Motor 1.6 16v - 192cv - ok..até ae tudo bem
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? parecido….mas lá fora tem versões de até 125 cvs.
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isso.. mas ter o ganho de 67cv em cima do original com essas limitações
imagino estar taxadaralho + comandaralho + valular?lho
agora alguem sabe o combustivel que é permitido em rally?
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eu penso pq turbinando o meu, ainda tem q contar com um acerto super ninja pra poder chegar perto disso
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naum sei pq ainda perco meu tempo lendo essas babozera…........
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eu já tinha visto tirar 136cv desses 1.6 16v aspro. mas deste tanto, foi novidade
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135 cv eu ja vi só com chip meia boca e coletor 4x1 mais nada
esse motor é muito bom para se preparar.
estão montando um aspro aqui em sp para chegar na casa dos 180cv
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hummmmmmmm ta com cara de historia de preparapaparadorr
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isso não eh nada, ontem vi um fusca 1300 carburação simples com 400 cv…
agora falando serio... qual montadora usa ie sem corte de giros??? hahahaha
não duvido q esse motor chegue nessa potencia, mas mantendo ie original, tbi eletronica original, etc... nem a pau eu truco q tem mt mais coisa ai no meio...
so mudando comando pistao e biela não tem como fazer tudo isso...
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ai amigos
eu que postei este topico no psa forum.
para quem duvida dessa potencia então vou explicar melhor.
pois não é historia de preparador, mas sim muito teste e experiencia.
a central eletronica de fabrica , é uma central desenvolvida pela fabrica da cirtroen. ou seja não tem a mesma programação dos carros originais de rua.
esta central não tem limite de giro. e tem muito mais capacidade de calculos que uma central original. ou seja é desenvolvida para motores de alto desempenho, não leva em concideração consumo e poluição.
os bicos originais são tambem um modelo especila da citroen vendido sob encomenda. mas é obrigatorio o uso desse bico. costa até?e no regulamento.
cabeçote tambem é original citroen mas com alteração da fabrica. este cabeçote é comercializado sob encomenda. e não adianta nda ficar mexendo nele que so piora.
tem mais
pra quem acha que fluxo é tudo num cabeçote, deve procurar mais informações sobre o assunto. aqui no brasil so pensam em fluxo maximo, ningume quer saber sobre velocidade do fluxo, turbulencia, propagação de chama etc.
por isso tem tanta gente com cabeçote 16v arrombado que tem mesno performance que os originais.
estou falando de preparação seria e não chutometro de acho que fica bom , porque vi isso em algum lugar etc.
foram gastos maiis de 2000 litros de gasolina desse projeto de motor.
e a gasolina nas provas de raly e raly cross por força do novo regulamento devem ser gasolinas comerciais. ou seja, gasolina de posto comum na europa.
a empresa testou mais de 5 modelos de comandos e depois projetou um especifico para este motor.
teve um grupo de engenheiros especializados em motores de coompetição trabalhando por quase 6 meses.
mas fica dificil mesmo agreditar nisso, aqui no brasil, onde a maioria dos preparadores não buscam aperfei?oamento e novas teconologias.
insitem em receitas ultrapassadas..
aqui temos muitos motores turbo bem desenvolvidos, mas em aspirados estasmos muito atrasados.
temos um cliente de porto alegre com um motor citroen 1.6 16v que original tinha 110 cv.
comprou um comandos e levou na prado chips aqui em curitiba.
so o comando deu 15 cv a mais no motor. restante todo original e usando gasolina normal.
agora vai colocar pistão com dome e passar para alcool e mais um coletor de escape que vamos produzir.
aqui tem peugeot 1.6 16v (mesmo motor) andando no campeonato de marcas onde o motor tem que ser todo original sem modificação alguma, ja estão com mais de 145 cv.
quando é bem feito o negocio da resultado.
a 3 anos um peugeot 307 com motor de nissan 350z desenvolvido em parceria com nossa matriz na fran?a, vence o campeonato frances de raly cross, o mais importante da europa.
este motor original tem 280 cv aspirado. o preparado tem 420 cv. mudaram apenas bielas, pistões, comandos, admissão e escape e a central.
o motor do clio 1.6 16v da copa clio tem 145 cv todo original.
o motor megane 2.0 16v original tem 140 cv e com apenas com comando ainda com tucho hidraulico, coletor de escape e chips chega facil aos 200 cv.
eu acompanhei este teste em dinamometro de bancada 100% eletronico. sem interferencia humana. o programa fez o motor ficar 8 minutos a 7000 rpm.
coloca o motor lá e o negocio acelera sozinho e ja da curva de torque e potencia.
