O que entorta biela?
-
eu ja falei pro mecânico aqui que as bielas 76 são as que mais aguentam paulera das originais, segundo experiencias pessoais que vi aqui no forum…
ele não acredita em muita coisa que alguem diz pra ele... tipo, só vendo.
esses dias veio me zuando que a biela 76 era a pior, por que tem um gol 2.0 la da oficina (tsi) que meteram uma turbina e uma weber 40...
entortou uma biela...
depois de desmontado, o carro dinha:
a bielas 55, uma 66 e uma 76.
só a 76 entortou.
como o esforão por pressão é igual nas 4... o que mais influencia pra ter ocorrido isso?
tipo, eu penso:
1? bielas de numeros diferentes tem pesos diferentes, o que deve vibrar pra kct, e vibração tb ajuda pra quebrar a biela....
2? provavelmente essa salada porca de bielas foi montada de catados , então pode ser q a 76 já tivesse mais fadiga de material?
que acham?
-
cara,
complicado dizer o qq entorta a biela num caso assim hehehe…
qualquer material tem um limite de força, depois disso ele se deforma plasticamente (entorta) e finalmente quebra.
são vêrias as possibilidades do que pode ter zuado a biela. pode ter sido fatiga de material (se a 76 estiver mais rodada do que as outras), pode ser que a biela no 76 estivesse c/ algum defeito de fundição, pode ser que a 76 aguente menos...
eu nunca montei nada pra poder testar, e tampouco tenho informações da vw sobre o que aguenta mais e o que aguenta menos em função do que tá escrito na capa de uma biela. o negócio é saber +/- quanto que aguenta em média e trabalhar c/ uma margem de segurança...
[]s
-
o que entorta biela é torque. pode ser sim o que vc disse que aquela biela já havia sofrido esfor?os e já estava com fadiga. quanto é numeração eu ainda dou risada quando alguem diz que a biela número x é mais forte que outra. isso é c?d. de peso e ponto. as vezes um cilindro tem uma efici?ncia melhor do que outro por taxa, vedação, etc. mesmo que muito pouco, aí é só passar do limite do material que aquele que está com mais efici?ncia é o que vai quebrar primeiro.
abraços,
-
um motor com uma salada de bielas dessa aí não serve de comparação não… provavelmente foi conjunto de biela montado no chute, sem proced?ncia e muitas vezes extremamente rodado.
-
cara,
qualquer material tem um limite de força, depois disso ele se deforma plasticamente (entorta) e finalmente quebra.
são vêrias as possibilidades do que pode ter zuado a biela. pode ter sido fatiga de material (se a 76 estiver mais rodada do que as outras), pode ser que a biela no 76 estivesse c/ algum defeito de fundição, pode ser que a 76 aguente menos...
eu nunca montei nada pra poder testar, e tampouco tenho informações da vw sobre o que aguenta mais e o que aguenta menos em função do que tá escrito na capa de uma biela. o negócio é saber +/- quanto que aguenta em média e trabalhar c/ uma margem de segurança...
[]s
[snapback]631414[/snapback]
pois é, e sobre essa parte de numeração maior aguentar mais, eu conheão aqui pelo pp, onde já vi varios relatos na pratica . pq conheão pouco de motor, ali?s, 2 anos atras nem sabia que biela tinha numero
a biela q + entorta/quebra é a q tá + perto do volante do motor.
a biela do caso acima quebrou p q tava no cilindro q tinha + compressão.
[snapback]631433[/snapback]
tem alguma explicação pra biela que quebra mais ser a mais perto do volante?
eu não sei em que lugar estava montada a biela, vou perguntar e posto aqui.
compressão seria por vedação ou coisa assim?
o que entorta biela é torque. pode ser sim o que vc disse que aquela biela já havia sofrido esfor?os e já estava com fadiga. quanto é numeração eu ainda dou risada quando alguem diz que a biela número x é mais forte que outra. isso é c?d. de peso e ponto. as vezes um cilindro tem uma efici?ncia melhor do que outro por taxa, vedação, etc. mesmo que muito pouco, aí é só passar do limite do material que aquele que está com mais efici?ncia é o que vai quebrar primeiro.
abraços,
[snapback]631456[/snapback]
bom sobre os numeros das bielas, como disse, já vi de varios relatos aqui mesmo do pp, até já vi brincarem de flying rods com as número 33
um motor com uma salada de bielas dessa aí não serve de comparação não… provavelmente foi conjunto de biela montado no chute, sem proced?ncia e muitas vezes extremamente rodado.
