Motor 1.6 16v - 192cv - ok..até ae tudo bem
-
isso não eh nada, ontem vi um fusca 1300 carburação simples com 400 cv…
agora falando serio... qual montadora usa ie sem corte de giros??? hahahaha
não duvido q esse motor chegue nessa potencia, mas mantendo ie original, tbi eletronica original, etc... nem a pau eu truco q tem mt mais coisa ai no meio...
so mudando comando pistao e biela não tem como fazer tudo isso...
-
ai amigos
eu que postei este topico no psa forum.
para quem duvida dessa potencia então vou explicar melhor.
pois não é historia de preparador, mas sim muito teste e experiencia.
a central eletronica de fabrica , é uma central desenvolvida pela fabrica da cirtroen. ou seja não tem a mesma programação dos carros originais de rua.
esta central não tem limite de giro. e tem muito mais capacidade de calculos que uma central original. ou seja é desenvolvida para motores de alto desempenho, não leva em concideração consumo e poluição.
os bicos originais são tambem um modelo especila da citroen vendido sob encomenda. mas é obrigatorio o uso desse bico. costa até?e no regulamento.
cabeçote tambem é original citroen mas com alteração da fabrica. este cabeçote é comercializado sob encomenda. e não adianta nda ficar mexendo nele que so piora.
tem mais
pra quem acha que fluxo é tudo num cabeçote, deve procurar mais informações sobre o assunto. aqui no brasil so pensam em fluxo maximo, ningume quer saber sobre velocidade do fluxo, turbulencia, propagação de chama etc.
por isso tem tanta gente com cabeçote 16v arrombado que tem mesno performance que os originais.
estou falando de preparação seria e não chutometro de acho que fica bom , porque vi isso em algum lugar etc.
foram gastos maiis de 2000 litros de gasolina desse projeto de motor.
e a gasolina nas provas de raly e raly cross por força do novo regulamento devem ser gasolinas comerciais. ou seja, gasolina de posto comum na europa.
a empresa testou mais de 5 modelos de comandos e depois projetou um especifico para este motor.
teve um grupo de engenheiros especializados em motores de coompetição trabalhando por quase 6 meses.
mas fica dificil mesmo agreditar nisso, aqui no brasil, onde a maioria dos preparadores não buscam aperfei?oamento e novas teconologias.
insitem em receitas ultrapassadas..
aqui temos muitos motores turbo bem desenvolvidos, mas em aspirados estasmos muito atrasados.
temos um cliente de porto alegre com um motor citroen 1.6 16v que original tinha 110 cv.
comprou um comandos e levou na prado chips aqui em curitiba.
so o comando deu 15 cv a mais no motor. restante todo original e usando gasolina normal.
agora vai colocar pistão com dome e passar para alcool e mais um coletor de escape que vamos produzir.
aqui tem peugeot 1.6 16v (mesmo motor) andando no campeonato de marcas onde o motor tem que ser todo original sem modificação alguma, ja estão com mais de 145 cv.
quando é bem feito o negocio da resultado.
a 3 anos um peugeot 307 com motor de nissan 350z desenvolvido em parceria com nossa matriz na fran?a, vence o campeonato frances de raly cross, o mais importante da europa.
este motor original tem 280 cv aspirado. o preparado tem 420 cv. mudaram apenas bielas, pistões, comandos, admissão e escape e a central.
o motor do clio 1.6 16v da copa clio tem 145 cv todo original.
o motor megane 2.0 16v original tem 140 cv e com apenas com comando ainda com tucho hidraulico, coletor de escape e chips chega facil aos 200 cv.
eu acompanhei este teste em dinamometro de bancada 100% eletronico. sem interferencia humana. o programa fez o motor ficar 8 minutos a 7000 rpm.
coloca o motor lá e o negocio acelera sozinho e ja da curva de torque e potencia.
diferente dos dinas de rolo inercial, que apenas servem para parametros, pois não mantem o motor em uma rotação constante. podem falr com qualquer preparador serio, e de preferencia de pista sobre como fazem os testes em dinamometros.
eu tambem fico em duvida quando as potencias são informadas.
afinal, devem ter uns 50 carrs motor com 700 / 800 cv informados, mas até hoje aqui em curitiba na reta so vi um ou outro andar forte, o resto parace que os cv não vem junto com o carro.
mas uotra coisa.
se alguem pegar um motor ap 1.6 do paranense de marcas que tem em media 145 cv ou do brasileiro de marcas que tem +/- 155 a 160 cv e colocar nun carro de arranca na std junto com outro de anunciados 200 cv vai ver como anda estes motores 1.6 8v de ap preprados por preparadores com minimo de 20 anos de experiencia e todos regualdos em dina de bancada.
abraços amigos
e duvidas e só dar um grito.
-
truco…
a i.e pode ser o modulo original, mas sem remapear..
