Formula sae unicamp0 -
-
dae pessoal
terminamos nosso projeto do f-2007 (nosso 1o ano e carro)
ficamos em 6o lugar na competicao (15 equipes) e ganhamos o premio de melhor equipe estreiante
o formula sae consiste num veiculo monoposto, com motor de ate 610cc e 4 tempos. preparacao eh livre mas conta com um restritor de 20mm na admissao pra limitar a potencia (fica em torno dos 80 - 100cv no alcool sem turbo e com turbo por volta de 110cv).
tudo projetado por nos (sem ajuda de professores, embora isso devesse ter ocorrido). o chassi foi construido por um patrocinador (by colella), rolamentos e terminais rotulares (uniballs) fornecidos pela ina (schaeffler group), e injecao eletronica fornecida pela a his
nos videos o carro nao estava acertado, dava falta em alta, mas hoje ja ta beeeeeeeem melhor
links
http://video.google.com/videoplay?docid=134775062217298004
http://video.google.com/videoplay?docid=-7247382192884600274
http://video.google.com/videoplay?docid=1113828902645040129
abracos a todos
-
de fato, o carro não parece muito saudável no video.
digo pois estou acostumado a ver esses carrinhos andando. eventualmente ajudo o pessoal da fei no projeto deles. está muito bom o carrinho da garotada lá
de qualquer maneira, parabéns pelo belo projeto da unicamp no ano de estr?ia
-
fale mais ai sobre a categoria, motor usado, fotos infos
gostei
-
de fato, o carro não parece muito saudável no video.
digo pois estou acostumado a ver esses carrinhos andando. eventualmente ajudo o pessoal da fei no projeto deles. está muito bom o carrinho da garotada lá
de qualquer maneira, parabéns pelo belo projeto da unicamp no ano de estr?ia
[snapback]656190[/snapback]
o carro da fei, facens e eesc (usp s. carlos) sao excelentes ao longo dos 4 anos de competicao eles vem crescido bastante
nosso 1o ano foi muito dificil, varios problemas, falta de incentivo e o principal, ninguem jamais tinha construido um carro.
o motor do nosso eh de cbr-600… a injecao foi instalada muito rapidamente utilizando muita adaptacao. ano que vem sera algo projetado, e nao desenhado nas coxas
-
gostei hein
deve ser mto loco correr em um desses
parabens
-
cara … fala mais desta competição qual os pré-requisitos para participar? qual o regulamento técnico? onde ocorrem as corridas?
ano que vem eu comeão em engenharia mecanica e estou muito animado e me juntar a alguns malucos e participar desta competição
abraço
fabio
-
a competicao eh restrita a faculdades, e os times restritos a estudantes de graduacao ou pos-graduacao… nada de gente de fora.
o pre-requisito eh se filiar a sae brasil e construir o carro dentro do regulamento (q eh bem foda, acredite). o regulamento vc encontra aqui http://www.saebrasil.org.br/eventos/formul…uivos/rules.pdf (somente em ingles).
se vcs se animarem de fazer um carro, reservem um orcamento da faculdade (junto com patrocinadores e tal) na casa de 30 - 40 mil reais, e mesmo assim eh apertado pra comecar, embora de pra fazer o carro.
no que precisar de ajuda futura, estaremos (eu e a equipe) a disposicao em ajudar… nao tem nada de segredo industrial nessa competicao, todo mundo se ajuda.
abraco
-
a competicao eh restrita a faculdades, e os times restritos a estudantes de graduacao ou pos-graduacao… nada de gente de fora.
o pre-requisito eh se filiar a sae brasil e construir o carro dentro do regulamento (q eh bem foda, acredite). o regulamento vc encontra aqui http://www.saebrasil.org.br/eventos/formul…uivos/rules.pdf (somente em ingles).
se vcs se animarem de fazer um carro, reservem um orcamento da faculdade (junto com patrocinadores e tal) na casa de 30 - 40 mil reais, e mesmo assim eh apertado pra comecar, embora de pra fazer o carro.
no que precisar de ajuda futura, estaremos (eu e a equipe) a disposicao em ajudar… nao tem nada de segredo industrial nessa competicao, todo mundo se ajuda.
abraco
[snapback]657164[/snapback]
valeu cara entao .. eu fiquei tão na pilha que eu entrei no site do sae brasil ontem ou melhor … hoje de madrugada mesmo e comecei a ler o regulamento.
pelo que eu entendi, o negócio é um put@ de um mega projeto. até relatorio de custos tem que ser feito. pqp
outra coisa que eu notei, é que para vc chegar a uma prova dinamica com o carro, vc tem que passar por uma série de provas. incluindo entrega de documentações, viabilidade financeira e analises estruturais.
assim sendo, partindo para as provas dinamicas. a unica corrida entre os carros propriamente dita, é o enduro de percurso de 22km correto?
realmente o investimento é muito alto. eu parti para pesquisar peças e acabei achando, motor de fazer com nota fiscal por 3 mil reias imagina um de cbr 600
bom valeu pelas dicas
-
valeu cara entao .. eu fiquei tão na pilha que eu entrei no site do sae brasil ontem ou melhor … hoje de madrugada mesmo e comecei a ler o regulamento.
pelo que eu entendi, o negócio é um put@ de um mega projeto. até relatorio de custos tem que ser feito. pqp
outra coisa que eu notei, é que para vc chegar a uma prova dinamica com o carro, vc tem que passar por uma série de provas. incluindo entrega de documentações, viabilidade financeira e analises estruturais.
assim sendo, partindo para as provas dinamicas. a unica corrida entre os carros propriamente dita, é o enduro de percurso de 22km correto?
realmente o investimento é muito alto. eu parti para pesquisar peças e acabei achando, motor de fazer com nota fiscal por 3 mil reias imagina um de cbr 600
bom valeu pelas dicas
[snapback]657172[/snapback]
sim, tem que ser entregue relatorio de projeto, custo, design….
pra fazer as provas dinamicas vc tem que passar na inspecao de seguranca, soh isso... e esse eh o maior problema, pq passar eh foda demais
tudo comeca com a inspecao do chassi (diametro dos tubos), suspensao, parafusos (freios e suspensao tem que ser parlock), medidas do chassi, cinto de seguranca e tal ...
depois vai pra tilt-table, na qual o carro eh inclinado com 45 graus e nao pode vazar nenhum fluido, depois sobe ateh 60 graus, e o carro nao pode tombar...
passou é segue pra teste de ruido... no maximo 100db (a rotacao varia de motor pra motor)... passou nisso é ok, teste de frenagem : o carro tem que acelerar e travar as 4 rodas e tambem acender a luz de freio ...
feito isso vc pode participar das outras provas (aceleracao, skidpad, autocross e enduro).
nao existe competicao direta entre carros... a competicao no brasil eh muito restrita (ainda), entao corre 1 de cada vez. a pista eh absurdamente travada e costuma ter 1km de extensao.
o motor eh caro mesmo, estou buscando alternativas pra ter mais um ano que vem, de preferencia sem pagar hehehee
abracos