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    • E
      esmartins última edição por

      alguém pode explicar quando usar velas mais frias ou mais quentes num motor a álcool?

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • ?
        Visitante última edição por

        quando vc tiver alguma coisa feita no motor que cause o aumento de temperatura nas c?maras, tipo aumento de taxa ou turbo.

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • R
          Rix última edição por

          ali?s, ka, vc q manja disso… retirei as velas do meu carro dia desss, um lado da cer?mica está mais avermelhada (contaminação por álcool) e o outro lado está mais escurecido. segundo as tabelas q já vi, esse escurecimento significa superaquecimento. muito provavelmente o lado escuro seja lado do escape, pq o avermelhado certamente é o lado da admissão (cabeçote de fluxo cruzado..)

          meu motor tá queimando álcool, foi feito o chip, dando bastante alimentação e bastante avanço...

          se h? sinal de superaquecimento, é porque a temperatura da c?mara está muito alta.

          pensando aqui com os meus botões, encontrei 3 maneiras de tentar resolver isso: velas mais frias, diminuir um pouco o avanço no chip ou fechar um pouco os eletrodos das minhas velas....

          alguma idéia a maisó algo a acrescentar??

          []s

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • M
            Marcelo última edição por

            bom topico..

            tambem tenho essa duvida..

            as velas originais no meu caso sao grau 6 taxa de 9.2:1 .. com taxa de 13:1 e alcool qual seria o grau das velas indicado?

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • ?
              Visitante última edição por

              so acompanhando pq nao sei nem entender os numeros das velas qnt mais onde usar cada uma delas

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • F
                Fabio Lima última edição por

                ali?s, ka, vc q manja disso… retirei as velas do meu carro dia desss, um lado da cer?mica está mais avermelhada (contaminação por álcool) e o outro lado está mais escurecido. segundo as tabelas q já vi, esse escurecimento significa superaquecimento. muito provavelmente o lado escuro seja lado do escape, pq o avermelhado certamente é o lado da admissão (cabeçote de fluxo cruzado..)

                meu motor tá queimando álcool, foi feito o chip, dando bastante alimentação e bastante avanço...

                se h? sinal de superaquecimento, é porque a temperatura da c?mara está muito alta.

                pensando aqui com os meus botões, encontrei 3 maneiras de tentar resolver isso: velas mais frias, diminuir um pouco o avanço no chip ou fechar um pouco os eletrodos das minhas velas....

                alguma idéia a maisó algo a acrescentar??

                []s

                [snapback]251314[/snapback]

                issu tb acontece comigo…

                um lado da ceramica marron avermelhado e o outro bem claro :olhos:

                sem vestigios de derretimento ou batida de pino.

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • S
                  stefano última edição por

                  quando vc tiver alguma coisa feita no motor que cause o aumento de temperatura nas c?maras, tipo aumento de taxa ou turbo.

                  [snapback]251225[/snapback]

                  ka, no caso citado acima, a vela tem que ser mais fria ou mais quente que a original ?

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • ?
                    Visitante última edição por

                    esse tom diferente na foligem que cola na vela é por uma sombra na queima dentro da c?mara de combust?o. não lembro agora se a sombra é mais pro lado da admissão ou pro lado do escape.

                    isso sempre ficou meio confuso pra mim, pois ainda tem que ter em mente o fato de que a mistura não entra-queima-e-sai simplesmente, dentro da c?mara ocorre um turbilhonamento, como se a mistura girasse la dentro antes de queimar. bem isso é que se altera ao se mudar (e/ ou aumentar a quantidade) os angulos das valvulas ao se trabalhar um cabeçote.

                    meu carro tb tem disso. domingo mesmo mechi nas velas e como de costume, uma parte tem um tom um pouco diferente. no cabeçote antigo que eu usava isso era muito mais evidente, nesse novo, a mancha quase não aparece mais.

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • ?
                      Visitante última edição por

                      ka, no caso citado acima, a vela tem que ser mais fria ou mais quente que a original ?

                      [snapback]251401[/snapback]

                      a tend?ncia é quanto maior a taxa e o preenchimento dos cilindros, mais calor vc vai gerar. e nisso precisa de uma dissipação mais rápida na temperatura das velas. repara que numa vela mais fria, vc tem mais material metálico envolta da cer?mica, justamente pra transferir mais calor ao cabeçote, que tem contato com o láquido de refrigeração.

                      o caso ainda não ta com evid?ncia de temperatura acima do que se espera.

                      pra vc ter certeza disso logo olhando as velas, tem que ter sinal de derretimento na ponta da vela. ai sim existe absoluta certeza que esta usando um grau térmico abaixo do que se precisa. nunca é bom arriscar. um jogo de velas 1 ponto mais frias é barato. um jogo de pistões derretidos por causa do uso de velas muito quentes sim, custa caro.

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • _
                        _ última edição por

                        pensando aqui com os meus botões, encontrei 3 maneiras de tentar resolver isso: velas mais frias, diminuir um pouco o avanço no chip ou fechar um pouco os eletrodos das minhas velas….

                        alguma idéia a maisó algo a acrescentar??

