Water injection
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bom…
essa injeção de água tem a finalidade de evitar batida de pino, e além de tudo isso, ela ajuda a elevar a taxa de compressão......ele atomiza a água, podendo ser direto na admissão, na entrada ou na sa?da do intercooler...
existem vêrios fabricantes desses sistemas, já vi em algumas revistas gringas a forma de instalação e parece ser bem simples....mas geralmente tão adicionando na água aquele optikleen, q tem alcool e tals, e melhora ainda mais o funcionamento do sistema
abraços
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não tem perigo de dar calão hidraulico???
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e qto a contaminação da agua no oleo do motor qdo usado o sistema acredito q seja consideravel, ou o fato dela evaporar, nao daria possibilidade de tal acontecimento ???
qto ao gerenciamento do bico injetor de agua é extrapolando ainda mais o assunto ehehe, usando bicos de combustivel e um gerenciador proprio é ? inviavel ou nao partir prum sistema mais simples, como um simples botao momentaneo ?
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e qto a contaminação da agua no oleo do motor qdo usado o sistema acredito q seja consideravel, ou o fato dela evaporar, nao daria possibilidade de tal acontecimento ???
qto ao gerenciamento do bico injetor de agua é extrapolando ainda mais o assunto ehehe, usando bicos de combustivel e um gerenciador proprio é ? inviavel ou nao partir prum sistema mais simples, como um simples botao momentaneo ?
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quanto a contaminar oleo, alcool na bomba tem agua tb, se contaminar sao os teus aneis indo pro pau …
injeta com bico de qualquer tipo, depende do uso
sobre calco hidraulico, mesma coisa q com combustivel , se quiser da calco igua ...
isso eh um recurso mttt bom, pra pra aumentar bastante a taxa na gasol
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mas.. sei lá…
pq usar agua??
pq não se usa então alcool mesmo???
se alcool em excesso faz perder potencia, pq a agua daria potencia, jah q ela nem queima?
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pq agua é barata. pq a agua vai aumentar a taxa de compressao e resfriar a camara. pq a agua vai ferver ali dentro e a expansao dos vapores vai ajudar é mistura a empurrar o pistao.
[]s
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nunca que a água vai ajudar a empurrar o pistão.
esse lance de injetar água serve da seguinte maneira:
qnd vc regula a injeção de combustável para uma queima o mais próxima possível da ideal, vc obtem mais potência com menor consumo. porém isso eleva demais a temperatura, chegando a estragar o motor e demais componentes. portanto aumenta-se a quantidade de combustável injetado, assim o excedente que não é queimado evapora-se roubando calor da c?mara mantendo tudo sob controle.
mas isso obviamente é um desperd?cio de combustável. se ao invós de combustável a mais, for jogado água, pode-se (teoricamente) ter uma queima ideal com uma temperatura controlada. usa-se água pois além de ter um custo baixo, ela rouba bem mais calor para se evaporar do que qqr combustável.
esse lance de aumentar taxa e ajudar a empurrar tb não tem nada a ver. a mol?cula da água é bem pequena, e é jogada uma quantidade muito pequena, nada que chegue a interferir na taxa de compressão. e a água rouba energia para se evaporar, não o contrário.
mas essa é uma solução meio tosca, visto que é preciso todo um sistema de injeção de água, mais um reservatério (uma coisa a mais para se preocupar).
no fim das contas o ganho em potência e economia não é nada significante. não compensa o investimento sob nenhum ponto de vista.
por isso que o álcool é uma benção para nés brasileiros. o problema é ser ref?m da vontade dos usineiros de cana.
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pra dar calco hidraulico precisa de uma quantidade muito superior ao injetado, e com a temperatura da camara, nao fica nem sombra do spray de agua que entrou.
eu tinha esta revista mas meu irmao fez o favor de emprestar num sei pra quem, num sei quando, num sei onde, advinha, ele me devolveu no dia de sao nunca.
alias, esse viper foi roubado logo apos ter feito a reportagem, tem uma nota na revista sobre o assunto.
abracos
wagner luis
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eu estou para dizer que é o alcool quem rouba mais calor para evaporar que a água.
esfreguem um pouco de álcool nas mãos e depois um pouco de água e sinta qual dos dois dá a sensação de mais gelado.
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pensei a mesma coisa…
o alcool rouba o calor das superficies em contato mais rapido q a agua..
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pensando melhor..
acho q deve ser por causa do preço…
agua mais barata q o alcool...
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calor latente da água (vaporização): 540 cal/g
calor latente do álcool (vaporização): 204 cal/g.
conclusão, é necessário mais do que o dobro de álcool para retirar a mesma quantidade de calor que a água.
quanto a água vaporizar e exercer pressão sobre o pistão, não tem nada a ver. pois ela rouba calor e energia da c?mara de combust?o. por mais que ela se torne vapor e expanda, ela diminui a temperatura, ocasionando diminuição da exergia. mas digamos que pud?ssemos bular essa lei da termodin?mica, basta pegar uma tabela termodin?mica pra ver quanto de pressão é exercido por essa quantidade de vapor dáagua. depois que vc achar esse valor, ver? que é ridiculamente pequeno. então mesmo se isso fosse possível, seria irrisério.
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foi muito usado isso na 2?. guerra, nos aviões (q tb usavam blower) em manobras rápidas.
em carros, a holley comercializava a vara jection, que foi o que usaram no viper que o vr6 citou, q era de um amigo meu.
ah, esse viper alem da injeção de água, tinha nitro tb.
os fabricantes desse sistema de injeção de água usam o forte argumento de que a água é o melhor anti-detonante que existe.
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calor latente da água (vaporização): 540 cal/g
calor latente do álcool (vaporização): 204 cal/g.
conclusão, é necessário mais do que o dobro de álcool para retirar a mesma quantidade de calor que a água.
quanto a água vaporizar e exercer pressão sobre o pistão, não tem nada a ver. pois ela rouba calor e energia da c?mara de combust?o. por mais que ela se torne vapor e expanda, ela diminui a temperatura, ocasionando diminuição da exergia. mas digamos que pud?ssemos bular essa lei da termodin?mica, basta pegar uma tabela termodin?mica pra ver quanto de pressão é exercido por essa quantidade de vapor dáagua. depois que vc achar esse valor, ver? que é ridiculamente pequeno. então mesmo se isso fosse possível, seria irrisério.
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perfeito.
[]s
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entaum mesmo nao trazendo vantagens, como potencia, posso concluir que funcionaria mais como uma forma de segurança pro motor em termos de evitar possiveis danos , assim como o uso do intercooler e radiador de oleo ??
ei ka vc saberia me dizer se o dono do viper curtiu o sistema injeção dágua ?
obrigado
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pelo q tah dizendo no site…
eh pra evitar detonacao mesmo..
segurança...