A vantagem genial do canhoto
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revendo outra qp (quatro patas), encontrei essa reportagem do lemyr martins.
muito interessante, por sinal…
em novembro de 1983 eu tinha tr?s poginas brancas esperando por uma reportagem sobre ayrton senna da silva, um talento promissor que se preparava para entrar na f?rmula 1 e ainda assinava o nome por extenso. já havia escrito bastante sobre ele e sua campeon?ssima carreira na f?rmula ford, 3 e f 2000 e tinha louvado seus feitos, como os recordes espetaculares do silvastone (trocadilho que misturava o sobrenome do jovem piloto ao do circuito de silverstone).
até apostar eu tinha apostado: ele seria um sucesso na f?rmula 1. não exatamente no carro da estr?ia, um toleman meia potência, mas num futuro próximo.
bom, então tánhamos que revelar algo de novo sobre esse nosso estreante. os ingleses nem sequer conseguiam pronunciar seu nome. esforçavam-se, é verdade, mas o melhor que se ouvia dos seus mecânicos na toleman era um harryr-tonn desengon?ado.
come?ei pelo trivial:
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por que você acha que vai dar certo na f?rmula 1?
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porque sou canhoto e não sou burro - me respondeu, sem titubear.
claro que não era burro. sua biografia de piloto e homem de negócios iriam provar o que já se sabia, mas eu queria um senna mais inteiro, algo in?dito, além do mero curr?culo e futura promessa da f?rmula 1.
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bom - concordei, bancando o expert.
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ser canhoto é vantagem. principalmente em m?naco, onde se fazem 2730 trocas de marchas nas 78 voltas do grande prémio. significa que você, ao contrário dos demais pilotos, vai ficar com a mão boa, a esquerda, no volante metade da corrida, usando a direita livremente para cambiar é vontade.
fiz uma pausa e provoquei:
- mas quem garante que você não é burro?
conheci, naquele momento, o ayrton senna que iria enfrentar na dácada seguinte. pela primeira vez reparei no franzir da sua testa e vi as sobrancelhas formarem dois circunflexos que iria rever cada vez que ele se punha na defensiva.
- ?, terei uma certa vantagem de ser canhoto e, como você mesmo disse, principalmente em m?naco.
depois, curvou novamente as sobrancelhas e passou a falar do carro, ignorando minha provocação.
o tempo passou, ayrton senna já era bicampeão quando a f?rmula 1 enveredou pelo irreversável caminho da cibern?tica. a grande novidade era o computador de bordo, os chips de sequência de marchas e a inovadora caixa de câmbio autom?tica. os oito anos de vantagem do ayrton canhoto iam terminar, pois ser canhoto deixava de ser um privil?gio sem a necessidade das sucessivas trocas de marcha. nada mais lágico do que voltar ao assunto. minha oportunidade veio no gp de m?naco em 1991.
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com o câmbio autom?tico você perdeu a vantagem de ser canhoto?
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?, acho que fica tudo igual - me respondeu, prendendo a viseira do capacete, e, já virando de costas, concluiu:
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agora somos 27 burros.
ali, senna devolveu a ironia guardada na geladeira por 113 grandes prémios. assimilei o golpe genial de ayrton e me calei.
o grid era limitado a 26 pilotos.
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fantástico…..