Só pode ser piada
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superclassic: o canto do cisne
são paulo (? assim) - a superclassic foi extinta pela fasp no sóbado, informação passada aos 38 pilotos que largaram para sua última corrida durante o briefing que antecedeu a prova.
rubens carpinelli, que vem a ser o presidente da federação, pediu a palavra para avisar que a categoria não existe mais e que uma nova será criada em 2008, com outro regulamento e outro nome.
não foi possível compreender com exatidão o novo regulamento apenas pelo informe oral do presidente da fasp. aparentemente, serão duas divisões: uma para carros originais , com painel, forrações etc, e outra para carros originais preparados . sem painel, forrações etc. pora-choques poderão ser removidos dos originais . os carros antigos que usam motorização não-original serão deslocados para a categoria força livre do paulista, que hoje tem gols, voyages, protótipos, ?megas que corriam na stock etc.
assim, todos os carros da superclassic que não usam motores originais (os ap, basicamente), se quiserem continuar correndo, terão de faz?-lo numa categoria que não é de carros antigos.
o presidente da fasp não soube dizer nada sobre cilindros e cilindradas ( se quiser fazer um motor 3.5, pode, mas vai na força livre , falou, genericamente), nem sobre pesos, nem sobre divisões dentro dos originais e originais preparados . nem se todos largarão juntos. isso depois a gente vê , declarou diante dos 38 pilotos naturalmente curiosos. o novo nome? isso depois a gente vê , disse.
não houve nenhuma explicação do dirigente para a extinção da categoria. nenhum piloto é e, por supuesto, nossa associação é foi consultado sobre mudança das regras. tenho a impressão que não agradamos, por algumas razões, a saber: 1) porque fomos correr em londrina numa prova extra-campeonato praticamente sem custo algum, enquanto interlagos estava em obras; 2) porque contestamos todos os anos os alt?ssimos valores das inscrições; 3) porque reclamamos bastante de ter de fazer vistoria ?s 7h30 para classificar ?s 8h e correr ?s 13h (s?bado teve gente que não conseguiu treinar porque ainda estava na fila da vistoria e do abastecimento); 4) porque a maioria dos pilotos não quis correr as etapas do rio e de londrina do paulista neste ano, enquanto interlagos estava fechada, já que os custos eram altos demais; 5) porque somos considerados radicais , já que queremos mandar na categoria (que nés criamos, diga-se); 6) porque alguns de nés se recusaram a correr na penúltima etapa já que não terçamos treinos (por causa da missa do poroco marcelo rossi), nem boxes.
e deve haver algumas outras. eu, por exemplo, sou taxado de l?der pelos senhores da fasp e dos clubes que, bem, organizam as corridas. creio que ir é tv semanalmente para dizer que o automobilismo paulista e brasileiro é uma merda, que os clubes são obras de ficção e loteiam as corridas para ganhar dinheiro fácil e que o presidente da cba (que controla alguns desses clubes) faz uma gestão desastrosa certamente não ajuda muito. mas seria pretensão de minha parte imaginar que tenho alguma import?ncia nesse processo. resolveram acabar, acabaram. não deram explicações, porque nunca dáo.
voltando é nova categoria, h? uma outra curiosidade, que pode ter sido apenas fruto de algum engano do veterano dirigente carpinelli: a definição dos anos de fabricação dos carros que dela poderão participar. nacionais até 77, importados até 87 , falou o vetusto mandatério. perguntado sobre quais modelos exatamente, porque a permissão de importados mais novos que os nacionais pareceu um tanto quanto ex?tica, respondeu: isso depois a gente vê .
a superclassic é extinta pela fasp depois de cinco anos de exist?ncia, nascida como historic racing cars (2003), depois rebatizada como copa são paulo de autos antigos (2004 e 2005) e, finalmente, assumindo o nome atual a partir de 2006. o regulamento vigente, homologado pela fasp, tinha tr?s anos de validade. ainda não havia expirado.
nesses cinco anos, a categoria se transformou na maior do estado, a ponto de encerrar sua curta história de vida com 38 carros no grid e mais dois nos boxes, que quebraram nos treinos. e pelo menos uma dezena sendo preparados para ingressar no campeonato de 2008. a fasp, com a decisão de extingui-la, espera se apropriar dessa massa de participantes, pelo que pude compreender. acredita que os não-originais se alojarão na força livre e que os demais se encaixarão nesse regulamento que depois a gente vê , cuja publicação, segundo boatos, dar-se-? na terça-feira.
para os registros, informo que ricardo malanga venceu a última prova da categoria na geral, sóbado, sendo também o vencedor da divisão 3, de puma. outro puma, de neto carloni, ganhou a d2. e meu brother marcelo giordano, com seu fiat 147 e uma atuação irrepreensável, ganhou na d1, sua primeira vit?ria é o que deixou todos na nossa equipe, a lf, muito felizes.
o #96 não se despediu mal das pistas, não, apesar de não ter chegado ao fim da corrida. virou 2min35s377 na classificação, sua best lap ever , graças ao ?timo asfalto de interlagos. só de piso vieram uns dois segundos. forçando um pouco, daria para entrar na casa de 2min34s. na corrida, fez 2min35s729 na melhor passagem.
