Sobre a ignição do gol 1.6 g4 flex
-
galera, seguinte… meu pai tá de férias, e como sabemos, mente desocupada é morada do
então ele teve uma idéia que no seu conceito é bastante interessante, e me pediu opinião, mas como eu sou ignorante em tanta coisa, fiquei com algumas dúvidas.
vamos do começo.
meu velho está pensando em aumentar a quantidade de tempo de centelhamento.
pelo que entendi, ele quer manter o ponto de ignição, mas aumentar a duração da centelha, as velas apagariam momentos depois do que elas apagam atualmente.
a? fiquei pensando: será que a bobina dá conta de centelhar por um intervalo de tempo maior?
que bobina o motor do gol g4 flex 1.8 usa? ela é por descarga capacitiva ou é daqueles transformadores de tensão?
será que comporta?
será que a idéia do velho é vêlida?
[]s
-
alguns msd, se não todos, tem centelhas m?ltiplas, isto ?, no mesmo ponto tem vêrias centelhas. isso depende mais da ignição em si do que da bobina, acho…
-
bobina não tem nada a ver com as caracteristicas da centelha, exceto a razão de multiplicação e a capacidade ou não de manter as caracteristicas mesmo após esquentar, excitar etc…...
o que manda nela é o modulo que excita a bobina...
a sa?da mais prática e eficiente pra aumentar a centelha (duração) é um modulo de amplificação indutivo do sinal que vai pra bobina... ou então um modulo por descarga capacitiva realmente forte como o da cm racing... que acaba aumentando não só a potencia da centelha como a duração dela... mesmo sendo capacitivo... caso vc queira gastar dinheiro a toa ou tenha cisma com o cm, sugira ao seu pai um desses msd da vida mesmo
-
então quer dizer que seja uma cdi ou uma de tranformador, a parada vai dar conta?
meu velho tá construindo um sistema desses…
ele é muito comas as idéias dele, mas se der certo, vai ser uma coisa meio
aguardo mais dicas, infos, incentivo, palavras de desilusão... qualquer cosia
[]s
-
não aconselho mexer nisso acho q vai gastar grana e não vai mudar nada , pra aumentar o ponto sim , só fazendo a central …...
-
-
não aconselho mexer nisso acho q vai gastar grana e não vai mudar nada , pra aumentar o ponto sim , só fazendo a central …...
[snapback]625856[/snapback]
exatamente isso que eu ia comentar.
além do que, creio eu, acabaria diminuindo a vida útil da(s) bobina(s)
-
alguém sabe me dizer se essa bobina é por descarga capacitiva ou não?
[snapback]625872[/snapback]
como eu falei no meu post anterior, bobina não tem nada a ver com caracteristicas do sinal de excitacao… esse sim pode vir proveniente de um modulo indutivo ou um por descarga capacitiva...
-
dwell time muito alto cozinha a bobina.
[snapback]625834[/snapback]
o q seria isso?
-
eu taca conversando de novo com o velho… ele quer efetuar multiplos disparos da bobina em um determinado momento após a primeira centelha, mas parar antes da válvula de escape abrir.
a idéia isoladamente é boa, a minha única preocupação são as bobinas. eu creio que elas não comportem este esforão extra...
[]s
-
qual o objetivo prático disto?
-
? o seguinte, qualquer bobina funciona tanto capaciva como indutiva. pra rota?oes mais altas onde o tempo entre uma faisca e outra diminui muito o sistema indutivo perde para o capacitivo… se vc tem um menor tempo pra indu?ao da faisca na bobina cai a voltagem, energia... ja o capacitivo da uma descarga no + da bobina, mas tem o senao de se de curta dura?ao coisa que em alto giro num influencia.
meu palpite é o seguinte como o carro tem 2 bobinas, vc tem o melhor dos dois mundos, tem faisca que dura relativamente bastente e tempo suficiente pra indução. isso se as bobinas funcionarem alternadamente.
ai fica pra quem sabe melhor desse sistema com mais de uma bobina...se alguem tiver alguma coisa pra falar disso seria interessante.
-
steve, o objetivo é economia de combustável. meu pai é pão duro pra caramba com combustável. a hora q ele descobriu q meu palio 1.0 gasta mais que o gol 1.6 dele, ele quase vendeu meu carro…
porva, se vc puder passar esas refer?ncia bibliogr?fica certinho, ficaria muito agradecido
tenho uns livros de mec?ncica automobil?stica aqui, mas são da dácada de 70, que descreve tecnologias da dácada de 50, então acho que está um bocado desatualizado. a parte de ignição passou por muita evolução nesses anos todos.
agradeão a ajuda de vocês, se quiserem comentar mais e/ou tiverem algo mais a acrescentar, fciarei muito grato e elrei tudo com o máximo possível de atenção... (que não é muita, tenho um desvio de atenção brabo...)
[]s