Sonda lambda.
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ontem começei a perceber que o mult?metro não tava marcando direito a mistura…em wot a leitura ficava em torno de 600mv, em ml ocilava em torno de 200-300mv, achei que algum fio tava com mal contato ou algo do tipo.
fui ver não achei nada, liguei outro mult?metro e deu a mesma leitura, desconectei o cabo da lambda na garagem e não sentá diferença(com o carro parado).
medi a resistencia entre os fios brancos deu em torno de 2-3 ohms (o certo é de 6 até 9ohms).
e da?? será que a minha sonda foi pro saco?
tem mais algum teste que eu possa fazer pra ter certeza se devo troca-la ou não?
quanto pago numa nova (4 fios)?
valeu
abs,
zoega vc viu naquela apostila que hospedei na net temos teste parta maioria das coisas
zo?ga.
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epa, nas bosch o preto é leitura (pro hal), um branco é negativo, o outro branco é 12v pos ignição e o cinza é terra.
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ops, é assim mesmo, eu que troquei as bolas…hehehe
zoega vc viu naquela apostila que hospedei na net temos teste parta maioria das coisas
zo?ga.
vó sim, fiz uns testes de lá ontem, pena que não tenho aquele teste de polaridade…
tanto faz, é só o aquecimento… é que nem lampada, que pode ligar de qualquer jeito...
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ok, valeu ktulu
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achei um plug do chicote (femea)…o cara do ferro velho foi gente boa e nem quis cobrar pela peça, fora isso fui em uma porrada de lugares e não achei o plug da sonda(macho) pois ninguém queira cortar da sonda, e nem na concessionaria vende separado...tinha um que queria me vender os 2 plugs, mas só junto com uma sonda torta, carbonizada, e com os plugs bem judiados, queria r$40,00...puff...
instalei a sonda no carro, fiz tudo no capricho, com soldas nas emendas, isolante termo retrútil, etc.
funcionou belezinha, é principio percebi que a aceleração ficou mais linear, mas sei lá essas sensações ?s vezes acabam sendo mais psicologicas...hehehe
a leitura do mult?metro mudou. antes em wot na faze aspirada dava quase 1100mv de sonda, agora num passa de 950mv, pq ser??
amanhã vou ver se eu deixo o carro com a bateria desligada durante a noite pra zerar o log... (tem que ser por 12 horas, não?)
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ahm…a marcha lenta tb parece que ficou mais estável em torno dos 800mv.
outra coisa, desde ontem já aconteceu 3x. andando com o carro, qdo paro pra estacionar, manobrar, sinaleiro que diminui a rotação o carro apaga e não dá partida de novo. ontem só esperei um tempo empurrei o carro na vaga e depois de uns 5 min pegou normalmente. hoje de novo, só que na rua, achei que era algo na ignição, pois tinha pressão de combustável, bateria, painel acendendo, etc. então fui lá e desconectei o aparelho do piu da bobina e liguei direto, como no original. o carro pegou na hora...o que pode estar acontecendo, será que é aterramento, mal contato, o sensor hall?
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a sonda teoricamente eh pra marcar 950 em fase aspirada mesmo.. esses 1100 ta com cara de sonda com defeito…
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outra coisa, desde ontem já aconteceu 3x. andando com o carro, qdo paro pra estacionar, manobrar, sinaleiro que diminui a rotação o carro apaga e não dá partida de novo. ontem só esperei um tempo empurrei o carro na vaga e depois de uns 5 min pegou normalmente. hoje de novo, só que na rua, achei que era algo na ignição, pois tinha pressão de combustável, bateria, painel acendendo, etc. então fui lá e desconectei o aparelho do piu da bobina e liguei direto, como no original. o carro pegou na hora…o que pode estar acontecendo, será que é aterramento, mal contato, o sensor hall?
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alguém tem algum palpite?
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zoegam faz uma revisão em todas as ligações. ai se continuar dando essas panes, tenta falar com o piu.
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vou rever tudo lá, já comprei até uns terminais novos…
iii o piu tá incomunicável, tem viajado é trabalho, envolvido nuns projetos aí...
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cs tão ligados de um lance q os fios da sonda não podem ser soldados ou aquecidos ou vedadosó parece que nos fios tem canais de respiro pra sonda…
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cs tão ligados de um lance q os fios da sonda não podem ser soldados ou aquecidos ou vedadosó parece que nos fios tem canais de respiro pra sonda…
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escutei falar uma vez sobre isso, mas não dei atenção. pode explicar melhor isso fabio?
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pior que preciso falar com o piu, to tentando a uns 4 meses…
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tb to tentando faz tempo…tá difácil mesmo...
cs tão ligados de um lance q os fios da sonda não podem ser soldados ou aquecidos ou vedadosó parece que nos fios tem canais de respiro pra sonda…
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nun sabia disso não…o proprio pessoal do lugar onde eu comprei a sonda que fez o servião de solda no plug...
não tinha nada a respeito de soldar os fios no manual que veio junto com a sonda...
ser
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eu jah ouvi dizer q nos fios ali tem respiros, pra manter o interior da sonda oxigenada . solda aqueceria os fios, derretendo-os e fechando esses micro-respiros.
não me lembro onde vi pq navego em tantos lugares por dia… vale a pena pesquisar...
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tou fussando, procurando info a respeito disso.
aki jah tem algo: sonda - bosch
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lembrei onde vi: http://www.google.com.br/search?hl=pt-br&q…pesquisar&meta=
o link esta expirado, naum abre +
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lembrei onde vi: http://www.google.com.br/search?hl=pt-br&q…pesquisar&meta=
o link esta expirado, naum abre +
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falando no piu, é um post dele de julho de 2003…? esse aqui ?:
ao instalar uma sonda lambda não original, deve-se respeirar certas regras:
coloque-a o mais próximo possível da junção dos 4 (ou 6, ou 8) cilindros no coletor de escapamento.
tenha certeza que não está vazando g?s de escapamento ou entrando ar pela rosca ou solda mal feita da porca que servirá de suporte para a sonda. pode ser esse o problema de só ter leitura com po embaixo .
prefira as sondas de 4 fios, aquelas com aquecedor. a resposta é mais rápida e ela começa a funcionar antes, sem falar que não tem problema de parar de funcionar quando se fica muito tempo em marcha lenta.
ao ligar os fios do aquecedor, não junte o fio que vai ligado ao chassis do carro com o fio negativo da sonda, ou seja, o fio negativo do aquecedor dever? ser ligado diretamente ao chassis do carro separadamente do do fio negativo do sinal da sonda. já o fio positivo do aquecedor da sonda dever? ser ligado é chave de ignição para que aque?a somente com o motor ligado.
o os fios de sinal da sonda, positivo e negativo deverão ser ligados diretamente ao hallmeter, não devendo o fio negativo do sinal da sonda ser ligado diretamente ao chassis do carro.
os fios de alimentação do aquecedor da sonda devem ter pelo menos 1,5mm2 de seção (fios relativamente grossos).
não solde qualquer dos fios da sonda. utilize de conectores ou mesmo barrinhas parafusadas para as conexões. os fios da sonda tem pequenin?ssimos dutos que levam ar ambiente para dentro da sonda para o correto funcionamento da mesma. ao soldar os fios, a isolação dos fios derrete e acaba por tapar esses microdutos de entrada de ar.
eu também passei por problemas na instalação da minha sonda no carro e ganhei experiencia com isso. seja paciente que ir? funcionar sim. não desista, pois a sonda é uma ferramente importante para se afinar o motor.
qualquer dúvida, é só dar um al?...
putz, e da?...será que eu desfaão as soldas?