Aumentar a taxa rebaixando o bloco
-
entendi teteto, e uma coisa vc não entendeu, não to inventando teoria, si vc ver, eu perguntei no primeiro post se isso é algo que vale a pena se preocupar ou não, e sobre gastar dinheiro, vai dar na mesma, o cara vai me cobrar o mesmo valor pra rebaixar bloco ou cabeçote, ele mesmo me falou isso, e como estará tudo desmontado, a unica diferença vai ser no quanto rebaixar e no peão de carregar o bloco hehe.
eu vou usar o carro as vezes pra ir pra facul e tal, o motivo de montar forjado, alem de ter comprado tudo a um preão muito bom, vou usar pressão mais alta pra ir pra pista pois pretendo acelerar na pista nos eventos por aqui.
[snapback]664625[/snapback]
ah bom, tá explicado…
agora, se vc quer rebaixar o bloco, blz...mas vai te dar mais trabalho pq dependendo do tanto q vc comer do bloco, vai ter q dar um passe na cabeça dos pistões tb...
eu tiraria logo do cabeçote e pronto...? menos preocupação com os pistões, menos trabahlo na medição (se for rebaixar o bloco vai ter q montar tudo, cubicar, medir o qto do bloco tirar, desmontar tudo de novo e depois remontar qdo trouxer o bloco da retífica, remontar, checar, talvez desmontar de novo pra tirar da cabeça do pistão, remontar, cubicar tudo com a cabeça dos pistões modificadas, etc...se for tirar do cabeçote só precisa montar 1 vez, cubicar e o resto é só feito no cabeçote, vai montar o motor só uma vez e pronto...)
esse negócio de ponto quente por causa de um tequinho de parede de bloco na c?mara é besteira...
-
ah bom, tá explicado…
agora, se vc quer rebaixar o bloco, blz...mas vai te dar mais trabalho pq dependendo do tanto q vc comer do bloco, vai ter q dar um passe na cabeça dos pistões tb...
eu tiraria logo do cabeçote e pronto...? menos preocupação com os pistões, menos trabahlo na medição (se for rebaixar o bloco vai ter q montar tudo, cubicar, medir o qto do bloco tirar, desmontar tudo de novo e depois remontar qdo trouxer o bloco da retífica, remontar, checar, talvez desmontar de novo pra tirar da cabeça do pistão, remontar, cubicar tudo com a cabeça dos pistões modificadas, etc...se for tirar do cabeçote só precisa montar 1 vez, cubicar e o resto é só feito no cabeçote, vai montar o motor só uma vez e pronto...)
esse negócio de ponto quente por causa de um tequinho de parede de bloco na c?mara é besteira...
[snapback]664627[/snapback]
por fim estamos nos entendendo hehe.
e eu faria da seguinte maneira, como vou montar o motor pra verificar as folgas com plastigage iria medir o quanto o pistão fica pra baixo da borda, pelo que lembro do ultimo motor ap que eu e o mecanico montamos na oficina pra saveiro summer que to montando, o pistão ficou coisa de 1 mm pra baixo da borda mais isso olhando a olho né apenas, não medi
no caso do meu, como estará todo montado, vou medir e ver o quanto pra baixo fica, si ficar é claro, ai eu to pensando en tirar 1mm visto que pelo calculo do colega eu teria que tirar 1.15mm pra chegar nos 9.5 ai pra ser mais pratico tiro 1mm e boa, chego perto dos 9.5 que é uma taxa boa na minha opinião.
talvez ainda decisto e deixo a taxa original, mais antes disso vou analisar umas coisas aki
-
marcioap, eu nem ia mais colocar os cálculos, pois parecia que ninguém tinha visto a reply, mas como você ficou interessado, vamos lá:
di?metro do pistão: 81,50mm
curso do vira: 86.4mm
para calcular o volume do cilindro: área do pistão x curso do virabrequim
área do pistão: raio? x pi
raio = di?metro / 2
neste caso: raio = 40,75mm
então: área = 40.75? x pi = 5216,81mm?
volume = 5216,81 x 86,4 = 450732,5mm?
mm? -> litros: mm3 / 1000000
então: 450732,5mm? = 0,4507l
como temo 4 cilindros: 4 x 0,4507 = 1,8029l ~ motor 1.8
agora vamos é compressão:
a taxa é o quanto o volume da c?mara é comprimido:
taxa = 8,5
isto ?: 0,4507 / 8,5 = 0,0530
significa que os 0,4507l foram comprimidos para 0,0530l
taxa = 9,5
isto ?: 0,4507 / 9,5 = 0,0474
agora vem a grande sacada:
como o pistão não sobe até o limite do bloco temos como rebaixar o bloco sem mexer no pistão.
então para comprimirmos 9,5 teremos que cortar o bloco e assim diminuir a c?mara de compressão.
volume a ser reduzido = 0,0530 - 0,0474 = 0,0056 , este é o valor que a c?mara de combustão precisa ser diminuido.
vamos converter o volume de litros para mm? -> 0,0056 x 1000000 = 5600mm?
então vamos calcular:
área do pistão: 5216,81mm?
volume = área x altura
5600mm? = 5216,81mm? x altura
altura = 5600 / 5216,81 = 1,07mm
rebaixamento do cabeçote = 1,07mm
eu tinha falado em 1,15mm, mas tinha feito as contas na pressa, agora com os cálculos mais precisos: 1,07mm
espero ter ajudado.
e espero não ter errado na calculadora, qualquer coisa me avisem…
-
taxa = 8,5
isto ?: 0,4507 / 8,5 = 0,0530
significa que os 0,4507l foram comprimidos para 0,0530l
gostei das contas…....tiago, a taxa de compressão é .:
volume do cilindro + o volume da c?mara / volume da c?mara
se for isso a conta não estaria errada ?
