Projeto
-
dae galera
sou cadastrado aqui a um tempo, mas postei beeem pouco. na verdade mais li e aprendi, que disse alguma coisa.
sou de curitiba e estou turbinando meu carro um subaru impreza 1993 1.8 16v 4x4 permanente.
originalmente esse carro possue 110 cv e não tenho como objetivo, num primeiro momento, um carro forte. espero chegar na casa dos 200cv, com 0,8 de pressão, nessa fase.
gostaria de expor o meu projeto para todos para receber criticas e sujestáes que ajudem a evolução do meu carro.
bom, o que vou utilizar são esse componentes:
na parte de powertrain:
-
turbina master power .42 . 48 (similar a apl525 com eixo de .50);
-
coletor de escape novo, em aão carbono, mas monofluxo;
-
escape 2,5 ;
-
termotape no coletor + uppipe + downpipe;
-
válvula wg beepturbo;
-
prioridade beepturbo p/ carros com maf;
-
embreagem com trama reforçada e platé novo mas com carga original do parreras;
-
intercooler 600x180x60 (mm);
na parte de linha de combustável:
-
flautas billet fuel racing;
-
suporte e adaptadores de bico fuel racing;
-
bicos de eclipse 2.0 t;
-
resistor box;
-
catch tank fuel racing;
-
bomba de fox ;
-
bomba interna original;
-
filtro de comb. original + secund?rio;
-
dosador hpi pequeno fuel racing;
na parte de hardware e instrumentação:
-
piggyback perfect power smt6;
-
pir?metro c/ hallmetes odg;
-
man?metros de pressão de óleo, pressão de combustável e manovacu?metro autogauge série smoke;
-
pen light beast racing;
na parte de personalização tang?n:
-
kit gt s/ asa;
-
bancos concha wrx;
-
volante lico;
-
pintura prata tosca no painel;
agora vamos as explicacões:
a turbina escolhida foi esta por alguns motivos. este carro é muuito, mas muuito fraco em baixa. com as carca?as pequenas e estes eixos m?dios, pretendo uma pegada mediana por volta de 3000 rpm para tentar suprir essa falta de torque. outro motivo é pelo fato desse carro ser 4x4 e não destraciona com menos de 350 cv. então, toda força do motor vai direto para o câmbio, homocin?tica, diferencial etc. usando essa turbina espero conseguir uma pegada mais linear tentando poupar o câmbio.
o coletor de escape, não seria refeito eu usaria o original adaptado, mas como consegui um bom preão para o mesmo, acabei optando em guardar o origi em casa e fazer este. infelizmente, ja havia comprado a turbina mono. mas para upgrades futuros virá com certeza um coletor pulsativo(não tem muita dificuldade para mudar).
por falta de conhecimento, acabei por comprar a prioridade comum, mas para o meu carro com maf ela não funciona direito, perco lenta e fase aspirada, então tive que comprar outra, para turbo original. vivendo e aprendendo.
a embreagem, eu não coloquei muita fã nisso que foi feito, mas como é utilizado em outros subarus daqui e com bom resultado, resolvi pagar para ver.
o intercooler esta sendo feito sobre medida. colm?ia de caminhão de tubos (3 fileiras) e ocupar? toda a boca do parachoque. acredito que fique bem agradável.
a alimenteção foi um caso a parte pois minha intencão foi a seguinte: caso uma eventual falha de bico / bomba ou sei lá o que, um componente subaru é caro demais hehehe. enteão troquei tudo por componentes mais comuns e que me agradam mais também. os bicos originais tem alimenteção lateral, assim como os zetecs 1.8, e a única alteração usando a flauta original seria pelo dos ztecs abertos (também com um certo custo).