? truco ladr?o...
-
bom então informaram diferente.
não eh original de linha nada nesse motor… tudo preparado pela fabrica mesmo... ai fica mais realista, mas mesmo assim ainda duvido hehehe
-
então não é bem o original de fabrica…
pq, pelo menos pra mim, original de fabrica seria a mesma central que ta ai em qualquer clio ou 206 1.6 16v
ele saiu da fabrica, ok, mas foi todo desenvolvido lá pra tirar + potencia... veio da fabrica,mas é bem diferente de qualquer central na rua....
outra coisa
tirar potencia de motor de grande cilindrada é mto mais facil doque tirar de um 1.6, por exemplo, no caso do motor do 350z, que por sinal, tem muuitas peças disponiveis de alta performance para esse motor no japao... fora que mta receita pra ele por lá tambem..
cabeçote idem
que vem da fabrica, ele vem.. mas todo alterado...
acho que o termo original de fabrica é mal interpretado neste caso...
acho que se pegar este cabeçote e comparar com o do clio 1.6 do meu pai, só a casca deve ser igual :0)
quanto aos carros em ctba vc esqueceu de 1 grande detalhe: tração...
te garanto( e vc deve saber disso melhor doque eu, afinal vc é preparador) que nao é nada facil um fwd passar 500+cv pro ch?o... ainda mais utilizando pneus radiais de rua...
por isso se ve tanto carro ai que sobe no dina e dá cavalarias estápidas, vai pra ctba e o resultado não é muito satisfatorio...
pelo menos nos sttd-a, potencia nao é problema, se tira relativamente facil... dinheiro nao é problema, pelo menos para os que andam ali na ponta... o que determina mais ali é o ch?o... e tambem a forma que a potencia vem... tem mto preparador ai que mata o carro em baixa rotação, pra nao ter muit torque e vim a pancada la mais pra cima... deixando ele mais civilizado se é que se pode usar este termo pra um 4 cilindros com + de 500cv...
mas enfim... essa é a minha opinião...
-
quem não tem experiencia com pista esta perdendo tempo em duvidar
eu já fiz motor ap 1.6 para marcas, comando original e cabeçote livre somente trabalho na sede com 135cv e já vê motor feito por outro preparador, que tambem faz carro para a stock nacional com 142cv sendo testado
quem aqui já andou ou realmente trabalhou com carro de pista?
-
quem não tem experiencia com pista esta perdendo tempo em duvidar
eu já fiz motor ap 1.6 para marcas, comando original e cabeçote livre somente trabalho na sede com 135cv e já vê motor feito por outro preparador, que tambem faz carro para a stock nacional com 142cv sendo testado
quem aqui já andou ou realmente trabalhou com carro de pista?
[snapback]646919[/snapback]
eu já vi muita coisa cabeluda em carros de pista e rally principalmente, que acompanho mais de perto.
já vi nego tirar pressão de mola de válvula pra ganhar pelinhos de segundo em sa?da de curva…
agora, os s1600 europeus estão todos na casa de 210-220cv, com gasolina ainda especial, parecida com a que usam na f3 sulamericana.
mesmo que usem a de rua, deve ser milhões de vezes melhor q a nossa. na argentina a gasolina aditivada deles tem 98 octanas, e a podium de lá tem 100, o mesmo que nossa avgas....
-
comprem um monza tubarão e sejam felizes
francamente, não gosto de duvidar de ninguem atoa. mas me expliquem, essa central não sofreu nenhum tipo de acerto?
ah, os carros da copa clio tem 130cv, e não tem miolo original. assim como os peugeot sport, que tem comando, coletor 4x2x1 e central remapeada
-
o único componente que quero saber é a ie..
-
as peças como
central de injeção
bicos
cabeçote
estão disponiveis em qualquer agencia autorizada citroen na fran?a.
basta ir e comprar.
ou seja é sim de fabrica.
como aqui as fabricas vendem acessorios de beleza, la vendem peças especiais.
o cabeçote vem de fabrica sem valvula, molas, pratos e tuchos.
o cabeçote não tem trabalho alguns nos dutos etc.
e um cabeçote que tem melhor padrão de fundição e detralhes especiais.
não é segredo alguns que dentro de uma linha de montagem de motor nas fabricas sempre tem peças com variação.
veja quantos codigos diferentes tem para os cabeçotes ap.
agoram vão me dizer que são todos iguais???
quando a fabrica muda um codigo é porque mudou algo no projeto , na forma de fabricar, no fornecedor etc.
o regulamento lá leva em conta justamente isso. te que ser peça fornecida em linha de montagem.
quanta ingenuidade em duvidar desse valor.