-
gostei das contas…....tiago, a taxa de compressão é .:
volume do cilindro + o volume da c?mara / volume da c?mara
se for isso a conta não estaria errada ?
[snapback]664721[/snapback]
o que você disse está certo, pois para uma demonstração matem?tica mais apurada, precisaria saber o volume da c?mara de compressão (combust?o), só que isso precisa ser medido, como não tenho tal informação, ignorei-a, mas para ter mais precisão, precisaria desta informação.
outra coisa que influencia muito (principalmente no cálculo da taxa din?mica) é a din?mica dos gases, que de acordo com a velocidade deles, aumentam ou diminuem o enchimento da c?mara. só que a din?mica dos gases (fluidos) num motor, depende da rotação, comando, coletores, borboleta etc…..... inviavel numa demonstração matem?tica simples. talves num ensaio matem?tico por computador fique viável, mas precisaria de in?meras vari?veis...
-
ga?cho você me deu umas ótimas idéias:
taxa = (vol adm + vol c?mara) / vol c?mara
vamos passar para vari?veis matem?ticas:
(va + vc) / vc = t
va + vc = t x vc
va = (t x vc) - vc
– ---------------------->>>>>>>>>>
t = (va + vc) / vc
t x vc = va + vc
(t x vc) - vc = va
t = taxa = 8.5
va = 0.451
f?rmula pronta, então vamos:
(8,5 x vc) - vc = 0,451
7,5 x vc = 0,451
vc = 0,060
volume da c?mara de compressão: 0.060l
tirando a prova:
taxa = (0.451 + 0.060) / 0.060
taxa = 8.5
------------------->>>>>>>>>>>>>>>
nova taxa = 9,5
volume admitido (va): 0.451l
volume comprimido (vc): 0.060l
(t x vc) - vc = va
t = taxa = 9.5
va = 0.451
f?rmula pronta, então vamos:
(9,5 x vc) - vc = 0,451
8,5 x vc = 0,451
vc = 0,053
volume da c?mara de compressão: 0.053l
tirando a prova:
taxa = (0.451 + 0.053) / 0.053
taxa = 9.5
diferenças entre as c?maras de compressão:
0.060l - 0.053l = 0,007l
altura = volume / área
volume = 0.007l _> (x 1000000) -> 7000mm?
área do pistão = 5216,81mm?
altura = 7000 / 5216,81
altura = 1,34mm
rebaixamento aproximado do bloco = 1,34mm
gaucho confira e me diga se agora está bem melhor ou pior, né…
marcioap, talvez eu esteja te confundindo, mas fórum é isso mesmo… o gaucho me deu boas idéias, agora aprimorei os cálculos, acho que agora foi....
-
usando junta de papel, ele pode deixar os pistoes 0,6mm pra fora do deck do bloco… isso minimiza o stress na junta...
rodo assim com o meu, ja rodei com 0,9bar e 11:1 de taxa ate com falta e nao espirrou a junta... (de papel)
[snapback]665205[/snapback]
qual o teu motor duka?
-
tem que ver é se no motor vw 1.8 do marcio isso se aplica….
dependendo da junta q ele usar, 0,6mm de pistão pra cima do bloco é muito cada caso é um caso
[snapback]665235[/snapback]
teteto,
meu ex-socio, preparador, dizia que todas as juntas de papel tem aprox. 1 a 1,2mm de espessura novas, e ficam com 0,7mm quando comprimidas….
o marcio, com certeza vai usar junta de metal (o que nao existe original pro meu motor.., que se nao me engano, tem 1,5mm e se comprimir muito vai ficar com 1,2mm... entao, ate 1mm pra fora é tranquilo....
-
ga?cho você me deu umas ótimas idéias:
gaucho confira e me diga se agora está bem melhor ou pior, né…
larguei a faculdade faz muito tempo …...mas esses cálculos estão mais próximos da realidade q os anteriores.
acho q ele deveria tirar o cabeçote e medir c os pistões no lugar antes de tirar uma lasca do bloco
-
tanto numero que fiquei perdido. mais me restou uma duvida agora, em un dos calculos deu 1.07mm e no outro deu 1.34mm e agora, qual dos dois ta certo?
[snapback]665180[/snapback]
o cálculo mais correto seria o segundo que leva em consideração o tamanho da c?mara de combust?o. então o valor seria 1,34mm. mas mesmo este tem alguma margem de erro, mas creio que seja pequena.