Gol giii ap bi-turbo
-
essas trocas que tu falou eu infelizmente nunca presenciei/ajudei em motores carburados.
só na epoca que mechia bastante com motores 2t, mas pequenas alterações eu corrigia só ajustando a agulha. que é realmente fácil.
(vamo par? de desvirtuar o topico )
[snapback]256535[/snapback]
pois é, em todas essas trocas vc tinha q mudar o ajuste do carburador, ja uma ie se auto-ajusta.
-
mas concordo…. ao meu ver a grande pegada é que carburador vc pode alterar na sua casa se tiver conhecimento pra isso.... injeção vc precisa de cada vez mais investimento.... acaba sendo inviável pra vc ter em casa algo premexer com injeção dessas mais modernas...
[snapback]256555[/snapback]
ou então vc compra uma programóvel de qualidade.
-
ja com carburador o papo é outro, bem outro.
mecher em canetinhas ? vc conta nos dedos quantas pessoas realmente sabem trabalhar canetas em são paulo. a mairia só vai e abre os furos (isso mesmo, tem gente que só abre ) ou no máximo afina as canetas e pronto. pq? poucos sabem e nem se dão ao trabalho de estudar a fundo o funcionamento de um carburador.
abrir giclesó basta isso pra um motor render? olha q não heim. dois carros iguais, com o mesmo valor de sonda podem ter o rendimento muito diferente.
[snapback]256491[/snapback]
concordo. aki em curita tb é assim, sei de umas 5 pessoas no máximo q sabem acertar um par de webers. montar qquer um monta, mas to mexendo num voyage q foi feito num preparador daki q pelamordedeus só tudo errado… tb não sou mecanico nem engenheiro muito menos preparador, mas aprendi muito sobre esses carburas e posso garantir q não é só trocar gicle
outra: conversei uma vez com o hilario, q faz o golf do morateli, sobre as impressoes dele com a troca das weber por ie, e o q ele me afirmou é q o rendimento praticamente não mudou, mas nos primeiros metros houve melhora pelo fato do carro ficar mais dácil com a ie, e só.
qto ao topico, o helder daki montou um karmann ghia q ele tinha com um sistema assim, num motor maverick 4cil. o q ele conseguiu foi mandar o rotor de uma das turbinas lá na arquibancada, e quase matou um cara pq pegou de raspão na testa do infeliz
mas a idéia não é totalmente infeliz não, quero ver andando
abraço.
-
meu ultimo aparte nesta discussao
carro carburado: capo aberto, bunda pra cima, dor nas costas e maos sujas e fedorentas de gasolina ou alcool.
carro injetado : plug na central, nova programacao, sentado no banco do carona.
qual e mais preguicoso? qual da mais trabalho?
qual da mais prazer em dizer: foi fodis afinar mas agora ta redondo
qual tem o custo x beneficio mais condisente com a realidade da maioria dos brasileiros (desemprego e baixos salarios)?
e viva a injecao eletronica
ainda vou ter uma
abracos
wagner luis
-
vicente, explica pra nés o que vc julga de tão errado nesse sistema
[snapback]256197[/snapback]
tá falando sório?
-
tá falando sório?
[snapback]256585[/snapback]
não ele postou só por esporte
-
de ultima geração num tem grandes coisas nessa eec mas tá valendo o argumento…. uma injeção de ultima geração como uma m7. ou 4lv
mas concordo.... ao meu ver a grande pegada é que carburador vc pode alterar na sua casa se tiver conhecimento pra isso.... injeção vc precisa de cada vez mais investimento.... acaba sendo inviável pra vc ter em casa algo premexer com injeção dessas mais modernas...
esqueci de comentar.... na injeção vc não consegue enxergar o que acontece (gicle tá pequeno ?...porra..usa um buraco maior... o carro não tem progressão ?...porra faz furo de progressão pela abertura da borboleta do segundo estágio.... a mistura inverte com carga ?.... muda a caneta)...mas isso se vc se dispoe a mexer com isso ...honestamente ?... essa parte eu deixo pro mano que ele mexe com isso desde que num tinha injeção...eu como comecei a mexer (sem ser hobby) apenas qdo já tinha injeção prefiro ficar no remapeamento apenas...
