Brunimento de bloco
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fala ae pessoal blz?? tenho algumas dúvidas quanto a granulação da pedra utilizada no brunimento dos blocos. estamos montando um motor de competição(turbo a), onde a ideia é tirar todos os pelinhos em termos de rendimento.
? do conhecimento da maioria que umas das formas de ganho de potencia em preparação de motores é redução de peso e atrito entre as peças. gostaria de saber qual a granulação da pedra que vcs utilizam para brunimento dos cilindros em carros de arrancada, pois, já ouvi falar em granulações que vão de 220 a 600
agradeão a quem poder ajudar
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cara, isso tem q ser muito bem analisado, pois o brunimento tem q ser capaz de reter oleo suficiente na camisa do cilindro, para diminuir o atrito gerado pela saia dos pistões e aneis com o mesmo. por isso é meio arriscado sair muito fora do padrão das montadoras, pois vc corre o risco de aumentar o atrito, diminuindo a potencia.
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além do que, pelo que aprendi, o desgaste inicial do brunimento é essencial pra uma perfeita vedação entre anéis e bloco.
um brunimento muito fino acabaria rápido demais, sem que a vedação entre bloco/anel esteja adequada.