                        []s

                        [snapback]251314[/snapback]

                        você esqueceu da quarta e melhor maneira: coletor dimensionado e escape completo.

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • R
                          Rix última edição por

                          a quarta e melhor maneira infelizmente é inviável pra mim…. ($$$)

                          apesar q eu teria bons resultados com isso...

                          :olhos:)

                          []s

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • _
                            _ última edição por

                            pensando aqui com os meus botões, encontrei 3 maneiras de tentar resolver isso: velas mais frias, diminuir um pouco o avanço no chip ou fechar um pouco os eletrodos das minhas velas….

                            alguma idéia a maisó algo a acrescentar??

                            []s

                            [snapback]251314[/snapback]

                            esqueci de te avisar que as 3 maneiras que vc arranjou não vão ajudar tanto. velas mais frias não vão reduzir a temperatura, só vão eliminar o risco de pré-ignição. retardar o ponto pode colocar tuas válvulas de escape em risco de derretimento, pois a mistura vai passar por elas ainda em combust?o.

                            fechar os eletrodos pode até reduzir a temperatura, mas é um paliativo que tira muito de rendimento. e também pode colocar as válvulas em risco.

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • E
                              edsonmassao última edição por

                              aproveitando o assunto das velas, hj meu carro estava bem quadradão na parte da manhã, achei q era carburação, mas dando uns pisões naum limpava…já fui direto tirando o cabo de vela do quarto cilindro e continuava a mesma coisa...

                              na hora do almoão tirei essa vela e coloquei outra, o motor voltou a funfar normal...agora, pq a vela ficou assim? por acaso nos ultimos tempos o nivel da agua do radiador tem descido bastante, a ponto de ter q encher todo dia antes de sair com o carro. justamente foi no quarto cilindro q meu cabeçote explodiu. ou seja, boas chances do reparo n cabeçote naum ter dado conta :olhos:

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • S
                                streit última edição por

                                superaquecimento é qnd a vela está cinza claro, bem clarinho.

                                queima ideal, a vela fica marrom, um vermelho bem forte.

                                vc sente no po alguma diferença ou defici?ncia do carro? aparentemente está tudo normal, a não ser pelo lado escurecido, que é sinal de sujeira. tire todas as velas, limpe-as bem, acerte o gap e volte a conferir depois de alguns km rodados.

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • R
                                  Rix última edição por

                                  num sei o q fazer…

                                  se as velas escurecem no lado das valvulas de escape, é porque o ponto ainda não está avan?ado o suficiente?

                                  ali eu num tenho mais como avan?ar sem grilar....

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • ?
                                    Visitante última edição por

                                    a tend?ncia é quanto maior a taxa e o preenchimento dos cilindros, mais calor vc vai gerar. e nisso precisa de uma dissipação mais rápida na temperatura das velas. repara que numa vela mais fria, vc tem mais material metálico envolta da cer?mica, justamente pra transferir mais calor ao cabeçote, que tem contato com o láquido de refrigeração.

                                    o caso ainda não ta com evid?ncia de temperatura acima do que se espera.

                                    pra vc ter certeza disso logo olhando as velas, tem que ter sinal de derretimento na ponta da vela. ai sim existe absoluta certeza que esta usando um grau térmico abaixo do que se precisa. nunca é bom arriscar. um jogo de velas 1 ponto mais frias é barato. um jogo de pistões derretidos por causa do uso de velas muito quentes sim, custa caro.

                                    [snapback]251406[/snapback]

                                    no fim do ano vem um upgrade e devo estar passando pra 13,8 de taxa, com isso seria obrigatorio o uso de velas mais frias, atualmente estou com 10,5 de taxa usando velas ngk, br9 me parece q é esse o codigo delas…velas originais de corsa a alcool, sera q com essa taxa eu devo estar colocar mais frias ainda ou essa vai dar conta?

                                    na verdade o upgrade vai ser completo pq quero desvendar misterios, o misterio da junta do carter e agora o misterio do cambio cada 2k km a junta do carter queima e o cambio agora q nao para de pingar oleo, o consumo nem to esquentando nao tem conserto mesmo

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • F
                                      Fabio Lima última edição por

                                      num sei o q fazer…

                                      se as velas escurecem no lado das valvulas de escape, é porque o ponto ainda não está avan?ado o suficiente?

                                      ali eu num tenho mais como avan?ar sem grilar....

                                      [snapback]251556[/snapback]

                                      seu motor é gasolina funcionando com alcool neh?

                                      engraçado, os aps a gasolina rodando no alcool pode colocar o ponto q quiser, amarra, estraga motor de partida, faz o diabo mas nao grila.

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • R
                                        Rix última edição por

                                        ? isso mesmo…

                                        ele já tá avan?ado a ponto do motor girar ?spero....

                                        bom... vou pensar por aki se tenho de onde tirar fundos para, pelo menos, tirar o catalisador e colcoar um segundo abafador mais livre, o que já deve melhorar um pouco o fluxo dos gases e diminuir a temperatura nas válvulas de escape...

                                        alguém tem mais alguma idéia??

                                        []s

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
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