Motor 1.0 do celta
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paula carolina - estado de minas
variação de dimensão da peça provoca folga e faz saia bater, dando origem a ru?do inc?modo. problema, comum nos modelos 2006, existe desde 2001, mas não tinha reparo
o inspetor de qualidade ant?nio vidal tem um chevrolet celta 1.0, ano 2004, atualmente com 22 mil quil?metros rodados. desde a primeira revisão, com um ano de uso, ao levar o veículo a concession?ria autorizada, reclamou de barulho no motor. a resposta que obteve foi que o ru?do era normal e acontecia devido é alta taxa de compressão, sendo comum em todos os modelos celta com motor vhc. o barulho, segundo ele, ocorre sempre ao ligar o automóvel, desaparecendo depois que o motor atinge a temperatura ideal de funcionamento.
e, de fato, era considerado normal, pois, de 2001 até 2004, a general motors não tinha como solucionar o problema, nem de forma paliativa, de acordo com chefes de oficina de concession?rias autorizadas. e, assim, o defeito era considerado característica do carro. a partir de 2004, começou a haver tentativas até que, este ano, as oficinas passaram a substituir os pistãos, antes quadrados, pelos adotados pela gm nos modelos novos (2007), de formato arredondado.
a explicação está na variação de dimensão dos pistãos, que sa?am de fábrica medindo de dois a tr?s centésimos menos que o necessário, provocando folga dentro do cilindro, que fazia balançar, dentro, a saia do pistão. os problemas são exatamente os descritos por vidal: ao ligar o carro, o barulho é forte e vai sumindo é medida que o motor esquenta. desde que os chefes de oficina passaram a trocar os pistãos pelos novos, de formato arredondado, o problema parece estar resolvido.
a maioria dos consultores afirma que não h? motivo para preocupação, já que nada grave, além do inconveniente do barulho, acontece com o carro. um deles, porém, alerta para o fato de que a folga dos pistãos pode levar é perda de força do motor, quando ele atingir quilometragem mais alta. além disso, enquanto o veículo estiver na garantia, é bem mais tranq?ilo realizar a troca. a concession?ria faz um pedido da peça é fábrica, que autoriza a troca em garantia. não estando mais o carro em garantia, o conselho é levó-lo é oficina autorizada, da mesma forma. se diagnosticado o problema, também será feito o pedido é fábrica, com grandes chances de ser resolvido gratuitamente, desde que todas as revisões tenham sido feitas de acordo com o manual. outro inc?modo é o tempo sem carro, pois, na maior parte dos casos, primeiro é preciso desmontar o motor para a confirmação do diagnóstico e o pedido da peça, cuja chegada pode demorar de uma semana a 30 dias.
segundo a general motors, o inconveniente citado ocorreu em casos isolados, detectados em veículos que estavam em testes de campo. mas a montadora informa que as concession?rias estão devidamente capacitadas para uma rápida solução, o que significa que propriet?rios que observarem o problema devem procurar uma revenda autorizada ou o servião de atendimento chevrolet (0800 702 4200). independentemente de o carro estar ou não dentro do período de garantia, a troca será feita gratuitamente.
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ja saiu algumas reportagens a respeito disso, esse carro tem muita reclamação
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tudo isso pq o controle de qualidade da gm te ca?do muito pra cortar custos.. a janela de aprovação das peças é enorme, ai os fornecedores tbm não se preocupam muito, pq tudo que eles mandam é usado, como nada é rejeitado o custo cai bastante.. a única coisa que néao cai é o valor carro, valor não, preço, pq esse carro não tem valor algum
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deve ser isso aqui…
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treta vai ser enfiar um pistão redondo num buraco quadrado
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então deve ser por isso que fazia barulho
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já tive celta vhc, comprei 0km em janeiro de 2004 e o motor não batia, apanhava… e na revisão de um ano eu reclamei na concession?ria sobre o problema, falaram q era caracteristicas do motor.
conversando com um colega q trabalhava na concession?ria, disse que só em cassos extremos, onde a batedeira era forte, era feita a troca dos pistões (isso em 2004 ainda).
faz 6 meses eu troquei o carro com um fiesta tb 0km, ainda bem , pq quem vai se ferrar são aqueles q já estão com os carros fora da garantia e a gm não vai cobrir, pq alguem aqui leva a manutenção do carro de acordo com o manual e faz somente na conession?ria?
concession?ria eu só faão as revisões gratuitas e da? pra frente...