? so no brasil que as montadoras não tão nem ai para as competições. pois la fora elas levam a serio.
será que os preparadores virtais por ai nunca ficaram sabendo de montadoras que mudam projetos dos seus motores para que possa se enquadrar em uma ou outra categoria. mas a publico não saem fzendo propaganda avisando que mudaram a permanencia do comando, o diametro de valvula a taxa de copressão.
somente os preparadores profissionais e com bons contatos tem essas informações.
tdos fala das bielas de ap com codigos diferentes. pois bem no tempo em que o brasileiro de marcas e pilotos tinha as fabricas por traz a vw tinha bielas originais mais leves isso entre 1986 / 1988. quem preparava carros nessa epoca sabe disso e ainda tem estas bielas. pois são originais e um leigo não ve diferença
alguma, mas vai pesar e ver que tem 50 a 80 gr a menos. e a vw teve que montar essas bielas em motores originais para poder homologar.
acontece que ninguem era avisado de qual motor tava la estas bielas.
quem já fez preparação seria e limitada por um regulamento bem tecnico sabe do que to falando.
acho que os membros antes de ficarem falando coisa que não eleva o nivel do forum, e apenas fazendo comentario sem nenhum fundamento deviam pelo menos argumentar com dados tecnicos etc etc.
fica facil apenas disser duvido, impossivel. não temos que provar nada a ninguem.
pois não é a toda que o grupo psa na fran?a usa num folder sobre competição um peugeot 206 desenvolvido pela da luz developpement.
quem tiver argumento tecnico para falar sobre o assunto, o topico esta ai justamente para isso. mas lembre-se de ter argumetnos tecnicos e realmente saber o que esta falando.
quanto a colocar no chão toda a potencia dos carros aqui nas arrancadas, fiz a mesma pergunta a um engenheiro da empresa.
a resposda dele foi simples.
veja um video de carros de raly tração dianteria arrancando na terra com pneus lisos.vai ver que tambem arrancamos muito rapido.
meu irmão ficou quase 3 meses na fran?a. foi a varias competições, inclusive 24 horas de le mans.
mas o que mais chamou atenção foi uma prova de raly cross.
onde os carros como peugeot 206 / citroen c2 / c3 , vw polo , ford fiesta etc todos tração dianteria com motores 1.6 ou 2.0 16v arrancavam rapido.
em uma pista com 300 mm de reta com asfalto e restante do circuito em terra com pneus lisos.
ta cheio de videos na net so ir ver.
tenho uma opnição a respeito de colocar a potencia no ch?o.
se não tem dominio com 500cv , então anda com 300 mas sob total controle que vai ser mais rapido.
quem tiver oportunidade para vir no festival aqui em curitiba, que venha e faça analise detalhada dos carros. vai ver que tem muito turbo c andando redondinho sem falhar e fazendo bons tempos e tambem vai ver varios turbo b e a falhando a reta inteira, isso se conseguir arrancar.
de que adianta ter 500 /600 ou mais cv, se em 5 puxadas do final de semana so acerta uma boa. e para isso tem que ficar rezando para tudo dar certo. isso para mim não é um carro de competição, e sim uma loteria em forma de carro.
abraços
?
-
eu já vi muita coisa cabeluda em carros de pista e rally principalmente, que acompanho mais de perto.
já vi nego tirar pressão de mola de válvula pra ganhar pelinhos de segundo em sa?da de curva…
agora, os s1600 europeus estão todos na casa de 210-220cv, com gasolina ainda especial, parecida com a que usam na f3 sulamericana.
mesmo que usem a de rua, deve ser milhões de vezes melhor q a nossa. na argentina a gasolina aditivada deles tem 98 octanas, e a podium de lá tem 100, o mesmo que nossa avgas….
[snapback]646938[/snapback]
avgas 102 ron
-
de que adianta ter 500 /600 ou mais cv, se em 5 puxadas do final de semana so acerta uma boa. e para isso tem que ficar rezando para tudo dar certo. isso para mim não é um carro de competição, e sim uma loteria em forma de carro.
abraços
?
[snapback]646957[/snapback]
por isso que sempre tive carro aspirado
-
comprem um monza tubarão e sejam felizes
francamente, não gosto de duvidar de ninguem atoa. mas me expliquem, essa central não sofreu nenhum tipo de acerto?
ah, os carros da copa clio tem 130cv, e não tem miolo original. assim como os peugeot sport, que tem comando, coletor 4x2x1 e central remapeada
[snapback]646943[/snapback]
o único componente que quero saber é a ie..