para suprir esse problema pedi para serem feitas flautas para bicos comuns, nesse caso os agulhas de eclipse. eles também não são baratos, mas como vou usar somente 4 bicos eles cairam como uma luva e ainda são do tipo agulha que me agrada bastante. contudo estes bicos novos possuem baixa resist?ncia, para isso usei uma resistor box para aumentar a resist?ncia e poder trabalhar mais sussegado com eles.
o item catch tank provavelmente está com seu nome errado pois na verdade ele é um reservatério de combustável em forma de cilindro entre a linha e as flautas, com capacidade de 2 litros, entrada e retorno pela parte superior e saida por baixo. com ele tenho sempre combustável mesmo em curvas (problema do tanque dos subarus) e arrancadas bruscas.
na parte de bombas, usarei 2 em s?rie . antes do catch tank, a original dentro do tanque, e depois dele uma de fox gti2 como preferirem. o problema nessa parte fica por conta da bomba original, que não foi feita para trabalhar com alcool. não pude trocar ela pois para isso é nescessério (no meu caso) sacar o tanque, retirando card?, diferencial traseiro, homocin?ticas, barra estabilizadora, etc. uma baita mão de obra que eu não possuo $$ agora para tanto.
contudo, a bomba original, ou uma interna que futuramente ir? substitui-la, ir? trabalhar praticamente sem pressão, um quase vêcuo, pois o catch tank não fica pressurizado e quem comanda a pouca pressão de trabalho dela é a nescessidade de encher o catch e o consumo da comba segund?ria. como o retorno da linha é feito no catcha tank, a bomba interna terá que suprir bem pouca coisa e trabalhando com pouca então a vazão da mesma subir? bastante eheheheh.
usarei 2 filtros, o original, no local original, antes do catch e um secund?rio, antes da bomba de fox e depois do catch.
um dosador hpi pequeno dar? conta de acertar a pressão para a fase turbo.
agora a parte legal o acerto será com o piggyback perfect power, o mesmo que o gaucho usa. ele trabalha em cima da injeção original e tem seu acerto por computador em tempo real. além disso possue data loggin para auxiliar ainda mais.
ela controla ponto, map/maf, bicos, etc e ainda pode-se fazer um boost controler, mas no meu caso não usarei. bom, vocês ja devem conhecer o produto, então não preciso explicar mais.
ajudanto terei um pir?metro c/ hallmeter da odg (produto de bastante qualidade recomendo) e man?metros tang?n smoke (aqueles que ficam pretinhos/escuros quando apagados) da auto gauge.
na parte realmente tunnem do meu carro fica por conta do exterior. na verdade ele ficou igual ao modelo de rallye da época, porém sem asa.. heheh, eu até tinha, mas quando apertou de grana, vendi. o kit aero é todo em fibra e é baricado e comercializado em série pela rtech para transformar um impreza original no gt (versão turbo da época).
os bancos, pelo menos, eu me orgulho pois eles são do modelo wrx (nome dos gt mais novos) conchas e beeem bons para dirigir/pilotar.
o volante é o mesmo lico usado no rallye dos sertões, homologado pela cba e pela fia. pegada exelente
dei uma tunaaada no painel, para deixar mais bonito ehehe pintei ele de prata e só .
a oficina escolhida para me ajudar em tudo é a pro race do senh?r pir?nha (o fluff conhece).
? isso galera, esta ai o meu projetinho, meio corrido essa parte de motor pela fato da lei mudar agora mês que vem, mas não pequei (acho) em nada nele para esta fase.
o meu objetivo é fazer um carro de track day mas para usar no dia-a-dia. venho de carona para o trabalho ou de ?nibus da empresa então provavelmente usarei ele 3 vezes por semana mo máximo. mas proximos upas como freios e suspensão virão antes de um motor mais bravo.
estou aberto a cr?ticas e sugestáes
mais tarde colocarei fotos dele .
desculpem pela b?blia, mas agente vai se empolgando né….
veleu pelo espaço
abraços
ps: so para jogar lenha na fogueira, sc?nia é caminhão de velinha ir fazer compras na quitanda da esquina eheheheheh trabalho na volvo do brasil na engenharia com projeto/desenvolvimento da parte de chassi e powertrain instalation.
