Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Boteco
  4. Ajuda com linux

Ajuda com linux

Agendado Fixado Trancado Movido Boteco
10 Posts 4 Posters 963 Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • I Offline
    I Offline
    Inssurection
    escreveu em última edição por

galera eu puxei o kurumin ultima versao, gravei a iso no cd e dei boot normal

trank iniciou tudo achou os devices, mouse teclado blza

ai criei as particoes e mandei instalar no hd, instalo trank tudo blza, agora vem o problema

qd rodo o linux via cd-boot, ele reconhece meu teclado automatico ( eh um microsoft wireless enterteiment 7000, ele eh bluetooth e vem com o transponder junto, ai funciona no dos e em qq lugar sem precisar configurar )

ai qd eu rodo o linux q eu instalei no hd, o teclado fica mega zuado, n funcionando praticamente nada, apenas a tecla 1 enter e esc

jah trokei os layouts, jah mudei a configuracao do bluetooth do kurumin dizendo q n eh pra procurar teclado via bluetooth ( visto q o teclado eh reconhecido como usb no pc neh )

e ateh agora nada, procurei o site guia do hardware e tb n achei mais nada, jah editei o arq xorg e tb nada.

oq q eu faco? pq qd ele roda do cd ele acha normal, e rodando o instalado no hd n acha.

desculpa a ignorancia mais eu n entendo praticamente nada de linux mas estou suuuuper entusiasmado pra comecar a utiliza-lo

me ajudem por favor

1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      MosK

cara, eu te aconselho a testar o ubuntu ou o kubuntu e não o kurumin…

sobre a questão do teclado, tem algumas configs a serem feitas a nivel de arquivo de configuração para resolver isso.. no google com certeza deve ter só que exige um pouco de paciencia.

[]s

• I Offline
        I Offline
        Inssurection

mosk to rodando o linux ubuntu aki jah

instalei e configurou tudo certim

agora me diga, como se instala programas nele? eu n entendo nada ai puxei o amsn mais n consigo executar ele. da umas dicas ai

vlww

*Felipe*

eu passei um tutorial pro anderson torres via e-mail sobre como instalar os progs…

manda uma mp pra ele que ele ainda deve ter...

abraços

• M Offline
            M Offline
            MosK

mosk to rodando o linux ubuntu aki jah

instalei e configurou tudo certim

agora me diga, como se instala programas nele? eu n entendo nada ai puxei o amsn mais n consigo executar ele. da umas dicas ai

vlww

[snapback]665864[/snapback]

fala cara,

que bom que o ubuntu funcionou.. a base de instalação de programas nesse linux é um comando chamado apt-get..

procura no google por apt-get ou aptitude que são as duas formas mais comuns de se instalar programas nos linux baseados em debian(ubuntu, debian etch, kubuntu, kurumin) sendo que o apt-get é linha de comando e o aptitude já tem interface gr?fica.

recomendo que você baixe e instale os programas usando um desses dois metodos e evite instalar programas no ubuntu compilando codigo fonte.

a noite quando chegar em casa te indico um tutorial que tenho nos meus favoritos.

[]s

• M Offline
              M Offline
              MosK

antes que alguem ache estranho que minhas ajudas sejam sempre do tipo procura no google por xxxx e yyyy que você encontrar? a resposta , faão isso por 2 motivos.. primeiro porque foi assim que eu aprendi a trabalhar com linux, recebendo dicas de amigos e pesquisando sobre e segundo porque na internet existe a maior e melhor base de conhecimento para linux, com os problemas expostos e respondidos das mais diversas formas onde é possível encontrar de forma fácil oque você está buscando.

claro que envio de tutoriais e afins ajuda para caramba, mais no mundo do software livre, a melhor forma de aprender é pesquisando e apanhando um pouco.. quantas horas não perdi aprendendo a configurar na mão cups server, xorg e xfree86 server, que são coisas usadas no dia a dia(o primeiro é o controlador de impressão e o segundo controlador de interface gr?fica e janelas).

quem tem mais experiencia vai entender oque estou dizendo e quem ainda não a tem, vai aprender muito passando por isso.

[]s

• I Offline
                I Offline
                Inssurection

eu frago mosk, tb sempre aprendi fazendo isso q vc faz.

porem eu to morando no japao, trabalho das 8 da matina as 8 da noite, chego em casa ainda tenho q fazer janta tomar banho e tudo mais

entao jah deu pra entender q meu tempo livre eh zero neh

drivers tb se instala dessa forma? vlww

• I Offline
                  I Offline
                  Inssurection

eu tb n consigo instalar o apt-get

fala q eu n tenho permissao pra isso

ave to de cara

• M Offline
                    M Offline
                    MosK

fala cara.

seguinte, quando você fez a instalação do linux você definiu uma senha para o usuário root.

toda vez que você for querer instalar programas, seja por apt-get ou aptitude ou linha de comando, você tem que entrar no console, digitar o seguinte comando:

su -

password:

onde o password é aquele que você definiu para o usuário root.

pronto, agora você tem poderes de super usuário e pode instalar qualquer coisa.

observações:

• o apt-get não precisa ser instalado, ele já vem instalado por default..

• drivers geralmente vem em arquivos .tar.gz com scripts .sh para serem executados.. é raro se instalar um driver utilizando apt-get/aptitude, em geral, nas minhas m?quinas, são as únicas coisas que não instalo usando os métodos citados.

[]s

• S Offline
                      S Offline
                      SemControle

no comeco é sempre assim até hj nao domino legal linux, mas o basico pra montar o server de internet e compartilhar arquivos ja sai….e quem diz q nao precisa de maquina pra rodar linux so se for a nivel de usuario, pra manter servidor de arquivos é bom ter uma boa maquina sim....claro dependendo do numero de maquina q dependem do server na rede

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                        Último post
                      0
                      • Recente
                      • Usuários