voltanto... remapeamento o problema ?, por exemplo numa simples m1.5.4 vc tem mais de 40 mapas e não sabe o que eles fazem... se souber o que 20 fazem vc é considerado excelente....se souber mais que isso ...só se vc é um dos poucos donos de damos (conjunto de informações que apenas a bosch tem e explica como funciona toda a central) que tem no mundo... aqui no barsil sei de apenas um cara.... mas não basta apenas ter as localizações dos mapas e o que eles mexem...tem que saber a estratégia...que certamente vai mudar de um pra outro modulo então vc precisa investir muito pra começar a aprender mexendo...o que leva tempo pacas... mas é legal...por exemplo hoje eu pego os primeiros programas que mexi e percebo o qto eu aprendi em 5 anos de remapeamento.... muita coisa que eu fazia sem saber porquê (me falaram pra abaixar eu abaixei a curva e funcionou) hoje eu sei...e mais...tem gente que começou antes de mim que ainda não sabe o que é uma curva de afr, qual sua diferença pra uma curva de fator lambda, qual sensor é usado em qual curva e o porquê disso... é cara que apenas sabe fazer o que já deu certo...sem pensar ou arriscar....
honestamente.... injeção rende sempre mais que carburação...a? vão jogar pedras... uma webber 40 espanca ...a? vc compara careburação de competição com injeção de uso normal.... se vc comparar uma injeção de competição bem acertada (olha o tmepo que leva pra mexer em 2 gicles, 2 canetas, 2 venturis e o tempo de mexer em 40 curvas de 16x16..olha as opções que se tem) vai perceber que pode controlar muito melhor ponto e combustivel e por isso tem que render mais.... só que pro cara saber o que tá fazendo e acertar a injeção de psita precisa tbmd e miuto tempo e investimento... mais o segundo que o primeiro....
tanto assim que por exemplo f1 usa motor injetado...se rendesse mais carburado certamente ela usaria porque é miuto mais barato desenvolver modificações (embora seja mais demorado implementar)
na rua, pro nosso uso...a coisa é assim...uma boa injeção, bem acertada rende tão bem qto umc arburador com vantagens de economia, emissão, dirigibilidade, etc... pergunte ao ivo com as implementações do novo chip como ficou a dirigibildiade de um carro de 500cv.... se fose carburado não seria 1/3 do que é docil...ams poeria ter a mesma potência
[snapback]256555[/snapback]
legal teu post. queria aprender muito mais sobre injeção, principalmente sobre alterações nela, não só os cursinhos de manutenção que o cara aprende a usar um scanner e não aprende nada de como funciona a injeção. ainda mais que agora to com um notebook e acho que seria legal implementar algum piggyback e ficar brincando no meu carro. existe piggy back compatével com a eec-vó
-
legal teu post. queria aprender muito mais sobre injeção, principalmente sobre alterações nela, não só os cursinhos de manutenção que o cara aprende a usar um scanner e não aprende nada de como funciona a injeção. ainda mais que agora to com um notebook e acho que seria legal implementar algum piggyback e ficar brincando no meu carro. existe piggy back compatével com a eec-vó
[snapback]256606[/snapback]
reprogramação infelizmente não tem ninguem que vê ten ensinar…vc vai ter que apreder na pratica e tenha certeza isso literalmente dái....
no primeiro carro turbo que eu fiz chip foram nada mais nada menos do que 99 arquivos de teste...como cada um demora em média uns 40 minutos pra fazer e mais o tempo de tirar a central, trocar eprom, ligar esquentar e sair pra testar vc imagina se doeu as costas mais que mexer com carburador como o amigo falou aí pra cima
piggyback são compatéveis com 99% das centrais....
-
tb sou a favor de tecnologia. não vejo a hora de instalar injeção eletrúnica na saveiro e desvendar certos mist?rios
carburação é show de mecher, tudo na mão, tudo ali só esperando alguem que entenda o funcionamento de cada circuito de passagem de ar, de combustivel e de mistura
pra mecher em injeção, precisa dominar 10000% sobre alimentação, ou então c?piar mapas, daqueles que vendem em pacotes.
bom é o cara que sabe o que tem nos tais mapas, que sabe onde e o que mudar ja prevendo o que a tal mudança vai influir no funcionamento do motor.
os únicos dois caras que eu conhe?o, q mechem com remapeamento de chip sabem fzr dessa forma, q é o osmar (oz chips, daqui de santos) e o junior (da overspeed, em sp).
não sei como eles são em relação é carburação, mas sobre chip, eu confio.