-
-
esterei de olho nesse topico hehehe
-
ps: so para jogar lenha na fogueira, sc?nia é caminhão de velinha ir fazer compras na quitanda da esquina eheheheheh trabalho na volvo do brasil na engenharia com projeto/desenvolvimento da parte de chassi e powertrain instalation.
[snapback]625455[/snapback]
entaum vc deve conhecer um amigo meu… rodrigo ultramari ... ele trampou com isso na volvo até um ou dois anos atrás...
-
agora a parte legal o acerto será com o piggyback perfect power, o mesmo que o gaucho usa.
faça o acerto no hpi e depois as correções de combustável e de ponto c o pp
lembre-se…............ele atua em cima do sinal do map/maf
isso quer dizer q ele tira muito + combustável do q pode dar
faça testes c vêrios jogos de bicos c vêrias vazões diferentes.
regulando c aux?lio de 1 lambda meter fica fácil..........boa sorte no projeto.
-
entaum vc deve conhecer um amigo meu… rodrigo ultramari ... ele trampou com isso na volvo até um ou dois anos atrás...
[snapback]625493[/snapback]
não conheão cara, entrei aqui a menos tempo que isso. mas vou procurar saber.
vlws
faça o acerto no hpi e depois as correções de combustável e de ponto c o pp
lembre-se…............ele atua em cima do sinal do map/maf
isso quer dizer q ele tira muito + combustável do q pode dar
regulando c aux?lio de 1 lambda meter fica fácil..........boa sorte no projeto.
[snapback]625498[/snapback]
vlws gaucho
conhece o eurico do dakar daqui? ele ja tinha me dado uns toques.
darei essa dica para o danny (piranha) sobre congelar o maf e acertar no hpi e depois tirar na pp e colocar/tirar ponto.
vlws
-
[snapback]625498[/snapback]
gaucho não acho que isso é necessário, baste medir os injetores originais e saber o que vai ser feito que o injetor pode ser feito 100% na certeza da vazão correta e necessária. nunca fiz um injetor errado tanto maior como menor pra algum carro turbo ou aspro.
abraços,
-
-
dae galera
sou cadastrado aqui a um tempo, mas postei beeem pouco. na verdade mais li e aprendi, que disse alguma coisa.
sou de curitiba e estou turbinando meu carro um subaru impreza 1993 1.8 16v 4x4 permanente.
originalmente esse carro possue 110 cv e não tenho como objetivo, num primeiro momento, um carro forte. espero chegar na casa dos 200cv, com 0,8 de pressão, nessa fase.
gostaria de expor o meu projeto para todos para receber criticas e sujestáes que ajudem a evolução do meu carro.
bom, o que vou utilizar são esse componentes:
na parte de powertrain:
- turbina master power .42 . 48 (similar a apl525 com eixo de .50);
eixo de .50? fica mt vago isso, coloca a medida certinha… tem .50 que usa eixo 49,5 e até maior que 60
- coletor de escape novo, em aão carbono, mas monofluxo;
pq mono?
