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Water injection

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  • F Offline
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    fusca84
    escreveu em última edição por
    #4

    a agua, alem de esfriar, gera torque…

    quando ela cai na camara de combustao quente, a agua vira vapor, ferve e se expande...

    []s

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    • T Offline
      T Offline
      Tshiii
      escreveu em última edição por
      #5

      não tem perigo de dar calão hidraulico???

      1 Resposta Última resposta
      • T Offline
        T Offline
        Tommy
        escreveu em última edição por
        #6

        existe um controlador microprocessado pra controlar o tanto de água injetado..

        abraços

        1 Resposta Última resposta
        • V Offline
          V Offline
          vr6
          escreveu em última edição por
          #7

          não tem perigo de dar calão hidraulico???

          [snapback]254096[/snapback]

          :aaf: e qto a contaminação da agua no oleo do motor qdo usado o sistema acredito q seja consideravel, ou o fato dela evaporar, nao daria possibilidade de tal acontecimento ???

          qto ao gerenciamento do bico injetor de agua é extrapolando ainda mais o assunto ehehe, usando bicos de combustivel e um gerenciador proprio é ? inviavel ou nao partir prum sistema mais simples, como um simples botao momentaneo ?

          :^^: :^^:

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            mephisto
            escreveu em última edição por
            #8

            :aaf: e qto a contaminação da agua no oleo do motor qdo usado o sistema acredito q seja consideravel, ou o fato dela evaporar, nao daria possibilidade de tal acontecimento ???

            qto ao gerenciamento do bico injetor de agua é extrapolando ainda mais o assunto ehehe, usando bicos de combustivel e um gerenciador proprio é ? inviavel ou nao partir prum sistema mais simples, como um simples botao momentaneo ?

            :^^:  :^^:

            [snapback]254105[/snapback]

            quanto a contaminar oleo, alcool na bomba tem agua tb, se contaminar sao os teus aneis indo pro pau …

            injeta com bico de qualquer tipo, depende do uso

            sobre calco hidraulico, mesma coisa q com combustivel , se quiser da calco igua ...

            isso eh um recurso mttt bom, pra pra aumentar bastante a taxa na gasol

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              Tshiii
              escreveu em última edição por
              #9

              mas.. sei lá…

              pq usar agua??

              pq não se usa então alcool mesmo???

              se alcool em excesso faz perder potencia, pq a agua daria potencia, jah q ela nem queima?

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                fusca84
                escreveu em última edição por
                #10

                mas.. sei lá…

                pq usar agua??

                pq não se usa então alcool mesmo???

                se alcool em excesso faz perder potencia, pq a agua daria potencia, jah q ela nem queima?

                [snapback]254196[/snapback]

                pq agua é barata. pq a agua vai aumentar a taxa de compressao e resfriar a camara. pq a agua vai ferver ali dentro e a expansao dos vapores vai ajudar é mistura a empurrar o pistao.

                []s

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  streit
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  nunca que a água vai ajudar a empurrar o pistão.

                  esse lance de injetar água serve da seguinte maneira:

                  qnd vc regula a injeção de combustável para uma queima o mais próxima possível da ideal, vc obtem mais potência com menor consumo. porém isso eleva demais a temperatura, chegando a estragar o motor e demais componentes. portanto aumenta-se a quantidade de combustável injetado, assim o excedente que não é queimado evapora-se roubando calor da c?mara mantendo tudo sob controle.

                  mas isso obviamente é um desperd?cio de combustável. se ao invós de combustável a mais, for jogado água, pode-se (teoricamente) ter uma queima ideal com uma temperatura controlada. usa-se água pois além de ter um custo baixo, ela rouba bem mais calor para se evaporar do que qqr combustável.

                  esse lance de aumentar taxa e ajudar a empurrar tb não tem nada a ver. a mol?cula da água é bem pequena, e é jogada uma quantidade muito pequena, nada que chegue a interferir na taxa de compressão. e a água rouba energia para se evaporar, não o contrário.

                  mas essa é uma solução meio tosca, visto que é preciso todo um sistema de injeção de água, mais um reservatério (uma coisa a mais para se preocupar).

                  no fim das contas o ganho em potência e economia não é nada significante. não compensa o investimento sob nenhum ponto de vista.

                  por isso que o álcool é uma benção para nés brasileiros. o problema é ser ref?m da vontade dos usineiros de cana.

                  1 Resposta Última resposta
                  • W Offline
                    W Offline
                    wagnerls
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    pra dar calco hidraulico precisa de uma quantidade muito superior ao injetado, e com a temperatura da camara, nao fica nem sombra do spray de agua que entrou.

                    eu tinha esta revista mas meu irmao fez o favor de emprestar num sei pra quem, num sei quando, num sei onde, advinha, ele me devolveu no dia de sao nunca. :^^:

                    alias, esse viper foi roubado logo apos ter feito a reportagem, tem uma nota na revista sobre o assunto. :^^: :)

                    abracos

                    wagner luis

                    :aaf:

                    1 Resposta Última resposta
                    • Z Offline
                      Z Offline
                      Zungalele
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      eu estou para dizer que é o alcool quem rouba mais calor para evaporar que a água.

                      esfreguem um pouco de álcool nas mãos e depois um pouco de água e sinta qual dos dois dá a sensação de mais gelado.