pena que na altura da sexta volta começou a falhar um cilindro. meus mecas trocaram uma vela, voltei, continuou a falhar, box de novo, vela trocada, motor ainda falhando e abandonei na oitava volta. acho que o cabo de vela estava com problema, ou uma bobina.
eu queria que o carrinho encerrasse sua trajet?ria vendo uma quadriculada, por isso tentei voltar é pista duas vezes, apesar dos problemas. não foi possível.
em cinco anos de carreira, o #96 disputou quase 50 corridas. não tenho os dados precisos, mas foi mais ou menos isso, dez eventos por ano. teve uns cinco motores diferentes, quase capotou uma vez, deu um pancão no fim da reta oposta, melhorou seu tempo de volta em interlagos em quase 30s da primeira é última aparição, usou dois weber, dois solex, consumiu tr?s jogos de pneus, usou os números 17, 12, 6 e 99, além do quase m?tico #96, nascido neste blog no in?cio de 2006, correu em interlagos, londrina, piracicaba e águas de lind?ia e deve ter chegado ao fim de pelo menos 70% das provas em que largou. ganhou plataforma particular, carinha para tirar o po, camiseta, adesivo, história em quadrinho, caricatura, torcida organizada, f?-clube, comunidade no orkut…
não sei dizer quem, dos que correram neste ano na superclassic, vai se manter em atividade em 2008, seja em corridas de antigos, seja em outras categorias.
eu não vou e não tenho, evidentemente, a menor intenção de vender meu carro de corrida por dinheiro algum a ninguém. ele será guardado em algum lugar discreto e arejado, com uma bela e confortável capa que pretendo comprar esta semana, e seu motor funcionar? de vez em quando, só para não estragar.
e quando eu ouvir seu ronquinho, vou sentir saudades.
que palha?ada
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eu acho que o cara da fasp quis dar uma organizada na coisa. tinha muito carro no grid com ap e weber 40 quando na verdade o carro usa originalmente boxer a ar, 2 tempos, cht, etc.
o povo ap vai poder continuar correndo, só que na fl. muitos vão desistir, outros vão melhorar seus carros e entrar na fl e outros vão entrar na classic colocando o motor original do carro.
eu só acho que ele deveria ter pelo menos consultado o pessoal da categoia antes de mud?-la. e isso não deve ter sido feito po cusa daquelas brigas que tieram.
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eu acho que o cara da fasp quis dar uma organizada na coisa. tinha muito carro no grid com ap e weber 40 quando na verdade o carro usa originalmente boxer a ar, 2 tempos, cht, etc.
o povo ap vai poder continuar correndo, só que na fl. muitos vão desistir, outros vão melhorar seus carros e entrar na fl e outros vão entrar na classic colocando o motor original do carro.
eu só acho que ele deveria ter pelo menos consultado o pessoal da categoia antes de mud?-la. e isso não deve ter sido feito po cusa daquelas brigas que tieram.
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mas do jeito que tava, os carros de w40+ap não competiam com os originais , e sim com outros w40 + ap
estava tudo organizado em divisões… do jeito que fizeram, ficou ?bvio que a intenção não é organizar nada, e sim sabotar o campeonato existente. a categoria perde um monte de carros legais porque não se enquadram no regulamento (jogaram na força livre, vê se pode, competir com protótipos ) , e os que ficam, fazem parte agora de uma categoria muito enfraquecida. não fez bem pra ninguém. quer dizer, só pro pessoal da fasp/cba, que agora tem um monte de carros apelativos pra enquadrar dentro de uma categoria a ser criada de acordo com seus interesses. cresceram o olho nos velhinhos politicagem na cara dura
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mas do jeito que tava, os carros de w40+ap não competiam com os originais , e sim com outros w40 + ap
estava tudo organizado em divisões… do jeito que fizeram, ficou ?bvio que a intenção não é organizar nada, e sim sabotar o campeonato existente. a categoria perde um monte de carros legais porque não se enquadram no regulamento (jogaram na força livre, vê se pode, competir com protótipos ) , e os que ficam, fazem parte agora de uma categoria muito enfraquecida. não fez bem pra ninguém. quer dizer, só pro pessoal da fasp/cba, que agora tem um monte de carros apelativos pra enquadrar dentro de uma categoria a ser criada de acordo com seus interesses. cresceram o olho nos velhinhos politicagem na cara dura
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fato
mais na cara dura do q isso depois a gente vê impossível
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eu acho que o cara da fasp quis dar uma organizada na coisa. tinha muito carro no grid com ap e weber 40 quando na verdade o carro usa originalmente boxer a ar, 2 tempos, cht, etc.
o povo ap vai poder continuar correndo, só que na fl. muitos vão desistir, outros vão melhorar seus carros e entrar na fl e outros vão entrar na classic colocando o motor original do carro.
eu só acho que ele deveria ter pelo menos consultado o pessoal da categoia antes de mud?-la. e isso não deve ter sido feito po cusa daquelas brigas que tieram.