- escape 2,5 ;
poderia fazer logo de 3 , so vai te trazer beneficios
-
termotape no coletor + uppipe + downpipe;
-
válvula wg beepturbo;
-
prioridade beepturbo p/ carros com maf;
-
embreagem com trama reforçada e platé novo mas com carga original do parreras;
pra pouca potencia até vai… mas na hora que vc botar força nesse motor ela vai abrir o bico, ainda mais em um 4x4
- intercooler 600x180x60 (mm);
na parte de linha de combustável:
-
flautas billet fuel racing;
-
suporte e adaptadores de bico fuel racing;
-
bicos de eclipse 2.0 t;
ja compro os bicosó podia manda um mp pro rodolfo rs2 , te garanto que ele ira te ajudar nisso, esses bicos de eclipse são mt caros e ainda baixa impedancia… com outros bicos vc nem ia precisar desse resistor box... fala com ele... ele ja posto aqui no seu topic
-
resistor box;
-
catch tank fuel racing;
-
bomba de fox ;
-
bomba interna original;
-
filtro de comb. original + secund?rio;
pq 2 filtrosó 1 so de boa qualidade ta de bom tamanho, ficar colocando mt coisa na linha so vai atrapalhar…
- dosador hpi pequeno fuel racing;
na parte de hardware e instrumentação:
-
piggyback perfect power smt6;
-
pir?metro c/ hallmetes odg;
o pix compro um pirometro fala com ele…
-
man?metros de pressão de óleo, pressão de combustável e manovacu?metro autogauge série smoke;
-
pen light beast racing;
na parte de personalização tang?n:
-
kit gt s/ asa;
-
bancos concha wrx;
-
volante lico;
-
pintura prata tosca no painel;
agora vamos as explicacões:
a turbina escolhida foi esta por alguns motivos. este carro é muuito, mas muuito fraco em baixa. com as carca?as pequenas e estes eixos m?dios, pretendo uma pegada mediana por volta de 3000 rpm para tentar suprir essa falta de torque. outro motivo é pelo fato desse carro ser 4x4 e não destraciona com menos de 350 cv. então, toda força do motor vai direto para o câmbio, homocin?tica, diferencial etc. usando essa turbina espero conseguir uma pegada mais linear tentando poupar o câmbio.
errado cara, com a turbina que vc quer, vc vai ter o contrario, vai ter mais pegada em baixa, e vai forçar mais o conjunto de transmissão…
vc não vai ter uma pegada linear não, ela vai vir de uma vez em baixa/media e forçar o cambio...
o coletor de escape, não seria refeito eu usaria o original adaptado, mas como consegui um bom preão para o mesmo, acabei optando em guardar o origi em casa e fazer este. infelizmente, ja havia comprado a turbina mono. mas para upgrades futuros virá com certeza um coletor pulsativo(não tem muita dificuldade para mudar).
faz logo pulsativo, mesmo que sua turbina seja mono. gasta 1 vez so. e outra pra mudar sua turbina mono pra pulsativa, eh so trocar a caixa quente, num gasta mt não. uns r$ 100,00 conto e ja era.
mas pra esse tamanho de turbina nem precisa ser pulsativa…
por falta de conhecimento, acabei por comprar a prioridade comum, mas para o meu carro com maf ela não funciona direito, perco lenta e fase aspirada, então tive que comprar outra, para turbo original. vivendo e aprendendo.
a embreagem, eu não coloquei muita fã nisso que foi feito, mas como é utilizado em outros subarus daqui e com bom resultado, resolvi pagar para ver.
o intercooler esta sendo feito sobre medida. colm?ia de caminhão de tubos (3 fileiras) e ocupar? toda a boca do parachoque. acredito que fique bem agradável.
a alimenteção foi um caso a parte pois minha intencão foi a seguinte: caso uma eventual falha de bico / bomba ou sei lá o que, um componente subaru é caro demais hehehe. enteão troquei tudo por componentes mais comuns e que me agradam mais também. os bicos originais tem alimenteção lateral, assim como os zetecs 1.8, e a única alteração usando a flauta original seria pelo dos ztecs abertos (também com um certo custo).
para suprir esse problema pedi para serem feitas flautas para bicos comuns, nesse caso os agulhas de eclipse. eles também não são baratos, mas como vou usar somente 4 bicos eles cairam como uma luva e ainda são do tipo agulha que me agrada bastante. contudo estes bicos novos possuem baixa resist?ncia, para isso usei uma resistor box para aumentar a resist?ncia e poder trabalhar mais sussegado com eles.
