Intake manifold runner control (stuck open)
-
ol? povo, estou voltando devagarinho aqui pro pp, me apareceu uma dúvida e não achei lugar mais qualificado que esse pra tentar solucionar.
estou com um citroen xsara glx 1.6 16v 2001 (mesma mecanica dos 206 1.6 16v, porém com pequen?ssima diferença na injeção).
o que acontece é que quando piso no acelerador, o carro não acelera linearmente. ele vai oscilando, dando a impressão que fica variando entre mistura pobre e rica, num ciclo lento. e também as vezes quando afundo o po, ele fica amarrado, como se estivesse com o ponto atrasado.
bom, passei o scanner e o unico código que aparece é o 1518:
-intake manifold runner control (stuck open)
dei uma pesquisada pra saber do que se trata, mas pelo que eu sei meu carro não tem esse sistema…
alguém aí chuta o que pode estar errado com o carro?
e o que está causando esse erro na injecao?
abracos.
-
sensor de posição da borboleta.
aconteceu isso com o meu também.
mas, no meu, foi só uma limpada na tbi pra voltar a funcionar normalmente.
tenta ajeitar a mangueira que do respiro de óleo que vai pra tbi, deixando ela com uma curva um pouco mais acentuada, um pouco mais levantada.
-
sensor de posição da borboleta.
aconteceu isso com o meu também.
mas, no meu, foi só uma limpada na tbi pra voltar a funcionar normalmente.
tenta ajeitar a mangueira que do respiro de óleo que vai pra tbi, deixando ela com uma curva um pouco mais acentuada, um pouco mais levantada.
[snapback]645168[/snapback]
garcia,
meu carro tem acelerador eletrúnico, ele tem um sensor de posição do acelerador e a borboleta eletrúnica.
desde que comprei esse carro já apareceu esse código de erro varias vezes quando passo no scanner, mas não consigo ver diferenca nenhuma no carro quando ocorre.
e a mangueira de respiro de olão tá solta lá no cofre, cuspindo pra baixo.
-
garcia,
meu carro tem acelerador eletrúnico, ele tem um sensor de posição do acelerador e a borboleta eletrúnica.
desde que comprei esse carro já apareceu esse código de erro varias vezes quando passo no scanner, mas não consigo ver diferenca nenhuma no carro quando ocorre.
e a mangueira de respiro de olão tá solta lá no cofre, cuspindo pra baixo.
[snapback]645174[/snapback]
então, bro, continuo arriscando no sensor de posição da tbi.
-
então, bro, continuo arriscando no sensor de posição da tbi.
[snapback]645177[/snapback]
? tudo dentro da borboleta eletronica. já abri 1 vez aquilo e só tem um monte de engrenagem e 1 potenciometro, mas ele tava ok.
o que eu achei estranho hj quando limpei é que a borboleta não fica completamente fechada quando está sem alimentação. ela tem uma mola (pesada por sinal) que mantem ela fechada, mas fica um vao de uns 0,5mm aberto. forçando com o dedo ela fecha e veda tudo, mas o estado natural dela é com esse vaozinho.
ela está gasta ou é assim mesmo?
se estiver gasta rola de eu abrir as engrenagens e voltar 1 dente pra ela ficar fechada?
-
? tudo dentro da borboleta eletronica. já abri 1 vez aquilo e só tem um monte de engrenagem e 1 potenciometro, mas ele tava ok.
o que eu achei estranho hj quando limpei é que a borboleta não fica completamente fechada quando está sem alimentação. ela tem uma mola (pesada por sinal) que mantem ela fechada, mas fica um vao de uns 0,5mm aberto. forçando com o dedo ela fecha e veda tudo, mas o estado natural dela é com esse vaozinho.
ela está gasta ou é assim mesmo?
se estiver gasta rola de eu abrir as engrenagens e voltar 1 dente pra ela ficar fechada?
[snapback]645257[/snapback]
essa abertura se deve ao controle eletronico…
relaxa que com ela energizada fica fechadinha.
-
essa abertura se deve ao controle eletronico…
relaxa que com ela energizada fica fechadinha.
[snapback]645301[/snapback]
exato.
no caso dos psa s, tem dois procedimentos pra regular tbi.
um é acionar a chave (sem bater na partida) com os conectores da tbi (potenci?metro da borboleta e motor de passo da lenta, e, no teu caso, do motor da borboleta) desligados.
o outro é o mesmo procedimento, só que com os conectores ligados e a central da ie desligada.
tenta fazer e posta os resultados.
ps: ao fazer um dos dois procedimentos, sequer pense em bater na partida.
tem um outro jeito de fazer que é deixar a central da ie desligada por algumas horas. só que não lembro quanto tempo leva isso… se quiser arriscar, umas 5, 6 horas já tá bom.
a?, ao conectar, vira a chave, dá um tempinho (10seg), e desliga. repetir isso umas 3, 4 vezes...
da mesma forma, não gira a chave para dar a partida.
qualquer dúvida ou mau entendimento, me chuta a canela. só não xingue a minha m?e...
-
eu costumo fazer 2 procedimentos que tem num documento sobre a injecao desse carro:
motorised throttle housing programming procedure
? reconnect the wiring harnesses,
? switch on the ignition,
? leave the ignition on for at least 10 seconds (do not switch off the ignition during these 10 seconds and do not press the accelerator pedal),
? switch off the ignition and leave it off for 15 seconds (the ecu records the motorised throttle programming parameters in the eeprom - this is the power latch phase),
warning: do not switch the ignition on during these 15 seconds.
pedal position sensor programming procedure
? accelerator pedal at rest,
? switch on the ignition,
? press the accelerator pedal down fully,
? release the accelerator pedal,
? start the engine without accelerating.
semana passada mesmo fiz isso, depois de deixar a bateria desconectada por algumas horas.
mas nao mudou nada no comportamento do carro…
mais tarde vou dar uma volta com o carro e passar o scanner pra ver se a falha 1518 voltou a aparecer.
-
passei o scanner e tá limpinho, sem nenhum erro na injeção…
então o problema do meu carro não está relacionado com essa falha (intake manifold runner control (stuck open)).
essa falha pode ter sido causada por sujeira na borboleta ou porque eu meti um filtro conico e não resetei a injeção. com isso aumentou o fluxo de ar de uma hora pra outra e a injeção notou isso e pensou q fosse problema em algo.
agora tenho que continuar procurando o problema da aceleracao inconstante...
-
acabei de passar o scanner no carro.
e o velho erro 1518 está lá…
mas medi o carro no gtech e deu 0-100 9,7s e 95hp, então acho que a potencia dele tá coerente. mas claro q pra essas medições foi em wot.
então alguma falha na injeção que aparece em meia carga não apareceria.
e aí, o que posso testar pra tentar localizar o defeito?