[snapback]646949[/snapback]
pelo q eu entendi do post do da luz… a central original , é apenas um modo de dizer que ela veio da citroen, nada mais q isso...
a eng. de competição da citroen desenvolveu o motor ao máximo de acordo com o regulamento (com os bicos estipulados, cabeçote já retrabalhado de fábrica - sempre vendo em relação a um original de produção - , comandos, taxa, escape, acerto de central, etc.) e vende isso pra quem vai correr...
eu acho errado chamar peças de competição de originais , mesmo q desenvolvidas pela divisão de competições da fábrica, pq dá a impressão q qqer infeliz vai poder chegar no balcão de peças da concession?ria aqui e comprar o kit todo pra montar no carro, qdo a gente sabe que não é assim q a coisa funciona...fora q original mesmo já ficou longe disso
e não é q seja a mesma central do pug 206 1.6 16v vendido aqui...? que é outra central recalibrada pela citroen para lidar com a preparação...
inclusive, apesar do coletor de admissão ser original, eu truco q ele não tenha sido retrabalhado por dentro, já q coletor de admissão acaba colocando perda em fluxo....
-
as peças como
central de injeção
bicos
cabeçote
estão disponiveis em qualquer agencia autorizada citroen na fran?a.
basta ir e comprar.
ou seja é sim de fabrica.
como aqui as fabricas vendem acessorios de beleza, la vendem peças especiais.
o cabeçote vem de fabrica sem valvula, molas, pratos e tuchos.
o cabeçote não tem trabalho alguns nos dutos etc.
e um cabeçote que tem melhor padrão de fundição e detralhes especiais.
não é segredo alguns que dentro de uma linha de montagem de motor nas fabricas sempre tem peças com variação.
veja quantos codigos diferentes tem para os cabeçotes ap.
agoram vão me dizer que são todos iguais???
quando a fabrica muda um codigo é porque mudou algo no projeto , na forma de fabricar, no fornecedor etc.
o regulamento lá leva em conta justamente isso. te que ser peça fornecida em linha de montagem.
quanta ingenuidade em duvidar desse valor.
? so no brasil que as montadoras não tão nem ai para as competições. pois la fora elas levam a serio.
será que os preparadores virtais por ai nunca ficaram sabendo de montadoras que mudam projetos dos seus motores para que possa se enquadrar em uma ou outra categoria. mas a publico não saem fzendo propaganda avisando que mudaram a permanencia do comando, o diametro de valvula a taxa de copressão.
somente os preparadores profissionais e com bons contatos tem essas informações.
tdos fala das bielas de ap com codigos diferentes. pois bem no tempo em que o brasileiro de marcas e pilotos tinha as fabricas por traz a vw tinha bielas originais mais leves isso entre 1986 / 1988. quem preparava carros nessa epoca sabe disso e ainda tem estas bielas. pois são originais e um leigo não ve diferença
alguma, mas vai pesar e ver que tem 50 a 80 gr a menos. e a vw teve que montar essas bielas em motores originais para poder homologar.
acontece que ninguem era avisado de qual motor tava la estas bielas.
quem já fez preparação seria e limitada por um regulamento bem tecnico sabe do que to falando.
acho que os membros antes de ficarem falando coisa que não eleva o nivel do forum, e apenas fazendo comentario sem nenhum fundamento deviam pelo menos argumentar com dados tecnicos etc etc.
fica facil apenas disser duvido, impossivel. não temos que provar nada a ninguem.
pois não é a toda que o grupo psa na fran?a usa num folder sobre competição um peugeot 206 desenvolvido pela da luz developpement.
quem tiver argumento tecnico para falar sobre o assunto, o topico esta ai justamente para isso. mas lembre-se de ter argumetnos tecnicos e realmente saber o que esta falando.
quanto a colocar no chão toda a potencia dos carros aqui nas arrancadas, fiz a mesma pergunta a um engenheiro da empresa.
a resposda dele foi simples.
veja um video de carros de raly tração dianteria arrancando na terra com pneus lisos.vai ver que tambem arrancamos muito rapido.
meu irmão ficou quase 3 meses na fran?a. foi a varias competições, inclusive 24 horas de le mans.
mas o que mais chamou atenção foi uma prova de raly cross.
onde os carros como peugeot 206 / citroen c2 / c3 , vw polo , ford fiesta etc todos tração dianteria com motores 1.6 ou 2.0 16v arrancavam rapido.
em uma pista com 300 mm de reta com asfalto e restante do circuito em terra com pneus lisos.
ta cheio de videos na net so ir ver.
tenho uma opnição a respeito de colocar a potencia no ch?o.
se não tem dominio com 500cv , então anda com 300 mas sob total controle que vai ser mais rapido.
quem tiver oportunidade para vir no festival aqui em curitiba, que venha e faça analise detalhada dos carros. vai ver que tem muito turbo c andando redondinho sem falhar e fazendo bons tempos e tambem vai ver varios turbo b e a falhando a reta inteira, isso se conseguir arrancar.
abraços
?
[snapback]646957[/snapback]
calma cara…
mas me explica como é op acerto desse carro sendo q não se pode remapear nada. ela já se adapta aos componentes do carro assim sem mais nem menos?? pura curiosidade, ams é q nunca vi nada assim.