bom como falei la em cima, acho uma boa vc falar com o rs2, ele vai te trazer uma solução mais barata e que eh certeza que funciona.
o item catch tank provavelmente está com seu nome errado pois na verdade ele é um reservatério de combustável em forma de cilindro entre a linha e as flautas, com capacidade de 2 litros, entrada e retorno pela parte superior e saida por baixo. com ele tenho sempre combustável mesmo em curvas (problema do tanque dos subarus) e arrancadas bruscas.
na parte de bombas, usarei 2 em s?rie . antes do catch tank, a original dentro do tanque, e depois dele uma de fox gti2 como preferirem. o problema nessa parte fica por conta da bomba original, que não foi feita para trabalhar com alcool. não pude trocar ela pois para isso é nescessério (no meu caso) sacar o tanque, retirando card?, diferencial traseiro, homocin?ticas, barra estabilizadora, etc. uma baita mão de obra que eu não possuo $$ agora para tanto.
contudo, a bomba original, ou uma interna que futuramente ir? substitui-la, ir? trabalhar praticamente sem pressão, um quase vêcuo, pois o catch tank não fica pressurizado e quem comanda a pouca pressão de trabalho dela é a nescessidade de encher o catch e o consumo da comba segund?ria. como o retorno da linha é feito no catcha tank, a bomba interna terá que suprir bem pouca coisa e trabalhando com pouca então a vazão da mesma subir? bastante eheheheh.
usarei 2 filtros, o original, no local original, antes do catch e um secund?rio, antes da bomba de fox e depois do catch.
bom vc fez uma salada ai… mas deve funcionar sim. eu faria de outra forma, mas ai cada um cada um... e acho desnesessario 2 filtros... usa 1 bom antes do catch e pronto.
um dosador hpi pequeno dar? conta de acertar a pressão para a fase turbo.
agora a parte legal o acerto será com o piggyback perfect power, o mesmo que o gaucho usa. ele trabalha em cima da injeção original e tem seu acerto por computador em tempo real. além disso possue data loggin para auxiliar ainda mais.
ela controla ponto, map/maf, bicos, etc e ainda pode-se fazer um boost controler, mas no meu caso não usarei. bom, vocês ja devem conhecer o produto, então não preciso explicar mais.
ajudanto terei um pir?metro c/ hallmeter da odg (produto de bastante qualidade recomendo) e man?metros tang?n smoke (aqueles que ficam pretinhos/escuros quando apagados) da auto gauge.
na parte realmente tunnem do meu carro fica por conta do exterior. na verdade ele ficou igual ao modelo de rallye da época, porém sem asa.. heheh, eu até tinha, mas quando apertou de grana, vendi. o kit aero é todo em fibra e é baricado e comercializado em série pela rtech para transformar um impreza original no gt (versão turbo da época).
os bancos, pelo menos, eu me orgulho pois eles são do modelo wrx (nome dos gt mais novos) conchas e beeem bons para dirigir/pilotar.
o volante é o mesmo lico usado no rallye dos sertões, homologado pela cba e pela fia. pegada exelente
dei uma tunaaada no painel, para deixar mais bonito ehehe pintei ele de prata e só .
a oficina escolhida para me ajudar em tudo é a pro race do senh?r pir?nha (o fluff conhece).
? isso galera, esta ai o meu projetinho, meio corrido essa parte de motor pela fato da lei mudar agora mês que vem, mas não pequei (acho) em nada nele para esta fase.
o meu objetivo é fazer um carro de track day mas para usar no dia-a-dia. venho de carona para o trabalho ou de ?nibus da empresa então provavelmente usarei ele 3 vezes por semana mo máximo. mas proximos upas como freios e suspensão virão antes de um motor mais bravo.
estou aberto a cr?ticas e sugestáes
mais tarde colocarei fotos dele .
desculpem pela b?blia, mas agente vai se empolgando né….
veleu pelo espaço
abraços
[snapback]625455[/snapback]
bom projeto cara vou ficar de olho por aqui.