[snapback]631479[/snapback]
pra você ver como nego ainda é relaxado, principalmente no interior.
imagina como vibra um motor com 3 bielas diferentes em peso ahahhahaha
milk shake machine
quem conhece bem sobre fadiga de metais é a powertech…
e para quem gosta de formulas:
[snapback]631482[/snapback]
legal o pdf, eu curto brincar com formulas vou olhar mais com calma
qual cilindro estava essa biela? ja vi biela entortar com weber por causa de cal?o, mais certeza ainda se for do quarto cilindro.
[snapback]631508[/snapback]
interessante.
não sei em qual cilindro estava montado, mais vou perguntar e posto aqui
-
alguem tem alguma consideracao a fazer sobre biela de 1.6sr? guentaria 0,8 com um bom acerto pra vir de 150~180cv
rs2 vai puxar minha orelha, mas sera q vira 1,2 de pressao com intercooler?
-
pois eh.. calco empena koker uma msm…
-
alguem tem alguma consideracao a fazer sobre biela de 1.6sr? guentaria 0,8 com um bom acerto pra vir de 150~180cv
rs2 vai puxar minha orelha, mas sera q vira 1,2 de pressao com intercooler?
[snapback]631524[/snapback]
o carro é seu hehehe. voce tem que entender uma coisa… o fato de usar intercooler só vai piorar pra biela... porque vc vai ter mais potência e ela vai sofrer mais... no seu motor eu já acho arriscado usar 0,8 com intercooler... agora umagina 1,2 bar com cooler, claro que se o intercooler for eficiente e vc estiver com um bom acerto e com injetores corretos.
abraços,
-
cara,
[]s
[snapback]631414[/snapback]
biela não quebra….......rompe vai se acostumando antes que algum professor coma seu toco........
respondendo a pergunta do miozao. ou essa biela rompeu por fadiga ou essa biela ja foi montada nesse carro com algum desvio entre o centro do mancal e o centro do pino.
-
heheh rs2 vou de 0,8 mesmo….entao é recomendado nao vir muita potencia pra nao acabar com tudo hehehehe relaxa.....
vou comecar a me acostumar acho q na casa de 0,4, qnd tiver beleza e terminando algumas mudancas eu penso em poder ir subindo
-
passei la.
realmente, a biela que entortou foi a do 4? cilindro, como ja disseram aqui
ele lembrou de outro caso tb, quando ele entortou as 4 de um ap2.0 com 2e e quase 3 bar de pressão ahahahahahaha.. mais isso acho que não tem muito segredo da entortada
-
a doen?a do parafuso não anda junto com a palavra paciência .
[snapback]631588[/snapback]
relaxa pix, pq ou vai ou vai….eu ando com esse carro fazendo 13km/l ando trocando marcha em 2k rpms, deve ta carbonizado até pelo lado de baixo do pistao.....
ou com o turbo desanca a dar giro ou nao vem pressao nunca nele por isso de uma .42 .48
-
tem alguma explicação pra biela que quebra mais ser a mais perto do volante?
eu não sei em que lugar estava montada a biela, vou perguntar e posto aqui.
a força toda q o eixo do vira faz, é simplesmente p girar o volante do motor.
? nesse volante q está a tal da contra força/esfor?o.
o eixo do vira sofre pequenas torções
ele torce menos + perto do local de esforão (volante do motor)
logo…..........a biela + perto do volante é a q segura o tranco (pancada seca).
a biela + longe do volante é a q menos sofre c isso......pois o vira torce e assim diminuem os esfor?os.
-
a força toda q o eixo do vira faz, é simplesmente p girar o volante do motor.
? nesse volante q está a tal da contra força/esfor?o.
o eixo do vira sofre pequenas torções
ele torce menos + perto do local de esforão (volante do motor)
logo…..........a biela + perto do volante é a q segura o tranco (pancada seca).
a biela + longe do volante é a q menos sofre c isso......pois o vira torce e assim diminuem os esfor?os.
[snapback]631630[/snapback]
entendi
-
rodolfo,
explicação 10
99% acham q c o intercooler o motor vai durar +
nem sempre isso é verdade.
[snapback]631631[/snapback]
sou um desses imaginando q o ar frio seria melhor pra saude do motor