[snapback]256483[/snapback]
ka
voce sabe que a unica coisa que falta para min é poder acertar uma injeção em real time, não to falando de gerenciadores tipo fueltech, to falando de ajustar uma injeção original, ou seja ao contrario de ficar trocando chip, ter um chip que eu possa reprogramar ele andando com o carro.
apesar de ser um saudosista em termos de carburador, pois quando comecei a fu?ar só tinha carburador, acabei me rendendo e estou colocando uma injeção no meu carro, mais um gerenciador do jr para os outro quatro bicos.
a unica coisa que é chata na injeção é será que se eu aumentasse desse + 1 milesegundo nos bicos não ficaria melhor?
abs
-
ka
voce sabe que a unica coisa que falta para min é poder acertar uma injeção em real time, não to falando de gerenciadores tipo fueltech, to falando de ajustar uma injeção original, ou seja ao contrario de ficar trocando chip, ter um chip que eu possa reprogramar ele andando com o carro.
apesar de ser um saudosista em termos de carburador, pois quando comecei a fu?ar só tinha carburador, acabei me rendendo e estou colocando uma injeção no meu carro, mais um gerenciador do jr para os outro quatro bicos.
a unica coisa que é chata na injeção é será que se eu aumentasse desse + 1 milesegundo nos bicos não ficaria melhor?
abs
[snapback]257150[/snapback]
não sabia que vc tb mechia com re-progamação de central eletrúnica.
essa é mais uma coisa que pretendo fzr futuramente.
ah, não acho chato o trabalho de mudar-testar-andar e ver se ficou melhor ou pior, faz parte do jogo. chega a ser sedutor isso, o lance de desvendar o acerto. as vzs vale mais a emoção de ter vencido o desafio , do que o próprio pagamento pelo servião
sempre falo pro pessoal: os cavalos já estão todos ali no motor dos carros, basta saber como acorda-los e como os fazer correr.
-
não ele postou só por esporte
[snapback]256602[/snapback]
talvez por brincadeira… achei que era msm brincadeira...
claro.
[snapback]256792[/snapback]
explico: achei estranho vindo isso logo de vc caio, que é o maior defensor de turbos de tamanho enorme, para livrar o escape. aí o cara coloca duas turbinas no mesmo escape (dobrando a restrição) onde poderia haver apenas uma e vc me pergunta isso…
achei estranho, no mínimo...
-
não sabia que vc tb mechia com re-progamação de central eletrúnica.
[snapback]257238[/snapback]
oi ka
eu ainda não trabalho com reprogramação, mas bem que gostaria, ainda não consegui juntar grana para comprar um equipamento, o resto ja tenho tudo.
as vezes o prazer de fazer é enorme, e não tem gra?a mandar fazer.
abraços
-
explico: achei estranho vindo isso logo de vc caio, que é o maior defensor de turbos de tamanho enorme, para livrar o escape. aí o cara coloca duas turbinas no mesmo escape (dobrando a restrição) onde poderia haver apenas uma e vc me pergunta isso…
achei estranho, no mínimo...
[snapback]257523[/snapback]
vicente, não defendo nem turbo pequeno e nem turbo grande. só gosto do que rende mais pra um determinado tipo de motor
hj o que rende mais é um turbo xxxxxx, se amanha sair um turbo x q seja superior em desempenho que um xxxxxx, pode crer que ai sim a coisa muda
mas então, e sua explanação sobre os defeitos ali do carro em questáo?
-
oi ka
eu ainda não trabalho com reprogramação, mas bem que gostaria, ainda não consegui juntar grana para comprar um equipamento, o resto ja tenho tudo.
as vezes o prazer de fazer é enorme, e não tem gra?a mandar fazer.
abraços
[snapback]257527[/snapback]
tb to nessas, imagina ter um carro injetado como motor alterado + um sistema de remapeamento na garagem
-
se a gente voltar um pouco no tempo (anos 80), talvez esse cara q montou isso não seja tão loko assim.
quem não se lembra das lancia delta s4 de rally, com motor 1.8, turbo e blower pra diminuir o lag? a propria lancia trabalhou num projeto de um 1.8 biturbo, um pouco antes do grupo b ser extinto, q rendia 600cv…
então acho q muuuuuuito fora a idéia não ?, tem q ver andando no q vai dar.
abraço.
-
turbo e blower - 1001 maneiras de montar
biturbo+blower:
sa?da do escape de uma entrando no escape da outra:
clique sobre imagem para ampli?-la
2,5 cilindros pra cada turbo?
biblower
8 turbos num 8 cilindros
igual o do gol, com a sa?da de uma turbina entrando na admissão da outra:
-
como será que da pra fazer pra turbina pequena nao estrangular a outra e nem ficar sempre em rotação prejudicial a ela? será que uma sistema de t antes da primeira turbina, com um throttle body e uma solen?ide que na hora que chega a x rpm e a outra para de render, abre esse throttle e ai os gases ficam divididos entre turbina pequena e outro cano, que se juntam um pouco a frente e entram na turbina maior? pq assim a pequena tiraria o lag, e qd precisasse de bem mais fluxo, teria o cano em t pra ajudar a mandar tudo pra turbina grande…..
ps: gostei da idéia do gol biturbo sequencial, só que faria injetado....