arrancada apenas...)
cabou
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na verdade, eu acho que teria que olhar os dois pq se um dos dois restringir ja era neh, o que eu quiz dizer eh o seguinte, pra 300 cv vc precisa de um fluxo x de ar entrando no motor, se vc tiver dentro da faxia de eficiencia da turbina pode ser um motor 2.0 8 v com 1.3 kg de pressao com intercooler, ou um motor 2.0 16v com 0,9 de pessao, isso desse que vc nao de overpeed na turbina, ta certo com mais pressao o ar aquece mais e tal, resumindo todo o que quero dizer eh que minha turbina atual tem fluxo pra essa pontencia nos dois motores, nao acho que a potencia deu medida na dinojet seja absurda, soh isso.
agora vamos falar da pegada da turbina, mesmo tendo mapas de turbina e compressor e tudo nao da pra calcular direito os valores saber quando vai encher e tal(fora que a turbina hibrida), se vc for analizar, eu aceitei a susgestao do pessoal e vou trocar a carca?a quente maior, vou por .70 pulsativa com eixo 58 e 50 com rotor 56mm com refluxo, se essa turbina vai fluxo pra 530 cv ja nao sei, mas eh a turbina que eu acredito que venha 2 kg de pressao entre 4500 a 5000 rpm ja que eh o que eu quero, o ponto principal eh esse, nao quero que venha a pessao maxima depois de 5000 rpm, de preferencia se possivel a uns 4700 rpm, o ponto chave do projeto eh esse. se nao vier os 530 cv paciencia o objetivo eh esse, mas se nao for possivel, prefeiro sacrificar um pouco de pontecia final, e ter uma pegada razoavel.
anderson…o q tá em negrito é justamente o que ele não quer, por isso a pol?mica
então quer dizer que pra mais ou menos potência não importa que o motor gire mais ou menos apenas o mapa da turbina …
e outra coisa, se vc quer olhar potência, olhe o mapa do compressor, não da turbina...mas não se esque?a de ter todos os dados necessários para escolher o compressor correto (inclusive aqueles que demandam testes estáticos e din?micos do motor em laboratério e que ninguém tem), pq fora isso, vc vai apenas chutar, e vai ser uma bicuda das boas, pq vc vai ter q chutar alguns valores pra chegar no ideal...
pelo q eu vi vc tá misturando um monte de coisa aí e tá é meio perdido do q fazer...vc quer conciliar potência que só se atinge com turbo grande e girando alto, com pegada de turbina min?scula, alta potência com pouco giro e tá achando q seu cabeçote + coletor tem fluxo de 16v, qdo na verdade não chega nem perto...
ninguém aqui tá duvidando que atinja os 500 cv...o que ninguém cr? é que consiga com os pré-requisitos que você impos, pela experiencia que o pessoal aqui tem com motor realmente forte...
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o que eu nao entendi ainda eh pra que carro com 550cvs pra rua com pegada em baixa (o que eh impossivel num 4cil mono-turbo)…
no mais, o carro é um 2.0 (torke suficiente pra cidade) e turbo o que vc regularia por exemplo 1bar no po e 2 no botão (pra ser usado em arrancada apenas...)
cabou
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nao muita pegada cara, eh uma pegara male male, como eu disse pressao maxima entre 4500 e 5000 rpm, quer andar com 1,3 kg no peh e 2 kg no booster, na rua nao ligaria o booster, mas quero dar umas aceleradas com 1,3 de vez em quando.
pro motor que to montando e a .70 .50 eh o que eu acho que de esse pegada
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blackout,
vc como estudante de engenharia já deve ter aprendido que pra quase tudo existe uma solução. se vc quer 530cv no seu corsa com pegada, precisa de um turbo com rotor e eixo grandes. pra conciliar isso com pegada boa, provavelmente vc tem que buscar um turbo que tenha rolamento, e não mancal simples.
sobre a questão do ar the bigger the best seria interessante dar uma lida no livro do corky bell (e não adianta dizer que o livro é uma decepção, pq ele tem uma experiencia razoável) sobre essa parte (melhor vc ler, pq se postar aqui vai dar mais pano pra manga )
e finalmente, vc é maluco de querer um carro com 530cv pra andar na rua hoje eu considero um patamar legal no máximo uns 250 - 280cv, pq as modificações não precisam ser táaaaaao extensas. mas engenharia é isso aí, inovar e buscar novos limites
abraços e boa sorte
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heheh to ligado, mas o custo dessas belezinhas nao é nada facil, tb, ja gastei ateh o que nao tinha hehe, vontade de por uma dessas eh o que nao falta, mas vou ter que gastar com outras coisas tb, um msd eh o proximo passo
blackout,
vc como estudante de engenharia já deve ter aprendido que pra quase tudo existe uma solução. se vc quer 530cv no seu corsa com pegada, precisa de um turbo com rotor e eixo grandes. pra conciliar isso com pegada boa, provavelmente vc tem que buscar um turbo que tenha rolamento, e não mancal simples.
sobre a questão do ar the bigger the best seria interessante dar uma lida no livro do corky bell (e não adianta dizer que o livro é uma decepção, pq ele tem uma experiencia razoável) sobre essa parte (melhor vc ler, pq se postar aqui vai dar mais pano pra manga )
e finalmente, vc é maluco de querer um carro com 530cv pra andar na rua hoje eu considero um patamar legal no máximo uns 250 - 280cv, pq as modificações não precisam ser táaaaaao extensas. mas engenharia é isso aí, inovar e buscar novos limites
abraços e boa sorte
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calma xucrute…
ele queria carro com 550cvs, turbina std, silencioso e 8v escape de 2.5pol e pegada baixa...
mais agora ele ta bem mais camarada e acho que está entrando no clima do forum... ja anotou uma po de dicas de todoas aki e tenho certeza que agora o projeto dele desencana
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calma xucrute…
ele queria carro com 550cvs, turbina std, silencioso e 8v escape de 2.5pol e pegada baixa...
mais agora ele ta bem mais camarada e acho que está entrando no clima do forum... ja anotou uma po de dicas de todoas aki e tenho certeza que agora o projeto dele desencana
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na verdade o que mais me animou foi a colocar uma turbina maior foi o que luiz postou, gostei muito da melhora da pegada da turbina dele com escape de 3 polegadas ou arrancar meu escape mesmo com a turbina atural pra testar tb
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vale lembrar que o carro do miozao é muito bem acertado pra carro std que anda com 1kg viu?
se seu carro tem problema de acerto, vai junto msm com com escape novo
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vale lembrar que o carro do miozao é muito bem acertado pra carro std que anda com 1kg viu?
se seu carro tem problema de acerto, vai junto msm com com escape novo
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dia 04/08 vou correr na arrancada em an, se alguem aparecer por da pra pra fazer comparativos, vou nessa falow
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an?
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quem sabe eu vou la…eh da trixx a mesma q fez em interlagos ne?
agora de r888 heeheh
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eu vou mas so para assistirrrrrrr