Sobre a ignição do gol 1.6 g4 flex
-
eu taca conversando de novo com o velho… ele quer efetuar multiplos disparos da bobina em um determinado momento após a primeira centelha, mas parar antes da válvula de escape abrir.
a idéia isoladamente é boa, a minha única preocupação são as bobinas. eu creio que elas não comportem este esforão extra...
[]s
-
qual o objetivo prático disto?
-
? o seguinte, qualquer bobina funciona tanto capaciva como indutiva. pra rota?oes mais altas onde o tempo entre uma faisca e outra diminui muito o sistema indutivo perde para o capacitivo… se vc tem um menor tempo pra indu?ao da faisca na bobina cai a voltagem, energia... ja o capacitivo da uma descarga no + da bobina, mas tem o senao de se de curta dura?ao coisa que em alto giro num influencia.
meu palpite é o seguinte como o carro tem 2 bobinas, vc tem o melhor dos dois mundos, tem faisca que dura relativamente bastente e tempo suficiente pra indução. isso se as bobinas funcionarem alternadamente.
ai fica pra quem sabe melhor desse sistema com mais de uma bobina...se alguem tiver alguma coisa pra falar disso seria interessante.
-
steve, o objetivo é economia de combustável. meu pai é pão duro pra caramba com combustável. a hora q ele descobriu q meu palio 1.0 gasta mais que o gol 1.6 dele, ele quase vendeu meu carro…
porva, se vc puder passar esas refer?ncia bibliogr?fica certinho, ficaria muito agradecido
tenho uns livros de mec?ncica automobil?stica aqui, mas são da dácada de 70, que descreve tecnologias da dácada de 50, então acho que está um bocado desatualizado. a parte de ignição passou por muita evolução nesses anos todos.
agradeão a ajuda de vocês, se quiserem comentar mais e/ou tiverem algo mais a acrescentar, fciarei muito grato e elrei tudo com o máximo possível de atenção... (que não é muita, tenho um desvio de atenção brabo...)
[]s
-
dwell é o tempo que a bobina é carregada antes de liberar a fa?sca… quanto maior, mais força a bobina
[snapback]625937[/snapback]
tks
outra coisa li uma vez que o que inicia a queima é a energia, nao voltagem ou dura?ao isoladamente. tinha umas 3 teorias do inicio da combustao, li num livro dum tal de jacobs.
[snapback]625990[/snapback]
? o mesmo que fabrica famosas ignições no exterior?
-
meu palpite é o seguinte como o carro tem 2 bobinas, vc tem o melhor dos dois mundos, tem faisca que dura relativamente bastente e tempo suficiente pra indução. isso se as bobinas funcionarem alternadamente.
sei não hein… wasted spark consiste em faiscar as duas bobinas ao mesmo tempo, uma para fazer efetivamente o in?cio da queima da mistura do cilindro que está em ciclo de compressão, e a outra para terminar de queimar o resto que sobrou dos gases do cilindro que está em ciclo de exaust?o.
ou seja, em wasted spark não funciona alternado.
-
só pra complementar… wasted spark não queima nada de gas de exaustão não... como o nome está dizendo é wasted = perdida... não serve pra nada... a não ser economizar e não precisar de um dis, sensor de fase etc...
g?s de exaustão em motor regulado tem pouquissima concentração de o2 e mistura pra queimar...