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o cara da fasp nem sabia o que podia ou nao nas divisoes, cresceu o olho mesmo numa categoria forte e bacana, mas que no brasil nao pode dar tao certo assim…
e o regulamento do jeito que ta, com motores ap e tudo, faz tempo que ta assim...
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que seja. mas que bmw ap, karmann ghia ap, fusca ap, fiat ap, gordnini ap, lada ap e num sei o que mais ap é estranho isso ?.
não acho demérito o campeonato ser organizado mas sim ele ser organizado dessa forma. se o dirigente fosse menos cabeça dura todos poderiam sair ganhando.
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que seja. mas que bmw ap, karmann ghia ap, fusca ap, fiat ap, gordnini ap, lada ap e num sei o que mais ap é estranho isso ?.
não acho demérito o campeonato ser organizado mas sim ele ser organizado dessa forma. se o dirigente fosse menos cabeça dura todos poderiam sair ganhando.
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concordo, mas isso eh assim desde o comeco, os pilotos nao reclamavam, porque a fasp tinha de intervirá
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não sei vocês, mas, a cada dia que passa me decepciono mais com o automobilismo nacional…
se eliminassem uma categoria, com o intuito de criar outras no lugar, melhores regulamentadas e mais competitivas entre si, tudo bem... mas nem isso os fdp fazem.
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o regulamento diz que em caso de troca de motor, o carro automaticamente cai na divisão 3, onde pode fazer mais um monte de coisas. é praticamente a força livre dos antigos, mas com restrições:
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só pode usar carburador (ou carburadores) de até 40mm de borboleta, nacional ou importado;
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só pode motor 8v;
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não pode usar ignição importada;
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não pode usar nenhum componente de câmbio que não seja encontrado em lojas comuns para venda;
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não pode usar nenhum componente de suspensão que não seja de linha de montagem, com retrabalho livre;
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só pode usar rodas de até 15x8 e com pneus de rua;
eu me lasquei, pq to com o carro em andamento pra enquadrar na divisão 3.
mas nem tudo está perdido, ontem recebi uma ligação do sr sergio, organizador da super classic, e existe um mega projeto para o ano que vem para a categoria. eles tem hj 40 carros andando e mais 20 praticamente prontos (vão ser 21 já já ) pra andar tb.
o projeto conta inclusive com apoio do gov de sp e uma rede de televisão, que pretende transmitir as provas.
quem tiver um pouquinho de visão, vai saber aproveitar o gancho da categoria que mais cresce no brasil, além de ser uma das mais (pra mim é a mais) bonitas do brasil.
os velhinhos vão dominar o mundo
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o regulamento diz que em caso de troca de motor, o carro automaticamente cai na divisão 3, onde pode fazer mais um monte de coisas. é praticamente a força livre dos antigos, mas com restrições:
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só pode usar carburador (ou carburadores) de até 40mm de borboleta, nacional ou importado;
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só pode motor 8v;
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não pode usar ignição importada;
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não pode usar nenhum componente de câmbio que não seja encontrado em lojas comuns para venda;
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não pode usar nenhum componente de suspensão que não seja de linha de montagem, com retrabalho livre;
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só pode usar rodas de até 15x8 e com pneus de rua;
eu me lasquei, pq to com o carro em andamento pra enquadrar na divisão 3.
mas nem tudo está perdido, ontem recebi uma ligação do sr sergio, organizador da super classic, e existe um mega projeto para o ano que vem para a categoria. eles tem hj 40 carros andando e mais 20 praticamente prontos (vão ser 21 já já ) pra andar tb.
o projeto conta inclusive com apoio do gov de sp e uma rede de televisão, que pretende transmitir as provas.
quem tiver um pouquinho de visão, vai saber aproveitar o gancho da categoria que mais cresce no brasil, além de ser uma das mais (pra mim é a mais) bonitas do brasil.
os velhinhos vão dominar o mundo
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tomara que saia algo bom dessa cagada q fizeram…
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tomara que saia algo bom dessa cagada q fizeram…
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olha, os organizadores da categoria, se tiverem humildade, podem vir a ter um dos melhores eventos automobilisticos do pais. a proposta que me fizeram de patrocinio master da prova é de r$ 70.000 por prova, incluindo a transmissão pela tv, mas acredito que é um passo um tanto qto grande para um reinicio.
eles vão criar uma liga independente de pilotos com apoio do governo, e com isso poderão se desvincular da faesp, o que já é lucro.
por mim, acredito que não deveriam pensar tão alto por agora, mas sim garantir que os pilotos não esfriem , ficando sem correr ano q vem por ex. se isso acontecer, aí sim pode ser fatal pra categoria.
eu faria os carros continuarem andando, mesmo sem tv nem mega estrutura, para dai sim com calma sair atrás de patrocinios, com a força do nome super classic.
pode ser q a faesp crie uma nova categoria de antigos para tentar arrebanhar alguns carros, já que viu com olhos mercen?rios o qto a categoria pode ser rentável. isso tb pode ser perigoso, e acaba que duas direções opostas perdem força e jogam tudo por água abaixo…
e eu nessa história me lasco todo, com o carro pronto e sem poder andar...