diferente dos dinas de rolo inercial, que apenas servem para parametros, pois não mantem o motor em uma rotação constante. podem falr com qualquer preparador serio, e de preferencia de pista sobre como fazem os testes em dinamometros.
eu tambem fico em duvida quando as potencias são informadas.
afinal, devem ter uns 50 carrs motor com 700 / 800 cv informados, mas até hoje aqui em curitiba na reta so vi um ou outro andar forte, o resto parace que os cv não vem junto com o carro.
mas uotra coisa.
se alguem pegar um motor ap 1.6 do paranense de marcas que tem em media 145 cv ou do brasileiro de marcas que tem +/- 155 a 160 cv e colocar nun carro de arranca na std junto com outro de anunciados 200 cv vai ver como anda estes motores 1.6 8v de ap preprados por preparadores com minimo de 20 anos de experiencia e todos regualdos em dina de bancada.
abraços amigos
e duvidas e só dar um grito.
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truco…
a i.e pode ser o modulo original, mas sem remapear..
? truco ladr?o...
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bom então informaram diferente.
não eh original de linha nada nesse motor… tudo preparado pela fabrica mesmo... ai fica mais realista, mas mesmo assim ainda duvido hehehe
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então não é bem o original de fabrica…
pq, pelo menos pra mim, original de fabrica seria a mesma central que ta ai em qualquer clio ou 206 1.6 16v
ele saiu da fabrica, ok, mas foi todo desenvolvido lá pra tirar + potencia... veio da fabrica,mas é bem diferente de qualquer central na rua....
outra coisa
tirar potencia de motor de grande cilindrada é mto mais facil doque tirar de um 1.6, por exemplo, no caso do motor do 350z, que por sinal, tem muuitas peças disponiveis de alta performance para esse motor no japao... fora que mta receita pra ele por lá tambem..
cabeçote idem
que vem da fabrica, ele vem.. mas todo alterado...
acho que o termo original de fabrica é mal interpretado neste caso...
acho que se pegar este cabeçote e comparar com o do clio 1.6 do meu pai, só a casca deve ser igual :0)
quanto aos carros em ctba vc esqueceu de 1 grande detalhe: tração...
te garanto( e vc deve saber disso melhor doque eu, afinal vc é preparador) que nao é nada facil um fwd passar 500+cv pro ch?o... ainda mais utilizando pneus radiais de rua...
por isso se ve tanto carro ai que sobe no dina e dá cavalarias estápidas, vai pra ctba e o resultado não é muito satisfatorio...
pelo menos nos sttd-a, potencia nao é problema, se tira relativamente facil... dinheiro nao é problema, pelo menos para os que andam ali na ponta... o que determina mais ali é o ch?o... e tambem a forma que a potencia vem... tem mto preparador ai que mata o carro em baixa rotação, pra nao ter muit torque e vim a pancada la mais pra cima... deixando ele mais civilizado se é que se pode usar este termo pra um 4 cilindros com + de 500cv...
mas enfim... essa é a minha opinião...
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quem não tem experiencia com pista esta perdendo tempo em duvidar
eu já fiz motor ap 1.6 para marcas, comando original e cabeçote livre somente trabalho na sede com 135cv e já vê motor feito por outro preparador, que tambem faz carro para a stock nacional com 142cv sendo testado
quem aqui já andou ou realmente trabalhou com carro de pista?
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quem não tem experiencia com pista esta perdendo tempo em duvidar
eu já fiz motor ap 1.6 para marcas, comando original e cabeçote livre somente trabalho na sede com 135cv e já vê motor feito por outro preparador, que tambem faz carro para a stock nacional com 142cv sendo testado
quem aqui já andou ou realmente trabalhou com carro de pista?
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eu já vi muita coisa cabeluda em carros de pista e rally principalmente, que acompanho mais de perto.
já vi nego tirar pressão de mola de válvula pra ganhar pelinhos de segundo em sa?da de curva…
agora, os s1600 europeus estão todos na casa de 210-220cv, com gasolina ainda especial, parecida com a que usam na f3 sulamericana.
mesmo que usem a de rua, deve ser milhões de vezes melhor q a nossa. na argentina a gasolina aditivada deles tem 98 octanas, e a podium de lá tem 100, o mesmo que nossa avgas....
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comprem um monza tubarão e sejam felizes
francamente, não gosto de duvidar de ninguem atoa. mas me expliquem, essa central não sofreu nenhum tipo de acerto?
ah, os carros da copa clio tem 130cv, e não tem miolo original. assim como os peugeot sport, que tem comando, coletor 4x2x1 e central remapeada