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        coisa_triste
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        eu estou para dizer que é o alcool quem rouba mais calor para evaporar que a água.

                        esfreguem um pouco de álcool nas mãos e depois um pouco de água e sinta qual dos dois dá a sensação de mais gelado.

                        [snapback]254378[/snapback]

                        pensei a mesma coisa…

                        o alcool rouba o calor das superficies em contato mais rapido q a agua..

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
                          C Offline
                          coisa_triste
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          pensando melhor..

                          acho q deve ser por causa do preço…

                          agua mais barata q o alcool...

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            fusca84
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            nunca que a água vai ajudar a empurrar o pistão.

                            entao vc diz, afirma e tem certeza de que a expansao dos vapores de agua dentro do cilindro nao contribuem em nada??

                            []s

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              streit
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              calor latente da água (vaporização): 540 cal/g

                              calor latente do álcool (vaporização): 204 cal/g.

                              conclusão, é necessário mais do que o dobro de álcool para retirar a mesma quantidade de calor que a água.

                              quanto a água vaporizar e exercer pressão sobre o pistão, não tem nada a ver. pois ela rouba calor e energia da c?mara de combust?o. por mais que ela se torne vapor e expanda, ela diminui a temperatura, ocasionando diminuição da exergia. mas digamos que pud?ssemos bular essa lei da termodin?mica, basta pegar uma tabela termodin?mica pra ver quanto de pressão é exercido por essa quantidade de vapor dáagua. depois que vc achar esse valor, ver? que é ridiculamente pequeno. então mesmo se isso fosse possível, seria irrisério.

                              1 Resposta Última resposta
                              • T Offline
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                                Tommy
                                escreveu em última edição por
                                #18

                                achei

                                aquamist webpage

                                leiam…

                                abraços

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #19

                                  foi muito usado isso na 2?. guerra, nos aviões (q tb usavam blower) em manobras rápidas.

                                  em carros, a holley comercializava a vara jection, que foi o que usaram no viper que o vr6 citou, q era de um amigo meu.

                                  ah, esse viper alem da injeção de água, tinha nitro tb.

                                  os fabricantes desse sistema de injeção de água usam o forte argumento de que a água é o melhor anti-detonante que existe.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #20

                                    calor latente da água (vaporização): 540 cal/g

                                    calor latente do álcool (vaporização): 204 cal/g.

                                    conclusão, é necessário mais do que o dobro de álcool para retirar a mesma quantidade de calor que a água.

                                    quanto a água vaporizar e exercer pressão sobre o pistão, não tem nada a ver. pois ela rouba calor e energia da c?mara de combust?o. por mais que ela se torne vapor e expanda, ela diminui a temperatura, ocasionando diminuição da exergia. mas digamos que pud?ssemos bular essa lei da termodin?mica, basta pegar uma tabela termodin?mica pra ver quanto de pressão é exercido por essa quantidade de vapor dáagua. depois que vc achar esse valor, ver? que é ridiculamente pequeno. então mesmo se isso fosse possível, seria irrisério.

                                    [snapback]254565[/snapback]

                                    perfeito.

                                    []s

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • V Offline
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                                      #21

                                      :^^: entaum mesmo nao trazendo vantagens, como potencia, posso concluir que funcionaria mais como uma forma de segurança pro motor em termos de evitar possiveis danos , assim como o uso do intercooler e radiador de oleo ??

                                      :^^: ei ka vc saberia me dizer se o dono do viper curtiu o sistema injeção dágua ?

                                      obrigado :aaf:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
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                                        #22

                                        pelo q tah dizendo no site…

                                        eh pra evitar detonacao mesmo..

                                        segurança...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • ? Offline
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                                          #23

                                          :^^: entaum mesmo nao trazendo vantagens, como potencia, posso concluir que funcionaria mais como uma forma de segurança pro motor em termos de evitar possiveis danos , assim como o uso do intercooler e radiador de oleo ??

                                          :^^: ei ka vc saberia me dizer se o dono do viper curtiu o sistema injeção dágua ?

                                          obrigado  :aaf:

                                          [snapback]254723[/snapback]

                                          opa, traz potência sim. tanto no ex-viper do meu colega qto nos aviões da 2?. guerra. se alguem acha q não ajuda, basta se informar melhor sobre os resultados nos motores que usam esse tal sistema, pena que só no exterior é que fazem uso desse recurso.

                                          o viper do leo (foi o primeiro viper do brasil, o mesmo que a 4r testou, ele vendeu e tava com um mais novo a pouco tempo, junto com uma lambo e uma f355) usava uma vara jection ii e um kit da nos, tudo montado na street, em sp.

                                          fizeram um sistema bem manso qto a ganhos de potência, no total, pouca coisa acima de 520cvs, a reclamação era sobre a ultima marcha do carro, q era muito longa, fato corrigido nos vipers mais novos um a adoção de outra caixa de marchas.

                                          1 Resposta Última resposta

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