-
essa turbina não é muito pequena para o seu motor?
-
zn - santos:
então, o motor é 1.8 , mas esse cabeçote eu não sei que raio os japas tinham na cabeça, pois deve ter cmf de 1.0. não adianta turbina muito maior que isso que meu motor do jeito que esta não empurra.
respondendo algumas coisas do alnh:
-
acho que é 46mm por 49,5 . sei que é igual a biaggio apl 525, mas como é master, me permite depois modifica-la mais facilmente.
-
o coletor sera mono pous ja esta pronto eheheh, infelizmente foi o que consegui, mas não será muito dificil de modifica-lo para duplo-f .
3)quero fazer com 2,5 pois com escape em 3 perderia um pouco do pouquissimo torque em baixa eheheh e isso não da para acontecer. a turbina vem antes, mas o torque na fase aspirada é que me interessa.
mas, no futuro, com outra turbina e trabalho no cabeçote, ai sim, será usado o escape todo em 3
-
?, também acho que não aguenta muito não, mas como ja andei em carros com ela, com + - a minha potência, para um comeão ela vai servir e não trepidar?
-
ja comprei os bicos e paguei barato..hehehe mas ao menor sinal de problema é fácil troca-los por uns de astra ou até mesmo fazer uma segunda bancada pensando para frente.
-
vou verificar isso do filtro.
-
ja comprei tbm o hallmeter c/ pir?metro da odg, muito bom ele
-
turbina ai ai, ai acho que começou a caquinha…heheeh estão pensei tudo errado.... mas agora é aguentar os erros, e torcer para ser um câmbio do dem?nio e aguente a patada. trocar está fora de cogitação sesse momento, mas passando a regularização no detran, verei isso com os meus gastos.
-
o coletor ja esta pronto
-
para a alimentação ficou estranho, mas foi a saida que eu achei..heheh
valeeeeu
abraços
-
-
nao pense que em turbo escape altera torke em baixa… a propriedade do escapamento influenciar no torke em aspro é quebrada quando se tem um catavendo no meio...
-
nao pense que em turbo escape altera torke em baixa… a propriedade do escapamento influenciar no torke em aspro é quebrada quando se tem um catavendo no meio...
[snapback]625631[/snapback]
assino embaixo…
turbo é escape o maior possivel, sempre... o problema é só espaço... se eu pudesse seria de 3,5 - 4 ... 5 ... o que desse... mas não dá...
-
hum… verei isso hoje de noite. o resto do escape so será feito demana que vem, quem sabe apertando um pouco, colocando umas mantas entre o escape e a carroceria não cabe tudo de 3 ali?
mas me digam uma coisa, onde eu acho um abafado de 3 bbb (bom bonito e barato) em ctba?
-
aqui algomas fotos dele, mas so do exterior.
http://img165.imageshack.us/my.phpoimage=dsc00125bf4.jpg
http://img165.imageshack.us/img165/9646/en…rt170302az3.jpg
http://img72.imageshack.us/img72/7346/enco…rt170302gl1.jpg
http://img72.imageshack.us/img72/2454/td037jp1xv2.jpg
abraços
[snapback]625572[/snapback]
seu carro é lindo
merece muito + q 200 cvs….............vai fundo.
-
seu carro é lindo
merece muito + q 200 cvs….............vai fundo.
[snapback]625744[/snapback]
bonito mesmo.
nao sei o pq, mas sempre que penso num impreza preparado, logo imagino labaredas no escape hehe
[snapback]625752[/snapback]
poxa, obrigada galera
ele tem uma cor um pouco diferente do normal. eu não gostava no começo, mas depois me apaixonei eheheh
depois eu posto uma foto dele original para vocês verem a diferença.
ps: os 200++ deve vir, mas tem susp. freio e câmbio antes…heheheh
vlws denovo
abraços